sábado, 21 de maio de 2022

Jaqueline Machado (A lenda pessoal)

Ele era um bom pastor de ovelhas da região de Santa Luzia. Se cumprisse com o destino escolhido pelo pai, logo se tornaria padre. Mas o pastor, um rapaz chamado Santiago, não entendia como poderia ser possível alguém servir a Deus vivendo num único lugar. E,  por essa razão, sua meta de vida era viajar o mundo inteiro. Conhecer novos povos, novas línguas, historias, e não viver apenas como as ovelhas do seu pastoril, que se contentavam apenas com água e comida.

Então, tomando as rédeas de sua vontade, junto de suas ovelhas e sempre carregando um casaco, um pouco de vinho e um livro, ele dá inicio ao seu projeto de se aventurar pisando novos territórios.

Em uma de suas andanças, ao crepúsculo da tarde, chegou com seu rebanho numa  velha igreja abandonada. O teto tinha despencado há muito tempo, e um enorme sicômoro havia crescido no local que antes abrigava a sacristia. Resolveu passar a noite ali. Fez com que todas as ovelhas entrassem pela porta em ruínas, e então colocou algumas tábuas de modo que elas não pudessem fugir durante a noite. Naquele local, por três noites seguidas Santiago teve o mesmo sonho. Nestes sonhos ele recebeu a mensagem de que havia um tesouro esperando por ele nas pirâmides do Egito. Após uma cigana interpretar o significado do sonho, ele parte rumo ao seu tesouro. E logo em seguida quando estava tentando se concentrar para ler um livro num banco de praça, um misterioso velho senta ao seu lado. O senhor se apresentou como sendo um velho sábio, Rei de Salém. Demonstrou conhecer toda a vida do jovem pastor, lhe ensinou sobre os mistérios dos sinais. E disse que sempre aparecia para aqueles que ousam apostar na  LENDA PESSOAL.  Santiago não sabia o que era lenda pessoal. E o velho disse:

-  “ É aquilo que sempre desejou fazer. Todas as pessoas, no começo da juventude, sabem qual é sua Lenda Pessoal. Nesse período, tudo é claro, tudo é possível, e elas não têm medo de sonhar e desejar tudo aquilo que gostariam de ter na vida. Entretanto,  à medida em que o tempo vai passando, uma misteriosa força começa a tentar provar que é impossível realizar a Lenda Pessoal.”  

“Quando você quer alguma coisa com toda a força de sua alma, todo o universo conspira para que você realize o seu desejo.”

Rumo ao tesouro, Santiago passa por muitas dificuldades, é roubado por um estranho que parecia ser honesto e arranja um emprego em uma loja de cristais para recuperar o dinheiro perdido e continuar sua viagem. Partiu em caravana rumo a um oásis . Lá, encontra uma moça chamada Fátima e por ela se apaixona. Durante a sua jornada, Santiago conhece o alquimista que promete guiá–lo até o local do seu sonho. Fátima o incentiva e fica a sua espera. Depois de muito tempo, ele finalmente chega às pirâmides do Egito. Procura pelo tesouro e não o acha. Então recebe a revelação de que o tesouro estava em Santa Luzia, debaixo da árvore onde teve os sonhos repetidos. Só depois de todo o sacrifício pode entender que, os verdadeiros tesouros podem estar bem diante do nosso nariz. Ele volta ao lugar onde tudo começou. Descobre o tesouro e retorna ao deserto para viver feliz com o seu amor.

Sei que a história dispensa apresentações, pois estou falando sobre um dos livros mais famosos do mundo: O Alquimista, de Paulo Coelho e do seu personagem principal, Santiago que vem nos despertar para a nossa verdadeira realidade. Essa realidade nada tem a ver com a maioria das coisas que costumamos ouvir e muito menos com os projetos que algumas pessoas idealizam para nossas vidas. Ao contrário, nos faz imergir na alma do mundo, entender a linguagem de Deus através de sinais que podem indicar os caminhos certos a seguirmos em direção aos objetivos sonhados e, principalmente, a entender a linguagem do coração. A relembrar que na infância tínhamos a mais absoluta certeza do que queríamos de fato para nossas vidas. Que precisamos esquecer os medos, arriscar, lutar, superar, vencer, viver, assumir a lenda pessoal porque sim, é verdade: ela existe e prova que TUDO É POSSÍVEL...

Fonte:
Texto enviado pela autora.

Nenhum comentário: