terça-feira, 22 de julho de 2008

Pesquisando Artigos Científicos

Os periódicos (jornais e revista de publicação seriada, semanal, mensal, etc.) e seus artigos são as fontes mais importantes para o pesquisador. Ao disponibilizar seus sites na internet, os editores permitem acesso a resumos, e em alguns casos, acesso ao texto completo.

O artigo de periódicos surge no século XVII, no âmbito das recém criadas sociedades científicas da Inglaterra e da França – as Academias de Ciências – juntamente com os primeiros periódicos científicos, como um meio de favorecer a comunicação entre pesquisadores. Os avanços da tecnologia na área da Informação não destronaram os periódicos e seus artigos de sua posição.

A internet possui importantes fontes de referência para auxiliar na formação de uma boa coleção de periódicos. Há fontes que requerem pagamento para licenças de uso e outras permitem acesso gratuito.

A forma mais simples de busca de um artigo científico é através de uma Base de Dados que são sites de editoras que permitem acesso aos artigos. Algumas das principais bases de dados são:
Web of Science, Proquest, Science Direct, Wilson, Blackwell, Derwent Innovations Index, Scopus, Ovdi, CAS, entre outras.

Basicamente temos dois tipos de bases de Dados, as Bases Referenciais que só nos dão a referência do artigo ( nome do periódico em que foi publicado, autor, título, volume) com o resumo do artigo e as Bases de Texto Completo onde temos acesso ao artigo na integra.

Atualmente temos duas excelentes ferramentas para busca de artigos o “meta-buscador” da Google chamado Google Acadêmico http://scholar.google.com.br/ e o portal de periódicos CAPES http://www.periodicos.capes.gov.br/ que oferece acesso aos textos completos de artigos de mais de 11.419* revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, e a mais de 90 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet.

* dados de jan/2008.

Como iniciar uma busca

Fazer uma busca científica é basicamente encontrar artigos sobre determinado assunto e para isso podemos pesquisar por publicações de um determinado periódico ou de um determinado autor ou o que é mais comum pesquisar pela referência do artigo desejado.

Tendo a referência do artigo que desejamos, podemos entrar no portal de periódicos da Capes e nele bastando digitar o título do periódico em que foi publicado o artigo que desejamos encontrar, se este periódico fizer parte do portal da capes podemos ter acesso ao artigo completo ou a seu resumo.

Se não tivermos a referência podemos procurá-la usando uma das bases de dados contidas no portal da Capes e podemos selecioná-la por área do conhecimento. Devemos começar procurando nas bases referencias (resumo) porque ela é uma fonte de pesquisa mais geral, encontrando a referência do artigo desejado passamos a procurar nas bases de texto completo usando a referência encontrada para ter acesso ao texto na íntegra.

Se o artigo não for encontrado no portal da Capes podemos utilizar o Google Acadêmico, nele podemos digitar o assunto e ele nos mostrará artigos que tratam do assunto digitado e também mostrará nome de autores que escreveram sobre este tema. Muitas vezes temos acesso ao texto completo.

A seguir temos uma lista de bases de dados direcionadas por área do conhecimento:

Área de Ciências Biológicas e da Saúde:










Área de Ciências Exatas e Tecnologia:












Área de Humanas












Ciências Agrárias



Fonte:
Biblioteca Central da Universidade Federal de Lavras
http://www.biblioteca.ufla.br

Nenhum comentário: