terça-feira, 24 de outubro de 2023

Professor Garcia (Reflexões em Trovas) LXI


A saudade, não cochila;
por maldade ou por despeito...
Toda tarde pega a fila,
entra e bate no meu peito!
= = = = = = = = = = = = = = = = 

Sê, nesta vida, meu filho,
como a chama da candeia;
que humilde, empresta o seu brilho,
dando brilho à vida alheia!
= = = = = = = = = = = = = = = = 

Se tens um sonho ferido,
esquece essa ingratidão.
Só sente um sonho perdido,
quem perde a luz da razão! 
= = = = = = = = = = = = = = = = 

Partiste!... E o mundo bisonho,
me pôs na alcova da espera...
Até que volte o meu sonho
que partiu na primavera!
= = = = = = = = = = = = = = = = 

A massa do pão que come,
pode amargar como fel;
mas no pão que mata a fome,
é mais doce do que mel!
= = = = = = = = = = = = = = = = 

Guardo entre os meus alfarrábios,
o instante do nosso adeus:
No guardanapo, os teus lábios,
no batom dos lábios teus!
= = = = = = = = = = = = = = = = 

Lembrando os risos da aurora
aos ritos das madrugadas...
Do tempo, nos resta agora,
dois velhinhos de mãos dadas!
= = = = = = = = = = = = = = = = 

Em meio a tanta descrença,
tu manténs por teu desprezo...
O fogo da indiferença,
mantendo o ciúme aceso!
= = = = = = = = = = = = = = = = 

Leve tudo!… E, eu não deponho;
peço que do velho arquivo,
só não carregue o meu sonho
porque sem sonho eu não vivo!
= = = = = = = = = = = = = = = = 

Num disfarce sem ter graça,
uma sombra sem cautela.
entra em meu quarto e me abraça
e eu percebo o vulto dela!
= = = = = = = = = 

Quando me sinto sozinho,
sozinho, cantando a esmo,
eu busco a luz de outro ninho,
nessas noites, de mim mesmo!...
= = = = = = = = = 

Ao ver teus olhos criança,
brilhando à luz do sol posto...
Neles, vi sóis de esperança,
e, muitos sóis em teu rosto!
= = = = = = = = = 

Teu adeus, me desconforta;
mas, te vejo ainda tão bela,
pelos buracos da porta,
pelas brechas da janela!
= = = = = = = = = 

A espuma, artesã do mar,
à noite, chega e semeia
versos, à luz do luar,
nas vestes brancas da areia!
= = = = = = = = = 

O orgulhoso, é na verdade,
um cego sem ter visão,
que não percebe a humildade
da luz do sol pelo chão!
= = = = = = = = = 

Essa aparência que existe,
que te orgulha e que te apraz,
é uma ilusão que persiste,
mas, que logo se desfaz!
= = = = = = = = = 

No outono, sê mais disposto
que o tempo, em seu caminhar...
Deixa mais rugas no rosto
e menos sonhos no olhar!...
= = = = = = = = = 

Saudade em mim, nunca finda,
mas, muita gente a despreza;
saudade é a prece mais linda,
que toda tarde se reza!
= = = = = = = = = 

Quando a injustiça amordaça
a inocência na prisão,
a justiça que fracassa,
vira cinzas pelo chão!
= = = = = = = = = 

A lua - lindo troféu
de um poema, suave e leve,
que um poeta, escreveu no céu
com versos da cor de neve!
= = = = = = = = = 

Da infância, bem pobrezinha,
eu me lembro todo dia!...
Lembro do nada, que eu tinha,
mas tinha a paz que eu queria!
= = = = = = = = = 

Criança de vida dura;
pobre, faminta e sem lar...
Quantas lições de ternura
na luz tosca deste olhar!
= = = = = = = = = 

À noite, escuto um barulho,
que me assusta e me dá medo;
é o do mar, quebrando o orgulho
das ondas contra o rochedo!
= = = = = = = = = 

As noites, com seus desvios
e os dias, com seus desvãos...
Vão pondo seus atavios
nos dedos de nossas mãos!
= = = = = = = = = 

 Rompe a aurora!... E, na moldura
dos olhos do sol nascente,
o dia se configura
na luz dos olhos da gente!
= = = = = = = = = 

Se a mágoa que te envenena,
é a mesma que te complica,
esquece a mágoa pequena,
que a grande, também não fica!
= = = = = = = = = 

Ao sopro de um vento brando,
a lua nasce tão calma,
que eu penso, ao vê-la me olhando,
que a lua também tem alma!
= = = = = = = = = 

Se há dúvida, há reticências...
E, o tempo era silêncio e mudo,
em meio a tantas ausências,
põe silêncio em quase tudo!
= = = = = = = = = 

Se a saudade nasce e cresce
em qualquer pranto existente,
saudade é infinita prece
na infinita dor da gente!
= = = = = = = = = 

Se a vida é um profundo abismo,
é nesse abismo profundo,
que eu jogo o meu egoísmo
e abraço os braços do mundo!…

Fontes:
– Professor Garcia. Trovas que sonhei cantar. vol.2. Caicó: Ed. do Autor, 2018.  Enviado pelo trovador.
– Professor Garcia. Versos para refletir. Natal/RN: Trairy, 2021. Enviado pelo trovador.

Nenhum comentário: