sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Hernando Feitosa Bezerra Chagall (Cantares) II

LADY

Estou no coração de Deus
Quietinho quentinho feliz
Lugar onde a vida pulsa
Uma alegria aprendiz.

Aqui não temo mais nada
Aqui não me sinto sozinho
Qualquer vereda ou estrada
Leva-me ao mesmo destino.

Aqui o rei sou eu
E todas as eras, minhas
Estou no coração de Deus
No ventre desta rainha.

PEDIDO

À noite
Sozinho clamei
E uma estrela cadente
Veio me atender
Mandou-me fazer
Três pedidos
E eu pedi:
Você
Você
Você.

PAIXÃO

Quão só é o coração que ama
E não é também amado
Brilha inútil a bela chama
Para outro meio apagado

Bate no peito desvalido
Desprotegido desesperado
E acaba aos poucos ferido
Triste desamparado

Mesmo todo machucado
Basta um meigo e quente abraço
Para esquecer toda dor

E esse coração magoado
Reencontra neste afago
Agora o sempre e mesmo amor.

ENCANTO

Comparo – te
Às notas musicais
Um suave bouquet
De cantigas matinais

Rosa cor do sol
Bela como a manhã
Desabrochado arrebol
Deliciosa romã

Pétala de luz
Gostoso favo de mel
Flor que me conduz
Às portas abertas do céu.

MAGIA

O homem com sua pena
Escreve um belo poema
Na linda página mulher

E essa revela um dia
A essência da poesia
Na magia de um novo ser.

LEITURA

Amor
Substantivo concreto
Prazer na ponta da língua
Dos lábios, na ponta dos dedos...
Na chave que abre a porta
Na porta que rejeita o medo.
Maravilhoso insight
Deliciosa leitura
Braille.

FLOR DE LIS

És o amor
Que chegou na primavera
Uma pequenina flor
De todas a mais bela

És uma linda estação
Onde não há mais partidas
Faz meu coração
Abrir-se para a vida

És assim
E muito, muito mais
És para mim
Um encontro com a paz.

AROMA

Tua cabeleira cheirosa
Tocha flamejante ao vento
Raios encaracolados de sol

É como um jardim de rosas
Um noturno movimento
Uma saudade em arrebol

Um mar bravio um furacão
Que ao abraçar com os lábios
Procuro beijar com as mãos.

CATIVO

Gosto do teu jeito doce
De gostar de mim
Gosto do teu jeito alegre
Que me deixa assim

Pronto pra abraçar teu corpo
Sentir teu calor
Pronto pra enfrentar o mundo
E qualquer dissabor.

Gosto de sentir-me único
Um verdadeiro Deus
Quando quietinho ressono
Entre os braços teus

Gosto de saber que a vida
Bailarina gira em torno de mim
Meiga graciosa feminina
Linda, gostosa, e afim.

Mas gosto muito mesmo
É de caminhar
Cativo amarrado e preso
No teu lindo olhar.

JARDIM

Havia muita tristeza
No jardim dos homens sós
Nenhuma cor ou beleza
Nenhuma flor uma só

Então Deus semeou este jardim
Com belas e variadas flores
Rosas dálias jasmins...
Numa enorme profusão de cores

E elas seguiram se abrindo
Por entre canteiros diversos
Exalando perfumes parindo
Com doce alegria, universos.

CAMONIANO

Amar é fogo
Que arde pra danar
É ferida aberta
Que não quer sarar

É um querer
Sem vergonha
A sós a dois a dez
Em pé sentado ou deitado em fronhas

É querer estar emaranhado
Entre braços pernas e bocas
Numa harmoniosa briga de coxas

Mas para não causar nenhum pavor
Nem humanas susceptibilidades
Não chamarei de amor a qualquer sacanagem.

COVARDE
 

Longe da algazarra
No silêncio da palavra
O poeta se esconde

Sentindo insatisfeito
Pulsar forte no peito
Seu coração insone

Que luta com a rima
Pelo amor que o anima
Alegra machuca e consome.

Fonte:
Hernando Feitosa Bezerra. Cantares.  Universidade da Amazônia – NEAD.

Nenhum comentário: