segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Silvia Araújo Motta (A Flor na Trova) Parte 2


21-Licor de CRAVO é gostoso,
 seu vinho é sensacional.
 Mel de ROSA é saboroso
 e também...medicinal.

22-Se eu a PERPÉTUA cheirasse,
 não teria mais saudade.
 Roxa...talvez me ofertasse
 a eterna felicidade.

23-No jogo do bem-me-quer,
MARGARIDA é virgindade,
 dispensando o MAL-ME-QUER
 é inocente de verdade.

24-Uns brotos de azul-roxeado
 tem o AGAPANTO em novembro...
 É o buquê mais cobiçado
 que se oferece em dezembro.

25-Lá na roça ou na cidade,
 qualquer mocinha faceira
 demonstra a fecundidade
 nas flores da LARANJEIRA.

26-A SAUDADE ROXO-ESCURA
 só tristeza nos inspira
 mas em função de uma jura,
SAUDADE BRANCA é mentira.

27-Simbolizando a amargura
 que nos traz alguma ausência,
ABSINTO, florzinha pura,
 tem muito aroma na essência.

28-Se és MIOSÓTIS, lindo assim
 e falas de amor sincero,
 imploro-te: nasce em mim,
 pois amar é o que mais quero.

29-Por ser medicamentosa
 tem mil virtudes e assim,
 a SÁLVIA, além de formosa,
 é a médica do jardim.

30-Mãe do ópio, mãe ainda,
 desse mal que ainda existe,
 a PAPOULA é muito linda,
 mas de uma lindeza triste.

31-Lá na China, meus Senhores,
 o remédio oferecido
 contra eczemas e tumores
 é MILEFÓLIO cozido.

32-A CAMÉLIA sedutora
 é a flor do arrependimento
 e do perdão...É a doutora
 diplomada em sentimento.

33-Ah, se o CRAVO amor revela,
 todo amor, quando se inflama,
 põe um cravo na lapela
 no coração de quem ama.

34-A ACÁCIA, branca ou vermelha,
 é um arbusto ornamental,
 em cujo nome se espelha
 uma amizade imortal.

35-Seu cor-de -rosa discreto
 muita elegância revela;
 mas fala de amor secreto,
 se for ACÁCIA AMARELA.

36-ORQUÍDEA tem, na verdade,
 lá na CHINA o seu ritual:
 desperta a sensualidade
 e a beleza espiritual.

37-Tem DEDALEIRA a harmonia,
 que Jesus tanto pregava,
 lembra o dedal de Maria
 que os "paninhos" costurava.

38-Quando a vida é mal vivida,
 por ser difícil e dura,
VALERIANA ressequida
 tem perfume, acalma e cura.

39-ARTEMÍSIA, flor ativa,
 filha de "Artêmis" dileta,
 mas, ciumenta e vingativa,
 sugere raiva secreta.

40-No dizer dos trovadores
ALELIS eram colhidas
 no passado, como as flores,
 perfumavam suas vidas.

41-AMARÍLIS e AÇUCENA
 são de família real
 e cheirá-las vale a pena:
 -seu perfume é sem igual.

42-Brancas lembram compaixão,
 mas, azuis, as CAMPAINHAS,
 parecem consolação,
 consolando as mágoas minhas.

43-Se tens a pele sardenta,
 passa-lhe frescas BONINAS,
 que chegarás aos setenta
 mais menina que as meninas.

44-O TREVO, eterna Trindade,
 Pai, Filho e Espírito Santo,
 na Grécia, é fertilidade,
 no mundo-ausência de pranto.

45-Em face a males ou dores,
 minha doença pouco dura,
 pois peço a bênção das flores
 e a ROMÃZEIRA me cura.

46-O TRIGO, que é fruto e flor,
 é sonho e também alento:
 me enlevo com seu candor,
 com seu sabor me alimento.

47-DAMAS-da-NOITE é o remédio
 que me traz felicidade
 e me liberta do tédio
 na Praça da Liberdade.

48-Pela ninfa castigado,
 por vaidade, com certeza,
NARCISO foi condenado
 a perder toda a beleza.

49-MADRESSILVA é trepadeira
 de flores bem perfumadas!
 No verão, quando altaneira,
 tem cores mais variadas.

50-As TROMBETAS anunciaram
 que, em Belém, o Rei nasceu,
 a estrebaria enfeitaram
 e "SALPIGLOSSIS" cresceu...

Fonte:
Silvia Araújo Motta . A flor na trova. Editora: AVBL, www.avbl.com.br. Ebooknet - Bibliotecas Virtuais. www.ebooknet.com.br, 2006

Nenhum comentário: