quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Teresinka Pereira (Poemas Recolhidos) II

 
CRIANÇA

Teus olhos são janelas
por onde entra cada dia
o sol da sabedoria e vida.

Tuas mãos inquietas
devem abarcar o mundo inteiro
como um gigante balão
que consente o tato
de tua mágica inteligência.
Criança, teu poder
é ilimitado e fecundo.

Aprende a caminhar
pela senda da humanidade
e a amá-la como toda tua.

ESPERANÇAS?

Um momento, por favor!
A noite dorme tranquila:
porque queres anular
o silêncio do infinito?
Deixa-me em paz
com minha angústia!
Deixa que me proteja
de tuas pérfidas esperanças!

MUDANÇAS

É muito difícil
re-inventar a vida.
A gente carrega
nos ombros
a natureza de nossos erros.

Os que falam deles
ajudam a mudar
a vida dos outros.

NA PRAIA

Uma imensa estrela
cruzou a noite
e caiu na cidade fria.
Na praia seca e vazia
sonho à mercê
do vento e do frio.

Um dia fui sereia
despreocupada e doce
passeando pelos oceanos
onde bosques de peixes bravios
cresciam como segredos,
como imagens que permaneciam
invisíveis com sua beleza e esplendor.

Agora nada mais sou
que o sonho de alguém,
um fantasma de água
e de palavras,
entre o mar e o medo,
luzes e sombras,
e alguns raios de lua
sem destino próprio.

O OLHO

O olho não pode esconder
nossa subjetividade,
mas é um farol invisível
pelo qual percebemos
a supremacia
da natureza,
o mistério da humanidade
e a beleza das flores.

O olho tem o poder
de nos fazer sonhar
com a liberdade
do firmamento.

SECRETA INTRANSIGENTE CÓLERA

Cada vez que eu falo
sinto teu vigilante
e imaginário lápis
apontando palavra
por palavra
meus pecados.

Tua secreta
e intransigente cólera
é uma intrusa
em nosso destino.

Mas o amor não tem
couraças, e das veias
não se podem extrair
impulsos secretos
de censura.

Ao fim e ao cabo,
como viver totalmente
puro das gangrenas
do discurso?

Fonte:
Poemas enviados pela poetisa

Nenhum comentário: