quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Jerson Brito (Magia das Trovas) – 1


A melhor alternativa
para alcançar a vitória
é tornar a tentativa
atitude obrigatória!
= = = = = = = = =

Aquela vila afastada,
nas brenhas do interior,
parece pobre... Que nada!
É manancial de amor…
= = = = = = = = =

A riqueza genuína
da tapera ou da mansão
vem do amor que predomina,
não se mede com cifrão.
= = = = = = = = =

Da minha infância tranquila
recordo, os olhos marejo.   
Mil vezes aquela vila
do que concreto e azulejo!
= = = = = = = = =

Digo com sinceridade:
É melhor pro coração,
o amargor duma verdade,
do que o mel d’uma ilusão
= = = = = = = = =

Ela é charmosa e pequena,
concisa, porém, completa.
Eis a trova, expressão plena
da mensagem do poeta.
= = = = = = = = =

Esperança assim defino:
rio que corre veloz,
banhando nosso destino
sem chegar à sua foz.
= = = = = = = = =

Existe um tênue limite
entre paixão e loucura;
para as duas, acredite
não é fácil ter a cura.
= = = = = = = = =

Faltou bronze ao escultor
que, sem outra solução,
resolveu, na praça, expor
a estátua do herói anão!…
= = = = = = = = =

- Fui bronze! Missão cumprida!
Disse o sujeito aos parentes,
sem mencionar que a corrida
só tinha três concorrentes.
= = = = = = = = =

Já tentei tirar de mim
a semente dessa flor,
que espalhou no meu jardim
o perfume do amor.
= = = = = = = = =

Libertado das ruínas
de um amor sem solidez,
ao abrir outras cortinas,
meu coração se refez.
= = = = = = = = =

Na crise, eu me fortaleço,
não perco os sonhos de vista;
toda queda é o recomeço
para quem crê na conquista!
= = = = = = = = =

Na luta, quando entendido
o recado de um tropeço,
qualquer espinho vencido
escreve um fim... e um começo!
= = = = = = = = =

Não maldiga o desafio
se a jornada é longa e dura;
a glória é fruto macio,
carregado de doçura.
= = = = = = = = =

No baú da experiência,
guarde dor e alegria.
As lições dessa vivência
são úteis no dia-a-dia.
= = = = = = = = =

Nossa paixão dissemina,
nos sonhos, a insanidade
quando surge, clandestina,
disfarçada de saudade.
= = = = = = = = =

No teu sussurro extravasas
um sopro avassalador
que mantém vivas as brasas
da fogueira deste amor.
= = = = = = = = =

O fracasso e a vitória
fazem parte do existir.
É normal na trajetória,
de vez em quando cair.
= = = = = = = = =

Olhando estas mãos feridas,
lamento, orgulhoso, as falhas
e não as chances perdidas
no decorrer das batalhas!
= = = = = = = = =

O vivente caminheiro,
se palmilha senda escura,
na esperança tem luzeiro
que no coração fulgura.
= = = = = = = = =

Qual cometa incandescente,
a paixão passa e se vai,
deixa no peito da gente
uma dor que nunca sai.
= = = = = = = = =

Quem se empenha na leitura
nada perde e tem certeza
de que, para a mente escura
livro aberto é luz acesa.
= = = = = = = = =

Se de rancor está cheio
nosso coração doente,
estão vazias, eu creio,
a nossa alma, a nossa mente.
= = = = = = = = =

Sentindo o golpe certeiro
da paixão que me extasia
louvo teu sorriso, arqueiro
de notável pontaria.
= = = = = = = = =

Se o fracasso tem dois lados,
vale muito a decisão;
chorar os planos frustrados
ou bendizer a lição.
= = = = = = = = =

Se põe fogo em nossa cama,
amor, esse teu perfume
é a mesma essência que inflama
o facho do meu ciúme!
= = = = = = = = =

Será crescente a desgraça
da fome e grande o lamento
enquanto existir quem faça
da ganância um alimento.
= = = = = = = = =

Sobre opiniões e crenças,
a sensatez nos diria
que o respeito às diferenças
tece teias de harmonia.
= = = = = = = = =

Somos almas garimpeiras
nessa vida de perigos
onde, em lavras rotineiras,
valem ouro os bons amigos.
= = = = = = = = =

Tentei enxugar meu pranto
na fronha do travesseiro.
Péssima ideia, porquanto
chorei mais, senti teu cheiro…
= = = = = = = = =

Um amor especial
trouxe a flecha do cupido,
a saudade, esse punhal,
fez meu coração partido.
= = = = = = = = =

Um cenário me devasta:   
a garrafa de champanhe,
duas taças, vela gasta
e ninguém que me acompanhe.

Fontes:
Messias da Rocha (org.). Múltiplas palavras vol. III. Juiz de Fora/MG: Ed. dos Autores, 2022.
Livro enviado por Lucília Trindade Decarli
Recanto das letras do trovador.

Nenhum comentário: