sábado, 10 de outubro de 2009

Alguns Pseudônimos e os respectivos escritores


Anatole France (Jacques Anatole François Thibault)
Artur da Távola (Paulo Alberto Monteiro de Barros)
Ferreira Gullar (José Ribamar Ferreira)
George Orwell (Eric Arthur Blair)
João das Regras (Machado de Assis)
João do Rio (João Paulo Emilio Cristovão dos Santos Coelho Barreto)
Johannes Clímacus/Johannes de Silentio/Victor Eremita (Soren Kierkegaard)
Lelio (Machado de Assis)
Lewis Carroll (Charles Lutwidge Dodson)
Malba Tahan (Júlio César de Melo e Sousa)
Manassés (Machado de Assis)
Marcos Rey (Edmundo Nonato)
Mark Twain (Samuel Langhorne Clemens)
Moliere (Jean-Baptiste Poquelin)
Pablo Neruda (Ricardo Eliecer Neftalí Reyes Basoalto)
Pagu (Patricia Galvão)
Pedro Dantas (Prudente de Morais Neto)
Possidônio Cezimbra Machado (Marcelo Gama), poeta simbolista
Qorpo-Santo (José Joaquim de Campos Leão)
Richard Bachman (Stephen King)
Stanislaw Ponte-Preta (Sérgio Porto)
Stendhal (Henri-Marie Beyle)
Susana Flag (Nelson Rodrigues)
Tennessee Williams (Thomas Lanier Williams)
Tristão de Ataíde (Alceu Amoroso Lima)
Victor de Paula (Machado de Assis)
Voltaire (François Marie Arouet)

Antonio Manoel Abreu Sardenberg (Namorar em Sonhos)



Existe coisa melhor do que namorar em sonhos, principalmente quando esse sonho é acordado e esse namoro é com a vida, a natureza e tudo aquilo que DEUS nos dá no dia-a-dia: o ar que respiramos, o sol que nos aquece, a chuva que faz germinar as sementes que dão flores e frutos, enfim, tudo que de belo está ao nosso alcance.

Existe coisa mais linda do que um céu coalhado de estrelas, um mar azul, filhos e netos à nossa volta?

Pois é! Acho que não existe e por isso estou mandando esse modesto poema.
.
Namorei por toda a vida
Todos os sonhos que sonhei,
Até meus sonhos perdidos
Confesso que namorei!

Namorei sonhos distantes,
Que senti, mas não toquei,
E até meus sonhos errantes,
Confesso: também gostei!

Namorei sonhos do sul,
Do norte e do nordeste,
Sonho rosa, sonho azul,
Sonho do centro e sudeste,
Sonhos que tanto sonhei
Mas que tu nunca me deste!

Namorei sonhos dourados,
Pretos, brancos, coloridos,
Sonhos nunca imaginados
Que me tocaram os sentidos.

Namorei sonhos da noite
E também da madrugada;
Sonhos doces de criança
Com a primeira namorada,
Sonhos que se perderam
Na poeira das estradas...

Mas o sonho mais bonito,
Com gostinho de maçã,
Foi aquele que sonhei
No despertar da manhã:
Eu te querendo todinha
Você dizendo: hã, hã...
----
Fontes:
- Texto enviado pelo Autor
- Imagem = http://www.vidaartepoesiaedepressao.spaceblog.com.br

Homero (século VIII a.C.)



Teria vivido no século VIII a.C., período coincidente com o ressurgimento da escrita na Grécia. Consagrou o género épico com as obras Ilíada e Odisséia. Além destas, mas sem respaldo histórico ou literário, são a ele atribuídas as obras Margites, poema cômico a respeito de um herói trapalhão; a Batracomiomaquia, paródia burlesca da Ilíada que relata uma guerra fantástica entre ratos e rãs, e os Hinos homéricos.

Já antes do início do pensamento filosófico, as riquíssimas obras de Homero (Ilíada e Odisséia) tendem a aproximar os deuses dos homens, num movimento de racionalização do divino. Os deuses homéricos, que viviam no Monte Olimpo, possuíam uma série de características antropomórficas.

Segundo a tradição antiga, ele é autor dos poemas épicos Ilíada e Odisseia, duas grandes obras da Antiguidade , e muitos outros poemas que acabaram servindo de relato histórico e base cultural e moral da Grécia. Para os gregos que viveram sob o domínio dos romanos, ele foi o principal poeta da sua época, embora alguns escritores coloquem em dúvida a sua verdadeira identidade - é controvertida até a data de seu nascimento. Por volta do sétimo século a.C. surgiram as primeiras citações dos relatos épicos -, a Ilíada e a Odisseia estão incluídas entre as grandes obras da literatura universal

A discussão sobre a autoria da Ilíada e da Odisseia resultou na famosa "questão homérica", que ao que tudo indica surgiu por volta do sexto século a.C., quando um certo Theagenes de Regium começou a indagar sobre as origens de Homero. Esta incerteza nasceu da quase completa impessoalidade do épico grego. O autor de Ilíada às vezes fala na primeira pessoa sobre seus próprios sentimentos, mas não há outra referência sobre a identidade do autor em nenhuma de suas obras. As datas e locais em que os poemas foram compostos podem ser apenas inferidos de evidências ambíguas e contraditórias.

Segundo alguns historiadores, o fato de serem citados comerciantes (fenícios) na Odisseia pode significar uma comprovação de que a obra possa ter sido feita por volta do século 9 a.C. Eles também citam táticas militares narradas na Ilíada que teriam origem no século 8 a.C. Embora essa diferença de datas possa indicar que houve um período muito longo entre a confecção de uma obra e outra, eles também sugerem que ambas possam ter apenas um autor, apesar de outros duvidarem que as duas possam ter sido escritas ou narradas somente por Homero.

Por volta do quarto século a.C, quando já se comercializavam livros e já existiam bibliotecas, Homero passou a ser considerado o criador da mitologia grega. Os historiadores da época se baseavam na existência de outros poemas, atribuídos a Homero, que homenageavam deuses daquele período. Essas obras também deixaram impregnadas na cultura grega princípios éticos de conduta e comportamento, mas sua autoria também nunca teve comprovação.

Homero teria vivido no oitavo ou nono século a.C. na Jônia, uma região hoje pertencente à Turquia. A Ilíada e a Odisseia são os principais documentos literários e históricos da região que resistiram aos tempos pelo seu relevante conteúdo. O que ficou de Homero, afora a controvérsia sobre as suas origens e até mesmo a própria autoria, são as obras, todas do gênero épico. Esses relatos, inspirados nas musas do autor, são baseados em fatos que podem ter acontecido ou não. As principais obras, a Ilíada e a Odisseia, falam de guerras, deuses, heróis, e, claro, tentam transmitir à sociedade de então ensinamentos morais, por meio dos personagens.

A Ilíada narra os acontecimentos, em 51 dias, durante o décimo e último ano da guerra de Troia. O título da obra tem origem no nome grego de Troia, Ílion. Trata-se de um poema épico que descreve "a ira de Aquiles" e a luta pela a posse de mulheres capturadas, entre Aquiles, o grande guerreiro, e Agamenon, o comandante em chefe do exército dos aqueus, que sitiou Ílios, a capital de Troia, por nove anos a fim de resgatar Helena, a esposa de Menelau (irmão de Agamenon), que fora capturada por Paris, filho de Príamo, rei de Troia.

A luta teve conseqüências desastrosas - primeiro para os aqueus, que tiveram de combater sem o apoio de Aquiles, e sob a temporária, porém real, inimizade de Zeus, "o pai dos deuses e dos homens" -; depois para o próprio Aquiles na perda de seu grande amigo Patroclus; e, finalmente, para Heitor, herói dos troianos. Aquiles, depois de ter se reconciliado com Agamenon, tendo vingado o assassinato de Patroclus e praticado os rituais finais para o amigo morto, finalmente se reconcilia com os deuses, ao permitir que Príamo possa regatar o corpo de Heitor e levá-lo de volta a Troia, para ser enterrado.

A história da Guerra de Troia pôde ser conhecida em detalhes graças ao relato atribuído a Homero. Acredita-se que ele costumava peregrinar pelas cortes e povoados da época, repetindo as estrofes verbalmente, enaltecendo os feitos e as conquistas dos antepassados dos gregos, então designados como aqueus.

Era seu costume narrar, em pé e apoiando- se num cajado, em voz alta, para os ouvintes, a descrição dos combates dos heróis daquela época. Uma espécie de repórter falado daqueles tempos, com certeza. Esse costume viabilizou a preservação da memória dos fatos de então, o que acabaria por resultar na unidade cultural dos povos daquela região do sul da Europa, principalmente os de fala grega. Hoje, considera-se que Homero teve um papel fundamental, como personalidade literária, na vida do povo grego.

Essa narrativa, também chamada de epopeia, se resume em duas obras-primas: a Ilíada e a Odisseia. A Ilíada relata o último ano da guerra de Troia e a Odisseia conta as peripécias de Ulisses, depois da guerra. Em ambas são narradas a relação dos homens com os deuses. Consta que os relatos de Homero foram, por assim dizer, reescritos em 561 a.C por um certo Zenôdoto, que cumpria ordens de um ditador de Atenas, Pisístrato. Assim, a Ilíada e a Odisseia chegaram até nós compiladas por aquele escritor. Os dois grandes poemas que constituem as duas obras foram posteriormente subdivididos em 24 cantos cada, num total espantoso de 27.803 versos, número até hoje não superado na literatura ocidental.

Os outros personagens da guerra de Troia, heróis e anônimos, foram fontes de inspiração para autores que viveram depois dos tempos de Homero. Eles escreveram peças que se basearam nas vidas dos combatentes Ésquilo, Sófocles e Eurípides foram alguns desses autores.

A Ilíada, em particular, deixou sua marca na cultura clássica, tanto na formação dos gregos como, posteriormente, na dos habitantes do Império Romano. Essa influência também pode ser observada nos autores clássicos daquele período, como em Virgílio.

Originalmente, a Odisseia foi escrita em seis livros, dividida em quatro partes. A obra narra a luta de Telêmaco contra os cortejadores de sua mãe, que querem tirar proveito da viagem de Ulisses para a guerra de Troia. Atena aconselha Telêmaco a ir à procura do pai. Ele viaja numa embarcação para a casa do rei Nestor, em Pilos, que lhe conta episódios da guerra e sobre a morte de Agamenon. Em seguida, ele viaja a Esparta, junto com o filho de Nestor, e no palácio de Menelau e Helena, ouve mais relatos sobre o conflito entre aqueus e troianos.

Ao mesmo tempo em que Telêmaco segue viagem em busca do pai, Zeus envia Hermes para determinar a Calipso, em Ogígia, que deixe Ulisses partir. No mar, a bordo de uma jangada, durante uma tempestade, ele chega a um lugar chamado Feaces, onde encontra a princesa Nausíca. Aconselhado por ela a ir ao palácio, Ulisses recebe um pedido do rei Alcino para lhe contar a sua história.

Ulisses narra então o dia que deixou Troia no passado. Cita a passagem pela ilha dos ciclopes, onde ele fere o filho de Poseidon. Passa também pela ilha da feiticeira Circe, que, segundo a lenda, transformava os homens em suínos, e chega até Hades, onde interroga Tirésias sobre seu próprio futuro.

Essa região, segundo a lenda, era conhecida como a terra dos mortos. Ulisses então teria se comunicado - mediunicamente, talvez - com os companheiros de batalha que tombaram e inclusive com sua própria mãe, que falecera. Em seguida, ele volta à ilha de Circe, que o adverte sobre o perigo das sereias. Em viagem, novamente, Ulisses chega à ilha do Sol, onde seus companheiros matam os animais e depois falecem no mar. Ulisses, o único sobrevivente, volta à ilha de Ogígia, onde permanece por sete anos.

Depois de receber permissão de Calipso, Ulisses retorna à ilha de Feaces. Lá, ele recebe ajuda para voltar para Ítaca. A primeira providência de Ulisses é ocultar os tesouros. Telêmaco também volta ao "lar doce lar" e ao saber do motivo da viagem do filho combinam combater os pretendentes ao trono. É sugerida uma prova de habilidade e Ulisses, disfarçado de mendigo, termina como o grande vencedor e revela-se o verdadeiro rei de Ítaca. Junto com o filho e aliados, ele destrói os pretendentes e usurpadores. Só faltava provar sua identidade a Penélope. Depois disto, ele visita o pai, Laerte, que apresentava quadro de depressão profunda.

Fontes:
– Wikipedia
– Homero O poeta grego épico. por Marcon Beraldo; in Revista Literatura. Editora Escala Educacional.

7a. Bienal Internacional do Livro de Pernambuco


Com o tema “Literatura do princípio ao fim”, a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco chega a sua 7ª edição. Entre os dias 02 e 12 de outubro, o pavilhão de exposições do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE), volta a ser palco das discussões e debates que fomentam a feira literária, considerada a 3ª maior do Brasil, atrás apenas do Rio e São Paulo. Promovido pela Cia de Eventos, o evento deste ano ganhou mais um dia. O Dia das Crianças foi estrategicamente incorporado, uma vez que aproximar a juventude dos livros é um dos principais objetivos dos organizadores.

Em 11 dias de feira, a expectativa é superar os números das últimas edições e congregar um público acima dos 550 mil registrados na bienal passada. Com curadoria do jornalista e escritor Homero Fonseca e do poeta, tradutor e ensaísta Delmo Montenegro, a programação promete oficinas literárias, apresentações teatrais, interpretação textual, palestras, debates, entrevistas e bate-papos acerca das produções literárias. E as novidades não param por aí. Também já está sendo estudada a possibilidade de criar um espaço batizado de Cine São Luiz, onde serão oferecidas mostras de filmes clássicos, sobretudo infantis. A idéia é elaborar uma programação especial para as crianças na perspectiva de formar os futuros leitores.

O grande objetivo da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco é fazer uma grande celebração em torno de um produto nobre como é o livro, que sempre agrega valor e estimula a capacidade criativa das pessoas. Por isso, existe uma preocupação da organização em sempre abrir espaço para editoras ainda de pouca visibilidade, possibilitando uma maior diversidade na oferta de títulos. A idéia é apresentar livros que não são achados na maioria das livrarias. E sempre com o cuidado de viabilizar estas ofertas com preços acessíveis.

O evento conta com apoio da Câmara Brasileira do Livro, Governo do Estado de Pernambuco e Prefeitura do Recife.

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO, 10 DE OUTUBRO DE 2009

AUDITÓRIO CARLOS PENA FILHO

– 10:00 às 12:00h – CURSO: “O valor literário dos primeiros contos de Machado de Assis”. – Eduardo França.
– 13:00 às 14:30h – Oficina literária de Raimundo Carrero.
– 15:00 às 16:00h – Severino Celestino – “Analisando as traduções bíblicas”.
– 16:30 às 17:30h – Marcus Accioly e Charles Kiefer – “Conversa e Recital”.
– 18:00 às 19:00h – Salim Miguel – “Eu leitor, gráfico, livreiro, editor, jornalista, escritor”. Apresentação Ivanildo Sampaio.
– 19:30 às 20:30h – Alberto Mussa – “O escritor como leitor”. Apresentação Cristhiano Aguiar.
– 21:00 às 22:00h – “Modos de Macho vs Modinhas de Fêmea” – Xico Sá conversa com Flávia de Gusmão e Carolina Leão

CAFÉ CULTURAL

– 10:00 às 12:00h – Mini-Cursos: FAFIRE
– 13:30 às 15:00h – Café Cultural: “Ainda Orangotangos: Dialogando Livro e Filme” – Paulo Scott (SP).
– 15:30 às 17:30h – Café Cultural: Educação e Tecnologia.
– 18:00 às 19:30h – Marcelino Freire (SP) e Paula Dip (SP) – “Para sempre teu, Caio F.”
– 20:30 às 21:30h – Conversa com o escritor: Federico Andahazi (Argentina) – Marcelo Pereira.

PALCO DAS IDÉIAS

– 10:00 às 12:00h – Oficina: Ficção Literária para Jovens. Paulo Caldas.
– 13:30 às 15:30h – Edson Nery da Fonseca – “Alumbramentos e perplexidades – vivências bandeirianas”.
– 15:30 às 17:30h – Eglê Malheiros (SC) e Antônio Guinho – “Para seduzir o leitor infanto-juvenil”.
– 18:00 às 19:30h – Silvério Pessoa – “Nômade – Um Diário de Viagem”.
– 20:00 às 22:00h – Sérgio Rodrigues (RJ), Urariano Mota e Ana Maria César – “Quebrando Espelhos: Jornalismo versus Repressão”.

ESPAÇO PEDAGÓGICO

– 10h15 – Escola Novo Mangue – Dança
– 10h30 – Arricirco Várias Atividades Circenses – Alegria de ler
– 11h – Mamulengo Cantofala – Contação de História com Weracy
– 14h45 – Mamulengo Cantofala – Contação de História com Weracy
– 15h – Clenira Melo – Contação de História / Recital Poético
– 15h30 – Colégio Desenvolver – Dança
– 16h – Editora Calibán – Bate-papo com a autora Izabela Domingues, de A Menina Marca- Texto
– 16h30 – Editora Comunigraf – Contação de História – Livro 6 de Março
– 17h – Clenira Melo – Contação de História/Recital Poético

PLATAFORMA DE LANÇAMENTOS

– 12h às 13h – Cordel – Lendo a Tradição, de Felipe Júnior
– 14h às 15h – O Coronelismo em Salgueiro, de Waldemar Alves da Silva Júnior
– 15h às 16h – Revisão ou reafirmação do espiritismo?, de Herculano Pires e Francisco Cajazeiras
– 16h às 17h – A Trilha do Labirinto, de Francisco de Assis Rocha Filho
– 17h às 18h – Pequenas biografias não-autorizadas, de Leo Marona
– 18h às 19h – As calçadas e outros contos cervantinos, de Carlos Roberto Santos
– 19h às 20h – A Literatura em Pernambuco, de Nagib Jorge
– 20h às 21h – Para sempre teu. Caio F, de Paula Dip

11 DE OUTUBRO – DOMINGO

AUDITÓRIO CARLOS PENA FILHO

– 10:00 às 12:00h – CURSO: “Poesia – Do passado sem futuro ao contemporâneo: conhecendo a poesia brasileira”. – Fábio Andrade.
– 13:00 às 14:30h – Oficina literária de Raimundo Carrero.
– 15:00 às 16:00h – Professora Suzana Sacavino – “Democracia, sociedade e educação em direitos humanos”.
– 16:30 às 17:30h – Francisco Cajazeiras – “Depressão – Doença da alma”.
– 18:00 às 19:00h – Fernando Monteiro – “Viagem ao centro da Literatura”. Apresentação Heloísa Arcoverde.
– 19:30 às 21:30h – Marcelino Freire (SP) e Paulo Scott (RS) – “Literatura – Agite antes de usar”. Mediação: Urros Masculinos.
.
CAFÉ CULTURAL

- 10:00 às 12:00h – Mini-Cursos FAFIRE.
- 13:30 às 15:00h – Café Cultural: “A Pintura de Vicente do Rego Monteiro” – Karla Melo e Patrícia Tenório.
- 15:30 às 17:30h – Café Cultural: “Teatro em Pernambuco”.
- 18:00 às 19:30h – Conversa com o escritor: Alberto Mussa (SP) e Ronaldo Correia de Brito.
- 20:30 às 21:30h – Conversa com o escritor: Salim Miguel (SC) e Nagib Jorge Neto.

PALCO DAS IDÉIAS

- 10:00 às 12:00h – Oficina: Educar com Afeto. Luiz Schettini Filho
- 14:00 às 16:00h – Schneider Carpeggiani, Bruno Piffardini e Thiago Soares – “ I Love Lucy (Homenagem aos 30 anos de carreira da poeta Lucila Nogueira)”.
- 16:30 às 18:30h – Exibição de filme e debate: “Geração 65 – Aquela Coisa Toda”, de Luci Alcântara.
- 19:00 às 21:00h – Myriam Brindeiro e Eugênia Menezes – “Edições Pirata (30 anos depois)”.

ESPAÇO PEDAGÓGICO

– 10h30 – Colégio Desenvolver – Contação de História com Silvana
– 11h – Mamulengo Cantofala – Contação de História com Weracy
– 15h – Edições Bagaço – Contação de História com Rosângela
– 15h30 – Clenira Melo – Contação de História /Recital Poético
– 16h30 – Clenira Melo – Contação de História/Recital Poético
– 17h – Mamulengo Cantofala – Contação de História com Weracy

PLATAFORMA DE LANÇAMENTOS

- 12h às 13h – Retratos do Sertão, de Marcos Passos
- 14h às 15h – Coleção Africanidades e Afrobrasilidades, de Jorge Arruda
- 15h às 16h – Quatro faces de um encontro – Vicente do Rego Monteiro, de Karla Melo Patrícia Tenório
- 16h às 17h – Democracia e Educação em Direitos Humanos na América Latina, de Susana Beatriz Sacavino
- 17h às 18h – O Rei do Zodíaco – Depois do Desejo, de Valdir Oliveira
- 18h às 19h – “Cordéis Gramaticais: Porque, O Caso da Crase, Borboletra-gens e Libidinagem das Letras”, de Marcelo Mário melo
- 19h às 20h – Vi uma foto de Anna Akhmátova, de Fernando Monteiro
- 20h às 21h – Uma Coisa de Cada Vez, de André Luís Resende. Exibição do filme homônimo, com direção de Mannu Costa e roteiro de Dirceu Tavares.

12 DE OUTUBRO – SEGUNDA-FEIRA

AUDITÓRIO CARLOS PENA FILHO

- 10:00 às 12:00h – Artur Ataíde, Revista Crispim – CURSO: “O som da poesia”.
- 15:00 às 16:00h – Deputado Marcelo Almeida, Silvana Lumach Meireles – Secretária de Articulação institucional do Ministério da Cultura e José Castilho – Secretário- Executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura – “Fundo Setorial Pró-Leitura”
- 18:00 às 19:00h – “Os Leitores Falam” (Mesa formada por leitores selecionados pelo site da Bienal). Apresentação Luciano Siqueira. Seguida de encerramento, por Rogério Robalinho, Homero Fonseca, Delmo Montenegro.

CAFÉ CULTURAL

- 10:00 às 12:00h – Mini-Cursos: Oficina FAFIRE
- 13:30 às 15:00h – Café Cultural: Oficina FAFIRE
- 15:30 às 17:30h – Café Cultural: Literatura Infanto-Juvenil

PALCO DAS IDÉIAS

- 13:00 as 13:30h – Peça: “Os Seios da Minha Mãe” de Valmir Oliveira – Adriano Cabral e Grupo de Teatro
- 14:00 às 15:00h – Recital: Dremelgas Literárias.
- 15:30 às 17:30h – “Mutável como o Pássaro na Rama (Homenagem a Tereza Tenório)”. Mesa: Wellington de Melo, César Leal e Ariadne Quintela. Recital: Gerusa Leal, Adélia Coelho, Lucila Nogueira, Silvana Menezes, Mariana Bigio e Raísa Feitosa.
- 17:30 às 18:00h – Exibição de vídeo “Miró –Preto, Pobre, Poeta e Periférico”, de Wilson Freire. Debate com Miró e Wilson Freire
- 18:30 às 19:00h – Recital: Vozes Femininas – Silvana Menezes, Mariane Bigio e Suzana Morais.
- 19:00 às 19:30h – Recital: Rapazes de Sodoma – Raimundo de Moraes.

CELEBRAÇÃO DA LEITURA

– Adriano Cabral e grupo de teatro: “Os seios de minha mãe”, de Valdir Oliveira.
– Biagio Picorele: “Universo doméstico.”retirarem.
– Dremelgas Literárias
– Invenção de Poesia.
– Jailson Oliveira: “Performance.”
– Lara: “Escrita Visceral.”
– Mariane Bigio: “Poesia à la Carte.”
– Miro: “Tú tás aonde?”
– Nós Pós.
– Pedro Américo: “Linguaraz.”
– Poetas Urbanos (Valmir Jordão, Fernando Chile e Malungo).
– Silvana Menezes: “Poesia Sussurrada ao Ouvido.”
– Urros Masculinos.

ESPAÇO PEDAGÓGICO

– 10h30 – Biblioteca Pública – Grupo Lobatinho Teatro de Fantoches
– 11h – Mamulengo Cantofala – Contação de História com Weracy
– 14h30 – Mamulengo Cantofala – Contação de História com Weracy
– 15h – Clenira Melo – Contação de História / Recital Poético
– 15h30 – Biblioteca Pública – Passarás, passarás, a poesia ficará -Lenice Gomes
– 16h – Mamulengo Cantofala – Contação de História com Weracy
– 16h30 – Clenira Melo – Contação de História / Recital Poético

PLATAFORMA DE LANÇAMENTOS

- 14h às 15h – Coleta Seletiva e Reciclagem: Ações de Cidadania e Sustentabilidade (Infantil), de Valéria Guz
- 15h às 16h – Brigão, o beija-flor e A galinha Galinha que escapou da caçarola, de Lêda Sellaro
- 16h às 17h – Sapolino Birutino e A Patinha Curiosa, de Socorro Miranda
- 17h às 18h – O Vendedor de sonhos e outros contos, de Fabiana Porfiro
- 18h às 19h – “O jardim dourado e a pedra dos escudos.”, de Monalisa Silvério

Fonte:
http://www.bienalpernambuco.com/

Dia das Crianças é na Bienal do Livro de Pernambuco



A 7ª edição da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que acontece até o dia 12 de outubro, preparou uma programação especial para o Dia das Crianças. Além da variedade de livros, revistas, brinquedos para todas as faixas etárias que podem ser encontrados nos estandes, os pequenos poderão desfrutar de atividades e brincadeiras de estímulo à leitura.

O destaque é a Cidade do Livro, projeto itinerante de São Paulo, que tem um espaço cenográfico tematizado de aproximadamente 300m². Estão programadas quatro apresentações, de 1h15 cada, nos seguintes horários: 14h, 15h30,17h e 19h30. A participação da criançada é gratuita e o objetivo é estimular o hábito da leitura.

Os pequenos visitantes poderão manusear diversos livros, participar do teatro de bonecos, encenar histórias, aprender a confeccionar um livro e ainda receber mais informações sobre saúde, alimentação, meio ambiente, ética e cidadania durante a mostra itinerante.

A programação do Espaço Pedagógico, no mezanino do Pavilhão de Feiras, será voltada para contação de histórias. Participam recreadores, professores e atores do Mamulengo Cantofala e Colégio Desenvolver. Haverá sessões às 10h30, 11h, 14h30, 16h e 16h30.

A Biblioteca Pública Estadual de Pernambuco preparou, também para o Espaço Pedagógico, apresentação do “Bumba Meu Boi Capitão Lobatinho”, com o Teatro Lobatinho, às 10h30, e contação de estória com a escritora Lenice Gomes, às 15h30. Às 14h e às 17h, a escritora Lenice Gomes estará no estande da Biblioteca Pública, no térreo, com o espetáculo “Passarás, passarás, a poesia há de ficar”.

No estande da Petrobrás, patrocinador oficial do evento, as crianças poderão participar de um game, com direito a prêmios para os vencedores. No estande da Prefeitura do Recife, além de contações de histórias, acontecerá uma oficina de tecnologia de histórias em quadrinho. E no estande da editora Bagaço está programado o lançamento do livro “Menina sabe pescar”, do escritor Marcos Cordeiro.

Fonte:
Gazetinha Zap. N.140. Editoria de Elizabeth Misciasci.

Dia Nacional da Leitura em Itú


Neste dia 12 de outubro comemora-se o DIA DA CRIANÇA e o DIA NACIONAL DA LEITURA.

Por isso o PONTO DE LEITURA - BIBLIOTECA COMUNITÁRIA PROF. WALDIR DE SOUZA LIMA preparou uma programação especial para adultos e crianças com exibições que vão de documentários a desenhos animados, passando, é claro, pela literatura infantil, que sempre teve destaque em nosso acervo.

Confira abaixo as atrações.

10 de outubro - sábado - das 9 às 18 horas

Exposição de livros infantis do kit do PONTO DE LEITURA cedido pelo Ministério da Cultura / Biblioteca Nacional, como premiação do I CONCURSO PONTOS DE LEITURA 2008 - EDIÇÃO MACHADO DE ASSIS. São cerca de 150 livros, todos novos, esperando ser lidos pelas crianças...

Será montado um ambiente acolhedor e aconchegante, com tapetes, puffs e almofadas, com a presença especial de mais de 10 fantoches para cada criança inventar a sua história... É só comparecer e desfrutar do prazer mágico da leitura!

10 de outubro - sábado - 19 horas

CINECLUBE BRAD WILL - Exibição do filme "Criança, a alma do negócio".
Brasil, 2009, 49 min - Direção: Estela Renner - Classificação LIVRE
Local: Biblioteca Comunitária - Rua Floriano Peixoto, 238, Centro, Itu / SP

ENTRADA GRATUITA

Este documentário reflete sobre estas questões e mostra como no Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas.

O resultado disso é devastador: crianças que, aos cinco anos, já vão à escola totalmente maquiadas e deixaram de brincar de correr por causa de seus saltos altos; que sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é uma minhoca; que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os nomes de frutas e legumas.

Contundente, ousado e real este documentário escancara a perplexidade deste cenário, convidando você a refletir sobre seu papel dentro dele e sobre o futuro da infância.

11 de outubro - domingo - 18 horas

Exibição do desenho animado "KIRIKU E A FEITICEIRA"

França / Bélgica / Luxemburgo, 1998, 71 min - Direção: Michel Ocelot - Classificação LIVRE

Local: Biblioteca Comunitária - Rua Floriano Peixoto, 238, Centro, Itu / SP
ENTRADA GRATUITA

Kiriku é um garoto pequeno, mas muito inteligente e com dons especiais, que nasceu com a missão de salvar sua aldeia.

A cruel feiticeira Karaba secou a fonte do lugar onde Kiriku mora com amigos e parentes e, possivelmente, comeu o pai e os tios do menino. Encontrando amigos e seres fantásticos pelo caminho, Kiriku vai resolver a situação.

História baseada em uma lenda da África Ocidental. Filme belíssimo, elogiado por público e crítica. A cópia em DVD faz parte do kit do PONTO DE LEITURA, enviado pelo Ministério da Cultura / Biblioteca Nacional.

12 de outubro - segunda - das 10 às 17 horas

Comemoração do DIA DA CRIANÇA e DIA NACIONAL DA LEITURA

Local: Cidade da Criança - Vila Roma - Itu /SP

ENTRADA GRATUITA

A equipe da Biblioteca Comunitária estará o dia todo na Casa do Tarzan com um espaço totalmente dedicado às crianças.

Haverá as seguintes atividades:

- Pintura de rosto;
- Espaço de leitura de livros e gibis;
- Contação de histórias;
- Jogos e brincadeiras;
- Lápis de cor e giz de cera para desenho livre;
- Distribuição de passaportes Brincar de Ler, do Instituto Ecofuturo;
- Distribuição de material da Fundação DPaschoal.

Prestigie nossas atividades, todas elas são gratuitas.

O Dia Nacional da Leitura merece nosso apoio, vamos celebrar!

Tire uma criança da televisão e do computador e faça-a mergulhar no universo fantástico da leitura...

PONTO DE LEITURA
BIBLIOTECA COMUNITÁRIA PROF. WALDIR DE SOUZA LIMA
Rua Floriano Peixoto, 238, Centro, Itu.SP
CEP 13300-005
Contatos: (11) 8445.6122 / 7599.4109
www.comunateca.ning.com
www.bibliotecacomunitaria.wordpress.com

Fonte:
Ponto de Leitura

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Nivaldo Donizeti Mossato (Pipas)

Paulo Monteiro (A Trova no Espírito Santo – Parte III)

Bruno Camilo (Natureza Capixaba)
O II Concurso Interno do CTC teve NATAL como terna, e foi realizado em dezembro de 1980.

O vencedor desse concurso foi João Figueiredo, residente no Rio de Janeiro, com esta trova:

Nascer, morrer! Coisas certas.
Que no Natal vêm à Iuz:
Os Magos levando ofertas
E Cristo levando a Cruz.



O III Concurso Interno do CTC, realizado entre janeiro e fevereiro do 1981, teve dois temas: COLOMBINA, somente para os sócios fundadores da entidade, e CARNAVAL, para os sócios correspondentes, isto é, nem capixabas de nascimento ou residentes no Espírito Santo, mas “correspondentes’ da entidade noutros Estados.

Venceram-no, com as respectivas trovas, os seguintes trovadores:


Tema COLOMBINA:

1º lugar - MILSON ABREU HENRIQUES:

Fui Pierrot num Carnaval
num outro fui Arlequim.
Mas Colombina afinal
fez um palhaço de mim.

2° lugar - J. CABRAL SOBRINHO:

"A Colombina fatal",
(ouvi dizer num forró),
foi gíria de Carnaval
do tempo de minha avó.

3º lugar - ARGEMIRO SEIXAS SANTOS:

O Carnaval de hoje em dia,
em verdade, desatina.
É carnaval sem poesia,
sem PIERROT, sem COLOMBINA.

4º lugar - BEATRIZ ABAURRE:

Com um tema que fascina
eu tentei fazer poesia:
Foi um sonho, Colombina!
Não passou de fantasia...

5º lugar - NEALDO ZALDAN:

Já não se brinca com “Lança”,
nem confete ou serpentina.
Mas todos têm na Iembrança
uma linda Colombina.

Menção Honrosa - ÁBNER DE FREITAS COUTINHO:

Na folia, a Colombina,
sempre marca, onde estiver
com graça bem feminina,
a presença da mulher...


No CARNAVAL, o vencedor foi o trovador cearense ALOÍSIO BEZERRA. Eis a trova:


Pela imensa Carestia,
Tolhendo a paz nacional,
Seria bom, Oh! Seria...
Não houvesse carnaval!


Aloísio classificou-se ainda em terceiro lugar, Carlos de Alencar em segundo e quinto e Carlos Ribeiro Rocha, em quarto.

Já o IV Concurso Interno, realizado entre fevereiro e março de 1981, com tema único PÁSCOA, teve como três primeiros colocados, com as seguintes trovas, os trovadores abaixo:


1º lugar - FERNANDO ANTONIO LIMA CASTOR:

A Bíblia, sagrado arquivo,
mostra a PÁSCOA aos fariseus...
JESUS CRISTO redivivo,
voltando aos braços de DEUS.

2º lugar - ARGENTINA LOPES TRISTÃO:

Páscoa da Ressurreição,
do sacrifício, da dor.
Ficou-nos grande Iição:
- A glória eterna do amor.

3º lugar - ARGEMIRO SEIXAS SANTOS:

Depois da morte, Jesus
surge para a redenção.
É PÁSCOA feita de Iuz
iluminando o cristão.


Finalmente, o V Concurso Interno do CTG respeitou o tema "Cinco de maio - Dia das Comunicações e do Expedicionário".

As trovas concorrentes, julgadas por uma comissão de donas de casa, somaram 46. Venceram-no as seguintes trovas:


1º lugar - CARLOS RIBEIRO ROCHA:

Contra o poder arbitrário
foi lutar sem covardia,
o nosso Expedicionário...
- Cinco de maio é seu dia!

2º lugar - ÁBNER DE FREITAS COUTINHO:

Quem se isola, se angustia
abra a mente, meu irmão,
Cinco de Maio é o dia
de ter comunicação...

3º lugar - ARGEMIRO SEIXAS SANTOS:

Cinco de Maio me apraz
por seu festejo correto,
a comunicação faz,
do mundo menor, mais perto.

4º lugar - ALOÍSIO BEZERRA:

Cinco de Maio: Que Glória!
Lembrando realizações!
Nacional dia da História
Dessas Comunicações!

5º lugar - AMAURY DE AZEVEDO:

Mês de maio, dia cinco,
dia da Comunicação,
quando os homens com afinco
lutam por mais união.

Menção Honrosa - JOSEFINA DA SILVA CARVALHO:

Mês das comunicações,
cinco de maio é o dia
das grandes inovações,
trazendo sabedoria.


CONCURSOS INFANTIS

Dentre as atividades do CTC no campo dos concursos de trovas merecem destaque aquelas que se relacionam à preocupação do Clube em divulgar a trova e sua prática junto às crianças.
Aqui temos que salientar a coIaboração de Milson Henriques, apresentador do programa infantil “A GAZETINHA”, DA TV GAZETA, de Vitória.

Milson, que também é trovador, tem sido o promotor maior desses concursos, entre crianças de até 15 anos, o primeiro dos quais foi realizado em janeiro de 1981, com ótima participação, obedecendo ao toma FÉRIAS.

Eis os cinco primeiros colocados:


1º lugar - RONALD HELMUT CEKAL:

Sempre que chegam as férias,
saio, correndo, a brincar,
alegremente, sorrindo,
como um pássaro a voar.

2º lugar - MÁRCIA HILDILENE MATHEILO:

Fazer trovas sobre férias?
Que idéia mais maluca.
Nas férias quero passear,
Brincar, descansar a cuca.

3º lugar - TATIANA BAHIENSE FREITAS:

Ah! Se fosse-me possível
alguém estudar por mim.
Eu teria sempre férias,
seriam férias sem fim...

4º lugar - SIRLENE SILLER SIQUEIRA:

Minhas férias serão tristes,
pois não tenho onde morar.
Eu vivo num orfanato
e aqui terei que ficar.

5º lugar - SIRLENE SILLER SIQUEIRA:

Nas minhas férias deste ano
caso sério aconteceu:
Fui brincar co`um cachorrinho
e o danado me mordeu.


Para esse I Concurso de Trovas do programa infantil “A GAZETINHA”, foram enviadas mais de duzentas trovas.

O II Concurso, sob o tema PROFESSORA, teve urna concorrência significativa e, nos primeiros lugares, esta classificação:


1º lugar - ELIVANI TEIXEIRA (9 anos):

Eu disse pra professora
que estava um pouco cansada.
Como eu sou pexinho dela
a matéria não foi dada.

2º lugar - GERUZA APARECIDA FERECHI (14 anos):

Minha vida de criança
esta escola iluminou
com as letras do alfabeto
que a professora ensinou.

3º lugar - SAYONARA FREITAS CAMPOS (14 anos):

Eu quero ser professora,
passe o tempo que passar.
Tudo aquilo que aprendi
vou com carinho ensinar.


Mas os concursos de “A GAZETINHA" não pararam. O terceiro obedeceu ao tema PASSARINHO.

O BEIJA-FLOR

BEIJA-FLOR é o nome do Boletim Informativo do Clube dos Trovadores Capixabas.

Seu primeiro número foi publicado, em mimeógrafo à tinta, em outubro de 1980, com tiragem de 300 exemplares.

Beija-Flor - ficamos sabendo através de uma nota desse primeiro número - é "o pássaro que lembra a cidade capixaba de Santa Teresa, o Museu “Melo Leitão” e o cientista Augusto Ruschi..."

Poderíamos anotar algumas características do BEIJA-FLOR.

Destacamos estas duas:

1 - Ao lado de notas de economia interna da Entidade: novos sócios, doações, elogios, etc., publica trovas e notícias gerais de interesse para todos os trovadores;

2 - Divulgando endereços de trovadores é um vigoroso instrumento par a integração dos poetas da quadra.
–––––––––––––––––––-
Continua…

–––––––––––––––––––-
As partes anteriores:
Parte I –
http://singrandohorizontes.blogspot.com/2009/09/paulo-monteiro-trova-no-espirito-santo.html
Parte II –
http://singrandohorizontes.blogspot.com/2009/09/paulo-monteiro-trova-no-espirito-santo_30.html

Fonte:
http://www.usinadeletras.com.br

Rodrigo Andolfato (O Poeta no Papel)



FOI DE REPENTE...

Foi de repente...
O que era um sorriso,
tornou-se um olhar.
O que era o sol,
tornou-se o luar.

Foi de repente...
O que era brincadeira,
tornou-se a pista.
O que era prosa,
é poesia.

Foi de repente...
O ordinário tornou-se único.
O deserto, agora é mar.
O toque, arrepio.

Foi de repente...
Tanto tempo.
Num instante aconteceu.
O retrato tornou-se aquarela.
O chão se moveu.
Só importava ela.

E foi assim...
eu me perdi.
Apagaram as luzes,
ficou o desejo.
Era um abraço.
Tornou-se um beijo.
––––––––––––––––

MESMO SEM TE VER, EU SEI

Quem é você?
Que me acalma, quando estou prestes a explodir.
Quem é você?
Que me protege de mim mesmo.

Quem é você?
Que mostra o caminho, em silêncio.
Que me cala quando estou próximo da ofensa.
Que me acovarda diante da luta inglória.
E me encoraja quando precisam de mim.

Quem é você?
Que num flash mostra a imagem da tragédia.
Um relance de pensamento.
Um aviso oculto.

Por que me protege?
E não desiste de mim?
O que me deve?

O que é Você?
É Deus? É um anjo?
Alguém que conheci?
Eu não o vejo, mas sinto.
Nas pequenas coisas,
nas simples coincidências.

Consegue escutar meu agradecimento?
Minha oração?
Consegue ler meus pensamentos?
Implorando para que nunca se vá?

Quem é você?
Você não faz parte de mim.
É algo melhor.
Eu sou o andarilho.
Você é o caminho.
================

VOCÊ ESTÁ NA ESTRADA

Eis que você está na estrada.
Todos nós estamos.
A estrada não é a mesma para todos.
Às vezes ela se parece.
Outras vezes em nada se assemelha.
Só sabemos que estamos na estrada.
Fora dela não há caminho a seguir.
A estrada possui encruzilhadas,
entroncamentos.

Possui atalhos e desvios.
Algumas vezes somos deixados sozinhos na estrada.
E temos que percorrê-la com nossos próprios pés.
Às vezes conquistamos um transporte.

Outros recebem um transporte.
E nos sentimos tristes. Porque enquanto uns ganham,
outros devem conquistar o seu transporte.
Muitos não têm transporte algum.

Alguns dias a estrada é fria e escura.
Outros dias é clara e quente.
E paramos, nos sentamos, apenas para admirar a estrada,
a sua beleza e complexidade.
Observamos o caminho que ainda temos que percorrer.

Fazemos planos.
Tentamos avistar o que existe depois da montanha.
Se ainda haverá estrada.

Outras vezes somos nós que largamos alguém na estrada,
sozinho e com medo.
Pessoas que amamos do fundo do coração.
Mas que não seguem mais o mesmo caminho.

Outras vezes percebemos que há pessoas que ficam pelo caminho,
que jamais chegarão a seu destino.
E nos perguntamos se amanhã não seremos nós.

Às vezes, quando estamos no meio do caminho,
percebemos que pegamos a estrada errada.
No último cruzamento ou mais atrás.
E temos que voltar, porque andar pelo caminho errado
é andar pra trás.

Alguns tem um mapa, outros não.
Às vezes, temos inveja de quem o tem.
Outros param para perguntar.
Alguns, com o mapa, chegam, outros não.

Alguns chegam, mesmo sem mapa ou transporte.
ou mesmo carregando algo mais pesado
do que ele parecia ser capaz.
Com suas próprias forças.

E a triste viagem dos que tinham transporte, mapas e nada a carregar,
mas não chegaram.
Por que?

Às vezes, ficamos muito tempo parado num cruzamento,
perguntando qual o melhor caminho a seguir.
Pois em seu inicio muitos caminhos são iguais.
Às vezes vale a pena arriscar, outras vezes não.
Que também é arriscar.

Às vezes gostamos de olhar o por do sol, por detrás da estrada,
Contemplá-la.
Pensamos sobre todos aqueles que ficaram para trás.
Sobre quem encontraremos.

Às vezes temos bons companheiros de viagem, outras vezes não.
Às vezes viajamos em silêncio.
Alguns vão em ônibus lotados e barulhentos.
Outros em carros, acompanhados por dois companheiros, ou três.
Alguns vão em motocicletas, sozinhos.
Em dupla talvez.

Uns admiram cada pedaço da paisagem.
Outros nem sequer olham em volta.
Os primeiros às vezes saem da estrada.
Os segundos às vezes não sabem o porquê estão nela.

Às vezes você está de motorista
Outras vezes está de passageiro.

Às vezes está num caminho que parece não levar a lugar nenhum.
Mas que te leva onde queria chegar.

Outras vezes acha que está no caminho, e encontra uma estrada sem saída,
Ou o fim da estrada.

Às vezes a estrada é de pedras,
Outras vezes é dupla, sinalizada e limpa,
Com ou sem pedágios.

Às vezes alguém te da carona.
Você da carona para alguém.
E você acaba encontrado pelo caminho, no meio do caminho,
aquilo que achava, estaria no fim da estrada.
Às vezes não há nada no fim da estrada.

Alguns são jogados para fora da estrada,
Outros se jogam.
Mas uma vez fora da estrada não há como voltar.

Você está nela.
Procurando seu caminho, olhando ou não a paisagem.
Você está de passageiro, ou de motorista.
Sozinho ou acompanhado, com ou sem um mapa.
Tudo que você quer é encontrar o que procura.
É saber o que procura.
É saber procurar.

Está é a estrada.
Está é a sua estrada.
A estrada da vida.
Você está nela.
--------

O homem atrás do escritor, o escritor atrás do homem.


Visando um meio de aproximar o público do escritor, de modo a que não enxerguem apenas o escritor, mas o homem que existe atrás dos livros, estou criando entrevistas selecionadas, enviadas a diversos escritores, que mostrará ao público leitor que atrás de seus livros, o escritor é um ser humano com sentimentos, opiniões, lutas, vitórias e derrotas.

O homem atrás do escritor, o escritor atrás do homem.
.
José Feldman

Agradecimentos


Meus agradecimentos aos escritores que me enviaram suas obras e material literário:

Alberto Gomes, de Portugal (Revista Bumerangue 2, 3 e 4)

André Augusto Passari (Tempo, Solidão e Fantasia)
André Carneiro (Quânticos da Incerteza)
Carlos Saquetini (Puro Prazer)
Douglas Lara (Rodamundinho 2008; 1a. Coletânea Teia dos Amigos 2008)
Goulart Gomes (Minimal)
Izo Goldman (Trovas de quem ama a trova)
José Verdasca (A vida, o homem e o universo)
Neida Rocha (Danilo, sua mochila e seus amigos; Minha não metade)
Ney Garcez (Antologia de Trovadores do Paraná, sob a organização de Vasco José Taborda e Orlando Woczikosky)
Nilto Maciel (Carnavalha; Pescoço de Girafa na Poeira; Contistas do Ceará, além dos jornais e boletins literários publicados no Ceará)
Pedro Viegas (Trajetória Rebelde)
Valter Martins de Toledo (Direito, Cultura & Civismo: textos seletos; Jurisprudência e Doutrina Maçonica)
Vânia Maria Souza Ennes (Paraná em trovas, além de revistas dos Jogos Florais e jornais de trovas)
Muito obrigado
José Feldman

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Trova LXV

Trova sobre quadro de Cristina Rabelo

Chloris Casagrande Justen (Meu Livro Azul)



É impossível deixar de escrever, quando toda a trama está delineada.

Ali, à minha frente, continuam os papéis que devo selecionar, as pastas para catalogar, o projeto para elaborar, mas o filme que está passando ao fundo, na CNT, me obriga a voltar ao passado, à minha doce e ingênua juventude.

Ah! Os filmes de Lana Turner, Tyrone Power, Joan Fontaine, Joan Crawford, Robert Mitchum, Cark Gable.

Éramos tão simplesmente ingênuos…

A violência era configurada nos murros que o mocinho dava no bandido, vingando-nos das maldades que a mocinha sofrera; os finais eram felizes e não havia mortos e feridos e, quando os havia, eram pranteados e acarinhados. E havia gentilezas, e as mulheres eram lindas e elegantes, e os homens demonstravam claramente, nas ações, o seu caráter, e o amor tinha o poder de regenerar os maus e dignificar as pessoas.

A caneta na mão que apóia o rosto, relembro as “matinées” de domingo, onde só iríamos se acompanhadas de meu pai. Aos meus lábios vem um sorriso quase carinhoso e em meu coração desce uma caudalosa onda de ternura.

Como posso organizar meu livro de Contas/ Correntes, se estou “assistindo” Audrey Hepburn, de sorvete na mão, fugindo de ser princesa para se enamorar do plebeu Gregory Peck e, sem saber como, já dançam Cid Charisse e Fred Astaire, encantados com as meias de seda, seguidos de “My Fair Lady”, e Errol Flynn que, de uniforme azul da guerra da Secessão, dança em um lindo salão de lustres de cristais, declarando amor a sua amada, que veste um deslumbrante traje de tule branco, apoiada em seus braços amorosos, levando-nos, a nós meninas-moças da época, ao sétimo céu de nossos sonhos. Impossível não rir da minha obediência às ordens recebidas, de fechar os olhos para não ver a “imoralidade” dos beijos de amor, uma novidade que corrompia...

Como os tempos eram outros... O perigo não morava ao lado, nós vivíamos com a felicidade que não se comprava, com a sobriedade de Greer Garson durante os bombardeios de Londres. As desditas de nossos amigos nos atingiam como se vivêssemos os dramas da caldeira do diabo, admitindo que devíamos compreender as vinhas da ira, pois assim caminha a humanidade.

As notas fiscais que comprovam o que gastei e que, por excesso de atividades, nem tomei a devida consciência, ficam me pressionando, como se fosse suficiente revê-las para que o tempo aumente seu espaço para abarcar todas as minhas responsabilidades.

A maior dificuldade está em eu não poder fugir da beleza de Kim Novak e da obsessão de James Stewart, vendo um corpo cair. Aliás, lembrar a figura de Hitchcook aparecendo em todos os seus filmes, traz-me o som alucinante do voejar dos pássaros, e não sei porque está à minha frente Julie Andrews dançando nos telhados londrinos e resolvendo todos os complexos problemas de uma nova sociedade. A doçura dos olhos de Olívia de Haviland contrasta, à minha frente, com o azul-violeta dos olhos de Elizabeth Taylor, naquele lindo traje feito da cortina de veludo que o vento não levou... Olhos... olhos grandes, frios e dissimulados da inimiga Bette Davis e, já agora os olhos lindo de Merle Oberon, vencendo os preconceitos de uma época e ensinando que o amor formado em ciúme, pode ser fria lâmina que fere o homem e desestrutura o artista, transformando o sonho de amor em amargura.

O livro azul da Conta/Corrente é um algoz que me atormenta. Talvez que ele seja a ponte que não quero atravessar e que me liga à realidade do assalto ali da esquina, dos mortos do avião que explodiu no ar, do desespero daqueles que nem ao menos alcançaram altura para decolar, das meninas sem lar aliciadas para a prostituição, da prisão da gangue de mulheres que roubava as lojas para vender o produto do roubo, o que nem ao menos pode lembrar o Errol Flynn, de Robin Hood, contrariando minha esperança de que a mulher estaria mais longe do banditismo.

Abandono o cinema das ilusões e das minhas ilusões e retorno à verdade de um mundo de consumismo, de violência e incertezas.

Na CNT, Victor e Victória, e a minha gargalhada que ecoa no silêncio da tarde. Desligo o televisor e triste e desanimadamente enfrento a dolorosa e crua realidade que, neste momento é o meu livro azul de Contas Correntes.

Fontes:
Centro Paranaense Feminino de Cultura. http://www.centrofeminino.com.br/literatura13.html
Imagem = http://pt.dreamstime.com

Chloris Casagrande Justen (1923)



Chloris Casagrande Justen , filha de José D. Casagrande e Isaura Raymundo Casagrande, é viúva do Desembargador Marçal Justen, de cujo casamento teve três filhos a saber: Chloris Justen de Oliveira; Liana Márcia Justen e Marçal Justen Filho, sendo avó de nove netos e de quatro bisnetos. Paranaense de Curitiba, Chloris Casagrande Justen é Pedagoga( formou-se na Faculdade de Ciências e Letras Tuiuti), com diversos cursos de Especialização e Aperfeiçoamento, inclusive no Instituto de Desenvolvimento do Potencial Humano, em Philadelphia, nos Estados Unidos. É aposentada do Sistema Estadual de Ensino, como Professora de Segundo Grau e Administradora Escolar.

Lecionou no ensino Primário, Secundário e Superior, ocupou inúmeros cargos administrativos na Educação, foi Diretora Geral do Instituto de Educação do Paraná, Presidente do Conselho do Magistério e Conselheira e Vice-Presidente do Conselho Estadual de Educação, por dois mandatos, sendo de sua autoria variada e farta legislação educacional, ainda em vigência no Sistema de Ensino do Paraná.

Mesmo aposentada, nunca se afastou do trabalho educacional, participando como educadora, em vários campos da atividade, sendo convidada para integrar projetos e grupos de trabalho, mantendo-se , até o presente, em permanente ação no processo educacional dos municípios e do Estado, bem como na comunidade cultural.

Convidada para Consultora de Educação no Centro Brasileiro para a Infância e Adolescência, foi pioneira no processo de implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente, tendo, além de publicações e obras sobre o assunto, prestando consultoria em Secretarias dos Municípios e do Estado e assessorou Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselhos Tutelares, ministrando cursos e palestras na maioria dos municípios paranaenses e em vários estados do Brasil e, a convite do UNICEFE, em Recife, Belo Horizonte e Roraima.

Sócia proprietária da Magister Consultoria, foi, a convite da Secretária da Educação, Consultora do Banco Interamericano de Desenvolvimento, na Secretaria Estadual de Educação, para assuntos de legislação educacional e administração escolar, durante os anos de 1999 e 2000. Conferencista, participa de seminários e congressos sobre Direitos Humanos, Ética, Educação, Administração Escolar e Formação da Cidadania em Universidades, Instituições Educacionais e Sociais.

É membro da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente, da OAB/PR e da Associação de Magistrados e Promotores da Justiça da Família, da Infância e da Juventude do Estado do Paraná, participando de seminários, estudos e pronunciamentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e a sua interface com os princípios e práticas educacionais na família e na comunidade, continuando as ações que realiza no projeto "Liberdade Assistida", no Convênio Centro Brasileiro para a Infância e a Adolescência e o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. É membro fundadora e participante do Movimento Pró-Paraná, da Assembléia Legislativa/PR. É Conselheira do Conselho Estadual da Mulher, do Conselho Municipal de Saúde de Curitiba, do Conselho Deliberativo da Fundação de Ação Social - Instituto Pró Cidadania - FAS e do Conselho de Pensionistas da Associação dos Magistrados-PR.

Pertence ao Soroptimist International the of Americas, tendo ocupado vários cargos de relevo no Soroptimismo International da América do Sul, como Coordenadora Geral de Educação, quando organizou e dirigiu o I Simpósio Internacional de Alfabetização e Cidadania, integrando no Brasil todos os países sul americanos. Foi coordenadora da Exposição Internacional realizada no Brasil e em Portugal "Ciranda de Dois Mundos - Crianças pintoras unindo Brasil Portugal". Atualmente é Coordenadora Geral de Programas e Governadora Eleita do SI Internacional e deverá assumir cargo de Governadora da Região Brasil em 2002.

É presidente do Centro Paranaense Feminino de Cultura e responsável pela construção e instalação da nova sede, inaugurada em 7 de junho corrente, resultante da troca de seu terreno por área construída no mesmo local, tendo a propriedade triplicado o seu valor patrimonial, ao mesmo tempo em que deu início a uma nova proposta cultural, com o fim de modernizar a instituição.

Escritora e poetisa, com livros, ensaios e artigos publicados, pertence à Academia Paranaense de Letras do Paraná, à Academia de Letras José de Alencar e à Academia de Cultura de Curitiba.

É integrante do Instituto Histórico do Paraná, do Centro de Letras do Paraná e de várias instituições culturais e sociais, sendo Vice- Governadora do Elos Clube - Região Paraná e Santa Catarina.

É autora do livro didático " O Estatuto da Criança e do Adolescente e a Instituição Escolar", para professores de primeiro e segundo graus, com 17.000 exemplares distribuídos e trabalhados nos Sistema Estadual de Ensino do Paraná. Escreveu "Jogo de Luz", poesias; "Conversando sobre Soroptimismo", crônicas; coordenou e foi redatora dos livros de crônicas - "Mulheres Escrevem", das Centristas do Centro Paranaense Feminino de Cultura; "Com Justiça e com Afeto I e II", das Mulheres da Magistratura Paranaense; o "Soroptimismo em Minha Vida", das Soroptimistas dos três clubes de Curitiba. Redigiu e publicou inúmeros artigos e ensaios sobre assuntos educacionais, sociais e literários em jornais e revistas da Capital e do Estado do Paraná, além da Revista da Academia Paranaense de Letras.

Recebeu destacadas honrarias, entre as quais o troféu "O Pensador" e as Comendas da "Honorífica Ordem da Cultura" e da "Aproximação Cultural dos Povos da América Latina" da Academia de Cultura de Curitiba; o título de "Soroptimista Emérita", do SI Curitiba Batel; "Talento do Paraná" - Julie-Burque; "Troféu Imprensa - Os Melhores do Paraná"; a Comenda "Medalha XV de Novembro" - Soc. Nac. Mérito Cívico; o título "Vulto Emérito de Curitiba", "Cultura e Divulgação" e Votos de Louvor, da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Pelos anos dedicados de sua vida, ressaltando a importância da literatura brasileira e proporcionando a todos que apreciam um bom livro, a oportunidade de encontrar em suas obras o prazer da leitura, portanto, é mais do que justo que reconheçamos a importância da Sra. Chloris na área literária, razão desta homenagem que enaltece o que já foi feito e o que se está fazendo pelo enriquecimento da cultura de nosso Estado.

Fonte:
http://domino.cmc.pr.gov.br/

Academia Paranaense da Poesia (Programação de outubro 2009)


Oficina permanente de poesia (5ªs feiras – Rua Candido Lopes, 133)

18h00 às 19h00 – Aula sobre Poesia;

19h00 às 20h00 – Declamação de poemas.
---------------------------

08/10 – O Lirismo em Gonçalves Dias – Sylvio Magellano;

15/10 – Tribuna livre – Declamação de poemas;

22/10 – Espectros de Cecília Meirelles – Lilia Souza;

29/10 – Figuras de linguagem – Paulo R. Walbach Prestes.

20/10 – No Centro de Letras do Paraná (Rua Fernando Moreira, 370), das 16h00 às 16h20 – Assembléia Geral para eleição do presidente da Academia Paranaense da Poesia para o triênio 2010/2013.

16h45 – Solenidade de posse de poetas em suas cadeiras patronímicas:
- Andréa Motta – Cadeira nº. 30 – Patrona: Mariana Coelho;
- Luiz Hélio Friedrich – Cadeira nº. 40 – Patrono: Valfrido Pilotto;
- Maurício Norberto Friedrich – Cadeira nº. 20 – Patrono: Adalto Araújo;
- Ney Garcez – Cadeira nº. 11 – Patrono: Rodrigo Júnior;
- Nylzamira Cunha Beges – Cadeira nº. 10 – Patrono: Aluízio França;
- Valéria Borges da Silveira – Cadeira nº. 21 – Patrono: Reynaldo Steudel.

Os titulares usarão suas pelerines durante a cerimônia de posse.

31/10 – Almoçando com música e poesia, a partir das 12h30, no Restaurante Delícias Naturais – Rua José Loureiro, 133.
http://academiaparanaensedapoesia.blogspot.com/

Fonte:
Academia de Letras de Maringá

Secretaria da Cultura de Maringá – Programação de outubro/2009

Teatro Calil Haddad, em Maringá
CLUBETEEN (entrada franca)

Dia 29/10 – “Lua Nova”, de Stephenie Meyer. Biblioteca Centro, às 14h00.

Dia 30/10 – “Crepúsculo”, de S. Meyer. Biblioteca Alvorada, às 14h00.

CLUBINHO DE LEITURA (entrada franca)
Livro: “A Boca do Sapo”, de Mary França.

Dia 08/10, na Biblioteca Mandacaru, às 14h00.

Dia 15/10, na Biblioteca Alvorada, às 10h00.

Dia 30/10, na Biblioteca Operária, às 14h00.

CONVITE A MÚSICA (Auditório Luzamor, às 21h00, entrada franca)

Dia 08/10 – Marco Antonio de Almeida e Orquestra de Solistas de Londrina.

Dia 22/10 – Karen Cristina Guimarães, Antonio Dimas e Ticiano Biancolino (flauta e piano), de Maringá/São Paulo.

Dia 29/10 – Demilson José da Silva e Enilton Cavalcanti (piano e canto).

PROJETO “UM OUTRO OLHAR”
(Auditório Hélio Moreira, às 20h00, entrada franca)

10/10 – Aniversário de 9 anos do Projeto – Sessão surpresa, 18 anos.

17/10 – “O Sopro no Coração” (França, 1971), dir. Louis Malle – 16 anos.

24/10 – “O Joelho de Claire” (França, 1970), dir. Eric Rohmer – 16 anos.

31/10 – “O Tempo que Resta” (França, 2005), direção de François Ozon – 16 anos.

Dia 14/10 – PROJETO “Luz no Palco”, no Teatro Calil Haddad, às 20h00. Ingressos: R$5,00.

Projeto “Histórias de Vida” (Lei de Incentivo) – Apresentação Teatral “Oficina 3ª idade”, (entrada franca).
Dias 13 e 14/10, no Teatro Barracão, às 20h00.

Projeto “A História que sai do livro” (Lei de Incentivo) – Apresentação de teatro de bonecos (entrada franca).

Dia 14/10, na Biblioteca Operária, às 14h30.

Dia 15/10, na Biblioteca Operária, às 10h00 e 14h30.

Dia 16/10, na Biblioteca Alvorada, às 14h30.

Dias 17 e 18/10, na Casa da Cultura, às 16h00.

Dia 19/10, na Biblioteca Alvorada, às 10h00 e 14h30.

Dia 19/10 – Grupo “NRE e 4º Batalhão” - 3º Filme do Projeto: Vendo, Lendo, Escrevendo e Desenhando – Transito VLED – “A Heroína”, no Teatro Calil Haddad, às 19h30. Entrada Franca.

Espetáculo “Templos e tempo”, direção Elizabet Moro, no Teatro Calil Haddad. Ingressos: R$10,00 (antecipado) e R$20,00 (na hora).

Dia 24/10, às 20h30.

Dia 25/10, às 19h30

Fonte:
Academia de Letras de Maringá

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Nivaldo Donizeti Mossato (Poesia é...)

Nivaldo Donizeti Mossato (1959)



Nasceu em Itambé, estado do Paraná, em 10 de abril de 1959.

Empresário e acadêmico em psicologia, possui MBA em Gestão Empresarial, ministra cursos e palestras abordando temas administrativos, motivacionais e de relacionamento interpessoal.

É acadêmico na ALM – Academia de Letras de Maringá-PR; onde ocupa a cadeira 19, tendo como patrono o escritor Guimarães Rosa.

É autor dos livros
Sedução (1982) e
Emoções (1986) produções independentes –

Prêmio Literatura da União dos Escritores de Maringá, 1986,
O menino que queria voar (2007 – Romance/aventura infanto-juvenil),
Do outro lado da cruz – reflexões para o homem de hoje (2008) e
Caderno de treinamento empresarial Prodege – Programa de Desenvolvimento Gerencial e Empresarial (2004).

Fonte:
http://www.nivaldomossato.com.br/

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Trova LXIV - Uma Trova Triste

Falecimento de Miguel Russowsky

Miguel Russovsky (Trovas)


A saudade às vezes fala,
e até grita - quem diria? -
quando a rede, a sós, se embala
numa varanda vazia.

A saudade às vezes fala
e até grita -- Quem diria!
quando a rede, a sós, se embala
numa varanda vazia.

Os murmúrios das gaivotas ,
em noites de luz cheia ,
são canções deixando as notas
nas pautas brancas da areia.

Quanto mais o tempo avança,
mais eu fico a perceber
que a saudade é uma lembrança
que se esquece de morrer.

O tempo não traz perigo
à verdadeira amizade.
Quem não é mais teu amigo,
jamais o foi de verdade.

O tempo escreve a seu gosto
no passar do dia a dia,
muitas rugas no meu rosto,
mas... tem má caligrafia.

Na blusa prendes a rosa
à altura do coração.
Como pode ser viçosa
uma flor sobre um vulcão?

Cupido sempre intercala
alguma perda em desejos:
se me beijas... perco a fala;
se me falas... perco os beijos!

Cupido avisa aos poetas
e também aos namorados
que seus estoques de setas
foram todos renovados!

Se te serves de mentiras
para cresceres em ganho,
é bom que logo confiras
que encurtaste no tamanho!

A vila reza, orvalhada,
tendo o sol por capelão...
-- Homem no cabo da enxada
é uma espécie de oração!

Na trova, às vezes, invento
emoções e não as sinto.
Mas creia no meu talento,
sou sincero quando minto!

Nesta vida hostil e azeda
e desespero sem par,
rogo a Deus que me conceda
a coragem de sonhar.

Tendo à mão uma caneta
mais o empenho a manejá-la,
vou mesmo a qualquer planeta
sem sair daqui da sala.

O papel é a carruagem
que eu dirijo da boléia.
Tomo as rédeas da viagem
dando açoites numa idéia.

Estrofes são caravelas
que singram os pensamentos.
Com as rimas, faço as velas,
com as sílabas, os ventos.

Pelas ciladas que trama,
a Insônia é mulher-perigo:
marca encontro em minha cama,
mas não quer dormir comigo!

O poema é luz imensa
que se espalha em frenesi.
Por isso o poeta pensa
ter um deus dentro de si.

Pela vida me foi dado
um conselho em que me alerto:
antes rir desafinado
que soluçar no tom certo.

Ser caule, flor ou ser folha
não é sorte nem é sina,
pois de antemão tal escolha
se fez por ordem divina.

A humanidade até gosta
de não saber a verdade,
quando a mentira, bem posta,
lhe trouxer felicidade.

Vai para o mar a jangada
tendo um sonho por escolta.
Volta sem peixes, sem nada,
nem o sonho traz de volta.

Este dístico singelo
a verdade satisfaz:
caneta, arado e martelo
são os arautos da paz.

Há balanços conflitantes
em vidas fúteis e loucas:
os outonos são bastantes
e as primaveras bem poucas.

Quatro versos num estojo,
mas além desta embalagem,
a trova deve, em seu bojo,
comportar uma mensagem.

Vai para o mar a jangada,
tendo um sonho por escolta.
Volta sem peixe, sem nada,
nem o sonho traz de volta.

As trovas no dia a dia
atuam como remédio.
São drageas de poesia
contra a depressão e o tédio.

Na trova é bom que se invista
muito amor, talento e calma,
a trova desperta o artista
que trazemos centro d’alma.

Se lhe ofendem, não se doa,
A maledicência passa,
Como passa uma garoa
Sem arranhar a vidraça.

Mãe, de fato, não tem rima
mas seria alentador
condensar esta obra-prima
numa só rima: o amor.

Quem despreza um bom conselho
dado em prol de seu porvir,
fica igualzinho ao espelho:
reflete sem refletir.

Consultei livro em ciência
de conhecimentos rica;
mas baseado na experiência,
a saudade não se explica.

Estudo trovas a fundo,
mas persisto na suspeita,
que a trova melhor do mundo
até hoje não foi feita!
----------

Miguel Russowsky (Poemas)


Oração do Poeta

– Que me darás, Senhor, pela jornada
de dores, privações e misereres?
– Eu te darei a noite salpicada
de estrelas e silêncio. Que mais queres?

– E para a solidão da madrugada?
– Já fiz o mundo cheio de mulheres.
procura e encontrarás a tua amada.
Faz os mais lindos versos que puderes.

– Mas como irei, Senhor, reconhecê-la?
– Há no céu, entre todas, uma estrela
que apenas tu verás. Que mais perguntas?

– E este frio e esta angústia que ora sinto?
– Quando ela penetrar em teu recinto
a primavera e a paz hão de vir juntas.


Promessas

Estava eu só Passou... Sorriu... Olhei-a...
Estremeceu. Estremeci. Sucede
que o imprevisível manda e a gente cede.
No céu azul brilhava a lua cheia.

Depois... as conseqüências... — Quem as mede
se a razão, sem razão, já titubeia?
E o mar acariciando o ardil, na areia:
"O vinho é bom sorver antes que azede!"

Vai-se o verão. Agora é frio e neva.
Palavras sem valor, o vento as leva.
As juras antecedem as desditas.

Um instante de amor — eternidade!
Dois instantes de amor — fidelidade'
... Nem todas as mentiras foram ditas.


Outono em meio

O vento desistiu de seus andares,
cansou-se e resolveu dormir mais cedo.
As folhas, nem balançam no arvoredo.
Borboletas...algumas pelos ares.

Nuvenzinhas solteiras e sem medo
buscam no céu seus noivos ou seus pares.
Cá por dentro borbulham os cismares
numa ausência de rumos e de enredo.

(- Ó tardes, de domingo, ensolaradas!...)
O silêncio murmura uma cantiga
para ouvirmos a sós...mas de mãos dadas.

Deixemos, por enquanto o lábio mudo!
E o relógio, deixemos que prossiga...
Conversar?...Para que, se sabes tudo?!.


Noite sem aurora

A noite de um adeus não tem aurora
mas tem silêncios longos por recheio;
tem farpas arranhando, bem no meio...;
tem desesperos mil vagando fora...

A noite de um adeus, eu sei que chora
ao ver a sepultura de um anseio.
Não a censuro e até a manuseio
com estes versos que componho agora.

A noite de um adeus ensina a gente
ter dias sem relógio...e alguém já disse
que nunca cicatriza totalmente.

A noite de um adeus...só bem depois
expõe a solidão, numa velhice,
em que murchamos tristes nós, os dois.


Arrependimento

Um por um, os meus sonhos, nesta vida,
Despi no andar do tempo modorrento
Qual árvore esfolhada pelo vento
Numa tarde outonal, entristecida.

Quebrei-me um pouco, assim, a cada ida
À procura não sei de qual intento.
Deixei amor, amigos e, ao relento,
Destroços de minha alma enrijecida.

E hoje, velho, ao voltar da caminhada,
Tropeço em meus pedaços pela estrada
Com saudosa visão aqui e ali.

Não mais me iludo, e essa descrença atesta
Que passarei o tempo que me resta
Recolhendo os pedaços que perdi.

Tarde nevoenta... em julho

Domingo sem ninguém...A casa está vazia.
O silêncio no horror persistente blasfema.
Quer se fazer ouvir. Ó tolo estratagema!...
Eu posso ouvi-lo bem, mas qual a serventia?

A solidão nem quer me servir como tema...
...e a tarde se espezinha imensamente fria...
Ó Tristeza, vem cá! Se queres companhia
ajuda-me a cerzir pedaços de um poema

Talvez assombrações que possuam prestígio
se queiram embutir em tercetos, com zelo,
para dar-lhe feições de soneto-prodígio.

Alguém se desmanchou em brumas do passado
e quer ressuscitar de cor, num atropelo.
Se lembrar é viver, eu devo estar errado.


Receita de saúde e felicidade

Não antecipe nunca o sofrimento!...
Diga “Bom Dia!” ao sol que lhe saúda.
Seja qual um discípulo de Buda:
- É mister se gozar cada momento.

No “que será...será” que não se muda,
se abrigam primaveras...(mais de um cento!)
os “depois” nem podem ser tormento
se os “agoras” lhe derem boa ajuda.

“Cara feia” - sinal de enfermidade -
com certeza, costuma sobrepor
mais pesos aos obstáculos da idade.

"Alegre-se e sorria, por favor!
Um sorrisinho dá felicidade,
pois contagia e ativa o bom humor"
Alegre-se e sorria, por favor!
Um sorrisinho dá felicidade,
pois contagia e ativa o bom humor.

Domingo...(de licor e açúcar cândi)

Manhã de sol...A luz passeia a toa...
Explode a primavera em frenesi.
Meu bairro, todo chique, não destoa,
parece um ogro alegre que se ri.

Mignon, gentil, arisco, sobrevoa,
a namorar a rosa, um colibri...
...e perfumes no ar...-Que coisa boa!
O céu está pertinho...É logo ali!

Meu domingo é grande (- Muito grande!)
Cheinho de licor e açúcar cândi.
Estou de bem com toda a humanidade.

Minha amada virá...(telefonou-me)
e ela não quer que lhe revele o nome,
que tem dez letras...(é ?... -FELICIDADE!)

Noturno nº 2

Anseios de verão... Noite clara, sem bruma.
A lua argêntea adorna uma paisagem maga.
A flor perfuma... A lua brilha... O vento vaga
como doce carícia angelical de pluma.

As nuvens pelo céu — enfermeiras de espuma —
se prpõe a curar qualquer dorida chaga.
No silêncio dormita um repouso de saga.
A lua brilha... O vento vaga... A flor perfuma...

Uma fada de azul — fugitiva de lenda —
escreve em cada rosa uma nova armadilha.
Cupido ergue na sombra o seu punhal de renda.

Com preguiça o relógio esquece e compartilha...
Diana vai marcando um nome em cada agenda:
A flor perfuma... O vento vaga... A lua brilha...
-----

domingo, 4 de outubro de 2009

Cyro dos Anjos (O Amanuense Belmiro)



O romance é narrado na primeira pessoa pela personagem centra, Belmiro Borba , solteirão tímido e sonhador, dotado de grande capacidade para analisar a si próprio e aos outros, que vive modestamente em Belo Horizonte com duas irmãs, "as velhas".

Numa noite de Natal, resolve iniciar uma espécie de diário, para registrar o cotidiano e evocar a infância em Vila Caraibas , cuja saudade o persegue como doce obsessão.

Vemos então o desenrolar das suas meditações, o seu convívio com um grupo, de amigos (Jandira, Silviano, Florêncio, Redelvim, Glicério ) ; a sua paixão distante por uma jovem desconhecida da alta roda ( Carmélia); identificada na sua imaginação a uma personagem de lenda ( a Donzela Arabela) e despertando na memória a lembrança de uma namorada juvenil ( Camila) .

Em tudo se nota que Belmiro foge a ação por meio do sonho e da reflexão, dissolvendo de certo modo a realidade pela excessiva aplicação da inteligência.

Fonte:
http://www.pobrevirtual.com.br

Milton T. Mendonça (O Amuleto)



Camilo era um sujeito simplório, não tinha ido muito longe nos estudos, não acreditava em nada e não tinha sonhos. Levantava de manhã e ia trabalhar na fabrica onde todos que o conheciam trabalhavam. Após o trabalho, à tardinha, passava no boteco para tomar uma, ou duas pingas e uma cerveja, depois, ia para casa jantar. Era recém-casado, não tinha mais do que vinte cinco anos.

Foi num final de semana que tudo começou a mudar. Ele precisou ir lá para as bandas do cafundó, atrás de um galo e de uma galinha caipira, que a mulher resolvera criar nos fundos da casa e, esquecido da vida na venda do seu Joaquim, junto com o compadre Anacleto, ele perdeu a hora e, quando saiu da vila e se jogou na estrada com o seu velho Fiat, a noite já estava a caminho da madrugada.

Camilo, meio cego, mas bem tonto pelo excesso da cajibrina, não reparou num vulto que atravessava a estrada, o atropelando. Ouvindo o tremendo barulho, parou o carro com uma brecada seca, abriu a porta e desceu aos tropeções, indo parar próximo ao monte de pano imóvel, caído a pouca distância da roda traseira do veículo.

Ele, então, se debruçou junto ao atropelado pensando ser uma criança. Ao levantá-lo, porém, percebeu que se enganara, a roupa larga cobria algo mais parecido com um animal, coisa que o deixou espantado e confuso.

Mesmo na sua obtusidade, Camilo, tinha escondido em algum lugar, uma consciência que o impelia a se preocupar com o que acontecia à sua volta. Sem saber o que fazer, o levou para casa. Depois de acomoda-lo, procurou sinais de ferimentos. Não encontrou nenhum. Vendo que o bichinho estava desmaiado, o deixou dentro de uma caixa de papelão e passou o resto da madrugada, e o dia seguinte inteiro, observando, vez ou outra, mas sem mostrá-lo a ninguém.

Quando chegou do boteco, no final do segundo dia, foi até o esconderijo e pegou a caixa. Ao abri-la, percebeu que o animalzinho estava sentado no fundo, todo vestido e com um chapéu de três pontas na cabeça.

Levantou-se quando percebeu que a caixa estava aberta e olhou fixamente para Camilo, que se espantou com a expressão séria e com os seus olhos grandes, verdes e brilhantes.

- Ah! Meu caro senhor – disse a personagem – poderia por obséquio me informar onde estou?

- Está na minha casa, fui eu quem o atropelou.

- Ah! foi? E o que pretende fazer comigo, agora?

- Eu?! - Camilo pego desprevenido, respondeu espantado - nada! Quer dizer, não sei!

- Ah! Que tal me deixar ir embora? Falou de maneira simpática, com um pequeno sorriso nos lábios finos e graciosos.

- Ir embora?!

- Sim! O monstrinho gritou com o tom de voz enérgico e quase nas pontas dos pés.

- Está bem! Exclamou de cara amarrada deixando a pequena visita espantada com sua ingenuidade.

- Está brincando comigo? Resmungou furibunda, a pequena criatura.

- Não, que isso?!

Camilo pegou a caixa e a levou para fora, depositou no chão do quintal, ficando alguns passos de distância. Agitou as mãos, dando a entender que ele podia ir embora e o pequenino saiu, ameaçando fugir correndo. Camilo não se mexeu. E ele não fugiu. Em vez disso, se voltou para o rapaz imberbe à sua frente e pediu que se abaixasse. Retirou do bolso do seu colete um amuleto colorido, gravado com sinais obscuros e lhe entregou. Mas não antes de lhe avisar que com aquela peça mágica, ele poderia ter tudo quanto quisesse. Despediu-se e atravessou o portão saindo para a rua, desaparecendo de vista.
.
Camilo, como era de seu feitio, demorou um pouco para perceber o que tinha nas mãos e, quando finalmente entendeu o que lhe tinha acontecido, correu para casa e escondeu o precioso objeto. A partir desse dia nada mais foi o mesmo. Camilo começou a pensar nas oportunidades que aquilo poderia lhe trazer, e se acostumou a pensar no futuro, coisa que deixara de fazer desde que sua família, quando tinha apenas nove anos, passara a achá-lo um idiota, um leso da cabeça. Não se lembrava porque, nem como isso começara . Mas por qualquer razão, se tornara verdade para ele.

Alguns dias depois, olhando no espelho do banheiro, ao se levantar, percebeu que era jovem e bem apessoado. Qualidades que nem sabia ser portador. Sentou-se na privada e retirou o amuleto do bolso, sentindo sua textura lisa, sem nenhuma reentrância que o desqualificasse. Olhou-o contra a luz e nada viu. Era totalmente opaco.

- Como fazer para usufruir seus poderes? Perguntou alto - ninguém respondeu.

Bateram à porta e rapidamente o escondeu.

Sua mulher, que esperava do lado de fora, o olhou apreensiva.

- O que houve? Perguntou séria.

- Nada que eu saiba. Respondeu com um pequeno sorriso de triunfo na boca larga, o deixando diferente daquele rapaz angustiado que ela conhecia e que lhe inspirava compaixão.

¬-Vai perder a hora. Resmungou entre dentes.

Camilo tomou seu café e, após beijar a mulher no rosto, foi em busca do ônibus que o levaria ao trabalho.

Ao chegar na fabrica, os conhecidos perceberam algo diferente. Mais alegre e comunicativo, deixava à sua volta um ambiente de afetividade e cooperação, trazendo para perto de si pessoas que até então tinham passado à larga. Parara de beber, se tornando uma pessoa caseira com gosto para a manutenção. Os amigos, que agora abundavam, contratavam-no e logo comprou um utilitário, que além de facilitar a locomoção e servir de transporte para suas ferramentas, servia à vizinhança, e isso, o transformou em uma pessoa conhecida e querida por todos.

No trabalho, fora promovido, e como chefe de seção aumentou a produtividade e diminuiu os acidentes de trabalho. Sua preocupação com o bem-estar do próximo virara lenda. E, poucos anos depois, foi convidado para se candidatar a prefeito, depois a deputado e agora, no final do mandato de senador, começava a pensar em se candidatar a presidente.

Nesses anos todo, sempre em segredo, retirava o talismã de seu esconderijo e o segurava esfregando na testa, na boca e nas mãos, acreditando ter descoberto como fazê-lo funcionar. Durante esses anos, guardara no peito a certeza que podia ter tudo o quanto quisesse e nada no mundo o prejudicaria.Essa certeza o confortava, aquecendo sua alma nos momentos em que uma decisão importante o deixava gelado e pronto a se esconder, com medo de não ser competente o bastante, ou pior, quando se considerava com mania de grandeza e seu objetivo nobre demais ou grande demais para alguém tão medíocre.

Certo dia, quando voltava para casa, ao entrar em seu carro estacionado na sua vaga privativa, encontrara o pequeno gnomo sentado à sua espera no banco de trás, escondido na penumbra. Ao vê-lo, Camilo ficou muito assustado.

- Sempre tive medo que aparecesse e tomasse meu talismã. Falou resignado, se sentando ao volante.

- Ah! Não fique preocupado! Respondeu o pequeno individuo - o talismã não tem nenhum poder. Naquele dia eu pensei que como todos que encontrara até então, você também tentaria me roubar e me fazer mal. Aí lhe dei aquele amuleto falso.

- Como?! Perguntou Camilo perturbado.

- Ah! É falso! Estou aqui para avisá-lo que é falso. Falso! Falso! Falso!

Desceu do carro e saiu rindo, dando cambalhotas e gritando: Falso! Falso! Falso!

Camilo, com os olhos arregalados e uma expressão de incredulidade no rosto, ficou olhando aquela pequena figura desaparecer, dançando, no final da rua.

Fontes:
http://www.entrementes.com.br/
Imagem =
http://expressomoda.blogspot.com