domingo, 8 de janeiro de 2012

Guerra Junqueiro (O Talismã)


Dois habitantes da mesma cidade exerciam nela a mesma indústria, mas com resultados bem diversos: um enriquecia-se e o outro arruinava-se, o que não era de espantar, pois que o primeiro zelava os seus negócios com uma actividade infatigável, enquanto que o segundo, entregue inteiramente aos seus prazeres, encarregava os estranhos da direção da casa.

– Explica-me, disse um dia este último ao seu colega, qual é a razão porque a sorte nos trata de modo tão diverso? Vendemos iguais mercadorias, a minha loja está situada corno a tua e apesar disso, enquanto ganhas, eu não faço mais do que perder. E não é porque eu seja estroina: não bebo, nem jogo. Chego a pensar algumas vezes se não terás por acaso algum feitiço ou talismã.

– Efetivamente, respondeu o outro, herdei de meu pai um talismã de uma virtude incomparável. Trago-o ao pescoço e ando assim com ele todo o dia por toda a casa, do celeiro à adega, e da adega ao celeiro. E o caso é que me corre tudo às mil maravilhas.

– Olé, meu querido colega, empresta-me, pelo amor de Deus, essa relíquia milagrosa!

– Pois vem buscá-la amanhã de manhã.

Quando ao outro dia foi procurar o seu generoso concorrente, apresentou-lhe este uma avelã, através da qual tinha passado um fiozinho de seda.

O nosso homem pô-la imediatamente ao pescoço, e começou a correr por toda a casa. Observou então a completa desordem de tudo aquilo. Na adega faltava-lhe vinho, cerveja e azeite; na cozinha, o pão, a carne e os legumes; no celeiro, o milho, o trigo, o feijão; na estrebaria, o feno e a aveia, roubados das manjedouras dos cavalos; viu finalmente, como os seus livros e registros andavam mal escriturados; viu tudo isto e que era necessário remédio, compreendendo que o dono da casa nunca pode ser substituído por terceira pessoa na direção dos seus negócios.

Passados dias foi entregar ao dono o precioso talismã, agradecendo-lhe duplamente o bom conselho, e a maneira delicada por que lho tinha dado.

Fonte:
Guerra Junqueiro. Contos para a infância.

Nenhum comentário: