segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n. 517)

Uma Trova de Ademar 
Quando se está bem pertinho,
seja o momento qual for,
ternura, afeto e carinho
cabem bem demais no amor.
ADEMAR MACEDO/RN–

Uma Trova Nacional 


Cuidado com a falsa imagem.
Beleza é vago argumento:
plantas de linda folhagem
na raiz têm seu sustento!
–Eliana Palma/PR–
 
Uma Trova Potiguar   
Contrastando a humanidade
nos seus gestos conjugais,
os pombos com lealdade
dormem juntos nos pombais.
–SEBASTIÃO SOARES/RN–

...E Suas Trovas Ficaram 

Portugal – jardim de encanto
que mil saudades semeias
nunca te vi ... E, no entanto,
tu corres nas minhas veias ...
–LUIZ OTÁVIO/RJ–

Uma Trova Premiada 

2012  -  Concepción/CHILE
Tema  -  IDENTIDADE  -  M/E

Eu, tal qual num dossiê,
confesso e juro...É verdade:
de tanto eu “viver você,”
perdi minha identidade...
–ADEMAR MACEDO/RN–

Simplesmente Poesia 

M O T E :
ELEN DE NOVAIS/RJ

Em meu rosto, de mansinho,
a mão da terceira idade,
traça o mapa de um caminho
onde trafega a saudade.

G L O S A :

FRANCISCO MACEDO/RN

Em meu rosto, de mansinho,
os sulcos vão se espraiando,
e vejo neste caminho
minha velhice chegando.
Faz caricias no meu rosto
a mão da terceira idade,
amenizando o desgosto,
próprio da senilidade!
A mão, com luva de espinho
do timoneiro da vida,
traça o mapa de um caminho
feito de curva e descida!
Mapas de versos eu fiz
pra dirigibilidade...
- Vou caminhando, feliz,
onde trafega a saudade.

Estrofe do Dia 
Escritor, trovador e sonetista,
literato, professor, menestrel,
também douto em conceitos de Cordel.
No mundo dos poetas, um classista
querendo que um poeta fosse artista.
Para mim, Chico foi sempre exemplar;
mais um amigo que a morte quis levar,
mas não leva da gente o seu legado
que o fez um poeta graduado
bem ao nível de seu mano Ademar.
–TARCÍSIO FERNANDES/RN–

Soneto do Dia 

Revendo o Mito
–JAIME PINA DA SILVEIRA/SP–


A tradição nos diz que um fruto foi culpado
(e é o que nos dizem as Sagradas Escrituras)
de o velho Adão (com Eva) o Éden ter deixado,
incentivado por grotescas criaturas...

Não! não seria a maçã! (o pomo dourado!)
Nem conteria propriedades tão obscuras
que o primogênito guiassem ao pecado
ou permitissem que Eva ousasse tais loucuras!

Esse "pecado" foi por Baco sugerido...
que Eva levasse ao seu amor, lá no seu ninho,
um bago de uva nas salivas espremido...

Foi porque Adão, ao degustar esse "carinho"
e o doce néctar desse suco ter sorvido,
se vangloriasse de ter inventado o vinho!...

Nenhum comentário: