segunda-feira, 19 de abril de 2021

Luiz Damo (Poemas Escolhidos) V

AMANHÃ


O amanhã que nos parece distante
poderá não ser o quanto parece,
palco onde o sonho fulge exuberante
e à luz do agora a saudade floresce.

De raro esplendor, sereno e brilhante,
farto celeiro, o passado enaltece,
pingos de orvalho em noite fulgurante
sombra vibrante, o luar incandesce.

Ancoradouro, de paz transbordante,
onde a jornada jamais recrudesce
eterna prece mesmo itinerante.

Ninguém aos brados em dor esmorece
olhar ereto pro céu palpitante,
num gesto de fé um ser agradece.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

EU TE QUERO I

Eu te quero meu Brasil na humildade
de um filho que procura te seguir,
deixando sulcos de brasilidade
que à posteridade hão de convergir.

Eu te quero meu Brasil, na verdade,
longe da guerra que faz destruir,
onde todos vivam a liberdade
sem maldade que leve a regredir.

Porém, não basta somente querer,
ver tudo mudado no meu redor,
se não começar com o meu viver.

Algo de bom poderei produzir
para tornar este Brasil melhor
e então dos outros também exigir.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

EU TE QUERO II

Eu te quero meu Brasil rico e forte,
sem fronteiras pra tua produção,
invencível desde o sul até o norte
longe da morte, fruto da omissão.

Eu te quero meu Brasil soberano
sendo altivo na determinação,
e a cada gesto ímprobo, rude, insano,
responda com briosa educação.

Nem sempre aquilo que me satisfaz
tem a marca ou selo de qualidade
à mostra no frasco chamado paz.

Plantando no presente sem vaidade
sigo em frente sem olhar para trás,
pois quem busca refaz a sociedade.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

EU TE QUERO III

Eu te quero meu Brasil atuante
e distante da dor quero te ver,
o teu verde amarelo cintilante,
seja preponderante em cada ser.

Eu te quero meu Brasil transbordante
dessa força que a todos contagia,
e o branco anil deste céu tão brilhante
seja constante de noite e de dia.

Tudo quanto posso desenvolver
cabe a mim com prudência discernir
e assim teu nome sempre promover.

Passos largos e um caminho a seguir,
das tempestades nunca me esconder
para então juntos poder prosseguir.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

HERÓIS DO PASSADO

São relevantes os dons revelados
por requintadas personalidades,
doces frutos com ternura velados
no celeiro das perenes vontades.

Grandes talentos serão recordados
à sombra de atrozes adversidades,
vendo seus filhos heróis coroados
orgulho de muitas comunidades.

Com passos firmes e consolidados
foram audazes nas contrariedades
buscando a força nos seus aliados.

Enfrentando as vulnerabilidades,
testemunharam avanços galgados
nos palcos da vida, eternas verdades.

Fonte:
Luiz Damo. Pétalas do Quotidiano. Caxias do Sul/RS: Lorigraf, 2012.
Livro enviado pelo autor.

Nenhum comentário: