terça-feira, 6 de outubro de 2015

Aparício Fernandes (Trovas Mistas e Trovas Bipartidas)

(foi mantida a grafia original)
  
       Embora não constituindo categorias distintas, há trovas que apresentam particularidades curiosas quanto à sua mensagem e, mais raramente, quanto à origem. Estão neste caso as trovas mistas e as trovas bipartidas. Trovas mistas são aquelas que, pela sua mensagem, são, ao mesmo tempo, líricas e filosóficas, filosóficas e humorísticas, humorísticas e líricas e até mesmo lírico-filosófico-humorísticas. Não há mistério algum, pois a idéia contida numa trova pode exprimir simultâneamente essas três nuances do sentimento. Vejamos um exemplo de trova mista lírico-filosófica. É de autoria do consagrado trovador Orlando Brito:

Até num êrro há nobreza,
se com teu pranto o reparas,
— Mesmo a lama tem beleza
no fundo das águas claras...

         Com efeito, se os dois primeiros versos pregam um conceito filosófico, os dois versos finais nos oferecem uma comparação de grande delicadeza poética, revestida de encantador lirismo.
         Belmiro Braga nos proporciona um exemplo perfeito de trova mista filosófico-humorística:

Quanta vez, junto ao jazigo,
alguém murmura de leve:
– "Adeus para sempre, amigo"
E o morto diz: – "Até breve!..."

         Antônio Sales, um dos grandes trovadores brasileiros do começo do século, é o autor desta trova mista lírico-humorística:

Se as santas no paraíso
possuem os teus encantos,
eu fico muito indeciso
sôbre a virtude dos santos...

         As trovas mistas de mensagem tríplice, lírico – filosófico – humorísticas são, naturalmente, mais raras. Como exemplo, citaremos duas trovas. A primeira é de autoria de Lindouro Gomes; a segunda, de
Petrarca Maranhão:

A tua jura não passa
de falsidade patente:
– engana como a cachaça,
que alegra tombando a gente.
______
Eu pergunto muito a mêdo,
quase a sentir-me covarde:
– nasceste por demais cedo,
ou fui eu que nasci tarde?

         As trovas bipartidas (pela mensagem) são aquelas que nos dois primeiros versos exprimem uma idéia, e nos dois versos finais outra coisa muito diferente. Entre os dois pensamentos não há qualquer relação. São desconexos e, muitas vêzes, disparatados. Essas trovas, que comumente são populares anônimas, têm a sua graça, sua brejeirice. Eis um exemplo:

Debaixo daquela ponte
passa boi, passa boiada.
Quero que você me diga
se vai ser a minha amada.
continua… Trovas Mistas
Fonte: Aparício Fernandes. A Trova no Brasil: história & antologia. Rio de Janeiro/GB: Artenova, 1972

domingo, 4 de outubro de 2015

A. A. de Assis e Elisabeth Souza Cruz (Vaivém do Riso), final




44. (ESC)
Do teu queijo eu tiro um naco
pois a minha ideia logra...
mudo de pau pra cavaco,
que tal falarmos de... sogra?
________________
45. (AAA)
Na hora do desespero,
vale tudo, oh Deus, que horror...
Vale até, sem exagero,
chamar a sogra de “amor”!
________________
46. (ESC)
Sei também de um desespero,
pois o genro, de mutreta,
pôs pimenta no tempero
e a sogra ficou zureta!
________________
47. (AAA)
Faltam-lhe os “tchans” da “zelite”,
talvez escola e que-tais...
Mas no “tempero”, acredite,
a danadinha é demais!
________________
48. (ESC)
Tempero lembra cozinha
e a tua trova... "a penosa",
aquela da tal galinha
que no garfo era bem prosa!
________________
49. (AAA)
Diz ao garfo, humilde, a faca:
– Rema, rema, remarré...
Eu sou fraca, fraca, fraca,
mas corto mais que a cuié...
________________
50. (ESC)
Quando tem panela cheia
no fogão da  cozinheira
sempre acaba em briga feia
que o patrão quer dar "rasteira" !!
________________
51. (AAA)
Felizardo é o cara esperto
que vai no mato morar.
Lá não tem patrão por perto
nem sogra no calcanhar...
________________
52. (ESC)
É verdade! Uma mamata
morar longe de patrão...
só não se pode é na mata
ficar na moita.... sem cão.
________________
53. (AAA)
Bem pior é um menestrel,
quando lhe apura a barriga,
na moitinha, sem papel,
ter que usar folha de urtiga...
________________
54. (ESC)
Querido.. eu não faço intriga,
mas veja a situação:
– na moita, anda dando briga,
por dinheiro em cuecão!!
________________
55. (AAA)
Tudo o mais é mera intriga,
fabulazinha bizarra...
– O chato é ser a formiga
“cantada” pela cigarra!
________________
56. (ESC)
E por falar em cantada
quem canta seu mal  espanta?
Eu sou tão desafinada
que nem galo se levanta!!!
________________
57. (AAA)
Quando o galo nega raça
e precoce o caldo entorna,
a frangona, por pirraça,
dá-lhe um ovo... de codorna!
________________
58. (ESC)
Eu falo e tenho respaldo,
pois em canja de galinha,
para aumentar mais o caldo,
pegue a sopa da vizinha!.
________________
59. (AAA)
Alarme no galinheiro.
– Será que há gambá na granja?...
– Bem mais grave: é o cozinheiro
que avisa: “Hoje vai ter canja!”...
________________
60. (ESC)
E foi tamanho o brigueiro,
pois dona "Gala"  se zanga,
já que o galo, que é frangueiro,
logo quis  salvar a "franga"!
________________
61. (AAA)
Fui à feira a fim de frango;
frango fresco ali faltava.
Fiquei fulo e ao fim meu rango
foi farofa, alfafa e fava.
________________
62. (ESC)
A minha ideia não míngua,
e eu lhe mando "plantar fava",
pois compondo um trava língua,
minha própria língua trava!
________________
63. (AAA)
Calma aí, não fique brava
com a minha brincadeira...
Se quiser, eu planto fava,
batatas, a horta inteira...
________________
64. (ESC)
Assis... eu não me detenho
e agora pego carreira:
– quero ver teu desempenho
se "plantares bananeira"!!!
________________
65. (AAA)
Nada há que mais atraia
a molecadinha arteira
que moça de minissaia
quando planta bananeira...
________________
66. (ESC)
Tu és um sujeito esperto,
(mas só  peço que não caias)
quando estiveres bem perto
das moças perdendo as saias!!!
________________
67. (AAA)
Disse o esperto garotinho
na forçada confissão:
– Olhei pelo buraquinho...
mas não vi “o” da moça não!
________________
68. (ESC)
Por falar em confissão,
confessa a moça (e reclama):
- Tão pesado é o meu patrão
que quebrou a minha cama!
________________
69. (AAA)
O funcionário e a patroa
a um baile foram... “ficaram”.
O patrão soube: largou-a,
e os pôs na rua: “dançaram”!
________________
70. (ESC)
Com duplo sentido, a "dança"
é  palavra que  marcou:
– nem sempre quem dança, cansa...
mas quem se cansa... dançou!
________________
71. (AAA)
Até pra fazer pecados
é necessário ser jovem.
Adões e Evas cansados,
nem mesmo as maçãs os movem...
________________
72. (ESC)
As maçãs, "na velha idade",
lembram uvas,  e o idoso,
olhando as "boas" (maldade!),
– Alcançá-las?! É penoso!!!
________________
73. (AAA)
Conhaque no aperitivo,
conhaque na sobremesa...
– E’ assim que o velhinho, ativo,
mantém a velinha acesa!
________________
74. (ESC)
"Sopre a velinha , sem dó!"
e, na festinha animada,
sopraram tanto a vovó
que ela ficou resfriada!
________________
75. (AAA)
– Sopre o trombone sem DÓ,
diz a velhinha ao regente...
– Se mande pra LÁ, vovó,
e cuide de SI... SOL-mente!
________________
76. (ESC)
Assis, neste DÓ RÉ MI,
a trova pede uma pala:
– como é que eu estando aqui,
ouço tanto a sua  fala?
________________
77. (AAA)
Se no dorré não faz sol,
nem também  no La mi si,
no remi lá do fá-rol
faz redó relá solmi...
________________
78. (ESC)
No dó ré que a gente inventa,
Antonio Augusto, tem dó!!!
Já vamos para as oitenta
numa brincadeira só!
________________
79. (AAA)
Enquanto você topar,
sigamos, então, sem medo.
Vamos brincar de brincar,
até cansar do brinquedo...
________________
80. (ESC)
O desafio me empolga,
eu topo qualquer parada....
E não preciso de folga 
porque eu ando eletrizada!