quarta-feira, 5 de junho de 2019

Caldeirão Poético XXIII


AMILTON MACIEL MONTEIRO
São José dos Campos/SP

Amor

Na fórmula do amor, os componentes
que não podem faltar de nenhum jeito
são raros; já os demais são bem frequentes,
de uso, ou não, sem nenhum preconceito.

No entanto, há alguns itens eficientes,
que, se um faltar, já surge algum defeito,
perdendo-se a receita e os agentes;
tal caso é o do perdão, de raro efeito!

A fineza no trato, a educação,
o respeito devido a todo irmão
de qualquer raça condição, ou cor...

O trato diferente com a mulher,
tenha ela as origens que tiver,
são componentes raros do amor!

ANTONIO JUSTO
Portugal

Quem Sou


Um rio, um mar
Um monte, um vale
A Freita no Arda
Ao Douro a chegar
Um casco sem velas
A quilha do convento
No capricho do vento
Só espuma a formar
Sou Arouca no porto
A nação a boiar
Nas ondas de um povo
Sem rumo levar

ELISA ALDERANI
Ribeirão Preto/SP

Coser


Sempre gostei de brincar
com linhas coloridas, agulhas, botões ...

Costurava para boneca
Ajudava minha mãe
arrumar meias furadas...
ela brincava também!
Colocava na meia uma bolinha
e o buraco aparecia...
Mais tarde,
Cronos costurou minha vida,
juntou retalhos,
cortou, alongou, desmanchou
refez modelos...
As roupas velhas não dei jeito...
muito surradas!

Agora costuro
Palavras.
Não furo mais meus dedos!

FRANCISCO JOSÉ PESSOA
Fortaleza/CE


O inverno se me avizinha
e no espelho, a contragosto,
vejo que o tempo caminha
deixando rastro em meu rosto!

GISLAINE CANALES
Herval/RS, 1938 – 2018, Porto Alegre/RS

O Mar e Eu...


MOTE:

Velho mar, soturno e rude,
entre nós, que afinidade:
- Gemendo a mesma inquietude!
- Chorando a mesma saudade!
Helvécio Barros
Macau/RN, 1909 – 1995, Bauru/SP


GLOSA:
Velho mar, soturno e rude,
contigo, me identifico,
viver sem ti, nunca pude,
longe de ti, triste eu fico!

Um para o outro, nascemos!
Entre nós, que afinidade:
É por isso que vivemos
juntos, a felicidade!

É linda a tua atitude,
se eu choro, choras comigo,
- gemendo a mesma inquietude!
És mar, meu melhor amigo!

Em dias lindos de Sol,
sorrimos a alacridade...
Mas te encontro, no arrebol,
- chorando a mesma saudade!

JOÃO BATISTA XAVIER OLIVEIRA
Bauru/SP


Se a vitória é consequência
dos degraus da falsidade,
os valores da aparência
jamais compram dignidade.

MIA COUTO
Moçambique

Destino


à ternura pouca
me vou acostumando
enquanto me adio
servente de danos e enganos

vou perdendo morada
na súbita lentidão
de um destino
que me vai sendo escasso

conheço a minha morte
seu lugar esquivo
seu acontecer disperso

agora
que mais
me poderei vencer?

NEI GARCEZ
Curitiba/PR


Trovador é ortopedista
muito especializado,
pois, toda Trova em revista,
diagnostica o "pé quebrado".

ÓGUI LOURENÇO MAURI
Cantanduva/SP


Procura Deixar Saudade!

Por que tens tanta ambição
Nos triunfos materiais,
Se nós temos por missão
Reter só os bens morais?

Por que pensas em acúmulo
De bens tangíveis que assanham,
Se sabemos que, além-túmulo,
Eles não nos acompanham?

Por que não formas riqueza
De ações espirituais,
Que te ligam, com certeza,
Ao Plano para onde vais?

Por que não ousas, então,
Iniciando tua obra,
Repassar para um irmão
Tudo aquilo que te sobra?

Quando de teu desenlace
Rumo à Espiritualidade,
Na Terra, por sua face,
Procura deixar saudade!

OLIVALDO JÚNIOR
Mogi-Guaçu/SP

Re-pouso


E, na grande sala vazia,
entre os lustres e o lustro
que o chão de tacos
mantém,
mantenho os pés
de frente aos seus
e, neles, re-pouso,
pouso
meus passos.

Exausto, mas
inda insisto em crer
nos sonhos,
na estrada que inda
tenho
a minha frente...

Enfrento a contradança
com o destino
como se enfrenta a luz
do palco
e, mesmo oscilante,
opaco,
mesmo em crise
com o que tenho
a oferecer,
re-pouso em seus pés
e, neles, pouso
enfim
a minha alma.

OLYMPIO COUTINHO
Belo Horizonte/MG

Livrarias populares
lembram divinos recantos
onde estantes são altares,
onde os livros são os santos.

PAULO WALBACH PRESTES
Curitiba/PR


A Gente e o Tempo
 
E o tempo é presente
Dando voltas no passado
Ao encontro do futuro
Que ainda está ausente.

E com ele a vida embala,
Embalando nossa gente,
desde o dia da explosão
em que abrimos nossa mente.

E o tempo nos carrega
Por caminhos nem pensados
Aonde vai, a gente leva
Leva todos irmanados.

Como ondas e marolas
Vamos indo com o tempo
Carregamos na memória
como o sopro de um vento...

Como as flores coloridas
Na carona desse tempo,
Se transformam em mais vidas
Polinizadas pelo vento.

Somos nós ou é o tempo
que carrega a toda história,
Tão ligeiro ou tão lento
Sem perdermos a memória!

TERESINKA PEREIRA
Estados Unidos
 
Estátuas

Os heróis
nas estátuas
são lembrados pelas
gerações futuras.
Seria isto uma
recompensa
ao seu esforço
humanitário?
Mas as estátuas
abandonadas
são cobertas de plantas:
uma sincera homenagem
da Natureza.

VIVALDO TERRES
Itajaí/SC

Aqui não somos nada


Já não te vejo tão bonita e atraente!
Como nos tempos...
Que te amei perdidamente.

Ao te encontrar nas ruas, ou em salões.
Feliz ou infelizmente,
Já não me chamas atenção,

Com aquele rosto deslumbrante...
Que me encantava!
E me deixava vencido,
E com aquele sorriso zombador.
Que me deixava...
Mais e mais entristecido!

Agora sentes que perdeste aquele encanto...
Aquele charme que feria e magoava,
O tempo fez questão de castigar-te.
Para saberes que tudo muda,
E que aqui não somos nada.

Nenhum comentário: