quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

José Feldman (Aquarela de Trovas n. 18)



Se acaso seu filho abusa,
diga-lhe um “não”, que faz bem.
Muita vez uma recusa
salva o futuro de alguém.
A. A. DE ASSIS (PR)
.

De uma forma desmedida,
muita gente, a toda hora,
dizendo gozar a vida,
vai jogando a vida afora!…
ALFREDO DE CASTRO (MG)

Que saudade dos brinquedos
do meu tempo de criança,
tendo os risos e folguedos
como arautos da esperança.
ALICE BRANDÃO (RS)

Solidão faz apertado
o coração sofredor,
que desperta, inebriado,
ao toque de um novo amor.
ANA MICHEL (RS)

“Via de regra” – essa é boa! –
não é uma regra geral;
é a via por onde escoa
certo incômodo mensal…
ANTÔNIO DA SERRA (PR)

Quanta gente em devaneios,
buscando instantes risonhos,
vive dos sonhos alheios
e esquece dos próprios sonhos!…
ANTÔNIO JURACI SIQUEIRA (PA)

À noite vou namorar:
- Da lua já nem preciso!…
só quero ver teu olhar
fascinando o meu sorriso.
ARI SANTOS DE CAMPOS (SC)
.

Chegar mais cedo é proeza
que assusta muito marido,
pois quem chega de surpresa
costuma ser surpreendido!
ARLINDO TADEU HAGEN (MG)

Se entre guizos, eu componho
meu disfarce de Arlequim,
há sempre um Pierrô tristonho,
que chora dentro de mim!
CAROLINA RAMOS (SP)

Eu peço que não me iludas,
nem me deixes com infarto
com essas pernas desnudas
na penumbra do teu quarto.
CLÊNIO BORGES (ES)

Da singeleza eu me ufano,
da minha rua escondida,
que tem mais calor humano
que a mais central avenida.
CONCEIÇÃO DE ASSIS (MG)
.

E desde o raiar do dia,
entre rocha, musgo e lua,
vou te fazendo poesia,
morta de saudade sua.
DÁGUIMA VERÔNICA (MG)

Quero entender a magia
do silêncio , que renova ,
e afastar a nostalgia ,
que chora na minha trova!
DELCY CANALLES (RS)

Escrevem tanta besteira!
Parem com isso, de vez!
Pois quem des…fralda bandeira
de… frauda o bom português!…
DIAMANTINO FERREIRA (RJ)

Onde a lei torta vigora
e o povo ao jugo se presta,
o rico só comemora
e o pobre é quem paga a festa.
DIVENEI BOSELI (SP)

Embora sendo poeta,
foi com você que aprendi,
Isadora, minha neta,
que Amor começa com I.
ELIANA PALMA (PR)

Pouco importa que tu venhas
apressado, em teu fulgor,
pois trazes contigo as senhas
para os feitiços do amor!
ELISABETH SOUZA CRUZ (RJ)

Na roça não se complica
a higiene rotineira:
começa na velha bica
e um gamelão é banheira!
FERNANDO VASCONCELOS (PR)

As pedras do meu caminho
vou transpondo-as com ardor
e cada dia um trechinho
vira caminho de amor!
FLÁVIO STEFANI (RS)
.

A dor materializou-se,
nestas lágrimas sem cor.
Meu orgulho evaporou-se…
Rendi-me à força do amor!
FRANCISCO NEVES MACEDO (RN)

Existe amor sem sequelas,
na união de um casal,
nos romances e novelas,
nunca na vida real.
GERALDO AMÂNCIO PEREIRA (CE)

E’ de ternura o momento
em que o Sol sorri no espaço,
se faz vida e sentimento
e lança ao mar seu abraço!
GISLAINE CANALES (SC)

O forte nó da saudade
amarra o tempo num laço,
e aprisiona a mocidade
nas trovas de amor que eu faço.
HÉRON PATRÍCIO (SP)
.

Não adianta querer tanto,
nem amar sem ser amado,
foi assim meu desencanto
ao me sentir desprezado.
IALMAR PIO SCHNEIDER (RS)

Artimanhas de um amor
que nasceu no dia-a-dia
entre a rosa e o beija-flor
no canteiro da poesia.
IEDA LIMA (RN)

Alvo da própria pirraça,
o Zé caiu do cavalo;
em vez de ganhar a taça,
na testa ganhou um galo.
ISTELA MARINA (PR)

Quando chegar, vou sorrir;
sorrirás, quando eu chegar.
Não chores quando eu partir,
para eu partir… sem chorar…
IZO GOLDMAN (SP)
.

Numa espera doce e mansa,
qual zelosa tecelã,
bordo rendas de esperança
pra enfeitar nosso amanhã!
JEANETTE DE CNOP (PR)

Leve a vida sem queixume,
plante amor por onde andar:
– Seja a fé o seu perfume.
– Seja a paz o seu altar!
JOAMIR MEDEIROS (RN)

Por minha culpa partiste;
e o sal do pranto, sem dó,
agora, torna mais triste
o triste viver de um só…
JOSÉ TAVARES DE LIMA (MG)

No brinquedo “Esconde- esconde”,
eu me escondia tão bem,
que, até hoje, não sei onde,
eu me escondi…E de quem?
LISETE JOHNSON (RS)

A imaginação flutua,
dando à vida, mais sabor…
…Que a lua é muito mais lua
nos versos de um trovador!
MARLÊ BEATRIZ ARAÚJO (RS)
.

Embora o dia me açoite
com seus barulhos brutais,
lá no silêncio da noite…
a solidão bate mais!
MARIA MADALENA FERREIRA (RJ)

A saudade é um bem guardado
que nos volta, de repente,
num presente do passado,
quando o passado é presente.
MARIA NASCIMENTO (RJ)

Quando a mágoa nos revolta,
e os dias tinge de breu,
só o Perdão nos traz de volta
a luz que a mágoa escondeu.
MARISA VIEIRA OLIVAES (RS)
.

Um erro sempre é semente
de uma dor que vai nascer.
Perdão é o melhor presente
que alguém pode receber…
MILTON SOUZA (RS)
.

Para ser feliz, na vida,
bem alegre, a todo instante,
sem causar qualquer ferida,
o equilíbrio é importante.
NEI GARCEZ (PR)
.

A criança tem direito:
lar, carinho e educação
pra conduzir com respeito
o futuro da nação.
NEIVA FERNANDES (RJ)

Pra que teu lar seja um templo,
pleno de amor e de paz,
mostra o caminho do exemplo,
que é sempre o mais eficaz.
NEOLY DE OLIVEIRA VARGAS (RS)
.

Na minha dúvida atroz,
pra evitar vexame e enrosco,
não direi “arroz com noz”,
direi sempre “arroz conosco”…
OSVALDO REIS (PR)

Você pode até amar
aos limites do impossível,
mas ao se relacionar,
equilíbrio, imprescindível.
RAYMUNDO SALLES BRASIL (BA)
.

Ser careca, ele detesta.
Não suporta usar peruca.
Então, puxou para testa
o que restava na nuca…
RENATA PACOLLA (SP)

Quando à noite, a solidão
e a saudade trazem dor,
vou dizendo ao coração:
-é o preço por tanto amor.
ROBERTO PINHEIRO ACRUCHE (RJ)

Na vida, em toscos degraus,
entre tropeços a sustos,
mais que a revolta dos maus,
temo a revolta dos justos!
RODOLPHO ABBUD (RJ)

Um coração congelado
pega fogo, de repente,
quando o amor, fósforo alado,
risca faíscas na gente!
ROSA DE OLIVEIRA (PR)

Na fornalha, em que me abraso,
– você finge que não vê )s
eu desprezo não faz caso
do meu amor… por você!
THEREZINHA DIEGUEZ BRISOLLA (SP)

Ao lento passar da horas,
aumentam as agonias…
Quanto mais tempo demoras,
mais sinto as noites vazias.
VANDA ALVES (PR)

Foi preciso muito brio,
quase a coragem faltou,
para enfrentar o vazio,
que a tua ausência deixou!
WILMA M. CAVALHEIRO (RS )

Nenhum comentário: