domingo, 1 de outubro de 2023

Dicas de Escrita (Como escrever histórias) – 7

A REESCRITA


A maneira mais comum de contar uma história é por escrito. Mesmo no cinema, antes de o filme ser feito, uma infinidade de papéis são utilizados: tratamento, sinopse, escaleta... então agora que revisamos o enredo, os personagens e as situações da história que queremos contar, é hora de voltar a sentar-se e reescrever toda a história.

Já vimos como era importante apresentar um texto sem erros ortográficos, mas, mesmo que seja um texto não literário, é preciso ir um pouco mais longe. nunca será mal um jogo de palavras ou uma metáfora. Pense que os outros não precisam apreciar aquele texto que você acabou de entregar a eles com tanto entusiasmo.

Use uma escrita simples, concisa e não retórica. Na primeira leitura deixe claro o que está acontecendo na história. Se um texto literário é ou não um ensaio complexo sempre dificulta a leitura e pode nos fazer “perder”, não vamos acompanhar a história e acabar pensando em outra coisa. Tendemos a pensar: Todos nós podemos escrever sujeito + verbo + predicado e demonstrar o quão habilidosos somos, complicamos frases.

– As frases geniais. Por que colocar o assunto no final da frase? Por que usar uma forma verbal composta? Tive uma professora de escrita criativa que, quando se tratava de corrigir os textos que tínhamos, ela recomendou que tivéssemos sempre dois documentos do Word. Um deles seria o texto que estaríamos trabalhando e o outro seria chamado de algo como "minhasfrasesgeniais.doc". Lá nós colaríamos essas frases que nos parecem ótimas, mas não são compreendidas.

– Não abuse de figuras literárias. Use-as com moderação, intenção e traição, mas nunca recarregue o texto.

– Reescrever é o processo mais difícil. Consiste em corrigir todos os erros que estamos detectando e reanalisando o texto novamente. Geralmente acontece que, a cada leitura, corrigimos novamente. Não se preocupe, é normal, embora para alguns escritores se torna uma obsessão, um ciclo infinito a partir do qual eles pensam que eles nunca sairão. A reescrita também é a parte mais frustrante para a maioria dos escritores, embora haja alguns que gostem, a maioria prefere a parte da criação pura. Hitchcock, por exemplo, protestou nos dias de filmagem. Ele disse que já tinha visto o filme na cabeça, mas acabou lendo.

No final da reescrita você deve ter certeza absoluta de que cada palavra do seu texto é o que é porque não pode ser outro. Voltemos ao exemplo da senhora atravessando a rua. Senhora? Mulher? Dama? Fêmea?
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  =
continua, final…

Fonte:
Pedro A. Ramos García. Cómo contar historias. in www.mailxmail.com . acesso em 26.11.2020. Tradução do espanhol por J.Feldman

Nenhum comentário: