segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Gislaine Canales (Glosas Diversas) LXI

  

NUNCA...
 
MOTE:
Ao nosso espírito ardente,
na avidez do bem sonhado,
nunca o futuro é presente.
nunca o presente é passado.

Machado de Assis
Rio de Janeiro/RJ, 1839 – 1908

GLOSA:
AO NOSSO ESPÍRITO ARDENTE,

tudo é uma indagação...
O que será realmente
a causa de uma emoção?
 
Muitas vezes, nos perdemos
NA AVIDEZ DO BEM SONHADO,
sem limites, sem extremos,
num amor apaixonado!
 
E nesse sonho envolvente,
encantador e bonito,
NUNCA O FUTURO É PRESENTE,
o futuro é o infinito...
 
A vida é eterna utopia
para quem sonha acordado,
cada dia é um novo dia,
NUNCA O PRESENTE É PASSADO!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  =

MINHA SORTE...
 
MOTE:
Se a sorte vai onde vou,
agradeço, comovida,
à mão de Deus que traçou
os rumos da minha vida...

Maria Nascimento
Rio de Janeiro/RJ

GLOSA:
SE A SORTE VAI ONDE VOU,
eu me sinto bem contente
e muito feliz eu sou
por poder me sentir gente!
 
Por estar, assim, feliz,
AGRADEÇO, COMOVIDA,
por tudo que tenho e fiz,
pela sorte, sem medida!
 
A suavidade imperou
e agradeço, em meu caminho,
À MÃO DE DEUS QUE TRAÇOU
tudo, com todo carinho!
 
Eu sigo, feliz, vivendo
na minha estrada florida
e sempre a Deus, bendizendo,
OS RUMOS DA MINHA VIDA…
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  =

A TARDE E EU...
 
MOTE:
Vendo a tarde entristecida
que agoniza e chega ao fim,
dou-me conta que na vida
não há vida mais em mim.

Miguel Russowsky
Santa Maria/RS ,1923 – 2009, Joaçaba/SC

GLOSA:
VENDO A TARDE ENTRISTECIDA
eu vejo a minha tristeza
também nela refletida
num tom triste, azul-turquesa.
 
Essa tarde tão tristonha,
QUE AGONIZA E CHEGA AO FIM,
tal como eu, já não mais sonha,
nem sorrir, mais, sabe, enfim...
 
Vendo a esperança perdida,
jorra o pranto, de repente,
DOU-ME CONTA QUE NA VIDA
sem amor, nem sou mais gente!
 
E prossigo a caminhada
sem nunca escutar um sim;
quem me acompanha é o nada,
NÃO HÁ VIDA MAIS EM MIM.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  =

CANDELABROS DE SONHOS
 
MOTE:
Embora sempre tristonhos,
são os teus olhos, querida,
dois candelabros de sonhos
pondo luz em minha vida.

Milton Nunes Loureiro
Campos/RJ, 1923 – 2011, Niterói/RJ

GLOSA:
EMBORA SEMPRE TRISTONHOS,
em teus olhos eu diviso
alegrias que entressonhos,
unem teu pranto e teu riso!
 
Como dois sóis a brilhar
SÃO OS TEUS OLHOS, QUERIDA,
numa beleza sem par
promessas de amor...guarida!
 
Eu os vejo bem risonhos,
é que os sinto com amor...
DOIS CANDELABROS DE SONHOS
que me fazem sonhador!
 
Nesse teu olhar bonito,
sinto a ilusão renascida,
como luzes do infinito
PONDO LUZ EM MINHA VIDA.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  =
 
LOUCURAS?
 
MOTE:
Na vida, a bem da verdade,
quando se trata de amor,
loucura não tem idade,
sexo, raça, credo ou cor!...

Rodolpho Abbud
Nova Friburgo/RJ, 1926 – 2013

GLOSA:
NA VIDA, A BEM DA VERDADE,
a coisa mais importante
é amar, na realidade,
sempre, sempre, a todo instante!
 
Nada nos deve impedir
QUANDO SE TRATA DE AMOR,
pois é gostoso sentir
seu inquietante calor!
 
Amar é preciosidade,
é também doce loucura...
LOUCURA NÃO TEM IDADE,
e  "é eterna enquanto dura"!
 
O coração enlouquece
com força, com muito ardor
e na loucura ele esquece
SEXO, RAÇA, CREDO OU COR!...

Fonte: Gislaine Canales. Glosas Virtuais de Trovas XI. In Carlos Leite Ribeiro (produtor) Biblioteca Virtual Cá Estamos Nós. http://www.portalcen.org. Setembro de 2003.

Nenhum comentário: