sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Jaqueline Machado (Devaneios Gauchescos)


SOU ARTE


Arte é magia que invadiu meu ser
desde o amanhecer dos meus primeiros dias...
Mas será ela, a dona arte, pura fantasia?

Sim! E não.
Sim, porque ela não depende de lógica para se expressar.
E não, porque ela é a realidade mais oculta do nosso ser...

Então, canto e me espanto com o cantar dos pássaros.
Por isso pinto, e me sinto borrar nas tintas vivas da existência.
Por isso danço, e não me canso de sorrir a bailar.
Por isso também escrevo.
E me transformo em uma poesia apaixonada!

Sou arte ilógica.
Não quero me explicar.
Sou abstrata em minha fé.
E Arte faço na luta constante de transformar
toda treva em luz!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  =

EU SOU GAÚCHA, TCHÊ!

Sou gaúcha!
E gosto de pertencer a este pago querido.
Onde a tradição ainda tem o seu valor
e os campos são mais floridos...

Sou gaúcha!
E a força que me puxa,
vem do sangue bravio
dos heróis farroupilhas...

Eu sou gaúcha, tchê!
E gosto de ouvir as histórias
contadas por peões
da estância,
enquanto saboreio
o bom chimarrão.

Sou gaúcha!
E não nego a raça.
Sou uma flor de candura,
mas se vier
com injustiça,
o corpo esquenta,
falo umas boas verdades
e assim acabo com qualquer frescura!

Sou gaúcha!
Sou brava, sou forte,
mas também sou faceira.
Gosto de música fandangueira.
E de poetizar este belo lugar
onde o céu é mais azul...
"Onde tudo o que
se planta cresce
e o que mais floresce é o amor..." 
===========================
Jaqueline Machado é de Cachoeira do Sul/RS

Fonte:
Enviado pela poetisa.

Nenhum comentário: