domingo, 11 de agosto de 2019

Leandro Bertoldo (Mapinguari)


Conta a lenda que existia na floresta um bicho esquisito que, dizem, comia gente... Chamava-se Mapinguari! Esse bicho eu sei que ninguém conhece, mas ele é conhecido de outro bicho que esse... Também ninguém conhece! Sabe que bicho era? Nada mais, nada menos do que o Rei Zilá, o Rei da escuridão... Bem, se isso é verdade eu não sei... O que eu sei é que essa história é mesmo de assustar, e começa assim...

Quero levantar da sombra
e o mundo dominar.
Quero fazer do escuro
um lugar pra se morar.
Quero um mundo diferente,
quero todo mundo respeitando a gente.
Quero um planeta sem cor,
quero que o perfume abandone a flor.
Eu sou Zilá, há, há, há, há!
Eu sou a sombra, há, há, há, há!
Faço do escuro um medo engasgado
e acato o lamento do choro vingado!
A sombra me aquece,
o terror engrandece,
a feiura estremece...
Eu sou o mestre!
Eu sou Zilá, há, há, há, há!
Eu sou a sombra, há, há, há, há!
Eu sou Zilá!

Só que nessa história não tem Zilá nenhum... Ele é só conhecido do Mapinguari, o tal bicho de nome esquisito que vivia na floresta! Ele era grande... Quase quatro metros! Tinha os cabelos vermelhos e as orelhas pontudas. Vivia no meio das árvores e imitava o pio dos pássaros... Fiu, fiu... prrrrit, prrrrit!

Em noite de lua cheia ele se transformava em menino, saia e entrava no terreiro das casas à procura de comida. Todos tinham medo dele, tinham medo da noite e tinham medo da lua...

— Besteira! Isso não existe... — diziam os mais jovens.

— Cuidado, meninos, com o bicho... — diziam os mais velhos.

Um dia, apareceu no terreiro da casa de um caçador um menino estranho. O caçador, ouvindo um barulho, foi até a janela, mas não viu ninguém. Até que ouviu um batido na porta...

TOC, TOC, TOC!

O caçador foi andando até a porta...

— É... Quem está aí?

— É o bich... Quer dizer, é um menino...

— Menino?!

O caçador, então, lembrou que aquela noite era noite de lua cheia! E já meio amedrontado, perguntou:

— E o que você quer, me-me-menino?

— Ah, apenas um pouco de comida!

Comida? Menino?! Lua??!! E o caçador já bastante amedrontado, perguntou:

— E o que, vo-você co-co-come, me-menino?

— Ah, qualquer coisa... Até mesmo um pedaço de pão!

Ah, que alívio! Não era o bicho, pois esse comia gente! O caçador, então, cheio de coragem abriu a porta...

NHÉÉÉÉÉÉ....

Quando ele abriu a porta... Sabe o que ele viu? Viu que, de fato, era um menino, e que ele tinha os cabelos vermelhos e as orelhas pontudas...

— Ai, meu Deus do céu!! É o bicho! É o bicho! Socorro, meu Deus do céu! Ai, ai, ai, ai, ai... Socorro! É o bicho, meu Deus!

— Sim, sou o bicho! Transformei-me em menino e vim me encontrar com o senhor!

— E vai me comer, bicho do mato?

— Do mato eu sou, do mato em vim, mas não vou comer ninguém... Vim para dizer que existo, mas não sou mal como dizem que sou!...

— Veio para dizer isso?! — perguntou o caçador admirado.

— Vim para pedir uma coisa! Não tenham medo de mim, como a todos os meus amigos animais. Vocês é que nos caçam, vocês é que nos comem e, muitas vezes, não por fome...

O caçador ouvindo isso abaixou a cabeça e, envergonhado, pediu desculpas pelas atitudes malvadas dele. Quando levantou a cabeça não mais viu o menino-bicho, que já havia voltado para a floresta. Ouviu apenas um som longo e fino sumindo pela noite.

Fiu, fiu... prrrrit, prrrrit!
_____________________________
Para ouvir o conto narrado:
https://www.youtube.com/watch?v=vibok8YknYk&w=676&h=381

Fonte:
Colaboração do Autor

Nenhum comentário: