segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Gislaine Canales (Glosas Diversas) LI


TE DESEJO O DOBRO!

MOTE:
Na tua festividade,
que Deus te dê algo assim,
como essa felicidade
que eu desejo para mim.
Adélia Victória Ferreira

Sete Barras/SP, 1929 – 2018, São Paulo/SP

GLOSA:
Na tua festividade,

desejo saúde e paz,
num manto só de bondade
que a nossa amizade traz!

Que teus sonhos, realizes...
que Deus te dê algo assim:
ver os teus, sempre felizes
numa ternura sem fim!

Eu te desejo, é verdade
que vivas com emoção,
como essa felicidade
que eu tenho no coração!

Mas, sendo assim, especial
em dobro, eu desejo, sim
toda a alegria ideal,
que eu desejo para mim.
= = = = = = = = =

NOITES…

MOTE:
Noites feitas de saudades,
de lembranças, de meiguice:
Tão curtas na mocidade,
e tão longas na velhice!
Alfredo de Castro

Pouso Alegre/MG, 1922 – 2011

GLOSA:
Noites feitas de saudades,

noites cheias de carinho,
revivo com ansiedade
as noites do meu caminho!

São noites de nossas vidas,
de lembranças, de meiguice:
com alegrias sentidas,
como se a noite sorrisse!

Mas as noites, na verdade,
diferem completamente,
tão curtas na mocidade,
e tão distantes da gente!

Não resta nem a lembrança
das noites de quixotice...
Hoje são sem esperança,
e tão longas na velhice!
* * * * * * * * * * * * * * * * * *

QUANDO EM TEUS BRAÇOS…

MOTE:
Neste amor grande e bendito,
quando em teus braços me ponho,
o nosso amor é infinito,
e é sem limite o meu sonho...
Aloísio Alves da Costa

Umari/CE, 1935 – 2010, Fortaleza/CE

GLOSA:
Neste amor grande e bendito,

que sempre uniu a nós dois,
eu sinto, já estava escrito,
no ontem, nosso depois!...

Me sinto no paraíso,
quando em teus braços me ponho,
e uma canção de sorriso
vem me embalar, eu suponho!

Esse nosso amor bonito
é maior que o universo,
o nosso amor é infinito,
mas cabe dentro de um verso!

E esse verso surge, então,
apaixonado e risonho...
Eu sonho com emoção,
e é sem limite o meu sonho…
* * * * * * * * * * * * * * * * * *

NADA É TÃO TRISTE…

MOTE:
Mais do que o próprio desdém,
nada nos deixa tão sós,
como saber que ninguém
sente saudades de nós...

Batista Nunes
Vassouras/RJ, 1883 - 1965, Rio de Janeiro/RJ

GLOSA:
Mais do que o próprio desdém,

até mais que a traição,
mais que a tristeza, também,
é a dor da solidão!

Sem ter, sequer esperança
nada nos deixa tão sós,
que não guardar na lembrança
o timbre de alguma voz!

Nada é mais triste, porém,
nessa cruel nostalgia,
como saber que ninguém
nos recordará, um dia!

Essa angústia, tão sentida,
de todas, a mais atroz:
é ver que ninguém, na vida,
sente saudades de nós…
* * * * * * * * * * * * * * * * * *

LÁGRIMAS...

MOTE:
Lágrimas... Triste verdade
de uma ausência permanente,
é o recesso da saudade
que fica dentro da gente.

Fernando Câncio Araújo
Fortaleza/CE, 1922 – 2013

GLOSA:
Lágrimas... Triste verdade

são as vertentes da dor
onde vemos a maldade
escondendo até o amor!

Sentimos forte presença
de uma ausência permanente,
e nossa esperança e crença
fogem repentinamente!

Enfrento a realidade
no pranto que jorra triste,
é o recesso da saudade
de um algo que, ainda, existe!

É uma lembrança real,
é o passado, no presente,
é uma marca sem igual
que fica dentro da gente.

Fonte:
Gislaine Canales. Glosas Virtuais de Trovas XXVI. In Carlos Leite Ribeiro (produtor) Biblioteca Virtual Cá Estamos Nós. http://www.portalcen.org. Junho de 2005.

Nenhum comentário: