PARTE I
1. Primeiras Considerações:
1.1 - Nesse estudo, teremos como objetivo final a determinação das funções da mensagem literária, com base na compreensão e interpretação de textos literários em verso e em prosa. De início, não examinaremos apenas textos literários, mas consideraremos aqueles que sejam veiculadores de mensagens nas mais variadas situações de comunicação linguística oral e escrita.
1.2 - Como vamos empregar constantemente o termo “função”, convém estabelecer o sentido dessa palavra. Para tanto, consideremos um objeto conhecido de todos - uma poltrona.Para quê serve uma poltrona colocada em uma sala-de-estar? A resposta a essa pergunta vai determinar a FUNÇÃO ou as funções da poltrona. Bem, a poltrona serve basicamente de apoio para sentar, ou “para sentar e recostar”. Mas essa mesma poltrona pode também servir como objeto decorativo para a sala. Temos então pelo menos duas funções para um mesmo objeto: “servir para sentar”, que é uma função utilitária, e “servir como objeto de decoração”, que é uma função estética. E uma não exclui a outra.
1.3 - Se pretendemos conhecer as funções da literatura, seria bom pensar primeiro nas funções da linguagem, pois, como você já deve saber, a literatura é um tipo de comunicação artística que se faz com palavras, ou seja, a mensagem literária se configura por meio da linguagem verbal.
1.4 - Assim como no exemplo da poltrona, observaremos mais de uma função (e não apenas duas, como no exemplo dado) para a linguagem. E essas funções serão definidas a partir dos diversos propósitos do emissor, nas várias situações de emprego da linguagem.
1.5 - Nunca é demais relembrar que o processo de comunicação pressupõe emissor, recebedor e mensagem. Quando se trata de comunicação lingüística, a mensagem se traduz por palavras estruturadas em frases. O emissor será o falante e recebedor o ouvinte, em situações de comunicação em língua oral. Utilizando-se a língua escrita, o emissor será “quem escreve” e o recebedor será será o leitor,“quem lê”. E em qualquer uma das situações de comunicação lingüística -oral ou escrita- é possível determinar as funções da linguagem como veremos a seguir.
1.6 - Ainda antes de iniciarmos a nomeação das funções, é de grande importância termos noção exata do que vem a ser LINGUAGEM DENOTATIVA OU REFERENCIAL e LINGUAGEM CONOTATIVA:
LINGUAGEM DENOTATIVA OU REFERENCIAL
- Caracteriza-se por enunciar juízos e raciocínios de maneira objetiva, sem manifestar o interesse ou emoção que possam acompanhá-los, nem denunciar ligação alguma com as circunstâncias.
- É a linguagem lógica, intelectiva, ideal para a exposição científica. Nada fica subentendido.
- O que importa é a clareza e a precisão, a exatidão das informações. Nada precisa ser repetido.
- As construções lingüísticas vigentes e uma entonação menos modulada bastam.
- Cada palavra é empregada com sua significação permanente e precisa, isto é, em sentido direto.
DENOTAÇÃO: - procura dar às palavras o sentido comum que todos compreendemos facilmente.
- é a orientação para um só significado, conhecido por todos.
Continua…
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