quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Gislaine Canales (Glosas Diversas) LIX


AMA! SÊ BOM!
 
MOTE:
 Ama, sê bom, e terás
horas tranquilas e calmas…
O amor é um sol que desfaz
a neblina que há nas almas!...
José Maria Machado de Araújo  
Vila Nova de Famalicão/Portugal, 1922 – 2004, Rio de Janeiro/RJ

GLOSA:
Ama, sê bom, e terás
o teu coração contente,
e assim, também, tu farás
mais feliz, muito mais  gente!
 
O amor traz ao coração
horas tranquilas e calmas...
E as mãos doces da emoção,
unem-se batendo palmas!
 
Na bondade sempre há paz,
é a morada da alegria!
O amor é um sol que desfaz
a tristeza que angustia!
 
Vem, aquece a humanidade,
pois com teu calor acalmas
e terminas de verdade
a neblina que há nas almas!…
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = 

RELER MENTIRAS...
 
MOTE:
Não deixe as cartas que eu mando
sem resposta, por favor,
porque é bom de vez em quando
reler mentiras de amor.
Maria Nascimento Santos Carvalho
Rio de Janeiro/RJ

GLOSA: 
Não deixe as cartas que eu mando
guardadas, sem  as abrir,
pois fico ansiosa esperando...
Quero de novo sorrir!
 
Não deixe nunca, eu lhe peço,
sem resposta, por favor,
minhas cartas, e eu confesso,
sem elas é grande a dor!
 
Eu fico feliz, sonhando,
em verdadeira utopia,
porque é bom de vez em quando
sentir em nós, a alegria!
 
No universo da ilusão
o meu mundo é encantador,
faz bem ao meu coração
reler mentiras de amor.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = 

A TROVA
 
MOTE:
A trova emite um conceito,
com tal engenho e primor,
que deixa o autor satisfeito,
e muito mais o leitor.
Miguel Russowsky  
Santa Maria/RS ,1923 – 2009, Joaçaba/SC

GLOSA:
A trova emite um conceito,
e uma mensagem bonita,
que cativa com seu jeito...
Nada no mundo a limita!
 
Com roupagem sempre nova,
com tal engenho e primor,
ao nascer mais uma trova,
nasce sempre um novo amor!
 
É um amor que estoura o peito
trazendo paz e alegria,
que deixa o autor satisfeito,
ao ver a sua poesia!
 
A trova é semente pura
agradando o seu feitor,
enobrecendo a cultura
e muito mais o leitor.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = 

PERTO DO MAR...
 
MOTE:
Na tarde suave e bonita,
sento-me perto do mar,
pela amplidão infinita
deixo minha alma vagar!
Reinaldo Aguiar
Natal/RN, 1921 – 2010

GLOSA:
Na tarde suave e bonita,
olhos fitos no horizonte,
a felicidade grita
e o eco forma uma ponte!
 
Feliz, cheia de alegria,
sento-me perto do mar
e vivo, em mim, a poesia
que terna vem me abraçar!
 
A onda mansa se agita
num carinho encantador...
pela amplidão infinita
eu viajo com ardor!
 
Na onda espumante e linda,
que vem os meus pés beijar,
sentindo ternura infinda
deixo minha alma vagar!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = 

NOSSAS MENSAGENS
 
MOTE:
As mensagens de esperança
que trocamos, tu e eu,
são hoje apenas lembrança
da esperança que morreu!
Silvina Antunes Leal
Santos/SP
 
GLOSA:
As mensagens de esperança
entre nós dois, eram lindas,
falavam da nossa andança
e de ternuras infindas!
 
Lembro, ainda, dos carinhos
que trocamos, tu e eu,
foi luz em nossos caminhos,
diminuindo o triste breu!
 
Mas a bem-aventurança
dessas  mensagens de amor,
são hoje apenas lembrança,
que nos causa angústia e dor!
 
E essa dor, em nós, tão triste,
e que nenhum esqueceu,
comprova que nada existe,
da esperança que morreu!…

Fonte:
Gislaine Canales. Glosas Virtuais de Trovas X. In Carlos Leite Ribeiro (produtor) Biblioteca Virtual Cá Estamos Nós. http://www.portalcen.org. Agosto 2003.

Nenhum comentário: