segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Dorothy Jansson Moretti (E o Verão Que não Chega)

Curitiba - além de capital do Paraná — é capital de muita coisa bonita; capital do verde, capital das flores, capital do Natal… mas  também —infelizmente—capital de uma coisa até bonita, mas extremamente desagradável: o inverno!

Estou aqui desde Março, e nesse tempo todo nunca pus um vestido leve, e com exceção do dia 25 de Outubro, quarta-feira passada, nunca pude dormir sem meias.

Lembro-me que em anos passados eu não podia vir a Curitiba no inverno. A pele das mãos e dos pés parda-se, chegando ate a sangrar. Somente após meu longo "estágio" de vinte anos em São Paulo (que em matéria de frio pouco perde para Curitiba), é que consegui, não digo acostumar-me, mas pelo menos suportar o frio incenso desta capital sem outros problemas que tremores e pés frios.

Há uma velha piada segundo a qual alguém, de fora, contava que em seu lugar de origem o tempo era tão instável que frequentemente as quatro estações do ano aconteciam num dia só. Ao que um curitibano replicou: "Pois nós aqui, ao contrário, só temos duas estações; a Rodoferroviária... e o inverno…

E esta outra: Um forasteiro perguntou a um nativo deste frigorífico há quanto tempo fora o último verão em Curitiba. Ele pensou, pensou, e respondeu: "Eu não me lembro direito… faz tanto tempo, mas... se não me engano, caiu num domingo..."

Eu também posso afirmar convictamente que este ano o verão aqui, caiu numa quarta-feira, precisamente no dia 25 de Outubro, a quarta-feira passada.

(O Guarani — 11/11/1989)

Fonte:
Dorothy Jansson Moretti. Instantâneos. São Paulo: Dialeto, 2012.
Livro enviado pela escritora.

Nenhum comentário: