domingo, 15 de maio de 2016

Trova 273 - Vanda Alves da Silva (Curitiba/PR)


Teatro da Terra (O Cravo Espanhol) Estreia 25 de Maio

de Romeu Correia

direção de produção e luz Pedro Domingos

Estreia a 25 de maio às 21H30

Teatro Cinema de Ponte de Sor / Portugal
de 25 a 29 de maio
quarta a sábado às 21h30
domingo às 16h e 21h30

info e reservas: 967 710 598 | 242 292 073
teatrodaterra@gmail.com | teatrodaterra.pt.vu
bilhete – 6 €
“Assim, com o tempo, conseguimos fundir o que de vagas recordações trouxemos da infância com o belo-da-idadeadulta saído do gênio criador dos seus autores, que para o caso d’O Cravo Espanhol foram: algumas figuras dos saltimbancos do Picasso do período rosa; a Paulette Goddard, a do vestido-trapo, quando esta personificava o fruto juventude colhido por Chaplin; a Anna Magnani de alguns filmes neo-realistas italianos do pós-guerra; o clima patético dos vagabundos com um sonho dentro d’A Estrada, de Fellini, e todo o sortilégio que, felizmente, ainda surpreendemos para nosso regalo nas feiras, romarias, exibições de fantoches, nos dias de Circo, nos pantomineiros vendedores da banha da cobra (que arte e que poder de comunicação têm alguns destes tipos!); tudo isto, dizíamos nós, o passado e o presente muito bem digeridos no almofariz-da-vida, creio ter sido a teia mestra da nossa farsa trágica. Farsa trágica, um conflito de amor e frustração baseado nas cegadas carnavalescas dos anos vinte. História  dialogada numa linguagem direta e rude, sem papas na língua, como acontecia nos espetáculos de rua desses tempos.”

É desta forma que o autor Romeu Correia descreve resumidamente a sua obra O CRAVO ESPANHOL. O Escriturário, símbolo dos improvisadores que logo perdem a autoria para o anonimato, é o impregnador das antigas cegadas no clima das cenas. Miguel, o toureiro frustrado, procura realizar-se lidando touros de pano com pernas de homem, no Carnaval. A filha bonita faz de “cavaleiro” e o filho rebelde de “bandarilheiro”. Dois cavalheiros atraídos na ocasião colaboram, vestidos de “boi” para esta “casa da brincadeira”. As memórias de infância de poetas, compositores de improviso, cantadores de fado e toda uma fauna artística eminentemente popular, despertaram a necessidade de, já nos anos setenta, voltar a um conceito esquecido e até desprezado por alguma intelectualidade da época. Tratasse de uma literatura criação-desabafo de dores e alegrias com as raízes mergulhadas no cerne da alma do Povo. A ânsia de comunicar é de tal forma imperativa que nem o desconhecimento da escrita serviu de obstáculo a uma criação artística, que teve mais tarde uma correspondente identificação no plano estético, quer nas artes plásticas quer na cinematografia.
   
O Teatro da Terra inicia com Romeu Correia uma série de espectáculos baseados na nossa investigação da corrente neo-realista portuguesa, a “batalha pelo conteúdo” precursora de muitos dos agora considerados mestres do cinema, das artes plásticas ou do teatro.

TEATRO da TERRA – Centro de Criação Artística de Ponte de Sor , C R L
Avenida da Liberdade, 64F , 2 º - 7400-218 - Ponte de Sor • Portugal | NIF 508869935
Tel . + 351242292073 / + 351967710598 - teatrodaterra@gmail . com | 
teatrodaterra.pt.vu

Fonte:
Teatro da Terra

Professor Francisco Garcia (Teu Retrato)

TEU RETRATO
 
Na moldura contemplo o teu retrato
Que me deste sorrindo um certo dia,
E por vê-lo, confesso e te relato,
que ainda vivo este sonho e fantasia.
 
Passa o tempo e não passa esta alegria
Que conservo na mente e não maltrato,
Porque sem conservá-la, a nostalgia,
Transformava este sonho em sonho ingrato
 
Vendo o teu rosto lindo e sedutor,
Como eu lembro da força deste amor
Nestes seus lábios ternos, sensuais,
 
Ah! Que pena que o tempo nada sente,
E o que guardo comigo eternamente
É uma foto, consolo dos meus ais!

Olivaldo Júnior (Aquela lá)

A claridade do dia avançava sobre o quarto como se a convidasse para a vida. Era ela que se levantaria, tomaria banho e, quase por encanto, vestiria aquele vestido de flores, meio feliz demais para uma segunda-feira, mas, vá lá, só viveria aquela segunda-feira uma vez, então...

Pronto, abriu os olhos e, sentada ao pé da cama, passou a mão levemente nos cabelos, como se certificasse de que era ela mesma que estava ali. Sim, era ela. Bem, hoje é segunda, né?...

Levantou-se, pôs-se em frente ao espelho, escovou os dentes e, quando voltava para o quarto a fim de se vestir, lá estava ela.

- O que quer aqui? Já não me fez mal o suficiente?, disse, imperiosa, para a mulher que julgava ser a dona de sua ruína.

- Eu sempre estarei aqui, você sabe. Pode me mandar embora, eu não posso sumir..., respondeu à "preguiçosa" dona daquela casa, com jardim à beira-porta, colibris beijando flores, pardaizinhos de passagem.

- Eu preciso ir trabalhar, estou atrasada!, retrucou, áspera, à indesejável mulher sentada numa poltrona em seu quarto, onde ela, quando podia, costumava ler.

- Vou com você., calmamente falou a "penetra" à sua rival.

- Não mesmo!, decretou, impaciente, a senhora de seu quarto, a rainha de suas horas, seu Reino de Copas, recém-invadido por aquela que não queria desgrudar de seu caminho.

- Olha a bolsa, amiga!..., disse a "intrusa", só querendo ajudar.

- Um momento... Preciso me olhar no espelho!, avisou a proprietária daquele quarto, daquela cama, daquele oásis onde se refazia de sua luta diária. Lutava contra uma depressão havia meses, anos, talvez "séculos".

- É preciso mesmo isso?, indagou a "forasteira" a sua "amiga", que, ao se olhar no espelho, sem querer, deu cabo da falastrona que esvaneceu no ar qual nuvem de poeira, pó de Pirlimpimpim, restando apenas a mulher, sua segunda-feira e um espelho, interrogativamente mudo, manhãzinha, olhando-a, só.

Aquela lá, sentada na poltrona, era ela mesma. Será?! Sim, era ela.

Fontes:
O Autor

Edweine Loureiro (O Filho da Floresta e outros poemas)


 
  São 26 poemas, todos premiados em concursos literários no Brasil e em Portugal, nos quais o author escrece sobre os mais diversos temas ― entre estes: ecologia, paz e, claro, literatura.

    A obra obteve o Prêmio Literacidade – 2015.

    A capa foi feita pela artista japonesa Junko Tomita, e o prefácio pelo grande escritor Edelson Nagues. Eis o link da Editora LiteraCidade:
 http://www.literabooks.com.br/filhodafloresta

    Edweine Loureiro nasceu em Manaus em 1975. Advogado e professor de idiomas, residindo no Japão desde 2001. Premiado em concursos literários no Brasil e em Portugal, autor dos livros “Sonhador Sim Senhor!” (2000), “Clandestinos” (2011), “Em Curto Espaço” (2012), “No mínimo, o Infinito” (2013) e “Filho da Floresta” (Prêmio LiteraCidade 2015). Vencedor do Prêmio Ganymedes José (Literatura Infantil e Juvenil) da União Brasileira de Escritores - RJ, em 2015. Também obteve o primeiro lugar, em 2016, nos Jogos Florais de Nova Friburgo (RJ), o mais tradicional concurso de trovas do Brasil. É membro correspondente da UBE-RJ e da Academia Metropolitana de Letras, Artes e Ciências – SP.

Alguns poemas do livro:

FILHO DA FLORESTA

Sou forte, sou altivo.
Nascido, por encanto,
no encontro das águas.
Curumim atroari,
que não teme nada:
seja a grande sucuri,
seja a onça-pintada…

Sou desbravador de igapós
e dos mistérios de Marajó.
E, para ter o muiraquitã,
matei o gigante Piaimã.

Não tenho medo de saci,
nem do feroz mapinguari…
E, de noite, à beira do lago,
afago o boto-encantado.

Só uma coisa me apavora:
É descobrir, em má hora,
que nada mais resta
de minha amada floresta.

[Poema vencedor do VII Concurso Poesiarte – Arraial do Cabo/ RJ (Janeiro/2013) e 4º lugar no 3º Concurso Literário da Academia Metropolitana de Letras, Artes e Ciências (AMLAC) – Vinhedo/ SP (2013).]
AFLIÇÃO

Vejo-a ferida: nossa Mãe Terra…
Ela que, nascida para ser Eterna,
deu Vida a tantos…

E, no entanto,
ao longo dos tempos,
estando Ela em tormento,
a ninguém importou o Seu lamento.
Ninguém enxugou o Seu pranto.

E agora,
ainda esquecida,
Ela agoniza…

Aguardando, entristecida,
a derradeira hora…

Que, temo, não demora.

[Menção Honrosa Internacional no VIII Concurso Poesias sem Fronteiras (2012)]

Fonte:
O Autor

Irmãos Grimm (O alfaiate no céu)

    Um belo dia, o bom Deus quis dar um passeio pelo jardim celestial, levou consigo todos os apóstolos e santos, não ficando no Paraíso senão São Pedro. O Senhor recomendou-lhe que não deixasse entrar ninguém durante sua ausência e São Pedro ficou de guarda junto à porta do céu. Não demorou muito, alguém bateu. São Pedro perguntou quem era e o que desejava.

    - Sou um pobre e honesto alfaiate - respondeu uma vozinha humilde - que pede para entrar.

    - Sim, honesto! - disse São Pedro - como um ladrão candidato à forca! Tinhas os dedos compridos quando surrupiavas o pano aos fregueses! No Céu, não podes entrar, o Senhor recomendou-me que não deixasse entrar ninguém durante a sua ausência.

- Tende compaixão de mim! - choramingou o alfaiate - pequenos retalhos que caem da mesa não são roubados, não merecem sequer que se fale neles. Olhai, estou mancando por causa das bolhas que fiz nos pés, de tanto andar; não posso absolutamente voltar daqui. Deixai-me entrar, prometo fazer todo o serviço pesado, carregarei as crianças, lavarei as fraldas, limparei e esfregarei os bancos onde brincam e remendarei os rasgões de suas roupas!

São Pedro acabou por compadecer-se e abriu um pouquinho a porta do Céu, um tantinho apenas que deu para o alfaiate coxo insinuar-se. Recomendou-lhe que ficasse quietinho num canto atrás da porta para que, quando o Senhor voltasse, não o descobrisse, senão se zangaria.

O alfaiate obedeceu. Sentou-se no canto atrás da porta, mas, assim que São Pedro deu as costas, levantou-se e pôs-se a esquadrinhar curiosamente todos os recantos do Paraíso. Por fim, foi ter a um lugar onde havia muitas cadeiras esplêndidas e, no centro, uma poltrona de ouro cravejada de pedras preciosas; era muito mais alta que as cadeiras circunstantes e à sua frente havia um escabelo também de ouro.

Era a poltrona onde sentava o Senhor quando estava em casa e da qual podia ver tudo o que se passava na terra. O alfaiate quedou-se a contemplá-la por algum tempo, pois ela lhe agradava mais que todo o resto. Até que, não conseguindo refrear a temerária curiosidade, foi sentar-se nela. Então viu tudo o que acontecia na terra e, particularmente, notou uma velha feia lavando roupa num regato, que subtraiu e pôs de lado dois véus. Vendo isso, o alfaiate foi tomado de tal indignação que agarrou o escabelo* de ouro e, através do Céu, lançou-o violentamente na velha ladra, lá na terra. Como, porém não podia mais ir buscar o escabelo tratou de escapulir o mais depressa possível da poltrona e correr para o seu lugar atrás da porta tudo como se nada houvesse acontecido.

Quando o Senhor e Mestre regressou com o séquito celeste para dizer a verdade não percebeu o alfaiate atrás da porta, mas ao sentar na poltrona deu pela falta do escabelo. Chamou São Pedro e perguntou-lhe onde fora parar. São Pedro não o sabia. Então perguntou-lhe se havia deixado entrar alguém.

- Não sei de ninguém que aqui entrasse - respondeu São Pedro - a não ser um pobre alfaiate coxo que ainda está esperando atrás da porta.

O Senhor mandou chamar o alfaiate e perguntou-lhe se tinha se apoderado do escabelo e onde o escondera.

- Senhor - respondeu prontamente o alfaiate - num ímpeto de raiva atirei-o na terra, atrás de uma velha que vi, daqui, roubar dois véus dentre a roupa que estava lavando.

-Seu patife! - disse-lhe o Senhor - se eu julgasse como tu, que pensas que teria acontecido desde tanto tempo? Eu não teria, desde séculos, cadeiras, poltronas, nem tenazes, porque tudo teria jogado sobre os pecadores. Por isso não podes ficar no Céu, apenas te será permitido ficar fora do portão. Vês que belo resultado? Fica sabendo que aqui ninguém pode castigar, somente eu, o Senhor!

São Pedro teve de reconduzir o alfaiate para fora do Paraíso. O alfaiate, que tinha os pés cobertos de bolhas e os sapatos rotos, se apoiou num bastão com a mão, e foi embora bem devagarinho, dizendo "Esperem um pouco", enquanto os bons soldados se sentavam de tanto rir.
__________________
Nota:
* escabelo = banquinho para descanso dos pés.

Fonte:
http://www.grimmstories.com/pt/grimm_contos/titles