quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Geraldo Majela Bernardino Silva (Funções da Mensagem Literária) Parte final


FUNÇÕES SECUNDÁRIAS:

5- FUNÇÃO DE SUPORTE DE PENSAMENTO:

            O homem também se comunica consigo mesmo. É o uso intra-subjetivo da linguagem que se apresenta ora como suporte ou estímulo das reflexões pessoais, ora  como apelo interior.

            Vejamos o exemplo:
“Brincava a criança
  com um carro de bois.
  Sentiu-se brincando
  E disse: eu sou dois”.
(PESSOA, Fernando)

6- FUNÇÃO FÁTICA ou DE CONTATO:

            Procura estabelecer uma aproximação, manter a comunicação, controlar sua eficiência e eficácia, prender a atenção, sondar o ânimo entre os interlocutores. Exige uma participação na mesma situação social em que se encontram destinador e destinatário. É o que acontece no início de um diálogo ou nas chamadas telefônicas. Suas expressões são de conteúdo bastante reduzido: alô!, não é?, Bem!, Sabe!? , etc... É a função das relações sociais.

            Exemplos:
Bom dia! Boa tarde! Boa Noite! Como vai?

7- FUNÇÃO METALINGUÍSTICA:

            Centrada no código. Seu objetivo é a própria linguagem. É a decifração do código, a inquirição e explicação do significado das palavras. O locutor explica seu sistema linguístico. Uma Gramática é altamente dotada da função METALINGUÍSTICA.

            Como estamos tratando do assunto “Funções da Linguagem” ao definirmos o que é função neste momento é um bom exemplo de função metalinguística:

Função é a relação que existe entre dois elementos da comunicação.

8- FUNÇÃO MÁGICA ou ENCANTATÓRIA:

            Uso de palavras cabalísticas em rituais secretos, na feitiçaria e na magia.

            Alguns exemplos:

“Abra Cadabra!”- “Alacazém-Alacazam”- “Abra-te Sézamo!”
“Ignoratus tuum vos assegnatarum meo”.
“Velai! Velai! linda Esmeralda, para que me seja descortinado o meu porvir!”

9- FUNÇÃO LÚDICA:

            Com finalidade de divertir: nas charadas, adivinhações, nos trocadilhos, e também, nas rimas soantes, com a única finalidade de fazer um jogo de fonemas:  Exemplos:

- O que é que é?

Cai da torre
Não se lasca
Cai na água
Se espapaça
D’água nasce
N’água cresce
Se botar  n’água
Desaparece
Campo grande
Gado miúdo
Moça bonita
Velho carrancudo
Uma caixinha
de bom parecer
nenhum carapina
pode fazer
Meu destino é abre e fecha
vivendo sempre a cantar;
mas quando o fôlego acaba
me calo, faltando o ar.

10- FUNÇÃO CRÍPTICA:

            Faz uso do palavrão. Palavras de baixo calão, com objetivo de ofender o interlocutor.
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FIM

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