sábado, 15 de outubro de 2011

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n. 365)


Uma Trova Nacional

Professor... a escola é um templo!
Nele, a criança inocente,
à luz do teu nobre exemplo
vence a treva e faz-se gente!
–CAROLINA RAMOS/SP–

Uma Trova Potiguar

No seu trabalho fecundo,
um professor exemplar
não pode mudar o mundo
mas nos ensina a mudar!
–FRANCISCO MACEDO/RN–

Uma Trova Premiada

1996 - Bandeirante/PR
Tema: RUA - Venc.

O que é um beco? E a Leonora
que de esperteza se cobre,
respondeu à professora:
Um beco, é um motel de pobre!...
–JOSÉ MARIA M. DE ARAUJO/RJ–

Uma Trova de Ademar

Fiquei comigo a pensar
quando eu quis ser Trovador.
Se tem Deus para ensinar...
Não preciso Professor!
–ADEMAR MACEDO/RN–

...E Suas Trovas Ficaram

Nas pernas, a cola escrita!
e o professor, só olhando,
fica feliz quando a Rita
ergue a saia e vai colando...
–P. DE PETROS/SP–

Simplesmente Poesia

Professor...Apesar de Tudo!
–ADEMAR MACEDO/RN–

Parabéns a você, que é Professor,
que recebeu de Deus essa missão
de nos dar o saber, numa lição,
no bê-á-bá do carinho e do amor;
na cartilha que teve o seu valor,
a tabuada... Ninguém vai esquecer!
Quem não lembra da carta de ABC,
o primeiro vestibular da vida...
E à professora, mal paga e esquecida,
este poema é também para Você!

Estrofe do Dia

Tal qual a pedra bruta a lapidar,
um dia eu fui levado para a escola.
Senti-me preso ali numa gaiola
e, coitadinho, tinha que estudar
e o bê-á-bá, tentava soletrar.
Estava ali com minh’alma inquieta
ouvindo a professora em sua meta
de ensinar-me o que ainda eu não sabia:
que com letras faria a poesia
no dia em que eu viesse a ser poeta.
–GILSON FAUSTINO MAIA/RJ–

Soneto do Dia

Ser Professor.
–LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA/MG–

Ser professor é ser um lavrador
que comporta a missão alvissareira
de cultivar a mente como flor
e prepará-la para a vida inteira!

É dar ao mundo, com desvelo e amor,
mais uma alma pura e verdadeira,
moldada nos augúrios do valor
pra desejar vencer, ser a primeira!

E que essa alma, no ruflar dos sonhos,
só busque o bem e os trilhos mais risonhos
de um nobre vicejar do pensamento...

Não olvide, porém, dessa lição
e renda ao mestre, com dedicação,
o merecido reconhecimento!

Fonte:
Textos enviados pelo Autor

Nenhum comentário: