sábado, 9 de dezembro de 2023

José Feldman (Analecto de Trivões) 18

 

Mensagem na Garrafa – 51 –


Silvana Duboc

CASOS E ACASOS

Não sei por onde começar
e nem imagino onde vai acabar,
só sei que fico a pensar
como a vida dá voltas sem parar.
Um dia estamos do lado de cá,
no outro do lado de lá
e tudo muda de lugar.
O que era importante
desaparece num rápido instante
e o que era insignificante
toma uma proporção impressionante.
A vida é feita de casos e acasos,
de pedaços, partes, metades,
histórias improváveis,
detalhes inimagináveis.
A vida é um segredo incontestável
desde o seu início até o seu fim.
A vida é mesmo assim,
cheia de surpresas inesperadas
e absolutamente nada
é descoberto com antecedência.

A vida muda de aparência,
às vezes, tão de repente,
que o ser humano nem sente
as mudanças que vai ter que enfrentar.
A vida é um rio que corre pro mar,
um fio que pode arrebentar,
uma esperança que pode acabar,
um jogo possível de ganhar.
A vida é composta por tentativas
que não podemos ignorar,
por ilusões que podem se concretizar,
por sonhos pelos quais temos que lutar.
A vida é carga pesada,
é pluma que pousa sem ser notada.
A vida é um caminho por onde temos que passar
tentando não nos machucar.
A vida é um caso complicado,
um acaso que não deve ser desperdiçado.

Contos do Paraná (Em Cascavel tem cascavel)


(por Moysés Paziornik)

Há dias nesta coluna, um leão do Lions, sem ferocidade, cascavelense, sem veneno, explicou por que Cascavel continua a chamar-se Cascavel, apesar de não ter mais cascavéis.

A primeira vez que lá fomos furou o pneu do nosso avião. Era um Douglas, da Real. Vinha de Foz Iguaçu. Um dos passageiros desceria em Cascavel. Daí a parada extraordinária.

No campo de pouso, campo mesmo, que todo coberto de capim original, nem bem o aviãozinho encosta, a asa direita baixa, o bicho trepida, rabeia. Na freada brusca, parece que vai tombar.

No susto:

- Que foi? Que foi?!

O jeito risonho do calmo e gorducho do piloto vem nos desassustar.

- Não foi nada de grave.

Desce, volta para mostrar.

- Furou o pneu da direita. Acertei bem nos cravos desta ferradura. Algum cavalo a perdeu bem onde decidi pousar. Na cidade deve ter borracheiro. Enquanto conserto o pneu — calculo meia hora, uma hora — podem descer, passear por aí.

Do alto a gente vira na extensão imensa da impressionante floresta falha e mais falhas, chão coalhado de troncos de árvores recém derrubadas. De cortar o coração. De longe em longe, casebres isolados. Depois de algum tempo o avião começara a baixar em direção a duas fileiras de casas, ladeando rua de barro. Uns duzentos metros, se tanto. O vermelho vivo das telhas mostradas a pouquíssima idade da "cidade".

A rua começava quase que diretamente do campo de aviação, situado num plano mais elevado. Passeando, deu para constar, casas baixas, de madeira... Carroças. Cavalos. Jipes. Tudo. Caminhões, muitos. Carros, poucos. Enlameados. Tudo enlameado. Homens de botas, sapatões. Mulheres, uma ou outra. Armazém. Botequins, um maiorzinho.

Entramos. Provocamos o balconista.

- Tem cascavel em Cascavel?

- Só nos matos. Aqui na cidade tinha, agora não tem mais.

- Então me sirva um refrigerante.

- O quê?

- Um refrigerante, gasosa.

- Ah, sim! Gasosa. Temos. Da qual quer?

- De framboesa, (coca-cola ele não conhecia, lá ainda não tinha chegado). E bem gelada.

- Gelada? Só fresca, frescor do porão. Serve? (lá, eletricidade ainda não tinha chegado).

- Serve. Neste calorão. A sede está de matar. Quanto custa?

- Cinco mil réis.

- O quê? Está louco? Em Curitiba sai um mil réis cada garrafa.

- Em Curitiba? Aqui é Cascavel. Por mil réis, vá matar sua sede lá em Curitiba. Ora veja só. Passe bem. Boa Viagem.

- Não, não, me dê assim mesmo.
= = = = = = = = = 

E ainda diziam:

Cascavel em Cascavel? Não, só nos matos, na cidade não tem mais.

Não, hein? Mas, que a gasosa estava boa estava. Naquele calorão, com aquela sede, valia bem os cinco mil réis. Ou era cruzado? Ou era cruzeiro? Ou era... Que dinheiro será que era?

Fonte: 300 Histórias do Paraná: coletânea. Curitiba: Artes e Textos, 2004.

Daniel Maurício (Gotas Poéticas) – 2 -


Ante a tua ausência
Visto meus dias de inverno
E nas noites hiberno
Pensando calorosamente em ti.
Desembrulho os sonhos guardados
Repisando cada minuto ao teu lado passado
E a esperança
Brota de novo em mim.
= = = = = = = = = 

  Ao tocar-me,
A pele da minh'alma se arrepia.
Não conto os anos
Saboreio cada dia,
Eternizando o nosso amor
Com muita alegria.
= = = = = = = = = 

Basta ver pela aparência
Que a minha carência
Coube sob medida
No recorte do teu colo.
= = = = = = = = = 

Depois de tantos desenganos
Fui pulando os anos
Deixando a casca ficar grossa
Com o ardor do sol.
Me embrenhei pelo deserto
Escolhi não ter ninguém por perto
Num tuaregue errante me tornei.
Meus passos o vento varre
Mas o amor feito miragem
Me ordena a prosseguir.
= = = = = = = = = 

Emoldurado
Guardei meu sorriso
Pois quem sabe
Encontre abrigo
Nas paredes do teu coração.
= = = = = = = = = 

Lá vem o caranguejo
Pra plateia jogando beijo
No desfile do jacaré,
É, é, é!
Responda quem souber:
Será que o jacaré
Tem um Wi-Fi no seu boné?
= = = = = = = = = 

Lembranças...
Nas flores antigas
Páginas amareladas
De lágrimas manchadas
Cartas de amor.
= = = = = = = = = 

Matinalmente
Vestido de poesia
O colibri
Faz a sua serenata.
= = = = = = = = = 

Na poeira cósmica
Com o dedo,
Eu te amo escrevi
Quem sabe assim
O Universo compreenda
E traga você pra mim.
= = = = = = = = = 

Nasceu flor
Mas no jardim
Não floriu
Foi no silêncio da mata
Que por encanto de fada
A cor da sua alma
Desabrochou.
= = = = = = = = = 

No colorido das luzes
Em vão procurei
O sorriso do dono da festa.
E ao espiar pela fresta
Minh'alma continuava vazia,
No pinheirinho iluminado
E nos pacotes de sonhos embrulhados
Em vão procurei
O sorriso do dono da festa.
Na vacilante chama da vela
Que dançava com o vento vindo da janela
Encontrei uma fé que ardia.
E nas sombras projetadas
Na velha parede carcomida
Mãos postas em prece agradecia
Foi ali, com lágrimas nos olhos,
Que encontrei o sorriso do dono da festa.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = 

 Pintei
Minh'alma de Poesia
Deixei depressa
Escorrer o dia
Pra que à noite com calmaria
Em sonhos, ao menos,
Pudesse te ver.
= = = = = = = = = 

Segui,
Mesmo às cegas,
Sentindo o cheiro da tua luz
Que n'algum lugar do mundo
Em chamas ardia
A me procurar.
Náufrago não sou mais,
Pois o brilho do teu sorriso
Me mostra a direção
Neste vasto mar.
= = = = = = = = = 
Fonte> Daniel Maurício. Gotas Poéticas. São Carlos/SP: Pedro & João Ed., 2021. Enviado pelo poeta.

Laé de Souza (Doo Chácara e Casa de Praia)

Nos dias que antecederam ao fechamento do negócio, foi uma agonia. Na primeira visita, a mulher elogiou em demasia e insistia na compra de imediato, sem perspicácia, o que fez o vendedor endurecer no preço e até insinuar aumento. Aos argumentos de falta de recursos, a família mostrou solidariedade. Joanita, sua mulher, prometeu colaborar, reduzindo seus gastos pessoais por uns tempos. Dos filhos. Zinho, se propôs a colaborar com parte da sua mesada. Edileuza prometeu passar de ano e ajudar mais em casa enquanto Gildanésio assegurou que ia ser mais rápido no chuveiro e usar menos o carro do pai para economizar na gasolina. A pintura da casa, se comprada, podia deixar que ele mesmo e alguns amigos cuidariam. A despesa era só de uma caixa de Schincariol e um churrasquinho, orações e promessas, por fim, o vendedor cedeu e aceitou como parte de pagamento o carro (de que a Joanita abriu mão), a bicicleta 10 marchas do Zinho, um terreno imprestável em Juquiá, um pouco de grana e umas promissórias a perder de vista.

Para começar, ninguém cumpriu o prometido. Os amigos do Gildanésio foram sim, mas para participar do churrasco, banhar-se e desperdiçar material. Joanita continua fazendo sua coleção de sapatos e inferniza a vida para comprar um outro carro. Edileuza não está com jeito de quem vai ser aprovada e o Zinho reclama da mesada que não tem aumento.

Nos finais de semana, Joanita se mete naquele fogão a cozinhar para um batalhão de amigos dos três filhos que são mais relaxados que eles, também só gostam de som nas alturas e reclamam da cerveja sem gelo. O coitado para não ouvir mais reclamações, é obrigado a deixar de lado sua soneca, para ajudar a lavar louças.

Vizinhos e amigos aparecem quase sempre. Uns parentes que andavam melo brigados e até alguns que ele desconhecia que tinha, andam a todo amor. Se bem, que já tem uns de cara virada, porque não deu para satisfazer a todos ao mesmo tempo. Uma afilhada de não sei quantos anos atrás, quando ainda morava no interior do Paraná, já ligou dizendo que vai casar e se presenteou, usando a casa para lua-de-mel. Uma prima que sempre foi seu xodó, pediu emprestada para um feriado, com o que ele concordou, mas a Joanita toda enciumada, já avisou que vai aprontar uma boa se a fulana vier pegar a chave. E ela perde a cabeça mesmo. Quando uma amiga dela lhes fez companhia na praia e achou de usar um minúsculo short e em poses sensuais dirigir olhares melosos para ele, Joanita não quis nem saber do tempo de amizade nem se a fulana tinha tomado um pouco a mais. Meteu a dona de volta no ônibus, não sem antes lhe dar uns tabefes. E ainda na volta disse para o marido da tal que cuidasse de sua mulher.

Mas foi só na semana passada quando chegava na casa e viu a rua lotada de carros, som nas alturas, gente que não cabia mais na casa, o chão molhado de bebida, uns caras esquisitos, todos à vontade no sofá, e o seu quarto trancado com um casal que só abriu depois de insistentes batidas e o cara de pau, com brinco na orelha e tatuagem, teve coragem de pedir: "Ô tio, pega uma gelada na cozinha pra nós”, que ele estourou.

Não quis nem saber dos reclamos da Joanita, engrenou a primeira e foi para a chácara dar uma esfriada na cabeça. Chegando lá, encontrou sua churrasqueira acesa, suas cervejas sendo tomadas por uns caras desconhecidos, que se apresentaram como parentes do caseiro e até lhe ofereceram um pedacinho de costela no ponto. Deu ré no carro e na segunda-feira bem cedo, foi colocar um anúncio no jornal:

DOO CASA DE PRAIA E CHÁCARA,
SÓ COM ÔNUS DE ME DEIXAR USAR DE VEZ EM QUANDO E AINDA COM PERMISSÃO DO DONATÁRIO.

Fonte: Laé de Souza. Acredite se quiser! SP: Ecoarte, 2000. Enviado pelo autor.

Como Escrever Ficção Científica - parte 1

A ficção científica após 1818, quando Mary Shelley publicou Frankenstein, e desde então assumiu a forma de livros, filmes e diversos outros materiais. Por mais que pareça difícil de escrever, todo mundo que tem uma boa história na cabeça é capaz de passá-la para o papel. Se é o seu caso e você já tem uma noção da ambientação e dos personagens, coloque a mão na massa!

I – Buscando inspiração para uma história

1) Leia obras de ficção científica novas e antigas para ver o que já foi feito. 

Vá à livraria ou biblioteca local e explore a seção de ficção científica. Leia as sinopses de algumas obras para ficar a par do que elas exploram — e mergulhe no texto se ele chamar a sua atenção. Assim, vai ficar mais fácil entender como se escreve nesse gênero.

Leia autores como Isaac Asimov, Philip K. Dick, Júlio Verne e George Orwell.

Peça sugestões de livros e autores aos seus professores e conhecidos.

Leia autores do formato que você quer explorar, como roteiristas de cinema ou contistas.

2) Veja filmes de ficção científica para se inspirar nos visuais. 

Busque filmes com premissas interessantes e dedique algumas horas a eles. 

Faça anotações sobre os cenários e as ideias que podem servir de inspiração na sua obra. 

Ouça os diálogos com atenção para ver como os personagens falariam nessas circunstâncias.

Veja filmes mais antigos, como Parque dos Dinossauros, Blade Runner, o Caçador de Androides, e Alien, o Oitavo Passageiro, assim como obras mais recentes, como Perdido em Marte, Ex Machina: Instinto Artificial, Interestelar e A Chegada.

3) Leia revistas e periódicos para descobrir o que há de novo no mundo da ciência. 

A maioria das descobertas científicas é publicada em revistas e periódicos especializados. 

Procure obras interessantes na internet, leia-as e faça anotações sobre esses avanços que sejam interessantes na sua trama.

Leia periódicos que falem de áreas variadas, como natureza e ciência. 

Assine uma versão digital ou um acervo on-line do periódico para ter acesso mais fácil a ele.

4) Fique a par das notícias do mundo para se inspirar em fatos. 

Se você pretende escrever uma história de ficção científica que acontece no futuro, use eventos atuais para dar forma ao universo. 

Acompanhe as notícias de  várias regiões para se inspirar e desenvolver uma trama realista, que poderia acontecer de verdade.

Por exemplo: se sair uma notícia sobre a descoberta de um supervírus, você pode escrever sobre os últimos sobreviventes da epidemia ou de algo que deu errado na busca pela cura.

5) Use o modelo de “E se...?” para gerar uma boa premissa. 

Imagine “E se x acontecesse?” ou “E se x fosse possível?”. 

Em seguida, faça um brainstorming de ideias baseado na sua pesquisa para ter algo mais concreto. Depois, marque os itens que são interessantes e tente detalhá-los mais.

Por exemplo: a hipótese “E se...?” para Parque dos Dinossauros seria “E se os dinossauros fossem recriados para entreter o ser humano?”.
==============================
continua...

Fonte: Wikihow

Concursos de Trovas do Estado do Ceará (Inscrições Abertas)


XX CONCURSO DE TROVAS  DE MARANGUAPE/CE  

Prazo: 29 de fevereiro de 2024

Âmbitos e temas: 

NACIONAL/INTERNACIONAL:  
Trovadores residentes nas Unidades da Federação e em outros  países. Exclusive para os trovadores  do Ceará. 

1 trova por tema 

Novo  Trovador 
(Registrar Novo Trovador abaixo da  trova)

Tema: Clima (Lírica/Filosófica )

Veteranos:

Tema: Paz (lírica/filosófica)

Veteranos e  Novos Trovadores

Tema: Seca (Humorística) 

ESTADUAL 
(Exceto trovadores de Maranguape e da  ACLA)

Máximo de 2 trovas. 

Tema: Árvore (s) (lírica/filosófica) ; 

MUNICIPAL 
(Trovadores de  Maranguape e da ACLA, inclusive  Juventrova)

Máximo de 2 trovas.

Tema: Arborizar (lírica/filosófica) ; 

MODO DE ENVIO DE TROVAS: 

Por e-mail:  
ubt.ceara@gmail.com 
para a fiel depositária – Juliana Paz. 

PRAZO (Recebimento): 
Até 29 de  fevereiro de 2024, às 23h59. 

CLASSIFICAÇÕES: 
Serão classificados 20 trabalhos por  tema. 5 Vencedores [1º ao 5º] / 5  menções honrosas [6º ao 10º], 5  menções especiais [11º ao 15º], 5  Destaques [16º ao 20º]. 

PRÊMIOS: 
Diploma para cada um  dos vinte classificados no tema. Os  resultados devem ser anunciados até  maio/2024, em data a ser confirmada.  Todos os diplomas serão enviados por  e-mail. 
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = 

CONCURSO DE TROVAS DE FORTALEZA 

Prazo até 31 de março de 2024

Prêmio de Trovas "Gutemberg Liberato de Andrade” 

NACIONAL e INTERNACIONAL 
Trovadores residentes nas Unidades da Federação e em outros países. Exclusive para os trovadores do Ceará.

1 trova por tema

Novo Trovador 
(Registrar Novo Trovador abaixo da trova)

Tema: Paz (lírica/filosófica)

Veteranos

Tema: Saudade (lírica/filosófica)

ESTADUAL 
(Exceto trovadores de Fortaleza e da ALJUG. Inclusive Juventrova de outros municípios do Ceará)

Máximo de 2 trovas.

Tema: Futuro (lírica/filosófica) 

MUNICIPAL 
(Trovadores de Fortaleza e da ALJUG, inclusive Juventrova de Fortaleza)

Máximo de 2 trovas por tema.

Tema: Gutemberg, ou Andrade, ou Liberato (lírica/filosófica) 
[em relação ao trovador Gutemberg Liberato de Andrade].

Tema: Trovador (lírica/filosófica) 
[em relação ao trovador Gutemberg Liberato de Andrade].

ENVIO DE TROVAS:

Por e-mail: ubt.fortaleza@gmail.com, 
para a fiel depositária – Edna Marta.

Se estudante indicar também o nome da escola, série/turma. 

As trovas devem ser enviados no corpo do e-mail. Não enviar anexos.

PRAZO (Recebimento): 
Até 31 de março de 2024, às 23h59.

CLASSIFICAÇÕES: 
Serão classificados 20 trabalhos por tema. 5 Vencedores [1º ao 5º] / 5 menções honrosas [6º ao 10º], 5 menções especiais [11º ao 15º], 5 Destaques [16º ao 20º].
 
PRÊMIOS: 
Diploma para cada um dos vinte classificados no tema. Os resultados devem ser anunciados até julho/2024, em data a ser confirmada. Todos os diplomas serão enviados por e-mail.

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Edy Soares (Fragata de versos) – 39: Amor pela vida

Fragata de versos é continuação de Manuscritos (Di)versos, título que faz mais jus ao poeta, administrador e criador do Hotel Fragata, em Guarapari/ES.

 

Mensagem na Garrafa – 50 -


Oswaldo Montenegro
(Oswaldo Viveiros Montenegro)
Rio de Janeiro/RJ (1956)

METADE

Que a força do medo que tenho 
não me impeça de ver o que anseio.
Que a morte de tudo que acredito 
não me tape os ouvidos e a boca.
Porque metade de mim é o que eu grito, 
mas a outra metade é silêncio.

Que a música que eu ouço ao longe 
seja linda, ainda que triste.
Que a mulher que eu amo seja sempre amada, 
mesmo que distante.
Porque metade de mim é partida 
e a outra metade é saudade.

Que as palavras que eu falo 
Não sejam ouvidas como prece 
nem repetidas com fervor,
Apenas respeitadas como a única coisa que resta 
A um homem  inundado de sentimento.
Porque metade de mim é o que eu ouço, 
mas a outra metade é o que calo.

Que essa minha vontade de ir embora 
Se transforme  na calma e na paz que eu mereço,
Que essa tensão que me corroe por dentro 
seja um dia recompensada.
Porque metade de mim é o que eu penso 
e a outra metade é um vulcão.

Que o medo da solidão se afaste, 
que o convívio comigo mesmo 
Se torne ao menos suportável
Que o espelho reflita em meu rosto 
o doce sorriso  que eu me lembro de ter dado na infância.
Porque metade de mim é a lembrança do que fui, 
a outra metade eu não sei…

Que não seja preciso mais do que uma simples alegria 
para me fazer aquietar o espírito.
E que o teu silêncio me fale cada vez mais.
Porque metade de mim é abrigo, 
mas a outra metade é cansaço.

Que a arte nos aponte uma resposta, 
mesmo que ela não saiba,
e que ninguém a tente complicar 
porque é preciso simplicidade para fazê-la florescer.
Porque metade de mim é a plateia 
e a outra metade, a canção.

E que minha loucura seja perdoada.
Porque metade de mim é amor 
e a outra metade… também.

A. A. de Assis (Lágrimas aqui, alegria lá)

Mas como será o relacionamento em dimensão espiritual? Difícil de imaginar.

Inspirado no poema “Por quem os sinos dobram”, do imortal John Doone (posteriormente popularizado em romance por Ernest Hemingway), escrevi recentemente sobre a tristeza que nos envolve quando um de nós se despede desta vida. A propósito do texto, a escritora Majô Baptistoni, minha brilhante colega na Academia de Letras de Maringá, comentou: “É bem assim que me sinto cada vez que recebo a notícia da partida de alguém. Mas ao mesmo tempo me ponho a pensar nos que foram antes, e que devem estar felizes por receber essa pessoa. É nisso que me apego”.  

Pois é, Majô, pensando bem, deve ser mesmo bem assim. Lágrimas aqui, alegria lá. Enquanto parentes e amigos choram no velório, no plano celestial outros parentes e amigos da mesma pessoa estão a seu modo celebrando o reencontro. A mãe que fazia tempo se distanciara do filho. O marido que partira na frente e agora voltava a ter ao lado a esposa. Enfim o tão esperado recomeço da convivência entre irmãos, primos, compadres, vizinhos; colegas de escola, de trabalho, de clube; companheiros de atividades religiosas; parceiros de viagens, bate-papos, truco, pescaria, esportes diversos.

Aqui as lágrimas do adeus; lá em cima, no hall do céu, aquele alvoroço festivo na chegada de mais um dos que aqui por mais algum tempo tiveram que permanecer.

Mas como será o relacionamento em dimensão espiritual? Difícil de imaginar. Aqui nos identificamos pelo tamanho do corpo, pelo formato do rosto, pelo som da voz. Lá em cima, fora do invólucro físico, seremos invisíveis, tais quais os anjos. E então?… 

Penso que nos entenderemos telepaticamente, todos num mesmo idioma – a linguagem do puro amor. Porém de que falaremos? E poderemos conversar diretamente com Jesus, Nossa Senhora, Santa Rita, São Francisco de Assis? Teremos encontros de famílias? Reuniões de grupos? Formaremos equipes, congregações, coros, jograis? Como será cantar no céu?

Ninguém lá precisa estudar, nem trabalhar, nem cozinhar, nem mesmo dormir. Como então são preenchidas as horas? Há algum tipo de ocupação? Algum tipo de brincadeira?    

Todavia, os que na eterna urbe já se encontram decerto rezam bastante. Junto com os anjos e os santos, por algum meio acompanham os que continuamos peregrinando neste agitado planeta e fazem por nós poderosas orações. É uma forma de nos ajudarem. 

A bem-aventurança, pelo que a fé nos leva a crer, é uma condição de vida incalculavelmente superior a tudo o que possamos imaginar, porém certamente não foi projetada apenas para uns poucos privilegiados. Chegará um momento em que toda a humanidade passará a viver em permanente estado de felicidade.

Daí a compreensível convicção de que os que nos antecederam celebram com enorme alegria a chegada de cada um de nós que a eles se une para a partilha da infinita paz. 
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = 

(Crônica publicada na edição do Jornal do Povo em 02.11.2023)

Fonte: Portal do Rigon
https://angelorigon.com.br/2023/11/02/lagrimas-aqui-alegria-la/

Wanda de Paula Mourthé (Canteiro de Trovas) 4

Ah, Tempo, adia o futuro,
modera o passo, demora!
E eu te prometo — até juro —
pagar-te juros de mora.
= = = = = = = = = 

Carente do teu abraço,
se a lembrança estreita o cerco,
aceito a queda de braço
com tua ausência... mas perco!
= = = = = = = = = 

Estas rugas em meu rosto,
mais que vestígios da idade,
são trilhas do meu desgosto
onde passeia a saudade.
= = = = = = = = = 

Feito folha solta ao vento,
horizontes eu transponho
e me alteio ao firmamento
porque vivo ao léu do sonho...
= = = = = = = = = 

Foi tanta recordação
num encontro inesperado
que, num "flashback" de emoção,
reprisamos o passado.
= = = = = = = = = 

Horas batem feito açoite,
quando a espera me angustia...
No talvez da quase noite,
não vieste... e é quase dia...
= = = = = = = = = 

Já vislumbro meu poente,
mas não receio a partida,
porque a morte é tão somente
o alvorecer de outra vida.
= = = = = = = = =

Mãe, tuas simples sentenças,
em minha infância enraizadas,
ainda norteiam crenças
e escolhas de encruzilhadas.
= = = = = = = = = 

Mar agitado e bravio
foi teu amor sem ternura,
só me deixando o vazio
e as salinas da amargura.
= = = = = = = = = 

Meu coração é sem dono
— tapera à beira da estrada —
por onde, em seu abandono,
só passa o Tempo... mais nada!
= = = = = = = = = 

Mil vezes causou-me dor,
mas pelo amor sou movida,
porque renúncia ao amor
é renúncia à própria vida!
= = = = = = = = = 

Nas peças que a vida monta,
há milênios em cartaz,
que o tema "Guerra" — sem conta —
de lugar ao tema "Paz"!
= = = = = = = = = 

No adeus disfarçamos, sábios,
risos e lágrimas: jeito
de mascarar com os lábios
o pranto dentro do peito.
= = = = = = = = = 

Pelas veredas que trilho,
buscando teu coração,
meu coração andarilho
deixa rastros de paixão...
= = = = = = = = = 

Pode o "sim" gerar bonança,
e o "não" matá-la de vez.
Que seria da esperança
se não houvesse o "talvez"?
= = = = = = = = = 

Pode ser uma utopia,
mas persigo a identidade,
que espero alcançar um dia,
entre o sonho e a realidade.
= = = = = = = = =

Quando o teatro frequento,
meus dias são mais risonhos:
a ribalta é encantamento,
caleidoscópio de sonhos...
= = = = = = = = = 

Recuse ao ócio guarida
que o labor Deus abençoa.
Paga um preço o boa-vida:
tem vazia a vida "boa"...
= = = = = = = = = 

Se nas trovas eu consigo
juntar meus sonhos dispersos,
o nosso amor, que bendigo,
não contenho em quatro versos...
= = = = = = = = = 

Sertanejo, quantas falhas,
na vida, a te flagelar!
De sol a sol tu trabalhas,
mas ao sol não tens lugar!
= = = = = = = = = 

Solidário com meu pranto,
sem ti, nosso lar vazio
tornou-se, por desencanto,
morada do desvario.
= = = = = = = = = 

Tanto foi teu desamor,
após nossa desavença,
que mascarei minha dor
com o véu da indiferença!
= = = = = = = = = 

Trouxe o amor tal claridade
a meu mundo antes tristonho
que hoje minha realidade
é a realidade de um sonho!
= = = = = = = = = 

Zeloso dos filhos Seus,
legou-lhes um bem fecundo:
Poesia, requinte de Deus,
para adornar nosso mundo.

Fonte: Wanda de Paula Mourthé. Com…passos de emoções. Belo Horizonte: Flux, 2013. Enviado pela trovadora.

Arthur de Azevedo (Na exposição)

O Raimundo saiu do Maranhão aos vinte anos, muito disposto a nunca mais lá voltar, para não tornar a ver Filomena - e desde que aqui chegou (já lá se vão tantos anos!) fugiu de todas as coisas e de todas as pessoas que lhe pudessem recordar a sua terra natal.

Não lhe falassem no bacuri, nem no mucuri, nem no assaí, nem no arroz de cuchá, nem no tabaco do Codó, nem nas cuias da Maiobá, nem nos requeijões de São Bento, nem nos camarões de Alcântara; não pronunciassem na sua presença os nomes de Gonçalves Dias, João Lisboa, Sotero dos Reis, Joaquim Serra e outros maranhenses ilustres; não se referissem, de modo que ele pudesse ouvir, às novenas dos Remédios, aos passeios do Anil, aos banhos do Cutim e às serenatas ao luar no Pau da Bandeira ou no campo do Ourique; tudo isso lhe trazia à memória Filomena, aquela ingrata, que, depois de ter feito mil juramentos de que só dele seria, esqueceu-o para lançar-se nos braços do Cardoso, um negociante apatacado, com quem se casou.

Depois deste golpe, que esteve quase a matá-lo, Raimundo incompatibilizou-se com o Maranhão e tornou-se o mais carioca dos cariocas; entretanto, conservou no coração a lembrança dolorosa daquele amor infeliz, e, fiel ao seu próprio infortúnio, não procurou mulher que o fizesse esquecer Filomena. Ficou solteiro.

Durante muitos anos os seus sentimentos não se modificaram; ultimamente, porém, a idade começou a exercer no seu espírito uma ação benéfica, e ele refletiu, pela primeira vez, que a sua terra não tinha culpa da ingratidão de Filomena.

- Preciso reconciliar-me com o Maranhão, pensou Raimundo, e foi com esta ideia sensata que ele procurou a seção maranhense no Palácio da Exposição.

Mas percorrendo as salas onde se acham expostos os produtos do seu Estado, o pobre-diabo começou a ver Filomena em tudo; Filomena aparecia-lhe nos móveis, nos artefatos, nas fibras, nos tecidos, nas rendas, nas favas, no arroz - Filomena surgia de toda a parte!

As salas estavam quase desertas; além do Raimundo, estavam ali apenas três visitantes e uma família - marido, mulher, cinco filhos e uma criada, que examinavam tudo com atenção.

De repente, no meio daquele silêncio, a voz do marido repercutiu:

- Filomena!

- Que é, Cardoso?

- Vem ver como é bem feita esta rede!

O Raimundo ficou frio e como que grudado ao chão. Filomena! Cardoso! Era ela! Era ele! Eram eles!

Passados alguns momentos, ele voltou ao seu natural, e, disfarçado, aproximou-se... Que transformação!... que ruína!...

Mas que transformação também a dele, porque ela não o reconheceu...

O caso é que essa visita à Exposição completou a cura, que já começara. O Raimundo voltou a ser um bom maranhense, e agora está disposto a matar saudades da sua terra. Filomena já não existe.

Fonte: Artur de Azevedo. Contos fora da moda. Publicado originalmente em 1955. Disponível em Domínio Público

Estante de Livros (“A casa assombrada e outros contos”, de Virgínia Woolf)

 Além dos romances, Virginia Woolf (1882 – 1941) foi um exímia escritora de contos, que estão presentes em várias coletâneas organizadas por ela mesma, quando viva; e outras organizadas por editoras do mundo inteiro mesmo após a sua morte. Portanto, Casa Assombrada sempre faz parte dessas tantas coletâneas.

Aqui no Brasil há uma coletânea com todos os contos da extinta Cosac Naify, lançada em 2005, que leva o título de “Contos Completos”; outra, menos volumosa chama-se “A marca na parede e outros contos”, que a editora lançou em 2015.

Há outra, ainda mas antiga, lançada em 1984, chamada “A Casa Assombrada e outros contos“, lançada pela primeira vez em 1944 pela editora Hogarth Press, do casal Leornad e Virginia Woolf.

O conto que dá título a essa coletânea pode ser considerado um dos mais curtos da autora. São apenas 692 palavras que relatam a vida de dois fantasmas. Assim, é um conto breve, mas que conduz o leitor para um espaço muito rico porque o cenário é desenhado na mente com facilidade a cada palavra que Virginia Woolf coloca em seu texto.

Se por um lado o leitor pode achar que uma história de fantasmas pode ser assustadora, o lado que Virginia Woolf nos mostra é muito diferente e mais interessante que isso.

Os fantasmas, conectados de um jeito sutil com a natureza, estão ali buscando a mesma coisa, caso estivessem vivos – um tesouro no sótão, no entanto, algo mais sublime.

É essa a primeira impressão, seguida da gentileza estética que a autora promove, ao fornecer para nós belas frases, recheadas de figuras de linguagem inusitadas.

Fachos fortes de luar cruzam pelo chão e a parede e, ao se encontrarem, mancham as faces que se dobram; as faces que ponderam; as faces que revistam os dormentes e buscam sua oculta alegria.

Virginia Woolf entre 1912 e 1919 realmente morou em uma casa que ela considerava assombrada.

A casa ficava no interior da Inglaterra, chamava-se Asheham House e foi a primeira moradia quando casou-se com Leonardo Woolf, que também compactuava da ideia de fantasmas morarem na residência, o que divertia os dois.

Nesta compilação de alguns dos seus contos navegamos pela mente sombria da autora e estas histórias, curtas, mas complexas, falam de um variadíssimo leque de assuntos, guiando-se pelas divagações do narrador, sendo fragmentos de várias vidas numa só. Nesta obra temos sete contos de Woolf, todos eles muito diferentes ainda que com um tom muito semelhante. Este tom é relativo ao ambiente sombrio e às palavras melancólicas que podem refletir a vida – e a morte da escritora.

Os contos em si têm uma escrita muito semelhante na medida em que todos são escritos a partir do pensamento dos personagens. Assim sendo, para mim, um aspecto positivo, pode, no entanto, ser o que torna alguns destes contos um pouco confusos. Ainda assim, uma análise rápida permite-nos perceber o porquê desta confusão – o pensamento humano não é linear: ora estamos a pensar numa coisa, ora estamos a pensar noutra e assim constantemente. Woolf utiliza várias metáforas e faz muitas reflexões filosóficas acerca de temas da sua contemporaneidade.

Para além disso, alguns destes contos são como divagações, uma vez que o narrador se deixa levar pelo seu próprio pensamento, ou seja, não há propriamente um fio condutor, mas antes uma linha com várias ramificações. Neste sentido, a experiência da leitura e de absorção são elevadas a um patamar diferente de muitos contos clássicos.

O conto mais marcante seria talvez “Lappin e Lapinova”, que nos fala de Rosalind e Ernest, jovens recém-casados que criam um mundo só deles a partir de duas alcunhas, Ernest é Lappin e Rosalind Lapinova. Este “segredo” entre os dois foi criado com a intenção de escapar um pouco do mundo de ilusões e de falsas aparências regido pela família rica de Ernest. Com o passar dos anos, Ernest vai saindo lentamente da pele de Lappin e vai-se tornando igual aos membros da sua família, deixando Rosalind destroçada.

Esta história é incrivelmente simples em termos de leitura (talvez das menos confusas) e, por isso, torna-se muito fácil perceber como o amor entre os dois se foi esmorecendo e sendo esquecido. É uma realidade muito vivida ainda nos dias de hoje, pois, ao início, todas as relações têm aquele ar maravilhoso de novidade, no entanto, se não houver um cuidado mútuo, o amor acaba por morrer.

A escrita de Virginia Woolf não é propriamente de leitura fácil e os seus romances são, sem dúvida, mais conhecidos que os seus contos. Apesar disso, esta compilação reflete muito bem o seu universo sombrio e talvez a esperança que ainda residia na sua alma, no amor que esta transportava. Aquando da sua morte, carregada de dor e de pedras nos bolsos, deixou uma carta ao seu marido na qual lhe dizia: “Se alguém pudesse salvar-me serias tu (…) Não creio que dois seres pudessem ser mais felizes do que nós fomos“. Esta última frase é uma referência ao seu primeiro romance.

Fontes:
– Excerto de texto de Francine Ramos para Livro & Café. 01.2017.
– Excerto do Texto de Lorena Moreira, para O Barrete. 17.03.2021.