terça-feira, 9 de junho de 2020

Gislaine Canales (Glosas Diversas) XVI


FRATERNIDADE

MOTE:
A fraternidade, eu creio,
está bem dentro de nós:
repartindo o pão ao meio,
mesmo quando estamos sós!

Selma Patti Spinelli
São Paulo/SP


GLOSA:
A FRATERNIDADE, EU CREIO,
é um sentimento profundo
e que esteja, é o que eu anseio
aumentando em nosso mundo!

Sei que esta doce emoção,
ESTÁ BEM DENTRO DE NÓS:
nasce em nosso coração,
ouvimos a sua voz!

Suave brisa sobreveio
que eu senti, com paz e calma
REPARTINDO O PÃO AO MEIO,
bem no fundo de minha alma!

Vamos repartir o pão
pensando que logo após,
pode chegar um irmão...
MESMO QUANDO ESTAMOS SÓS!
****************************************

BRASIL – PORTUGAL

MOTE:
Tendo a grandeza por tema,
Portugal, em versos sãos,
o meu Brasil é um poema
escrito por tuas mãos!...

Sérgio Bernardo
Rio de Janeiro/RJ


GLOSA:

TENDO A GRANDEZA POR TEMA,
em tamanho e inspiração,
temos por princípio o lema:
tudo fazer c’o emoção!

À nós, tu sempre cantaste,
PORTUGAL, EM VERSOS SÃOS,
e é verdade o que falaste:
somos, na verdade, irmãos!

Tendo essa beleza extrema,
com tanto céu, tanto mar,
O MEU BRASIL É UM POEMA
gostoso de declamar!

Esse poema tão lindo,
é a união de nossos chãos
nesse teu querer infindo,
ESCRITO POR TUAS MÃOS!…
****************************************

EM SEU TRAJETO...

MOTE:

Que o poeta, em seu trajeto,
em vez de buscar a glória,
ensine aos homens o afeto
e mude os rumos da história.

Thalma Tavares
São Simão/SP

GLOSA:

QUE O POETA, EM SEU TRAJETO,
semeie amor no caminho
e a chuva banhe direto
a plantação de carinho!

Que o poeta busque a paz,
EM VEZ DE BUSCAR A GLÓRIA,
somente quem assim faz
é que consegue a vitória!

Que ele tenha em seu projeto
a semente da alegria,
ENSINE AOS HOMENS O AFETO
incrustado de poesia!

Que ele seja um vencedor
sempre, em sua trajetória,
que desperte muito amor
E MUDE OS RUMOS DA HISTÓRIA.
****************************************

MEU DIÁRIO

MOTE:

 Meu diário! Em tuas folhas,
morrem desejos sem fim...
Pago o preço das escolhas,
que outros fizeram por mim!

Wanda de Paula Mourthé
Belo Horizonte/MG


GLOSA:

MEU DIÁRIO! EM TUAS FOLHAS,
eu escrevo com emoção,
e peço que tu acolhas
os ais do meu coração!

Sem que eu possa controlar,
MORREM DESEJOS SEM FIM...
Os meus desejos de amar,
foram ceifados, enfim!

Feito um champanhe com bolhas,
que tonturas, faz sentir,
PAGO O PREÇO DAS ESCOLHAS,
das quais não pude fugir!

Diário, és meu confidente
e sofres comigo, assim,
pela escolha inconveniente
QUE OUTROS FIZERAM POR MIM!

Fonte:
Gislaine Canales. Glosas Virtuais de Trovas XXV. In Carlos Leite Ribeiro (produtor) Biblioteca Virtual Cá Estamos Nós. http://www.portalcen.org. março de 2005.

Nenhum comentário: