terça-feira, 14 de junho de 2016

Olivaldo Júnior (Devaneios Poéticos)

Fonte: Espaço Das

POEMA LIVRE 

Mastigo um pedaço de lua 
e como um segredo de Deus, 
que é dia de festa: 
no céu, 
no mar, 
no lar. 

Rumino um bocado de sol 
e tomo um refresco de azul, 
que é dia o que resta: 
do bem, 
do mal, 
do caos. 

No céu que a gente faz dentro, 
concentro todo o mar 
que não vi, 
o lar 
que eu vivi, 
o céu 
que eu cri. 

Do bem que a gente concentra, 
contemplo todo o mal 
que não cri, 
o caos 
que eu vivi, 
o bem 
que eu vi. 

Lua, Deus, sol e azul, livres, são 
de mim o mais humano 
que experimento, 
o mais de mim que eu reinvento, 
e os tento, 
não como sendo um herege, 
mas como sendo um discípulo, 
alguém.

CORAÇÃO PEQUENINO

No pequenino coração que Deus me dera, couberam, cabem e caberão todas as coisas. Todas as coisas?! Não!... Todas as formas, cores, cheiros, sabores e ruídos de todas as coisas... 

De barbante e papel,
em perfeito destino,
levo em mim o troféu:
coração pequenino.

Não me deixam o céu,
as nuances do sino,
mas escuto o escarcéu:
coração pequenino.

Fosse grande o bastante
para honrar seu intento,
eu, menino e gigante,

dava a si este alento,
de bater com quem cante
seu pequeno lamento.

TODO ADEUS

Num adeus que nunca digo,
digo mais do que já disse,
calo mais do que eu queria,
só me resta, então, poesia.

Num adeus que nunca sigo,
sigo mais do que seguiste,
paro mais do que a poesia,
que me move o dia a dia.

Sob os pés, já sinto os egos
que me espetam; sem alarde,
piso em ovos: tantos eus!...

Lenços brancos, elos cegos,
e uma cor me diz que é tarde,
mudo e cinza todo adeus.

UM PEQUENO AMOR

Num canteiro assim,
entre a pedra e a flor,
foi que eu fiz pra mim
um pequeno amor.

Num cantinho assim,
entre a terra e o andor,
foi que eu quis sem fim
um pequeno amor.

Sob as asas mágicas
de um perfeito anjinho,
enxuguei as lágrimas

de uma flor sem ninho,
pequeninas páginas,
grande amor mindinho.

DE CINZAS 

de sonhos, a quinta 
de chopes, a sexta 
de churros, o sábado 
de reza, o domingo 
de trampo, a segunda 
de sambas, a terça 
de cinzas, a quarta

UM AMIGO VAI-SE EMBORA...

Numa noite sem estrelas,
um amigo vai-se embora,
e eu me privo de retê-las
neste colo, feito a aurora.

Numa noite sem estradas,
um amigo vai-se embora,
e eu me privo das amadas
que me olham toda hora.

Numa noite sem ninguém,
um amigo vai-se embora,
e eu embarco nesse trem

que só parte e até decora
meu trajeto para o além:
longe, muito longe, agora...

O PEQUENO PEREGRINO 

O pequeno peregrino 
pede pão em cada esquina; 
molecote, tão menino, 
e já sofre, e cumpre a sina! 

O pequeno peregrino 
nem seu nome não assina; 
o corpinho, pequenino, 
n'alma, grande, peregrina. 

Já faz tempo, velho amigo, 
que esse pobre perambula, 
mas não pede mais abrigo... 

Quando pede, se encabula, 
volta os olhos, vem comigo; 
sem remédio, a vida é bula.

UMA CAIXA DE SAPATO

Entre lobos sem estepe,
surge a caixa de sapato;
numa esquina, puro rap,
pressa, caixa, desacato.

Um pedestre, um "serelepe",
cheira a caixa de sapato;
não importa que se estrepe,
deixa a caixa: triste fato.

Entre lobos de gravata,
chapeuzinhos de Ray-Ban,
"patricinhas" de regata,

dorme a caixa, serenata;
nela, um baby sem mamã
morde a caixa, se desata.

Fonte:
Poemas enviados pelo poeta

Sérgio Alves Peixoto (São Francisco de Assis e a Poesia Brasileira) Parte 2


A poesia brasileira “erudita” também acolheu São Francisco. Se começarmos pelo Barroco, quando a literatura brasileira passa a existir como tal, vemos que, por exemplo, Botelho de
Oliveira a ele dedicou um soneto, seu livro Lira sacra . Um soneto blasfemo, como gostavam os barrocos, já que Botelho vê, no sofrimento do santo, sofrimento maior que o do próprio Cristo:

A São Francisco 

Soneto XV 

Excelso patriarca que ordenastes 
Melhor arca no mundo em graças certas 
Se esta foi ordenada em três cobertas 
A vossa com três ordens fabricastes. 

Como a paixão de Cristo tanto amastes 
Vos deu no corpo as chagas descobertas 
E estando vivas nele, estando abertas, 
No mesmo Cristo em Cruz vos transformastes. 

Tivestes melhor Cruz que Cristo amado 
Nesta impressão das chagas, porque nisto 
A Cristo pareceis avantajado. 

Visto pois o favor, o empenho visto, 
Cristo em um lenho foi crucificado, 
Francisco foi crucificado em Cristo. 

De Humberto de Campos, poeta parnasiano hoje totalmente esquecido, selecionamos a passagem em que São Francisco fala às aves, excerto do longo poema sobre o qual falamos acima. Neste trecho, São Francisco “passa um sermão” nas aves, que, parece, não dão valor à felicidade que têm, principalmente quando se assiste a tanto sofrimento humano:

O apóstolo das aves 

No cimo do Subásio, ante a áspera caverna, 
Em lugar que somente o sol visita e banha, 
São Francisco de Assis sonha a vida ampla e eterna 
Falando ao céu azul e às cousas da montanha.

Ante a morte do Sol fecha as asas o Dia. 
O Vale, em derredor, é um turíbulo que arde; 
Sobem, leves, da terra, entre a diurna agonia, 
A alva bruma da fonte e os suspiros da Tarde. 

São Francisco, entretanto, a loura barba ao vento, 
Olhar vago, a beber o fogo o horizonte, 
Mandando a asas e céus a voz e o pensamento, 
Continua a pregar aos pássaros do monte. 

Para ouvi-lo falar, tudo em roda se aquieta; 
O vento, ainda a fugir, atenta o ouvido, e escuta. 
A ave pára; a flor cisma; e aos seus surtos de poeta, 
Trepida o coração da própria pedra bruta. 

E ele fala, a voz doce: “Asas, irmãs desta alma, 
Aves que me escutais neste alto de montanha, 
Sede boas, cantai e amai, na vida calma 
A árvore que vos dá fruto e a áurea luz que vos banha. 

Sede humildes, e amai; a árvore anosa e o ramo 
Do arbusto fraco, amai; amai a terra, cheia 
De doçura e de paz; e amai, como eu vos amo, 
A água que Deus dá à fonte e o grão que Deus semeia. 

E amai-vos. A ninguém, Deus, o senhor do Espaço, 
O criador do que hoje há nas águas e arvoredos, 
Como a vós, dando a fronde, ergue um lar com o seu braço 
E o alimento vem dar nas pontas dos seus dedos. 

Olhai o homem rebelde, olhai o tigre, a fera 
Sanguinária; acordai na alta noite tristonha, 
E escutai o subir da queixa humana e austera, 
As palavras de Dor do homem que vela ou sonha. 

Escutai: tremereis ante o clamor que expande 
A angústia humana; e haveis de abençoar a humildade, 
Vendo, enfim, como é bela, alta, límpida, grande, 
Junto à mágoa dos mais, vossa felicidade.

Por que os homens não são como vós sois? A gruta 
Não seria, talvez, lar mais doce e risonho 
Que o castelo e o palácio, onde morrem na luta 
Que destrói todo Amor, que extingue todo sonho? 

A mão sábia que abriu este velário pela 
Altura, e a árvore pôs sobre o solo atro e bruto, 
Se a terra tinha luz, por que pôs no alto a estrela? 
E se o sangue é melhor, por que a bênção do fruto? 

Não sereis, porventura, aves do espaço, amando 
E cantando pelo ar, mais que os homens, felizes? 
Pois, se tínhamos nós de viver batalhando, 
Por que o ramo dá sombra e o tronco tem raízes? 

O homem morre faminto, e vós, no entanto, vede: 
Cantando a Sua glória e exaltando o Seu nome, 
Já vistes um pardal a queixar-se de sede 
Ou um frágil rouxinol expirando de fome? 

Doces aves do céu, amai, portanto, a Vida, 
Louvai, portanto, a Deus, que vos dá, neste monte, 
Grande e anônimo, a abrir a ampla mão comovida, 
A luz do sol, o grão da terra, a água da fonte!...” 

E, assim, transfigurado, a loura barba ao vento, 
São Francisco, a surgir da luz que o envolve e o banha, 
Mandando a asas e céus a voz e o pensamento, 
Continua a pregar às cousas da Montanha...

O momento simbolista no Brasil, nos deu, por exemplo, dois poemas “franciscanos”. O primeiro deles, um soneto de Durval de Moraes, tematiza os estigmas no Monte Alverne:

São Francisco 

Mãos e pés a sangrar; o flanco, aberto; o gosto 
Do fel no coração, e na alma a solitude... 
À bruta bofetada, impassível o rosto! 
O espírito sereno, ante o insulto mais rude! 

O escarro, a negação, o abandono, o desgosto: 
Dá-me tudo, Senhor, para que se transmude, 
Na minha alma de vil, a amarugem do mosto 
Fervente do Pecado, em vinho da Virtude!... 

São Francisco, chorando, em êxtase exclama. 
Desce, para colher-lhe as pérolas do pranto, 
Vibrante Serafim de seis asas de chama! 

Jardineiro do Amor, que abre em flores as fragas, 
Jesus vinha plantar pelo corpo do Santo 
O celeste rosal das Suas Cinco Chagas!

O segundo, poema à la Rimbaud de Pethion de Vilar, intitulado “Poema das Vogais”, insere o sofrimento de São Francisco quando vai “colorir” a vogal U: 

U – lúgubres clarões agônicos de enxofre; 
Cor do Mistério; cor das paixões sem consolo; 
Soluço há muito preso, estourando de chofre; 
Último beijo, olhar vesgo e triste de goulo. 

Olheiras de Saudade; olheiras de Ciúme; 
Chagas místicas de S. Francisco de Assis; 
Clangores d’órgão que poeta algum resume; 
Desilusões de amor que nenhum verso diz.

continua...

Fonte:
Revista do Centro de Estudos Portugueses. v. 29, n. 42. Belo Horizonte/MG: UFMG, jul./dez. 2009.

domingo, 12 de junho de 2016

Sérgio Alves Peixoto (São Francisco de Assis e a Poesia Brasileira) Parte 1


Fernando Sabino nem se lembrava. Mas em 1932, 
com 7 anos de idade, ele fez um poema dedicado a 
São Francisco de Assis. No texto, descoberto por 
um amigo mineiro, dizia que queria ficar amigo de 
verdade do santo. Tão íntimo que passaria a chamar 
São Francisco de “Chiquinho” e o santo trataria Sabino 
de “Nandinho”.

Conhecido, também, como São Francisco das Chagas e São Francisco Seráfico, São Francisco de Assis é um dos santos católicos mais populares da cultura brasileira. Sendo assim, não é de se estranhar que poetas escrevessem sobre ele ou, até mesmo, com ele se identificassem, já que o Santo também, diz mais a lenda do que a verdade histórica, foi poeta. 

Na pesquisa que fizemos, encontramos duas biografias do santo: uma, em prosa, e dedicada à juventude, do alagoano Jorge de Lima, escritor do nosso modernismo; outra do mineiro Augusto de Lima, em forma de um longo poema.  Os trovadores brasileiros o elegeram como patrono e, na Literatura de Cordel, sua pobreza e sofrimento são temas recorrentes do imaginário do povo nordestino, como atestam a romaria e os festejos de Canindé, no Ceará.

Do trovadorismo, selecionamos a seguinte “interpretação” de autor desconhecido da famosa “Oração de São Francisco”:

1-Faze-me agente, Senhor, 
De vossa radiosa Paz! 
Permiti que eu leve Amor, 
Onde o ódio esteja a mais... 

2-Por onde estiver a Ofensa, 
Que eu leve sempre o Perdão... 
Onde houver Discórdia, intensa, 
Que eu sempre faça a União. 

3-Onde a dúvida existir 
Que eu possa levar a Fé, 
E onde o erro persistir, 
Toda a Verdade da Sé. 

4-Ó Mestre-Amor singular, 
Concedei seja meu fado, 
Consolo a todos levar, 
Mais do que ser consolado. 

5-E que eu possa Compreender, 
Mais do que ser compreendido. 
Possa AMAR, com todo o Ser, 
Muito mais que ser Querido. 

6-Pois, dando é que se recebe, 
Ao irmão necessitado, 
Perdoando é que se percebe 
Que também se é perdoado. 

7-Dai-me Senhor, a Esperança, 
Pela maneira mais terna, 
Pois morrendo é que se alcança 
A glória da Vida eterna

Quanto à Literatura de Cordel, descobrimos o seguinte texto de Wellington Vicente: 

Giovanni Bernardone 
Foi jovem muito feliz 
E enquanto adolescente 
Fez da vida o que bem quis, 
Por “Francesco” apelidado, 
Depois, por Deus transformado 
Em Francisco de Assis. 

Em mil, cento e oitenta e dois 
Nasceu este italiano, 
Pietro e Picca Bernardone 
Foram pais deste ente humano, 
Que numa lição de amor, 
Rejeitou ser mercador 
Para seguir outro plano. 

Como era moda na época, 
Desejou ser cavaleiro, 
O pai doou-lhe armadura 
E um cavalo ligeiro, 
Ele daí animou-se, 
Neste instante transformou-se 
Num combativo guerreiro. 

Combatendo com Perugia 
Assis não via os perigos 
E mandava seus habitantes 
Enfrentar os inimigos, 
Nesses confrontos guerreiros, 
Fizeram prisioneiros 
Francisco e alguns amigos.

Assim Francisco passou 
Quase um ano na prisão, 
Mas seu pai, homem abastado, 
Decidiu entrar em ação: 
Gastou enorme quantia 
Mas livrou da enxovia 
Seu filho do coração. 

Numa noite em que estava 
Com seus amigos na rua 
Fazendo uma serenata 
Sob a beleza da lua, 
Sentiu que algo o tocava 
E bem sutil penetrava 
No fundo da alma sua. 

A partir deste episódio 
Nasceu Francisco de Assis 
O pai de toda a pobreza, 
Protetor do infeliz, 
O amante dos animais, 
Inspira a quem sofre mais 
A uma vida feliz. 

Oitenta anos após 
Cabral descobrir a gente, 
A Ordem dos Franciscanos 
Radicou-se em São Vicente, 
Com um pensamento nobre: 
Transformar o homem pobre 
Em cristão bem diferente. 

Dali pra outros Estados 
A ordem se espalhou, 
Inspirada no seu Mestre 
E no que ele pregou: 
A justiça, dignidade, 
Compreensão, caridade, 
Pelas quais tanto lutou.

Os devotos de São Francisco 
Quando se acham doentes, 
Imploram pelos milagres 
Do Santo dos Penitentes, 
Ele, com sua bondade, 
Retira a enfermidade 
Do corpo desses viventes. 

Inspirados em Francisco 
E nas leis da Santa Sé, 
Transformaram as romarias 
Numa Profissão de Fé, 
Onde a maior louvação 
Percebe-se na procissão 
Existente em Canindé. 

Por são Francisco das Chagas 
Este Santo é conhecido, 
Pois Canindé lembra bem 
O mal por ele sofrido, 
Quem se achar adoentado, 
Pedindo será curado 
Por este Santo querido. 

Em Porto Velho, Rondônia, 
Este Santo é venerado: 
Dia 4 de outubro 
É esse dia marcado, 
Onde o povo em cada canto 
Reza, agradecendo ao Santo, 
Mais um milagre alcançado. 

Mas ao falar em Francisco 
Sinto-me na obrigação 
De relembrar seus discípulos:
 Bernardo, Pedro e Leão, 
Filipe, Egídio e Rufino, 
Clara, no mesmo destino 
De Masseo, na pregação.

Seja de Assis ou das Chagas 
É o Santo mais popular, 
Quem for devoto que reze 
Pra nosso mundo mudar: 
Mais justiça social 
E a consciência geral 
Do perigo nuclear. 

Para a paz reinar nas ruas 
E pra chover no sertão, 
Pra melhorar da coluna 
E curar-se do coração; 
Quem pediu foi atendido, 
É isto que tem trazido 
Milhares à procissão. 

Como o provo brasileiro 
Tem fé e convicção, 
Roga ao Santo que auxilie 
Nas horas de aflição, 
Porto Velho ou Canindé: 
Irmanados pela fé, 
Unidos na devoção. 

Porto Velho – RO, outubro de 1996. 

continua...

Fonte:
Revista do Centro de Estudos Portugueses. v. 29, n. 42. Belo Horizonte/MG: UFMG, jul./dez. 2009.