sexta-feira, 4 de julho de 2008

Regine Limaverde (Teu Cheiro - O Tamanho do Amor - Palavra - Ao Mar Tu Pertencias)

Teu Cheiro

Teu cheiro - meu mundo
Tua boca - o universo.
Teu beijo - minha vida.
Teu amor - o meu verso

=============

O Tamanho do Amor

O amor cabe
numa mão.
O amor cabe
num grito.
O amor cabe
numa palavra.
O amor é o céu
e cabe no infinito.
===============
Palavra

A palavra - faca de dois gumes.
Desassossega, alivia.
Pode ser faca, matar.
Pode ser remédio, curar.

A palavra sai e é punhal e alívio.

Na busca da palavra me perco,
me encontro, me enervo, me embalo.

Na busca da palavra canto-música
Te invoco- suspiro.

Pela palavra choro,
Pela palavra rio.
És a palavra e ao
invocar tua imagem,
sorrio. Sou rio.
===================
Ao mar tu pertencias

Ao poeta Fernando Mendes Vianna (que partiu há pouco) 30/10/2006

Ao mar tu pertencias,
estranho marinheiro
da poesia.
Embarcavas no seco e molhado,
eras um mágico encantado,
o sol e a madrugada,
um final de estrada.
Eras a poesia bem dita,
a palavra bendita.

Partiste e deixaste
o vazio.
Eras da poesia, o fio.
Hoje, a noite apagou o dia
e, embora há muito
não te encontrasse
te sabia ao alcance da mão.
Fiquei mais pobre no meu coração.
Se me visses, dirias
que não sou eu.

Voltaste para as plagas de
onde vieste..
Agora teus versos serão cantados
na terra dos encantados.
=================
Sobre a autora
Poeta e contista, mestre em tecnologia de alimentos e doutora em microbiologia do pescado. Autora de 14 livros, sendo 13 de literatura e um de microbiologia. Detentora do Prêmio do Estado do Ceará (Poesias) em 1983, Prêmio Osmundo Pontes (poesias) em 1997, Prêmio Gente de Bem Fica para Sempre (poesias) em 2002 e Medalha Labomar 40 anos (mérito científico).
===============
Fontes:
Academia de Letras e Artes do Nordeste (ALANE). Revista Urupema. Ano II. v.2. n.1 Fortaleza, CE. p.39-40.
Soares Feitosa - Jornal de Poesia. Fortaleza, CE. Disponível em http://www.secrel.com.br/jpoesia/poesia.html

Nenhum comentário: