ANALISE COMO SUAS EVIDÊNCIAS SUSTENTAM OS PONTOS PRINCIPAIS DO TRABALHO.
É necessário explicar por que as suas ideias são importantes. Para isso, mostre ao leitor que as evidências oferecidas por você se relacionam com o argumento principal.
Por exemplo, para completar o parágrafo após a citação oferecida, você poderia escrever:
Este mundo é pesado para os habitantes, "frio" e agourento, sem nem mesmo cor para quebrar a monotonia. Nem mesmo um dia ensolarado é capaz de aliviar esse sofrimento, e Orwell usa passagens como essa para estabelecer que esse mundo pode ser o futuro, uma realidade sem escapatória na fantasia.
ESCREVA A INTRODUÇÃO, CASO AINDA NÃO O TENHA FEITO.
Parte dela deve ser a sua tese principal, mas você também deve introduzir os pontos principais que gostaria de fazer em todo o trabalho. É importante atrair a atenção do leitor na introdução. Um exemplo:
"Imagine um mundo onde cada expressão facial, cada movimento e cada palavra dita é examinada incessantemente por um governo ditatorial. Qualquer pessoa que quebre as regras ou saia da linha é punido com frieza. Se parece com uma realidade sombria na qual ninguém gostaria de viver, pois essa era a intenção de George Orwell ao escrever o romance 1984, um livro que cria um futuro distópico no qual os cidadãos são controlado por um governo totalitário. Na obra, o uso de imagens e descrições para estabelecer o mundo sombrio é essencial para fortalecer a ideia de que o totalitarismo deve ser evitado a todo custo, algo que ele aprendeu vivendo na Espanha fascista e no momento político da época da Segunda Guerra Mundial".
FAÇA UMA CONCLUSÃO.
É importante finalizar o artigo retomando seu argumento e concluindo-o. Assim, os leitores conseguirão entender como tudo se encaixa.
Por exemplo:
"Para Orwell, o fato do nosso mundo poder estar seguindo rumo ao totalitarismo é desastroso. Esse destino, não importa se vindo da direita ou da esquerda, é algo que deve ser combatido por todos os cidadãos. No romance, ele mostra a conclusão lógica para um mundo controlado por totalitarismo e, através de recursos literários, leva o leitor para dentro desse ambiente. Após a leitura, é pouco provável que alguém iria querer participar de um governo que poderia trazer aquele mundo para a realidade".
VERIFIQUE SE O SEU ARGUMENTO FAZ SENTIDO, DO COMEÇO AO FIM.
Releia seu trabalho como se nunca tivesse lido o texto que está sendo analisado. É possível entendê-lo através das análises e evidências oferecidas por você? Caso a resposta seja negativa, revise o trabalho e acrescente o que for necessário.
Também é bom pedir que um amigo leia o trabalho e tente entender o texto que foi analisado. Remova todas as frases como "na minha opinião" ou "acredito que". É normal fazer uma análise tímida no começo do trabalho, acredite. Ainda assim, na hora de apresentar seus argumentos, é importante eliminar frases que demonstrem fraqueza e timidez, pois elas prejudicam suas opiniões e passam a impressão de que você não confia no que está escrevendo.
FAÇA UMA REVISÃO GERAL LENDO O TEXTO EM VOZ ALTA.
Fique atento aos erros identificados pelo corretor ortográfico, mas não dependa exclusivamente dele. A leitura em voz alta nos ajuda a desacelerar um pouco e identificar mais erros no texto.
Por exemplo, ao ouvir o texto, você conseguirá encontrar palavras erradas ou estruturas frasais confusas.
DEIXE OUTRA PESSOA REVISAR O TEXTO.
Um par de olhos novo é sempre bom na hora de finalizar um trabalho. Peça que um pai ou um amigo leia o seu texto e tente encontrar erros gramaticais ou de digitação.
DICAS
É muito importante compreender completamente a tarefa antes de começar a escrever sua análise.
REFERÊNCIAS
http://www.sjsu.edu/writingcenter/handouts/Literary%20Analysis.pdf
http://literary-devices.com/
https://writingcenter.tamu.edu/Students/Writing-Speaking-Guides/Alphabetical-Listof-Guides/Academic-Writing/Analysis/Analyzing-Novels-Short-Stories
https://writing.wisc.edu/Handbook/CloseReading.html
http://www.sjsu.edu/writingcenter/handouts/Literary%20Analysis.pdf
https://www.bbc.com/news/magazine-21337504
https://www.roanestate.edu/owl/writinglitanalysis1.html
https://www.bucks.edu/media/bcccmedialibrary/pdf/howtowritealiteraryana
lysisessay_10.15.07_001.pdf
https://www.edutopia.org/blog/reaching-literary-analysis-rusul-alrubail
https://writing.wisc.edu/Handbook/CloseReading.html#Theme
https://www2.southeastern.edu/Academics/Faculty/elejeune/critique.htm
https://www2.southeastern.edu/Academics/Faculty/elejeune/critique.htm
https://www.edutopia.org/blog/reaching-literary-analysis-rusul-alrubail
https://www2.southeastern.edu/Academics/Faculty/elejeune/critique.htm
https://www.edutopia.org/blog/reaching-literary-analysis-rusul-alrubail
https://www2.southeastern.edu/Academics/Faculty/elejeune/critique.htm
https://writingcenter.unc.edu/tips-and-tools/reading-aloud/
Fonte:
https://pt.wikihow.com/Escrever-uma-Análise-Literária
https://pt.wikihow.com/Escrever-uma-Análise-Literária
Nenhum comentário:
Postar um comentário