domingo, 13 de fevereiro de 2022

Baú de Trovas XLII


Um sacrilégio me pesa
na oração de cada dia:
— é que mais me agrada a reza
porque diz: "Ave, Maria..."
ABÍLIO LESSA
= = = = = = = = = = = = = = =

Quando, cheio de alegria,
te encontrei, jamais supus
que naquele instante havia
encontrado a minha cruz...
ADALBERTO DUTRA DE REZENDE
= = = = = = = = = = = = = = =

FItando-te o corpo esguio
e o rosto lindo, não nego:
somente agora avalio
a desventura de um cego!
ADELINO MOREIRA MARQUES
= = = = = = = = = = = = = = =

Para esquecer-te, outras amo,
mas vejo, por meu castigo,
que qualquer outra que eu ame
parece sempre contigo.
ADELMAR TAVARES
= = = = = = = = = = = = = = =

Por um beijo a minha vida!
Que te quero como um louco!
Perdoa se peço tanto
e te ofereço tão pouco!...
ALBANO LOPES DE ALMEIDA
= = = = = = = = = = = = = = =

A visão do teu retrato
confesso que me faz mal:
aumenta mais a vontade
de rever o original...
ALBERTINA CASTRO BORGES
= = = = = = = = = = = = = = =

Se não me fere a desgraça,
por divina recompensa;
quem te fez filha da graça,
fez de mim filho da crença!
ALFREDO BENVENUTO DA SILVA
= = = = = = = = = = = = = = =

Minha nau abarrotada
cortando os mares avança,
e a própria carga pesada
é toda a sua esperança!...
ALÍRIO RAMOS
= = = = = = = = = = = = = = =

Eu só queria que a vida
me fizesse acreditar
que a ventura já perdida
nunca mais pode voltar...
ALOYSIO DE MOURA
= = = = = = = = = = = = = = =

Muito confiei na Inocência
de uns olhos sentimentais;
hoje me acusa a consciência
como inocente demais...
ALVES JÚNIOR
= = = = = = = = = = = = = = =

Vou dar-lhe um beijo amoroso,
mas, por favor, não se oponha!
— Se beijar é vergonhoso,
quero morrer de vergonha!
ANA MARIA MOTTA
= = = = = = = = = = = = = = =

Debaixo da nossa cama,
que tu deixaste vazia,
o meu chinelo reclama
o teu chinelo, Maria!
ANIS MURAD
= = = = = = = = = = = = = = =

Não pode guardar segredo
a timidez do olhar mudo.
Um olhar furtado a medo,
nada dizendo, diz tudo!
ANTÍDIO DE AZEVEDO
= = = = = = = = = = = = = = =

Oh! Que esquisita Ironia!
Infelizmente é verdade;
o amor de apenas um dia
deixou-me eterna saudade...
APARÍCIO FERNANDES
= = = = = = = = = = = = = = =

Saudade, casa gostosa,
velha casa dos meus pais;
no jardim, só tinha rosa,
mas lá dentro, amor demais!
ARTHUR BASAGLIA
= = = = = = = = = = = = = = =

Uma saudosa lembrança
que o tempo não desvirtua:
a noite, a música, a dança...
Eu mudei, mas não a lua.
EDUARDO DOMINGOS BOTTALLO
= = = = = = = = = = = = = = =

Este ardor por quem se quer
e esta ânsia de imensidade
tem como causa a mulher
e como efeito a saudade.
EUGÊNIO MORATO
= = = = = = = = = = = = = = =

Não houve nem despedida...
Foi de repente o abandono!
Perdi meu chão (triste vida)
e até hoje perco o sono!
GIVA DA ROCHA
= = = = = = = = = = = = = = =

Eu ouço a voz da experiência
na humildade que ficou
dos retalhos da existência
que o passado costurou,
HÉLIO CASTRO
= = = = = = = = = = = = = = =

Tirem-me tudo que tenho,
neguem-me todo o valor!
Numa só coisa me empenho:
a de humilde Trovador!
LUIZ OTÁVIO
= = = = = = = = = = = = = = =

Paixões -eu digo e sustento -
pela inconstância da forma
são dunas de sentimento
que o tempo varre e transforma!...
MARIA HELENA DE 0. COSTA
= = = = = = = = = = = = = = =

No jardim de rima a prosa
do meu peito sonhador,
és o cravo e eu a rosa
na primavera do amor...
MARIA NELSÍ SALES DIAS
= = = = = = = = = = = = = = =

No turbilhão dos desejos
nasceu este amor risonho!
Batizei-o com meus beijos,
na catedral do meu sonho!
OLY B. GAMA
= = = = = = = = = = = = = = =

Está na família, eu creio,
nossa esperança futura
de alcançar, o que é um anseio,
a paz... que o mundo procura!
THEREZINHA DIEGUEZ BRISOLLA
= = = = = = = = = = = = = = =

Passa, fingindo não ver-me.
Passo como indiferente.
Só ela sabe o que eu sinto..
só eu sei o que ela sente...
VULMAR COELHO
= = = = = = = = = = = = = = =

Vista seda ou popeline,
seja Amélia ou seja Inês,
toda mulher se define
no dia em que diz: "Talvez!.. .
WALDIR NEVES
= = = = = = = = = = = = = = =

Quando estamos abraçados
não há mais belo momento.. .
Somos dois sonhos ligados
pela mão de um sentimento.
WALTER GOMES DA SILVA
= = = = = = = = = = = = = = =

Quando, manhã bem cedinho,
abrindo os olhos desperto,
através do teu carinho,
vejo logo um céu aberto!
WALTER SIQUEIRA
= = = = = = = = = = = = = = =

Às vezes, nesse desgosto,
entregue à meditação,
eu chego a sentir teu rosto
repousando em minha mão!
ZÁLKIND PIATIGORSKY

Fontes:
Aparício Fernandes. A Trova no Brasil: história e antologia. São Cristovão/RJ: Artenova, 1972.
Informativo da UBT São Paulo. n. 493 – agosto 2019.

Nenhum comentário: