sábado, 29 de junho de 2019

Luiz Poeta (Ele Foi Meu Aluno)




Às vezes fico pensando sobre a vida da gente neste cantinho de planeta chamado sala de aula...

Fico imaginando o que mais podemos esperar desse mundo tão conturbado, repleto de violência, medo e sonhos frustrados por uma bala perdida, uma agressão desnecessária ou por um acidente provocado por um carro desgovernado..,

Aí vem a pergunta: - Além da relação das pessoas com Deus, o que mais pode ampará-las nos momentos mais difíceis? Será que a gente consegue sobreviver no meio de tanta má informação, tanto desrespeito pelas normas sociais, tantas mentiras e demagogias? 

Os políticos mentem, as autoridades mentem, alguns religiosos mentem... e nós, como ficamos? Em quem devemos acreditar? Como devemos nos comportar? 

No meio dessa confusão toda, ainda restam as escolas, os alunos, os professores, os pais e as pessoas que fazem parte da nossa vida e que, no fundo, querem o nosso bem...

Na verdade, ninguém gosta de ouvir a "verdade". É muito mais cômodo e até agradável que um professor, por exemplo, concorde ou aparente concordar com tudo que a gente faça, deixando de estabelecer limites para o nosso comportamento... mas será que ele está dizendo a verdade para nós? Será que quando o professor tenta falar a nossa própria linguagem, ele não tem uma outra intenção que não seja a de nos conhecer melhor para poder nos socorrer na hora certa? 

É meio complicado, não acha?  ...ou será que a complicação está só na nossa cabeça tão... teimosa?  

Sabe de uma coisa? Nós, educadores, também já fomos alunos, entretanto estamos aprendendo muito mais agora com vocês.

E claro que às vezes ficamos irritados, falamos alto e até gritamos para mostrar o óbvio: quem é responsável pela aula é o professor. Mas... e você? Já parou para pensar sobre isso? Já percebeu que quando você procura ser diferente, agindo de forma errada em relação aos demais, alguém tem que repreendê-lo "verdadeiramente"? 

Ou você se julga único nesse planeta de bilhões de pessoas que tem os mesmos sonhos, a mesma dificuldade, a mesma... eletricidade?  

Há um pensamento que diz o seguinte: "Deus nos dá o dom, o talento Ele deixa por nossa conta". Mas... o que é talento? É ser diferente invadindo a autoridade dos outros  É procurar reagir de modo arrogante e agressivo quando alguém não aceita a nossa indisciplina? ... ou é mostrar criativamente o que a gente pode fazer de bom para a vida, para a sociedade e para nós mesmos? 

Quando você estiver solto no mundo, por mais que não goste deste ou daquele professor, o tempo cobrará um preço. Será que você pode pagá-lo? Afinal, o mundo não é feito de professores... nem de pais... nem de parentes que costumam chamar a nossa atenção quando a gente erra... o mundo é implacável!

Algumas pessoas mentem para nós, outras falam a verdade, mas se nós não soubermos a diferença e aproveitar o melhor que há em cada uma delas, tudo que nos tenham ensinado terá ido por água abaixo.

Daqui a bem pouco tempo, você estará livre do seu professor, porém ele continuará falando as mesmas coisas para pessoas como você; continuará tentando mostrar o lado sensato, correto dos fatos.

E sabe o que o professor quer de você? Que você seja melhor do que ele, que seja verdadeiramente um vencedor e que ele possa admirá-lo muito mais e dizer, enfim, orgulhosamente:

- Ele foi meu aluno.

Fonte:
Livro enviado pelo autor
Luiz Gilberto de Barros (Luiz Poeta). Canção de Ninar Estátuas. 1.ed. Ilhéus/BA: Mondrongo, 2014.

Nenhum comentário: