quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Jornais e Revistas do Brasil (A Vida Fluminense: folha joco-séria-illustrada)


Período disponível: 1868 a 1874 
Local: Rio de Janeiro, RJ 
Continuação de: 
O Arlequim

Continuado por: 
O Figaro : folha illustrada

A revista ilustrada A Vida Fluminense foi lançada, na corte, no dia 4 de janeiro de 1868, em continuidade a O Arlequim, que, por sua vez, sucedera ao Bazar Volante (1863), criado pelo desenhista francês Joseph Mil. Editada por Augusto de Castro e Antônio de Almeida, este último padrasto do grande Ângelo Agostini, que também participaria da sociedade tão logo chegou de São Paulo, onde teve problemas com a justiça por criticar asperamente o clero e a aristocracia escravista, nos irreverentes O Diabo Coxo e Cabrião.

 A publicação, que durou sete anos (período relativamente longo para a época), buscaria um tom mais brando, como informava a apresentação ou editorial do primeiro número: “Para agradar a todos os paladares (…) será uma folha joco-séria, publicará retratos, biografias, caricaturas, figurinos de modas, músicas, romances nacionais e estrangeiros, artigos humorísticos, crônicas, revistas, etc.”. Sua linha editorial iria girar em torno da vida social da corte, de críticas políticas amenas ou de assuntos palpitantes como a Guerra do Paraguai. Transitava da política aos fatos cotidianos, com destaque, porém, para as ilustrações e narrativas bem-humoradas.

 Charges e outras formas de desenhos já circulavam em alguns periódicos do país desde, pelo menos, 1837, quando Manuel de Araújo Porto-Alegre publicou no Jornal do Commercio a primeira charge de que se tem conhecimento. Com Ângelo Agostini, A Vida Fluminense inovaria ao lançar “As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte”, “história em capítulos”, como a chamou o autor, que é considerada o primeiro quadrinhos brasileiro. Com narrativa e desenhos em sequência, não apresentava, no entanto, as falas dos personagens em balões, nem traços gráficos indicando movimento. Por sua importância o dia 30 de janeiro de 1869 – dia em que “As aventuras de Nhô Quim” (o primeiro personagem brasileiro de quadrinho) foram lançadas – tornou-se o Dia Nacional do Quadrinho.

 Além de Agostini, trabalharam na Vida Fluminense Cândido Aragonês de Faria e o também italiano Luigi Borgomainério, dois outros grandes artistas da época. No mesmo período circularam também importantes periódicos como o Ba-ta-clan, dirigido por Charles Berry e ilustrado por J. Mill e M. Michon, O Mosquito, de Cândido de Faria, e A Comédia Social, do pintor Pedro Américo. A Vida Fluminense foi editada em formato diferente dos seus similares, tanto no que se refere ao tamanho – 33 x 25 cm –, como no número de páginas, doze em vez das recorrentes oito páginas. Já no ano seguinte, porém, esse número não se sustentou e a publicação voltou às oito páginas usuais.

 Em 1875, último ano em que circulou, a revista fez significativa reformulação, passando, segundo Joaquim Marçal Ferreira de Andrade, em História da fotorreportagem no Brasil: a fotografia na imprensa do Rio de Janeiro de 1839 a 1900, “a apresentar uma nova logomarca – uma xilogravura de Salvioni, artista italiano de Turim – além de uma impressão chapada de fundo e uma série de cercaduras com motivos fitomorfos em algumas de suas páginas.” Prezando sua qualidade, incomodada com os concorrentes e sem falsa modéstia, a própria revista (leia-se Agostini) advertia: “Graças ao lápis de seus caricaturista, esta folha readquire o lugar que lhe compete, e honra a imprensa hebdomadária da capital. Como sempre, fugirá de ser pasquim de torpezas, e não viverá de cópias, tomadas com singular desembaraço às publicações estrangeiras, conforme praticam alguns jornais [leia-se, em especial, a rival Semana Illustrada, dos irmãos Henrique e Karl Fleiuss e de Karl Linde) desta corte.” (A Revista Fluminense, 2 jan. 1875, p.2)

 Embora haja lacunas na coleção, o acervo da Biblioteca Nacional abrange volumes referentes aos oito anos incompletos de circulação de A Vida Fluminense.

Fonte:
http://hemerotecadigital.bn.br/artigos/vida-fluminense-folha-joco-séria-illustrada

Nenhum comentário: