sábado, 5 de novembro de 2011

Dulce Auriemo


Natural de São Paulo. Graduou-se em Comunicações na FAAP e suas atividades sempre estiveram relacionadas com a área cultural.

Como escritora participou de importantes movimentos literários, entre eles a U.B.T. - União Brasileira de Trovadores.

É musicista e concentrou seus estudos em piano, violão e flauta. Freqüentou cursos de aperfeiçoamento em técnica vocal no Brasil e EUA.

A paixão pela música fez com que sua obra literária tivesse sempre uma característica litero-musical. Iniciou a trajetória como compositora, poetisa e intérprete de suas canções gravando o primeiro disco em 86, com 12 obras – letra e música de sua autoria- “Como um Sonho”, relançado em 2002.

Produziu diversos projetos musicais com seu grande incentivador, professor de piano e harmonia moderna, arranjador e intérprete instrumental de suas canções, Amilton Godoy. Em destaque, a premiada edição bilíngüe que inclui álbuns de partituras e CDs – “Piano Solo Compositores Brasileiros” Vol. I (Dulce Auriemo) e Vol. II (Amilton Godoy).

Compôs mais de 50 canções (letra e música) tendo 46 gravadas e editadas em livros contendo poemas musicados, textos literários e partituras com arranjos para piano solo, corais e orquestras. Como letrista é parceira de importantes nomes da MPB, como: Paulinho Nogueira (em oito canções) e Amilton Godoy, em “Notas Que Falam”.

Foi Diretora de Promoções Culturais do Esporte Clube Pinheiros por 11 anos, de 1990 a 2001. Nesse período criou e coordenou diversos projetos que entraram para o calendário Cultural do Clube, entre eles: “Projeto Noites Culturais”, “Clássicos em Concerto”, “Arte Literária”, “Arte em Compasso” e “Arte Natureza”. Foi a primeira Diretora Cultural da Acesc e desenvolveu a Maratona Cultural Interclubes juntamente com a Secretaria de Estado da Cultura.

Pertence ao Grupo de Escritores do Clube Pinheiros, à Rede de Escritoras Brasileiras-REBRA, e à União Brasileira de Escritores – UBE.

É Diretora voluntária de Artes Musicais da AMEM (Associação dos Amigos do Menor pelo Esporte Maior).

É autora do Projeto Espantaxim.

Projeto Espantaxim

Dulce Auriemo é casada, tem quatro filhos e oito netos. Foram os primeiros netinhos que a inspiraram para estrear na Literatura Musical Infantil, com o lançamento do livro/CD “Espantaxim e o Castelinho Mágico – 14 Canções de Dulce Auriemo“. Incentivadora das artes e sempre cultivando música e poesia apresenta um novo trabalho com uma história inédita para o mundo infantil, a criação de 18 personagens e músicas, que valorizam ritmos bem brasileiros.

É autora de vários livros de literatura e CDs relacionados aos personagens do Castelinho Mágico.

Criou e dirige a empresa D.A. Produções Artísticas e o Selo D.A.Music, possibilitando assim, com o apoio da equipe D.A., o desenvolvimento desse projeto cultural adotado por centenas de escolas e instituições beneficentes. Com caráter pedagógico mais direcionado à pré-escola, estimula as crianças ao aprendizado musical e à literatura, assim como à preservação do meio ambiente e à cultura da Paz.

Lançou o Projeto Espantaxim em setembro de 2002 e já atingiu milhares de pessoas de todas as idades através de apresentações em teatros, clubes, escolas, livrarias, ações sociais e shows beneficentes.

Recebeu o PRÊMIO JABUTI / 2009 - com o livro/CD "MEU PRIMEIRO ÁLBUM DE PIANO SOLO" - na categoria DIDÁTICO/ PARADIDÁTICO. Esse livro/CD é uma edição bilingue que reúne 14 canções de sua obra literária e musical "Espantaxim e o Castelinho Mágico", com arranjos para Piano Solo elaborados por Amilton Godoy.

Criou o site www.espantaxim.com.br

LIVROS DE PARTITURAS COM POESIAS E TEXTOS EXPLICATIVOS

Piano Solo: Compositores Brasileiros – volume I
Livro acompanhado de CD, com 12 obras de autoria de Dulce Auriemo e arranjos completos para piano solo de Amilton Godoy
Produção artística: Dulce Auriemo e Amilton Godoy
1991.

Piano Solo: Compositores Brasileiros – volume II
Livro acompanhado de CD, com 16 obras de Amilton Godoy
Produção artística: Dulce Auriemo e Amilton Godoy
2000.

LITERATURA MUSICAL INFANTIL

Espantaxim e o Castelinho Mágico - 14 canções de Dulce Auriemo
Livro ilustrado acompanhado de CD, com 14 canções. Uma contribuição para a educação musical infantil brasileira, contendo aspectos pedagógicos e partituras cifradas.
2002

Apresentando os Personagens
Livro de apresentação dos 18 personagens da Turminha do Castelinho Mágico.
2003

Brincando e Aprendendo com a Turminha do Espantaxim e o Castelinho Mágico
Livro de atividades n°1, com cartinhas para destacar sem uso da tesoura, jogos criativos e figuras para colorir.
2003.

É Natal
Livro acompanhado de CD com duas canções natalinas.
A música "É Natal" é uma parceria de Dulce Auriemo com o violonista Paulinho Nogueira.
2003

Castelinho Mágico de Trovas
Livro acompanhado de CD didático, contendo música, orientações e playback. Destaque da poesia aliada à música. A autora Dulce Auriemo escreveu esse livro em trovas para contar quais são os instrumentos preferidos de cada personagem do Castelinho Mágico.
2008.

Meu Primeiro Álbum de Piano Solo
Prêmio Jabuti 2009, vencedor na categoria didático/paradidático (2° lugar).
Livro acompanhado de CD, com arranjos completos de piano solo para principiantes e ilustrado com os personagens da Turminha do Castelinho Mágico.
As versões literais das canções foram elaboradas com algumas adaptações para que, sem modificar a mensagem das letras, também pudessem ser cantadas em inglês.
2008.

Coleção Bebês

Contém três livros ilustrados com lindas figuras coloridas, em páginas resistentes e com cantos arredondados. Dedicados à Educação Infantil, incentivam o princípio da alfabetização e o desenvolvimento do vocabulário. As crianças irão encontrar os encantadores personagens da Turminha do Castelinho Mágico e instrumentos musicais.

ABC do Espantaxim
Livro com as 26 letras do alfabeto.
2010.

123 do Espantaxim
Livro com números de 1 a 20.
2010.

Cores do Espantaxim
Livro que apresenta as cores.
2010.

Makiko e Tatuiuiú – Guardiões da Natureza
Livro acompanhado de CD. A música é em ritmo de capoeira. A história é narrada pela autora com efeitos sonoros próprios da floresta.
2010.

Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico - Prêmio Espantaxim 2010
Antologia que reúne o resultado do I Concurso Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico – Prêmio Espantaxim 2010, realizado durante a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no estande da D.A. Produções Artísticas. Foram escolhidas mensagens e redações de crianças de 7 a 12 anos sobre o tema: "Guardiões da Natureza – O que você faria para também se tornar um guardião da natureza?”.
2011.
Faça o download gratuito em PDF em
http://www.espantaxim.com.br/images/stories/livros/livro-antologia-espantaxim.pdf

OBRAS LITERÁRIAS EM ANTOLOGIAS – CONTOS, CRÔNICAS E POESIAS

Outono 2006 e Terra Molhada
Pequena Antologia de Escritores do Esporte Clube Pinheiros – Volume I
2007

Ambrosia e Amor de Sogra
Pecados de Natal
2007

A Estátua
Pequena Antologia de Escritores do Esporte Clube Pinheiros-Volume II
2009

A Voz que veio de longe e Tempo em Compasso
Show de talentos em prosa e verso
2010

OBRA LITERÁRIA EM LIVRO DIDÁTICO

É Natal – letra da canção
AKPALÔ / História / Ensino Fundamental – Aline Correa
2010

Biografia de Dulce Auriemo
Dicionário de Mulheres, de Hilda Agnes Hübner Flores
2011.

Fonte:
http://www.espantaxim.com.br/

Nenhum comentário: