domingo, 10 de dezembro de 2023

Como Escrever Ficção Científica – parte 2

II – Construindo uma ambientação de ficção científica

1) Escolha um período de tempo para a sua história. 

Embora a maioria das histórias de ficção científica aconteça no futuro, é possível usar qualquer época. Por exemplo: você pode pensar em uma trama na qual uma raça alienígena invade uma cidadezinha de interior na década de 1950 ou pensar em um enredo no qual os personagens viajam para o passado. 

Pense no que é mais adequado para a sua história. Você vai ter mais liberdade para explorar ideias se usar o futuro do que se usar o passado.

Se você usar o passado, pesquise bastante sobre a época em questão para saber mais sobre as tecnologias, os eventos e a forma de as pessoas falarem. Estude as roupas típicas e os costumes da época.

2) Faça pesquisas sobre lugares e histórias reais para incorporar tudo ao seu mundo. 

Mesmo que o enredo aconteça em um planeta distante, busque inspiração em culturas e eventos da Terra para deixar a história um pouco mais pé no chão.
Por exemplo: O Conto da Aia acontece no futuro próximo, mas os temas de tratamento às mulheres e escravidão são pertinentes à nossa cultura. 

Incorpore práticas culturais diferentes ao criar uma raça alienígena. 
Por exemplo: você pode misturar uma cultura nômade e o estilo de vestimenta dos vikings.

3) Incorpore a ciência de verdade à forma de o mundo funcionar. 

Mesmo que você queira personagens que voem, explique por que e como eles conseguem. Baseie-se na realidade para que os leitores se familiarizem um pouco com a história e não se percam no seu universo. 

Se você for apresentar uma tecnologia totalmente nova aos leitores, descreva-a em detalhes para que eles entendam tudo. 
Por exemplo: Perdido em Marte usa a ciência real para enviar um homem a Marte e explicar como ele consegue sobreviver no planeta.

4) Pense nos cinco sentidos para descrever o ambiente da história.

Imagine como os personagens da história usariam a visão, a audição, o tato, o paladar e o olfato. Assim, você vai criar uma ambientação mais vívida e que facilite a imersão dos leitores.

Descreva as experiências dos personagens quando eles chegarem ao ambiente onde a história acontece. O que eles veriam? Quem estaria ali?
Por exemplo: se a história acontece em um mundo em que os oceanos secaram, você pode descrever o calor, o sabor e o cheiro do sal no ar e os grandes depósitos salinos que restaram no lugar dos mares.

5) Escreva descrições para cada detalhe da trama para entendê-los melhor. 

Escreva alguns parágrafos breves sobre o cenário, as pessoas, a cultura e os animais de cada local da história. Pense nesses cenários e em como os personagens interagem com eles. Se você precisar de algo mais detalhado ou específico, faça uma pesquisa mais aprofundada.
Por exemplo: se você fosse descrever Pandora, do filme Avatar, seria legal imaginar algo como “Pandora é um planeta coberto por florestas e habitados pelos Na’vi, uma raça de humanoides azuis que vivem em sociedades tribais, com chefes e líderes espirituais como guias. Eles têm um laço especial com a fauna e a flora à sua volta”.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = 
continua…
Fonte: Wikihow

Nenhum comentário: