terça-feira, 7 de novembro de 2023

Gislaine Canales (Glosas Diversas) LXIII

 MEU NATAL...
 
MOTE:
Andarilho de mil luas,
eu te acalento, menino,
para que, enfim, tu construas
o natal...no meu destino...
Maria Lua
São Fidélis/RJ

GLOSA:
ANDARILHO DE MIL LUAS,
meu Menino, Senhor Deus,
com bênçãos, Tu apaziguas
todos os caminhos meus!
 
Ninando meu novo dia,
EU TE ACALENTO, MENINO,
em sussurros de alegria
peço teu amor divino!
 
O Teu poder Tu acentuas
e eu rogo em doce oração
PARA QUE, ENFIM, TU CONSTRUAS
a paz no meu coração!
 
É meio incerto e indeciso,
meu futuro peregrino,
coloca, então, num sorriso,
O NATAL...NO MEU DESTINO…
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = 

AO TEU LADO...
 
MOTE:
Se o destino está traçado,
se é prevista a caminhada,
que eu possa estar ao teu lado
a cada passo da estrada!
Marisa Vieira Olivaes
Porto Alegre/RS

GLOSA:
SE O DESTINO ESTÁ TRAÇADO,
se não depende de nós,
 o meu sonho mais sonhado
é que não fiquemos sós!
 
Se está mesmo, tudo escrito,
SE É PREVISTA A CAMINHADA,
que ao menos seja bonito,
o rumo...em nossa jornada!
 
Solto, então, forte o meu brado,
com meus desejos sedentos,
QUE EU POSSA ESTAR AO TEU LADO
em todos os teus momentos!
 
Viveremos, com carinhos,
a nossa história dourada,
seguindo, assim, bem juntinhos
A CADA PASSO DA ESTRADA!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = 

ETERNA ADOLESCENTE...
 
MOTE:
Não tem jeito esta loucura...
nosso amor inconsequente
faz de mim, mulher madura,
uma eterna adolescente...
Nádia Huguenin
Nova Friburgo/RJ, 1946 -2008

NÃO TEM JEITO ESTA LOUCURA...
de todas é a mais sadia,
seu remédio, sua cura,
é um punhado de alegria!
 
Muitos acham, é verdade,
NOSSO AMOR INCONSEQUENTE
mas amor não tem idade,
aparece de repente!
 
É tão doce essa aventura,
mais linda que outra qualquer,
FAZ DE MIM, MULHER MADURA,
me sentir jovem mulher!
 
Minha alma nunca envelhece...
Sentindo esse amor ardente,
cada dia, mais parece
UMA ETERNA ADOLESCENTE…
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = 

LOUCURAS?
 
MOTE:
Na vida, a bem da verdade,
quando se trata de amor,
loucura não tem idade,
sexo, raça, credo ou cor!...
Rodolpho Abbud
Nova Friburgo/RJ, 1926 – 2013

GLOSA:
NA VIDA, A BEM DA VERDADE,
a coisa mais importante
é amar, na realidade,
sempre, sempre, a todo instante!
 
Nada nos deve impedir
QUANDO SE TRATA DE AMOR,
pois é gostoso sentir
seu inquietante calor!
 
Amar é preciosidade,
é também doce loucura...
LOUCURA NÃO TEM IDADE,
e  "é eterna enquanto dura"!
 
O coração enlouquece
com força, com muito ardor
e na loucura ele esquece
SEXO, RAÇA, CREDO OU COR!…
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = 

A VOZ DO SILÊNCIO
 
MOTE:
Posso jurar de mãos postas,
pesando o que já passei,
que as mais difíceis respostas
foi no silêncio que eu dei...
Waldir Neves
Rio de Janeiro/RJ, 1924 – 2007

GLOSA:
POSSO JURAR DE MÃOS POSTAS,
que não sei, mesmo, porque,
minhas horas são compostas
de horas tristes, sem você!
 
Voltando em meu pensamento,
PESANDO O QUE JÁ PASSEI,
acho que nem mais aguento
lembrar o quanto chorei!
 
Sempre, às perguntas impostas,
sinto ,  respondi com calma,
QUE AS MAIS DIFÍCEIS RESPOSTAS
eu as dei com  a voz da alma!
 
Neste silêncio gritante
minha resposta escutei,
e sinto, a mais delirante
FOI NO SILÊNCIO QUE EU DEI...

Fonte: Gislaine Canales. Glosas Virtuais de Trovas XI. In Carlos Leite Ribeiro (produtor) Biblioteca Virtual Cá Estamos Nós. http://www.portalcen.org. Setembro de 2003.

Nenhum comentário: