segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Gislaine Canales (Glosas Diversas) XLVIII


VOLTARÁS?
 
MOTE:
"Voltarei" dizes depressa
num agrado à despedida;
fica comigo a promessa
e em tuas mãos, minha vida!

Domitila Borges Beltrame
São Paulo/SP


GLOSA:
"Voltarei" dizes depressa
num aceno muito leve...
Jamais voltarás! Confessa!
Senti no teu até breve!
 
Eu sei, tu fizeste assim,
num agrado à despedida;
pra ficar longe de mim
após a tua partida!
 
Não há nada que me impeça
de continuar a sonhar...
Fica comigo a promessa
de que um dia vais voltar!
 
Se um dia a minha alegria
se entristecer, for perdida,
a deixarei na poesia,
e em tuas mãos, minha vida!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

ADORMECE SAUDADE
 
MOTE:
Fugindo da realidade,
eu vivo menos tristonho,
quando adormeço a saudade
no travesseiro do sonho!

João Freire Filho
Rio de Janeiro/RJ, 1941 – 2012


GLOSA:
Fugindo da realidade,
mergulhando na ilusão,
eu diminuo a ansiedade
do meu pobre coração.
 
No mundo da fantasia
eu vivo menos tristonho,
só de pensar na alegria
eu já me sinto risonho.
 
Muita ternura me invade
e uma paz, grande, sem fim,
quando adormeço a saudade
que sinto dentro de mim.
 
À saudade companheira,
sonhando, feliz, proponho,
dormir sua vida inteira
no travesseiro do sonho!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

AMOR TRANSCENDENTAL
 
MOTE:
Este amor envolto  em pranto,
é tão grande, tão profundo,
e é tão puro o seu encanto,
que não cabe neste mundo!

Luiz Otávio
Rio de Janeiro/RJ, 1916 – 1977, Santos/SP


GLOSA:
Este amor envolto em pranto,
chorando a dor da saudade,
é enorme, nem sei bem quanto,
é maior que a realidade!
 
Este amor sem dimensão,
é tão grande, tão profundo,
que ultrapassa o coração
e nele, inteira, me inundo!
 
Este amor é um acalanto
que vem embalar meu dia,
e é tão puro o seu encanto,
que se transforma em poesia!
 
Este amor, tão sem igual,
eu vivo a cada segundo,
é um amor transcendental,
que não cabe neste mundo!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

LUA... FAROL... MAR...
 
MOTE:

Inspirando a serenata
com seus raios encantados,
a lua é o farol de prata
do mar dos apaixonados.

Maria Nascimento S. Carvalho
Rio de Janeiro/RJ    


GLOSA:
Inspirando serenata
o luar canta contente.
Imita a voz da cascata
e emociona muito a gente!
 
Esse luar tão bonito
com seus raios encantados,
ilumina o infinito,
deixa os olhos marejados!
 
Tanta beleza arrebata
e a sonhar, então, me ponho:
a lua é o farol de prata,
a lua é um farol de sonho!
 
Esse prateado profundo,
nesses mares tão sonhados,
é o farol maior do mundo,
do mar dos apaixonados.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

ROTA PERDIDA
 
MOTE:

Sou barco em rota perdida
navegando em meio à treva,
sem saber, no mar da vida,
a que porto ele me leva...

Sérgio Bernardo
Rio de Janeiro/RJ


GLOSA:
Sou barco em rota perdida
enfrentando a tempestade,
mas não quero, ter vencida,
minha força de vontade!
 
Eu sigo, sozinho, a esmo,
navegando em meio à treva,
a procura de mim mesmo,
numa busca que me enleva!
 
Nessa esperança crescida
eu me envolvo por inteiro,
sem saber, no mar da vida,
se sou bom ou mau barqueiro!
 
Nesse mar de solidão,
meu pensamento se eleva,
e indaga com emoção,
a que porto ele me leva…

Fonte:
Gislaine Canales. Glosas Virtuais de Trovas VII. In Carlos Leite Ribeiro (produtor) Biblioteca Virtual Cá Estamos Nós. http://www.portalcen.org. Maio 2003.

Nenhum comentário: