sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Gislaine Canales (Glosas Diversas) L


NOSSA LUA!

(Dedicada a Poetisa Maria Lua)

MOTE:
Saturno tem trinta e uma;
Friburgo, uma lua apenas...
Vantagem dele?...Nenhuma:
- A nossa vale centenas!
A. A. de Assis
Maringá/PR

GLOSA:

Saturno tem trinta e uma
luas lindas, ao redor,
mas nunca encontrei alguma
melhor que a nossa...melhor!

Em nossa bela cidade:
Friburgo, uma lua apenas...
mas nos dá felicidade
com suas luzes serenas!

Muitas luas, meio à bruma
tem Saturno, com certeza...
Vantagem dele?...Nenhuma:
a nossa tem mais beleza!

Com sorriso de mulher
e perfume de açucenas
é mais do que outra qualquer...
A nossa vale centenas!
= = = = = = = = = = = = = = = = = =

CADEIRA DE RODA...

MOTE:
A dor em mim, virou moda,
mas sofrer não me faz medo;
minha cadeira de roda
pra mim, já virou brinquedo.
Ademar Macedo
Santana do Matos/RN, 1951 – 2013, Natal/RN

GLOSA:
A dor em mim, virou moda,
mas eu já me acostumei,
já mais nada me incomoda,
minha cruz, eu aceitei!

Sofro bastante, é verdade,
mas sofrer não me faz medo;
alcanço a felicidade,
mudando, da vida, o enredo!

Lancei, então, a antimoda
para quem não pode andar...
Minha cadeira de roda
já sabe onde me levar!

É bem fácil ser feliz!
Espalhem o meu segredo:
Não ter o que, um dia, quis,
pra mim, já virou brinquedo.
= = = = = = = = = = = = = = = = = =

QUE VALE?

MOTE:
No mundo de crenças mortas,
que vale Deus escrever
correto, por linhas tortas,
se os homens não sabem ler?
Arlindo Tahagen
Juiz de Fora/MG

GLOSA:

No mundo de crenças mortas,
onde a fé, não mais existe,
fecham-se todas as portas
e tudo fica mais triste!

Se o que impera é a insensatez,
que vale Deus escrever,
com saber e lucidez,
se as palavras vão morrer?

És humano e não te importas
com tudo que fala, Deus,
correto, por linhas tortas,
nos ensinamentos seus!

E a humanidade sem luz,
segue o rumo, sem saber,
que é bem mais pesada a cruz
se os homens não sabem ler!
= = = = = = = = = = = = = = = = = =

OUVIR ESTRELAS

MOTE:
Eu quisera ouvir estrelas,
ter ouvidos pra escutá-las,
ser poeta pra entendê-las
e trovador para amá-las!
Delcy Canalles
Porto Alegre/RS

GLOSA:

Eu quisera ouvir estrelas,
também, poder enxergá-las,
tendo olhos para vê-las
e mãos para acariciá-las!

Seria grande a emoção
ter ouvidos pra escutá-las,
e ao ouvir linda canção
continuar a apreciá-las!

Nesse meu céu, poder tê-las,
me faz feliz de verdade,
ser poeta pra entendê-las
me traz mais felicidade!

Desejo tudo isso, sim,
para em meus versos, cantá-las
ser um bom poeta, enfim
e trovador para amá-las!
= = = = = = = = = = = = = = = = = =

FALANDO DE DEUS…

MOTE:
Vejo a mata, o céu, o monte,
a fauna, a flora, o poente,
e o cantarolar da fonte
falando de Deus com a gente.
Fernando Vasconcelos
Diamantina/MG, 1937 – 2010, Ponta Grossa/PR

GLOSA:

Vejo a mata, o céu, o monte,
vejo o Sol, fazendo o dia
e a noite sendo uma ponte
por onde passa a alegria!

Vejo as praias, vejo as dunas,
a fauna, a flora, o poente,
que são quais belas fortunas,
que Deus nos dá de presente!

É lindo ouvir no horizonte
uma canção do Universo,
e o cantarolar da fonte
parece a rima de um verso!

Essas belezas, pressinto,
numa emoção comovente,
que estão falando, eu as sinto,
falando de Deus com a gente.

Fonte:
Gislaine Canales. Glosas Virtuais de Trovas XXVI. In Carlos Leite Ribeiro (produtor) Biblioteca Virtual Cá Estamos Nós. Junho de 2005.

Nenhum comentário: