terça-feira, 25 de julho de 2023

Dicas de Escrita (Como Descrever a Aparência de um Personagem) – 2, final –


I
ncorporando as características do personagem na descrição

1. Pense na movimentação do personagem. 

A movimentação e as escolhas dele dizem muita coisa a quem lê, assim como fornecem detalhes importantes! Coloque a movimentação na descrição para que o leitor veja mais coisas sobre o personagem.

Exemplo: um personagem que tem o passo arrastado parecerá e agirá diferente de um personagem que perambula ou anda a passos largos.

Talvez o personagem não pare de se mexer ou envie muitas mensagens de texto; ele pode andar de um lado para o outro enquanto conversa com as pessoas ou andar de cabeça baixa para não ser notado. Coloque esses tipos de movimentos que o efeito será positivo.

2. Use o penteado do personagem para caracterizá-lo. 

Muitas vezes, as pessoas escolhem um penteado que creem representá-las. O corte, a cor de cabelo do personagem e a maneira como ele usa o penteado transmitirão uma mensagem ao leitor.

Exemplos: um moicano espetado cor-de-rosa pode mostrar que o personagem é rebelde, já um alisamento de salão pode indicar que ele é do tipo “metrossexual”.

Você também pode usar o penteado para mostrar que o personagem tem diferentes tipos de personalidade. Exemplo: o personagem principal pode ser um empresário bem-sucedido com um cabelo curto mais sofisticado, mas também pode ter uma mecha roxa escondida entre os fios ou um lado do cabelo raspado que permite a ele mudar do estilo engomadinho para o modo “garoto moderninho”.

3. Mostre a personalidade do personagem com as roupas. 

As pessoas também se expressam através das roupas. Seguindo o modelo do passo anterior, use as roupas do personagem para mostrar aspectos da personalidade dele. Lembre-se de que o leitor, para entender bem o papel do personagem na trama, precisa conhecê-lo e o figurino também facilita a caracterização de personagens secundários. Veja alguns exemplos:

Um personagem sério pode usar roupas executivas.

Um artista pode usar roupas com salpicos de tinta.

Uma estrela do rock pode usar uma jaqueta de couro.

Um personagem secundário atleta pode usar roupas esportivas.

Escrevendo a descrição

1. Decida quantas descrições deseja incluir. 

Não sobrecarregue o leitor com muitos detalhes. Ao mesmo tempo, o que interessa é fazê-lo imaginar como o personagem é.

Tenha em mente quem é o seu leitor, assim como o gênero que está escrevendo, para decidir se trará uma descrição completa e detalhada de um personagem ou só alguns detalhes para dar uma ideia do todo.

Exemplo: os escritores literários normalmente preferem descrever minimamente os personagens, dando ao leitor apenas informações suficientes para que tenham uma ideia de como é o personagem. 

Exemplo: “Uma voz rouca surgiu de algum lugar dentro daquela barba grande”.

Por outro lado, os escritores de ficção costumam ser mais detalhistas. 

Exemplo: um escritor de fantasia ou ficção científica provavelmente daria uma descrição completa de um personagem que não é humano, como um ciborgue ou um elfo.

Você pode escrever: "Uma placa de metal cobria metade da cabeça dela e mostrava os fios por baixo dele sempre que a mandíbula se movia; um olho azul olhava normalmente pelo encaixe direito, mas o olho esquerdo dela se expandia e dava zoom como uma lente de câmera; um nariz comprido apontava para baixo, como uma flecha, sobre os lábios finos e robóticos."

2. Concentre-se nos grandes detalhes, que caracterizam, em vez dos pequenos detalhes. 

Só é necessário trazer informações que os leitores precisam saber, uma vez que é impossível dizer tudo sobre um personagem. Uma boa descrição mostra muito mais do que a aparência em si.

Observe alguns exemplos legais:

As raízes morenas mais grossas contrastam com o tom loiro platinado de seus cachos”. Essa informação diz ao leitor que o personagem pinta o cabelo, mas também que ele não consegue se adequar ao estilo.

“Ele usava uma blusa que fazia propaganda de uma pizzaria que fechou há três anos. A blusa no corpo magro dele parecia um casaco pendurado em um cabideiro”.

- Nesse caso, percebemos que o personagem está usando roupas ultrapassadas que não cabem mais, provavelmente porque não tem dinheiro para comprar roupas novas.

3. Use o sentido figurado para deixar as descrições mais envolventes. 

As figuras de linguagem (metáforas, símiles, hipérboles, personificações, etc.) servem para ajudar o leitor a imaginar as pessoas e os eventos da história. Dito de outra forma, elas permitem descrever o personagem de forma criativa em vez de ficar empilhando os detalhes básicos.

Exemplo: não diga "Clara tem longos cabelos castanhos e olhos castanhos", diga "Cachos escuros caíram sobre o rosto de Clara, escondendo seus olhos cor de âmbar".

As metáforas e símiles comparam duas coisas aparentemente diferentes, mas a símile usa o “como” para deixar as comparações mais óbvias.

A personificação dá características humanas a um animal ou objeto inanimado. Exemplo: “os olhos dela desviavam de suas perguntas”.

4. Evite a prosa púrpura. 

Esta técnica é um tipo de escrita que contém muita descrição e palavras extravagantes, deixando pouco substancial o trecho da história em que é usada — é algo que frustra muito os leitores. Nesse caso, apenas use as descrições quando elas realmente servirem para contar a história. 

Você pode evitar essa técnica detalhando apenas o necessário, mantendo curtas as descrições.

Use o mínimo possível de palavras.

Exemplo: escreva “Ela tingiu o cabelo com aquela cor porque a deixava com cara de artista". 

Não é necessário se explicar demais, como na frase “Os cabelos escuros sombreavam sua pele pálida como uma mancha de óleo na água. Sempre que se olhava no espelho, ela via um poeta romântico preso em uma época diferente, deixando-a com a sensação de ser a artista que ela sempre quis ser”.

5. Use a sinédoque quando uma única característica consegue representar o personagem por inteiro. 

A sinédoque é uma estratégia literária onde o escritor usa uma parcela de algo para representar uma pessoa, lugar ou coisa no todo. Em outras palavras, significa que não é necessário descrever um personagem por inteiro: em vez disso, usa-se apenas uma característica que se destaca. É uma boa maneira de você descrever rápida e significativamente um personagem sem falar muita coisa.

A sinédoque é muito útil para descrever personagens secundários.

Pense nos traços fortes que identificam facilmente o personagem, como um moicano cor-de-rosa, um queixo pontiagudo, uma corcunda, um andar diferenciado, um cheiro único, etc. A característica pode ser positiva ou negativa, dependendo do personagem, e a use quando estiver se referindo especificamente a ele.

Exemplo: “Quando vi o moicano cor-de-rosa passando pela minha janela, percebi que meu vizinho estava chegando em casa”.

6. Coloque detalhes sensoriais para dar vida aos personagens. 

Não coloque apenas as características físicas: apele para os cinco sentidos dos leitores! Talvez não dê para incluir todos os sentidos, mas coloque o máximo que puder — e fizer sentido.

Olfato: mencione o cheiro do personagem. 
Exemplo: “O seu Carlos sempre tinha um cheiro de biscoitos que acabaram de sair do forno”.

Tato: mencione a textura da cicatriz do personagem ou a maciez da pele, que parece seda.

Audição: relacione o som da voz do personagem a um pássaro que está cantando ou ao barulho de um motor.

Visão: descreva a roupa e o penteado do personagem.

Sempre que puder, apele ao sentido preferido do leitor. 
Exemplo: quando dois personagens se beijam.

7. Descreva de uma forma bem-feita em vez de colocar muitos detalhes. 

Visto que é necessário não encher o texto com descrições, concentre-se nos detalhes que apresentam, ao leitor, mais de uma característica do personagem. Dessa forma, o personagem ficará melhor descrito e não sobrecarregará o leitor com o excesso de informações.

Exemplo: “A palavra que melhor descreve Laura é ‘árvore’, porque ela tem rosto e braços longos, assim como pernas compridas que parecem pernas de pau”.

8. Escreva os detalhes durante o progresso da história em vez de desperdiçar as informações em um único momento.

Não é legal sobrecarregar o leitor com um monte de detalhes aleatórios e extensos, técnica essa conhecida como infodumping (enxurrada de informações). A forma mais comum de evitar esse problema, dependendo do tamanho do trabalho ou obra, é distribuir os detalhes em vários parágrafos ou páginas.

Exemplo: descreva o personagem durante uma cena em vez de falar tudo de uma vez só.

Dicas

Uma forma de decidir como descrever o personagem é usar as características de amigos, familiares e celebridades. Basta encontrar características que façam sentido para você e misturá-las no seu personagem.

Esboce o personagem antes de descrevê-lo para ajudá-lo a descobrir o melhor jeito de fazer a descrição.

Não descreva demais os personagens ou coloques os detalhes todos de uma vez. É melhor espalhar esses detalhes em vários parágrafos.

Seja criativo, pois a imaginação é essencial para se ter uma boa história e detalhes interessantes. Faça do jeito que quiser, sempre usando a criatividade.

Você pode usar um dicionário de sinônimos para achar uma palavra mais adequada para dizer algo em certos momentos, mas use-o com moderação. É recomendado, ou mais fácil, descrever algo usando as palavras que você costuma usar.
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Fonte:

segunda-feira, 24 de julho de 2023

José Feldman (Versejando) 29

 


Aparecido Raimundo de Souza (Como a forja e a matriz)

TERRA É COMO O BARRO e o barro é morro e nuvem é céu. Tudo provém lá do mais alto e longínquo firmamento. Ou diretamente do Altíssimo, uma vez que o Altíssimo, indubitavelmente, é Deus. Deus é espírito, como, no mesmo sentido, é amor e amor é algo como O Senhor de nossas vidas. Ele não morre nunca. É eterno, sagrado e luculento. Sobre todas as coisas, resplandece e celebra em nosso âmago uma concretude inter-relacionada que nada mais é que a alma e o espírito fundidos, grudados, amalgamados num só corpo e inseridos harmoniosamente no planeta em que vivemos.

Deveríamos todos estar “lincados” ou direcionados na rota da Paz. A Paz é direção, comando e lenidade. Mesmo modo, a serventia, a gerência, ou a gestão de vivermos cotidianamente em sintonia meridiana com a natureza. De roldão, jamais nos esquecermos de cultivar a graça da serenidade e da complacência. Em senda idêntica, não sermos prolixos, entediantes e difusos, nem nos deixarmos vencer pelos muitos vícios que nos fazem descambar para o buraco negro da derrota. Carecemos de acreditar num porvindouro melhor, onde todas as coisas são possíveis e alcançáveis, bastando apenas que lutemos com perseverança, força de vontade irrestrita e afinco incondicional. 

O amor é por excelência a ponte sobre um rio amplo, longo e de águas límpidas. Uma torrente que nos levará através dessa ponte, ao sucesso, que nos unirá ao futuro, que afastará de nossos corações as horas ásperas e repletas de melancolias amarescentes. Termos em conta, sempre, haja o que houver, e absorvermos e afiançarmos, a ideia de que não existe nada rotulado de “ruim” ou “péssimo” para o nosso corpo, se não quisermos. Assim como inexiste a perniciosidade, se estivermos abertos somente para as coisas boas e carismáticas que a vida nos oferece.

As coisas excelentes que a vida nos oferece, de graça, é de alvitre necessário alinharmos, agem em nós como fluídos renovadores que vêem do espaço, bastando, unicamente, que saibamos abrir as portas e as janelas do nosso universo pessoal, ou espaço sideral, como melhor entenderem, na hora precisa. Todas as vantagens e as benesses as mais dadivosas e caridosas estarão latentes e presentes em cada um de nós. Por assim, se concordarmos que os fluídos da infinita grandeza entrem e se espalhem em nosso “eu interior”, e, da mesma forma, permitirmos, sem restrições, preencham todos as reentrâncias que se acharem vazias e ociosas, seremos prósperos, felizes, afortunados e realizados. 

Mesmo tom (nenhum dos cinquenta tons de cinza, logicamente), mas o branco ebúrneo e alvacento, o casto e o lácteo, sempre tendo na mente que o Criador de todas as coisas nos dá, a cada novo amanhecer (sem nada pedir em troca, repetindo, de graça e sem custos), chuvas abundantes e infinitas de bênçãos as mais poderosas... em outras palavras, Ele derrama sobre as nossas cabeças, benfazejas ações multiplicadoras de incomensuráveis prosperidades... basta, todavia, que saibamos a hora exata, o minuto propício de sairmos em campo e mostrarmos as nossas caras e os propósitos de sermos felizes e jubilados. 

E não só o ato de sairmos de nossos esconderijos. Igualmente de agirmos seguindo de espírito erguido a linha pontilhada do amor sem fronteiras.  Logicamente, sabermos discernir (e isto é a coisa mais importante) e sem meios termos, notadamente entendermos e diferenciarmos uma chuva comum e destrutiva, de uma enxurrada de feições maviosas e fagueiras. Estas chuvas corteses e amenas, sem sombras de dúvidas, vêm diretamente dos desígnios Santos do Pai Maior. Dito de forma mais direita: Deus é aquele ser mágico e Onipotente que nos modela em sua Onisciência, para sermos, vida afora, à sua Semelhança mais Justa e Perfeita. 

Fonte:
Texto enviado pelo autor.

Edy Soares (Cristais Poéticos) VIII


COADJUVANTES

Qual nuvem dançante ao vento;
Criança pobre mulamba;
Palhaço gritante, alegre;
Malabarista na corda bamba.

Qual vespa que beija a flor
Ou lua que o céu prateia;
Amantes que dão amor;
Pássaro triste que gorjeia.

Festeiro poeta ou ator,
Levo a vida segurando as rédeas,
Mesmo em momentos de dor,
Faço dos dramas minhas comédias.

Somos todos atores em cena,
Responsáveis pela decupagem*,
Não há ator principal;
Somos coadjuvantes em um longa metragem.
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Decupagem - do francês décotipage, derivado do verbo découper, recortar - no cinema
e na comunicação, a divisão do planejamento de uma filmagem em planos e cortes.
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EPITÁFIO

O texto pode até ser grande,
Histórias diversas e esparsas,
Encontros, desencontros,
Flores, amores, mordaças.

A vida se escreve lentamente,
Com derrotas e vitórias,
Fracassos e glórias,
Com o tempo que passa.

Há vidas que,
Imaturas se acabam,
Outras perduram,
Insistem na permanência.

Alguns exaltados
Vagueiam no abstrato.
Embasado em crenças.

Outros preferem o concreto,
Não trocam o incerto
Pela lucidez do que pensa.

Há quem se perde
E quem se adapta,
Mas com a mesma sentença:
UM BREVE EPITÁFIO NA LÁPIDE.

Todos em uma viagem sem volta,
Escrevendo a história a partir da partida,
Lapidando, com tropeços, as pedras
Encontradas na estrada da vida.
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O REI BÊBADO

Há quem diga que má companhia faz o viciado.
A sobriedade do "bêbado" é o que mais me assombra.
Vejo-o sóbrio, velhaco e o povo enganado.
Na "lucidez" desse ébrio, o perigo nos ronda.

Quem pensa que o homem do gole não é um velhaco,
Quem não se preocupa com o que o ébrio apronta,
Há de ver no fim da festa, as garrafas aos cacos
E o garçom exigindo que paguemos a conta.

Beberrão que, de esperto, embola o que fala,
Nunca perde o equilíbrio e se preciso, se cala,
Jamais deixa pegadas nos botequins onde passa.

Nunca fica perdido ou caído nos cantos.
Não cambaleia e sabe escolher os seus bancos.
Usa terno e gravatas e é o rei da manguaça.
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POR ONDE ANDEI

Por onde andei
Não falei de você
Nem do meu coração
Pra não lembrar meu passado.

E todas as outras coisas que vivi
Em cada uma delas, aprendi.
Cada minuto é novo,
Nada É igual ao que se foi.

Quero pensar que amanhã,
Junto com o sol, vai renascer
Um novo dia e a esperança
é motivo pra eu querer continuar.

E se eu voltei
Sem falar como estou,
É Porque nem eu sei
Se recolhi meus pedaços.

Se um dia errei, foi sem querer,
Preciso mais um tempo pra entender.
Nada de recomeço!

Se um novo dia vai chegar,
Vamos deixá-lo responder.
Carrego em mim as cicatrizes
E cada uma faz lembrar você.
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RELATO DE UM MENDIGO

Vagando na noite, pobre vagabundo,
Mulambo faminto, intruso no mundo,
Não é dono de nada, nem tem endereço
E é sempre excluído, avesso do avesso.

É fruto caído que o fruteiro não colhe.
É quase indigente que ninguém acolhe.
Enjeitado na igreja e nos bares na vida,
Recolhe o que sobra, adormece onde pisa,

Da vida que traz,
De tudo que faz,
Melhor ser esquecido,
Se a outra vida viver,
Se puder escolher,
Talvez seja:
Eu declino!

Fonte:
Enviado pelo poeta.
Edy Soares. Flores no deserto. Vila Velha/ES: Ed. do Autor, 2015.

Jaqueline Machado (Isadora de Pampa e Bahia) Capitulo 5: Doces lembranças

 
Isadora gostava da vida na fazenda. Sentia-se parte daquele ambiente sincero e perfumado, mas tinha curiosidades sobre a vida na cidade.  Só foi à capital, Porto Alegre, junto dos seus pais, uma única vez. Foram bailar no mais famoso CTG (Centro de Tradições Gaúchas), o "35”. Seus olhos brilhavam de felicidade. Mas só pode dançar com o seu pai...        

Isso foi logo após os seus quinze anos. Depois nunca mais teve oportunidade de viajar. O único Centro de Tradições Gaúchas que podia visitar de vez em quando, era o Bonifácio Gomes, que ficava localizado na cidade de Cachoeira do Sul, bem próximo ao distrito onde morava.  

Suas atividades se resumiam em auxiliar a mãe nos afazeres da casa, registrar no papel os seus próprios desabafos, conversar com a amiga Enila, cavalgar e, por vezes, ajudar os peões na lida com a terra. 

O pai de Isadora não aprovava a sua atitude de misturar-se aos peões. Não gostava de ver a filha tão próxima de todos aqueles homens que não podiam ver um rabo de saia que logo já cobiçavam. Mas Isadora não dava importância ao que as pessoas pensavam ou deixavam de pensar a seu respeito. Seguia somente as diretrizes do seu coração. Desejava apenas ser feliz e um dia viver um lindo amor. Porém, enquanto esse amor não chegava, buscava se refugiar em tudo de bom que podia fazer e usufruir na fazenda.

- Oi, mãezinha! Passaste bem à tarde? - perguntou ela ao retornar do passeio.  

- Passei bem. Fiz salgados para a venda do seu Feliciano. Descansei um pouco. E agora estou a saborear o meu chimarrão. 

Quando sobrava tempo, nos finais de tarde, sentada numa cadeira de balanço na varanda de casa,  Ana costumava matear (tomar mate) na companhia da sua Isa e do cãozinho Costelinha. 

A sacada era ornada por vasos de folhagens variadas. E ficava de frente para dois lindos Ipês de flores amarelas. Por certo, ali era o seu cantinho favorito. 

- Vou lhe acompanhar no mate.

- Pareces muito animada, filha. Pensando no baile do próximo sábado?

- Sim. Mas não é por isso que estou feliz. Cavalguei, conversei, fui até o jardim, refleti, escrevi... Todas essas coisas fazem com que me sinta renovada.

- E eu aqui, à espera do teu pai...

- Suas viagens estão cada vez mais longas. Mas daqui a pouco ele aparece. 

- Pensar no pai me deixa aborrecida. Vamos mudar de assunto. Fale sobre a senhora. Normalmente és tão calada. 

- O que desejas saber, minha guria? 

- O amor que sinto pelos versos vem da senhora. Como descobriste a poesia?

Dona Ana busca no baú das suas saudades uma bonita lembrança para relembrar e satisfazer a curiosidade da filha.          

- Seu avô Sebastião, como bem sabes, era professor de história. Ele foi um pai linha dura e, ao mesmo tempo, delicado, carinhoso e inteligente. Ele tinha uma biblioteca com centenas de livros. Sua avó, dona Clara, também gostava de ler. Eu e minha irmã adotiva, Leandra, não tínhamos muita liberdade. Mas éramos autorizadas a ler os livros que nossos pais consideravam bons e educativos. Aquela biblioteca era o nosso paraíso. Lá, mergulhei no universo do Érico Veríssimo e na sua obra O Tempo e o Vento. Uma epopeia dividida em três romances: “O Continente”, “O Retrato” e “O Arquipélago”. A trilogia narra o processo de formação do Estado do Rio Grande do Sul, misturado ao elemento ficcional, preponderante em quase toda literatura, mais os dados e personalidades históricas. 

Os romances acabam por recriar 200 anos da história gaúcha, de 1745 a 1945, tempos marcados pelo poder das oligarquias, por guerras internas e guerras de fronteira. Nem todos os livros nos eram permitidos ler, mas eu e minha irmã dávamos o nosso jeitinho...

Certa vez ouvimos nossos pais falarem sobre um romance do século XIX, que por ter sido considerado indecente, havia sido censurado, e o autor francês, Gustave Flaubert, teve até que responder a um processo por afrontar à moral e os bons costumes da época, em uma corte francesa, por causa do conteúdo da obra. 

Claro que ficamos ouriçadas querendo saber o que continha de tão errado nessa obra, e todas as vezes que nossos pais saíam, íamos até a biblioteca: às vezes eu, às vezes Leandra. Subíamos a escada para alcançar a prateleira onde ficava o livro, e dividíamos a leitura. 

Tratava-se de um calhamaço. Levamos um bom tempo para ler a obra por completa, já que só podíamos ler quando estávamos sozinhas.  

- Com que idade vocês resolveram fazer coisas às escondidas? - perguntou Isadora, surpresa. 

- Coisas, não. Esse foi o nosso único delito.

 - A obra era mesmo indecente?

 - É... Pode-se dizer que sim. Contava a história de uma mulher que tinha casos extraconjugais...

- Mãe, entrega as idades, estou curiosa. 

- Já vi que falei demais, mas acho que eu tinha uns treze e Leandra já contava com seus quinze anos. 

- Ah, com essa idade a senhora já fazia esse tipo de leitura...  Mas eu, já uma mulher feita no alvorecer dos meus dezoito anos, não posso sequer dar opiniões sobre liberdade feminina. 

- Sempre te dei liberdade, filha, tanto para ler quanto para poetizar. Só não gosto quando te envolves em assuntos relacionados entre mim e teu pai. Do meu casamento, cuido eu. Naquele cenário mágico também descobri a trova medieval. Estilo poético que me inspirou a escrever versos num simples caderno que acabou se tornando o meu pequeno tesouro. Naquele caderninho que agora é teu – disse Ana, com ternura. 

- Deverias voltar a escrever. Tens talento para a poesia. 

- Não, filha, meu tempo de sonhar acabou. 

“Belos dias eram aqueles, pensa dona Ana”.

- E o que fizeram dessa tal biblioteca mágica? Nunca me falaste dela. 

- Pois agora falei. Outra hora conto mais. E chega de nostalgia. Tenho que preparar o jantar. Me ajuda, filha? - diz Ana interrompendo os próprios pensamentos ao lembrar da assombrosa imagem do dia em que viu a biblioteca ser comida pelo fogo, graças a ignorância do seu marido.

- Claro, minha mãe.

“Instruída, bondosa, bonita... Como pode casar-se com alguém tão rude quanto o meu pai?”

Será que aqueles livros escondidos na dispensa já fizeram parte dessa mesma coleção literária? “Se perguntava Isadora, intimamente, enquanto acariciava o focinho do Costelinha.

Fonte:
Capítulo enviado pela autora.

Dicas de Escrita (Como Descrever a Aparência de um Personagem) – 1 –


Os personagens completos e dinâmicos fisgam os leitores e conduzem o enredo de uma história, mas descrevê-los do jeito certo pode ser um belo desafio. Porém, com um pouquinho mais de esforço, você conseguirá detalhá-los e envolver a quem estiver lendo. O primeiro passo é conhecer o personagem que criou e pensar em quais características podem impactar na descrição. Em seguida, escreva a descrição extraindo os melhores detalhes do personagem.

Conhecendo o personagem

1. Faça uma ficha de personagem para criar um personagem completo. 

É necessário saber tudo sobre os personagens principais e, por essa razão, uma ficha de personagem será a melhor a forma de elaborar um bom personagem. Coloque tudo que for possível: descrições físicas, passado, profissão, interesses, medos, passatempos, etc.

Você pode criar a sua própria ficha ou usar uma planilha, que pode ser encontrada na internet.

Comece com o básico, como altura, forma, cor do cabelo e dos olhos. Em seguida, descreva outras características físicas, como a postura ou quais particularidades únicas o personagem tem, e veja como o passado, os interesses e o estilo de vida impactam na descrição.

No caso dos personagens principais, dê o maior número de detalhes possível na ficha. Embora essas informações possam não aparecer na história, é importante conhecer bem os personagens.

DICA DE ESPECIALISTA
Grant Faulkner, MA (Escritor)
Leve em consideração a motivação do personagem. Como autor, você deve saber o que motiva o seu personagem. Ele não é apenas um aglomerado de descrições físicas ou psicológicas, mas sim uma alma que vaga pelo mundo. O que o personagem deseja e por qual motivo ele não atinge o objetivo?

Descreva todos os objetos que permanecem no caminho dele.

2. Crie um esboço do personagem para ter uma imagem como referência. 

Desenhe-o o melhor que puder, identificando os atributos físicos. Escreva notas na página que falem sobre o passado, os interesses e outras informações descritivas que quiser colocar.
Esse é um jeito mais improvisado de elaborar o personagem.
Não será problema usar mais de uma técnica. Pode ser útil fazer o esboço do personagem e também criar uma ficha de personagem.

3. Encontre uma foto para referência (método alternativo).

Pode valer a pena reunir fotos de pessoas, lugares e coisas que o inspirem na hora de escrever. A base do personagem pode ser algum conhecido ou ainda uma pessoa famosa que tenha a aparência perfeita para ele. Use aquilo que traz inspiração, como a foto, quando for escrever a descrição. 

Quando usar fotos como referência, guarde-as em algum arquivo (digital ou físico).

4. Identifique o que torna o personagem único. 

Todo personagem tem particularidades que os diferenciam. É possível usá-las para ajudar o leitor a ter uma noção melhor do personagem. Dê uma ênfase maior a essas peculiaridades do que às descrições básicas, mencionando uma cicatriz no rosto em vez do tamanho dos lábios, por exemplo.

Outro exemplo: o personagem pode ter uma pinta em forma de coração, um diastema grande (espaço entre os dentes) ou mancar visivelmente.

As particularidades ajudam a facilitar a identificação dos personagens principais e também se pode usá-las para caracterizar mais facilmente os personagens secundários.

5. Faça uma lista com descrições concretas para o personagem. 

Você não precisa usar todas na história, mas será bom ter uma lista de frases descritivas mais específicas sobre o personagem. Mesmo assim, é mais vantajoso incorporar os melhores detalhes dentro da história. Veja alguns exemplos:

Uma tatuagem de um diamante abaixo dos cílios distraía de seus olhos verde-mar.

As pernas dele tremiam como se fossem pernas-de-pau.

Quando o vento sopra, o cabelo dele envolve o rosto como uma chama.

6. Evite o uso de clichês para descrever as características do personagem (ou ele próprio). 

Essa questão vale tanto para a maneira como introduz a descrição quanto às palavras que usa para descrevê-lo.

Exemplo: o clichê mais usado para começar a descrição de um personagem é a “técnica de espelho”, ou seja, quando você faz o personagem se descrever em frente a um espelho. Não faça isso!

Outros exemplos de clichês de descrição: “vermelha como uma rosa”, “frio como gelo” ou “cego como um morcego”.

DICA DE ESPECIALISTA
Lucy V. Hay (Escritora Profissional)
Os personagens que não seguem esteriótipos são sempre mais interessantes. Se você já assistiu Brooklyn 99, o Capitão Holt é um homem negro e gay, mas a personalidade dele é o oposto de qualquer esteriótipo que usam para esse tipo de personagem. Muitas pessoas assistem ao programa só para vê-lo em ação.
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continua...

Fonte:

domingo, 23 de julho de 2023

Dorothy Jansson Moretti (Álbum de Trovas) 28

 

Francisco José Pessoa (Nem tudo que parece é…)

Era janeiro naquela borbulhante cidade maravilhosa. A madrugada acabara de abrir a porta para o novo dia. O sol ainda se espreguiçava. Na sala de parto da Maternidade São Lucas, um dueto comemora a liberdade. Cosme e Damião separam-se pela primeira vez após tranquila hibernação uterina. Palmadinhas providenciais — cenho franzido —, e logo um sorriso largo de mãe primípara dá boas-vindas aos recém-natos.

A felicidade dela se liquefaz em duas gotículas de lágrima. O pai assistira ao parto, atônito. Sua mudez fazia com que a cabeça agradecesse os parabéns dados pela equipe médica. Nem pensava na despesa dobrada que enfrentaria. Machista de se gabar, não cabia em si de contentamento por ser pai de dois machos. E de uma só tacada!

Pai de gêmeos, a comemoração foi dobrada. Três colegas de repartição, sem a estrela-guia, foram visitar os rebentos do amigo tal fizeram os Reis Magos. Um levou duas garrafas de cana da serra; outro, dois galetos assados e farofa; um terceiro, dois sacos médios de laranjas já cortadas em cruz. A comemoração varou a madrugada.

Cosme e Damião até a adolescência eram gêmeos também no vestir. Com o passar dos tempos, eles aos poucos, se separam mais uma vez em busca das suas individualidades. Chegada a época do alistamento militar, Cosme passa de primeira no teste de aptidão física. Incorpora-se nas fileiras do Glorioso. Damião é dispensado por não alcançar nota mínima nos testes físicos. E assim o destino constrói um abismo entre os dois.

Não tinham outros irmãos. Os dois, sendo filhos machos de uma só tacada, preenchiam o orgulho varonil do pai, que alardeava as qualidades deles, tanto na repartição quanto no bar do Pedim, onde se reunia com os amigos depois do expediente da sexta-feira.

Muda-se o curso do rio, mas não o destino das águas. Cosme dá baixa do serviço militar apesar do convite para engajar. A vida na caserna moldara sua disciplina. Guardou suas economias para matricular-se numa academia de boxe. Ser profissional desse esporte era seu sonho.

Damião, igualmente, poupou sua mesada para também matricular-se numa academia - de balé - sem que o pai soubesse. A mãe, sua confidente, estava ciente dos projetos do filho.

Cosme torna-se um aplicado atleta, ambição de ganho dos empresários.

— “Esse garoto vai longe", confessava seu treinador com um sorriso largo.

À noite, quando se reuniam para jantar, o pai ouvia com orgulho os relatos do Cosme sobre o treinamento do dia. Damião observava e palpitava vez ou outra para se fazer presente à conversa: — Pai, no Centro Comunitário vai haver um curso de dança que é dado por uns gringos. Ouvi dizer que eles oferecem bolsa de estudo para o exterior.

— Gringo ensinando samba.? Só faltava essa!

— Não, pai, é dança clássica. O senhor já ouviu falar em Lago dos Cisnes?

— Não ouvi e tenho raiva de quem já ouviu! Meu negócio é gafieira e samba no pé.

A conversa foi perdendo o rumo para o bem de Damião.

— Já saiu o resultado do bicho? Corre ali na banca e confere minha pule, diz o pai, desconversando.

Nessa noite, o pai machão não fechou os olhos. A tal da dança clássica não parava de zunir nos seus ouvidos. Na repartição, todos notavam seu abatimento. Na sexta-feira, não bateu o ponto no bar do Pedim. Quisera esconder-se dele mesmo, tamanha era a vergonha que o molestava.

Damião conseguiu matricular-se no curso da Comunidade com total apoio da genitora. Logo, logo, destaca-se entre os aprendizes de bailarino. Os gringos, de fala enrolada, apostaram no garoto. Mesmo a contragosto, o pai foi admitindo a ideia da tal bolsa de estudo. São Petersburgo, eis o destino do Damião.

Após três anos de comunicação com a família senão através de cartas, Damião confirma seu retorno ao Brasil.

No dia aprazado, toda a turma dirige-se ao "Tom Jobim". Chegam com duas horas de antecedência para curtirem o sobe e desce dos pássaros de prata.

- Vô, compra pipoca. Pedia angelicalmente Sofia, filha única de Cosme.

O avô coruja lhe presenteava com dois sacos da guloseima, um com casca, outro sem casca. E a carregava fraternalmente nos braços. Eis que surge no portão de desembarque, para espanto de toda a família, não somente o passageiro esperado. Damião trouxera, a tiracolo, sua mulher e dois filhos machos, feitos de uma só tacada. Era o presente não prometido para o pai.

E nova comemoração dobrada foi feita pelos colegas de repartição ao avô de gêmeos. Um levou duas garrafas de cana da serra; outro, dois galetos assados e farofa; um terceiro, dois sacos médios de laranjas já cortadas em cruz. E a comemoração varou a madrugada.

Fonte:
Enviado pelo autor.
Francisco José Pessoa de Andrade Reis. Isso é coisa do Pessoa: em prosa e verso. Fortaleza/CE: Íris, 2013.

Rubem Penz (O perigo e seus riscos: a palavra morde)

Muito já confundi estes dois conceitos: perigo e risco. Porém, bastou uma historinha contada por um especialista em segurança para que nunca mais me referisse a um pelo outro. Disse-me o amigo que, quando estamos a dois metros de um grande cão feroz, há sempre perigo. Mas, se entre nós e ele houver uma grade, ou ele estiver contido por uma coleira, como manda o bom senso, ou uma focinheira, como manda a lei, o risco cai para perto de zero. Resta algum risco porque todo equipamento de segurança pode apresentar eventualmente falhas, ou mesmo nós podemos nos arriscar ao desrespeitar as normas de segurança. Com o cão solto na rua (ambiente sem controle), quando formos expostos, perigo e risco serão iguais. Fatais, inclusive.

Vou adiante e afirmo: quando escrevemos uma mensagem (ou um artigo, uma crônica, um mero bilhete) há sempre perigo. Vários perigos. Podemos ser pouco claros, dúbios, desastrados ao formular as frases. Podemos cometer injustiças por desconhecimento, fazer injúrias por ignorância, incorrer em perjúrio por descuido. Podemos ser ofensivos e, ao ofender, colocarmo-nos em uma posição indefensável. Podemos revelar segredos para os quais juramos fidelidade. Podemos magoar quem amamos e, desastre completo, colocar a reciprocidade a perder. O perigo ronda as palavras.

Se você agora está com medo, é bom que tenha, mesmo. Porque não importa o que se faça, o perigo de escrever "tal um cão feroz para nossa integridade física" não some jamais. Tudo o que fazemos é contornar e dominar os riscos. Ler, reler e ler mais uma vez, talvez depois de um tempo. Ler em voz alta. Desconfiar da escrita, ela é traiçoeira, podem nos escapar descuidos. Pensar na responsabilidade de um texto impresso ou, pior, publicado, sobre o qual jamais se poderá fugir. Respeitar este ato sagrado que se chama comunicação. Garantir-se diante dele.

A equação entre perigo e risco só se resolve ao reconhecer a existência de um e ter controle sobre o outro. Palavra morde. É de sua natureza. Mas, como viver sem elas?

Fonte:

Vanice Zimerman (Poemas Escolhidos) 8


AS MÃOS QUE COLHERAM AS UVAS...

Feito, finas rendas que com o tempo
Tornaram-se translúcidas e, aos poucos
Desapareceram,
As mãos que colheram as uvas,
Permanecem vivas, pulsando
Nas lembranças de outras mãos
Colhendo uvas em um antiga ritual
Árduo e encantado,
Mantendo a tradição de colher com cuidado e,
Carinho, e assim extrair
Dos doces cachos, o vinho...
As mãos que colheram as uvas,
Vivas permanecem em vinícolas,
E na solitária garrafa escura, ao lado do queijo.
E também, em telas
E no olhar de quem, curioso
As observa ao alcance das mãos
Em um fim de tarde, repleta
De cores, amor e silêncio...
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CHAVE DO TEMPO

Tarde de inverno,
Imóvel no arame
Ele continua
O prendedor de roupas
Silencia-se
Sem a companhia
Do lençol ou da camisa branca...
Em sua geometria
Ostenta as marcas
Do sol, da chuva
E das noites frias...
A ferrugem
Com seus tons cobriu seu metal,
E a boa parte de sua madeira
Foi tingida com a passagem
Do pôr do sol e do amanhecer
Prendendo com suas pontas
Lembranças de ontens -
Admirável sua resistência,
Quase, dobra-se à rotina
Das horas, dias e anos -
Mas, a essência permanece
Misteriosa
Chave do Tempo...
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JANELA AZUL

Na pausa do olhar
A poesia, devagarzinha
Alisa e desliza
Na janela de madeira azul
De nós trabalhados pela
Passagem do tempo
São imóveis olhares...
Há uma rústica e desbotada
Interação entre os tons de azul
Que se mesclam à madeira-
Na pausa do olhar
A delicadeza
Das mãos, agora, invisíveis
Que tantas vezes
Entreabriram a janela...
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LEMBRANÇAS DE MINAS GERAIS

De manhãzinha -
Janela entreaberta
À mesa de madeira
Pequenas flores perfumam
A caneca de ágata,
Recebendo os tênues raios de sol,
Enquanto o gato se espreguiça
À soleira da porta -
Distancia-se o som do trem,
Sinto o aroma de café
Que evola do antigo bule azul,
Emoldurando
O despertar da vida
Em poesias e nas alegres
Borboletinhas brancas -
Manhã de primavera
Desperta em Minas...
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RISCOS E RABISCOS

Riscos
Na mesa de madeira,
    Rabiscos nos tijolos
    Do fogão a lenha...

Desenhos no vidro
Nublado da janela,
Linhas curvas e retas
Na cadeira de palha
Marcam presença,
Pincelando ausências,
Enquanto a chuva risca
Mais um fim de tarde...
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RODA DE FIAR

As lembranças tecidas em lãs,
Algodão e linho aquietam-se
E observam a antiga roda de fiar,
Transformando a palha em ouro -
"Rumpelstíltskin"...
A roca
Lembra? leme de um barco
Roda da Vida, num contínuo movimento
De fibras em fios,
As mãos invisíveis do Tempo
Ainda permanecem
A mover a roda de fiar - tecer destinos
Delicados fios entrelaçando
Sonhos e vida -
Enquanto,
Uma, curiosa, gota de sangue
Desliza no fuso...
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TEXTURAS

Aconchega-se
À toalha de seda lilás
Ao bule branco,
Mesclam-se luz e sombra
Em dobras,
Tecidas na delicada seda -
Um labirinto...
Ao toque da porcelana
A sensação
De uma atemporal imagem,
Uma tala, um devaneio -
Saudade.
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Fonte:
Enviado pela poetisa.
Vanice Zimerman y Gustavo Henao Chica. Saudade… . Curitiba/PR: Nogus Ed., 2021.

Renato Benvindo Frata (Farinha de Festa, ingratidão do tempo)

Nasceu Maria de Jesus, ascendeu à escola pela merenda e se tornou mulher desde nova, passando a "prosear" com nove anos: primeiro com o mascate rendeiro que lhe deu vestido pra compensar a dor e o espanto sanguinolento da defloração; com meninos da escola em troca de balas doces pra amenizar as lombrigas; com rapazotes de lanches comprados na venda; com homens para matar a fome diante de um prato de sarapatel e com velhos nos alpendres, em busca de pouso e para recostar o corpo mirrado, "pruquê proseá é a coisa mais boa da vida..." Dizia sem medir sentimentos, coração curtido ao sol da vida ingrata.

Farinha de festa virou e se deitava com quem se dispusesse compensar o agrado. Cotovelos fincados no balcão a vender o corpo por dose de vermute, que dona de classe não bebe pinga e nem cospe no pé do freguês. Que fiar torcendo fio ou rendar trama de renda, que nada; não era mulher de consumir os dedos na roca, nos bilros e nos alfinetes.

"Pra quê trabaiá se proseá é bem mais melhor de bão”. Empinava o nariz e saía faceira à caça de aventura.

Ficou velha aos dezessete. Nem o corpo magro de mostrar ossatura, nem os cambitos riscados de espinhos que de sensual tinham nada impediram embuchamentos por causa das prosas, mas conseguiu que vingasse o João Antonio Leandro Altevir de Jesus. Os outros, sem dar sinal, escorreram pernas abaixo quando ainda do tamanho de fiote de sagui, tão fraquinhos, e ficaram ali mesmo na areia que não compensava enterrar. O choro de mãe vinha, ficava e se ia qual ave de arribação, o outro dia era outro dia.

Colocou logo um bando de nome no menino - e colocaria mais se o do homem do registro deixasse - não lhe sabendo o pai, vai que um deles por agrado o acolhesse por filho, e a ajudasse cuidar? Mas quê: queriam só prosear. E o proseio que podia ser rápido num cisco do trisco quando se engana patroa, ou demorado de dormir juntando coisa com coisa - mas nada de agarrar querência ou afeição resultava só a ingratidão da vida que passa como foguete de São João, pois quenga farinha de festa nunca recebe arreglo. - Desgraçada a vida de quenga.

Hoje, cabeça assentada e sobrenome Assunção do Espírito Santo ganhado de Malaquias no casamento com tudo o de direito mediante promessa de respeito, jeito e prosa gostosa que à casada se obriga, Toinha senta à porta, roca num dia fiando e, com almofada no outro entre as pernas rendando, abre sem pensar a goela e canta: "Fia, fia minha roda/ Pra acabá com esse algodão/ Pra fazer muita roupinha/Pra dona da fiação", e: "Olê muié rendeira/ Olê muié rendá/ Tu me ensina a fazê renda/Que eu te ensino a namorá" Nem lhes sabe o preço da mercadoria quando chega o mascate que paga miúdo. E sai se rindo o vadio. Vida fuleira a de rendeira.

Olha para o tempo, céu quarado - será que vem chuva? -, põe reparo nos urubus que se assentam no galheiro da peroba acolá e suspira arretada, mãos na anca. Levanta e vai quentar o grude do Malaquias que lhe manda levar as partes para prosearem gostoso antes do sono chegar.

Maria de Jesus Assunção do Espírito Santo não carece de passado, não carece de futuro. Por pirraça fia o fio cantando, tece renda rendando; assim, engana com trabalho o tempo malvado. Fia fios de canção, tece trama de sons, remata fios de renda em tons.

Fonte:
Enviado pelo autor.
Renato Benvindo Frata. Azarinho e o caga-fogo. Paranavaí/PR: Eg. Gráf. Paranavaí, 2014.

Marcelo Spalding (Dicas de Escrita) Diferenças entre Novela e Romance

"A novela é a história de um personagem, o romance é a história de um assunto": as diferenças entre novela e romance
Marcelo Spalding

Para quem deseja escrever narrativas longas, é importante saber a diferença entre dois gêneros que são comumente confundidos: a novela e o romance. Entender que há essa divisão, entender o que a gente está fazendo enquanto autor, vai ajudar vocês a finalizar e a escrever uma narrativa longa.

Podemos pensar em cinco aspectos para diferenciar esses dois gêneros: extensão, núcleos narrativos, complexidade dos personagens, final e diálogos/vozes.

É uma ideia comum pensar que o romance se difere da novela, principalmente, pela quantidade de páginas, no entanto o fato do romance ser mais extenso, em geral, acima de 150, 200 páginas, é uma consequência da sua forma, é uma consequência da sua estética.

Um dos principais pontos para se atentar acerca da distinção é em relação aos núcleos narrativos. O conceito de núcleo narrativo se dá a partir de um protagonista e dos personagens secundários à sua volta, no qual ele tem um problema que deve ser solucionado ao longo da trama. Esses núcleos, cada um deles tem os seus conflitos, tem os seus protagonistas, tem os seus dilemas. No romance, geralmente, há mais de um núcleo narrativo, enquanto a novela abarca apenas um núcleo bem desenvolvido e, caso haja outros, esse são menores e acontecem em função do protagonista.

A complexidade dos personagens, ou melhor, a quantidade de personagens complexos, é um fator determinante para discernir o romance da novela (e vice-versa). A presença de personagens mais profundos e multifacetados é maior no romance, enquanto a novela se encarrega de retratar as "vísceras" apenas de um ou dois personagens (um par). O personagem complexo é um personagem mais completo, ele precisa de mais espaço para se desenvolver.

O final do romance, curiosamente, não é o ápice. É um enfraquecimento [momento de reorganização], o romance tem seu o ápice um pouco antes do final. Já a novela, derivada da tragédia, tem o clímax como ponto alto da narrativa, em seu encerramento, característica que a assemelha ao conto. Deve-se fazer oficinas e estudar as técnicas do conto porque elas vão ser muito úteis para desenvolver suas novelas.

O último aspecto a se considerar, os diálogos, as vozes, parte do conceito de polifonia do filósofo e teórico, Mikhail Bakhtin. O romance possui diversas vozes ativas em sua narrativa, seja pelos diálogos, alternância de narrador, ou até pela presença de outros gêneros textuais no próprio romance (notícias, poemas, cartas, etc.). A novela, por sua vez, não possui toda essa multiplicidade: pensando a novela como história de um personagem, nós vamos ter a voz do personagem; ele vai dialogar, é claro, mas o espaço narrativo, o espaço discursivo principal está com o protagonista.

O estudo de conceitos literários e da escrita é essencial para quem deseja embarcar não apenas na escrita de narrativas longas, mas também de outros gêneros textuais.

Fonte: