sexta-feira, 6 de abril de 2012

Rubem Penz (1964)


Rubem Penz, porto-alegrense nascido em 1964, é escritor, publicitário, baterista, compositor e percussionista.

Graduado em Educação Física pela ESEF/UFRGS (1985), foi redator em agências de publicidade e empresário no ramo de telecomunicações.

É baterista do quarteto jazzístico Grupo Versão Brasileira desde 1987, com o qual gravou o álbum Passatempo no ano de 2000. Teve suas primeiras composições gravadas no álbum Donaflor, de Anne-Florence Schneider (Suíça) em 2010.

Atualmente desenvolve seu trabalho musical ao lado do violonista Maurício Marques e do cantor Dudu Sperb, com os quais excursionou no Circuito ARTESESC da música em 2010.

Mantém desde 2003 a rotina semanal de crônicas que pode ser acompanhada no blog Rufar dos Tambores.

Passou a contribuir com artigos esporádicos no jornal Zero Hora em 2005 e, desde 2007, assina colunas nos jornais Comunidade News (que circula nos EUA), Diário de Viamão e Diário da Fronteira (Uruguaiana).

Foi cronista da Revista Bem me Quer desde o segundo número em circulação. Publicou O Y da questão e outras crônicas (2007, Ed. Literalis) – livro finalista do Prêmio Açorianos de Literatura e para Livro do Ano (crônica) pela Associação Gaúcha de Escritores (AGEs). Ao lado de Valesca de Assis, assina a coorganização de Ponto de Partilha I (2008, Ed. Kalligraphos).

Cursou a Oficina de Criação Literária da PUC, Módulos 1 e 2, da qual resultou o livro Pedra, papel e tesoura, contos de oficina 38 (2008, Ed. Bestiário).

É o organizador do livro Santa Sede, crônicas de botequim safra 2010 (2010, Ed. Literalis) e Santa Sede, crônicas de botequim safra 2011 (2011, E. Fábrica de Leitura).

Em 2011 publicou o livro Inter Pares – Faraco de Azevedo Advogados 60 anos (2011, Ed. Literalis), obra premiada na categoria “Livro Texto” no 7º Prêmio Gaúcho de Excelência Gráfica, bronze na categoria “Capa de Livro ou Caderno do Prêmio Colunistas Design Rio Grande do Sul 2011 e prata na categoria “Design Gráfico e Promocional” do 37º Salão De Propaganda ARP.

Ministra oficinas e palestras no Circuito ARTESESC de Literatura desde 2008, individualmente e acompanhando o poeta Marlon de Almeida e o compositor Sérgio Napp.

Ministra oficinas de crônicas regularmente em Porto Alegre, atua como palestrante para a Profit - Divisão Cultural e é free lancer em criação publicitária.

Sites:
www.rubempenz.com.br
www.rufardostambores.blogspot.com

Fonte:
http://www.rubempenz.com.br/biografia.html

Nenhum comentário: