sábado, 2 de março de 2013

A. A. de Assis (Revista Vrtual de Trovas "Trovia" - março 2013)

Meu amor por ti (que mágoa!)
se evaporou de repente,
tal que fosse um pingo d’água
caído num ferro quente...
Américo Falcão
Meu lenço, na despedida,
tu não viste, em movimento:
lenço molhado, querida,
não pode agitar-se ao vento.
Carlos Guimarães
Quem diz moço diz loucura;
quem diz velho, sensatez.
Mas eu queria a esta altura
enlouquecer outra vez.
Ildebrando Sisnando

Meu Deus, abençoa o espinho,
a raiz, o fruto, a flor,
o galho que embala o ninho
e o ninho – berço do amor
Iracy do Nascimento e Silva
Duas vidas todos temos,
muitas vezes sem saber:
a vida que nós vivemos
e a que sonhamos viver.
Luiz Otávio

De gota em gota, pingando,
sem ver que a chuva parou,
goteira é a casa chorando
porque você não voltou.
Rubens de Castro

Mais criatividade. Mais fraternidade. Menos competição.

– Esse biquíni agarrado...
Meu bem, o que aconteceu?
– Foi na água que, molhado,
rapidinho se encolheu...
Gasparini Filho – SP

Não botem fogo na cana,
peço ecologicamente –,
que a cana boa e bacana
é que põe fogo na gente...
Héron Patrício – SP

No seu biquíni, apertado,
Maria me deixa mudo,
pois nunca vi “tanto nada”
cobrindo tão pouco... “tudo”...
Izo Goldman – SP

Depois de fazer a ronda,
o galo ficou danado:
a galinha, tão redonda,
quis botar ovo quadrado!
Luiz Carlos Abritta – MG

Depois de um beijo molhado,
sentiu algo diferente...
Perguntou ao namorado:
– Onde foi parar meu dente?
Mª Lúcia Godoy Pereira – MG

Meu cãozinho, eu sempre achei-o
um tanto ou quanto esquisito:
– O talzinho era tão feio,
que chegava a ser bonito...
Osvaldo Reis – PR

Faz regime... e, por fazê-lo,
se desespera a coitada,
pois sempre tem pesadelo
com rodízios... de salada!...
Pedro Mello – SP

Palpite não é dinheiro,
mas se fosse eu estava bem...
Pois o que há de palpiteiro,
só me enchendo, como tem!
Roberto Acruche – RJ

Num mundo onde tantos agem
deixando em seu rastro a dor,
louvada seja a coragem
dos que ainda creem no amor!
A. A. de Assis – PR

Que bom, chegando aos sessenta,
saber, revendo os meus passos,
que é o bom Deus que me sustenta
e me carrega em Seus braços...
Almir Pinto de Azevedo – RJ
De bom exemplo um só grama
vale muito, muito mais,
que uma arenga que se inflama
com mil conselhos banais.
Amilton Maciel – SP

Quantos sonhos e ilusões
tecemos na mocidade;
mas, nas cinzas das paixões,
nos resta apenas saudade!
Angela Stefanelli – RJ

Na velha casa vazia,
onde entrei, com ansiedade,
só o silêncio respondia
ao chamado da saudade...
Angelica Villela Santos – SP

Na escuridão em que sigo,
no meu passo caracol,
aquele que vai comigo
é meu imenso farol.
Antonio Cabral Filho – RJ

Se houver alguém precisando
de que você faça um bem,
não se importe com o “quando”,
nem o “como”, nem “a quem”.
Antonio Colavite Filho – SP

Mãos tristes, temendo ausências,
se despedem com revolta...
– Nosso adeus tem reticências
que acenam gritando: – Volta!
Carolina Ramos – SP
O que eu vibrei em teus braços
minha alma vibra agora...
ouvindo o som dos teus passos,
mais que depressa, indo embora!
Clenir Neves – Austrália

Transformei em lindo adorno
os ritos do meu sonhar...
Andei, vaguei sem retorno,
me acampei no teu olhar.
Conceição Abritta – MG

Senhor, neste amanhecer,
louvo a tua criação:
da aurora ao entardecer,
eu te encontro em meu irmão.
Cônego Telles – PR

Prego o bem por onde passo,
paz e amor semeio ao léu
e em cada trova que faço
chego mais perto do céu.
Dáguima Verônica – MG
Contendo ideia completa
e pregando o bem geral,
um só verso de um poeta
pode torná-lo imortal!
Dari Pereira – PR

Boca amarga! Tudo gira...
Brindei com vinho, e em excesso,
à dolorosa mentira
que seria o teu regresso...
Darly O. Barros – SP
A trova, de qualquer jeito,
chega forte e vai bem fundo:
em seu contexto perfeito
já percorre todo o mundo!
Diamantino Ferreira – RJ

Com as “notas” da alegria
ou “dissonância” sofrida,
Deus compõe a melodia
da partitura da vida,
Domitilla B. Beltrame – SP

Paixão, fina taça cheia
de champanhe borbulhante;
fascínio que nos tonteia
e se esvai no mesmo instante.
Dorothy Jansson Moretti – SP

A paixão com hora incerta
e urdida de angústias lentas
é feito um mar que desperta
em dolorosas tormentas!
Eduardo A. O. Toledo – MG

Quantas bênçãos recebidas
quando se caminha aos pares:
um ideal, duas vidas,
dois corações similares.
Eliana Jimenez – SC

Eu sou guerreira e não nego
meu instinto lutador,
mas renuncio e me entrego
se a luta for por amor!
Elisabeth Souza Cruz – RJ

Essa lágrima sentida
que nos teus olhos aflora
é uma prova enternecida
de que um homem também chora!
Ercy Marques de Faria – SP

Cadeira velha!...Esquecida,
sem dono e sem mais ninguém...
Só a saudade atrevida
reclama a ausência de alguém!
Francisco Garcia – RN

Paciência traz virtude,
que vem aninhar-se na alma
de quem domina a atitude
quando a vida exige calma.
Gabriel Bicalho – MG

Deus reprova os arrogantes,
pois, para o espanto de alguns,
sempre esconde os diamantes
entre as pedras mais comuns!
Gerson Cesar Souza – PR

Passa a brisa e satisfeito
sentindo-a relembro quando
tu repousada em meu peito
fechava os olhos sonhando...
Gilvan Carneiro – RJ
Vejo a tua silhueta
na sombra, bem definida,
e abro, em meu peito, a gaveta
de uma saudade escondida!
Gislaine Canales – SC

A tristeza que atordoa
não esquecemos jamais.
Vem de leve, chega à toa,
e do peito não sai mais.
Humberto Del Maestro – ES

Enorme sabedoria
vem nesta simples lição:
doar afeto e alegria,
pra driblar a solidão.
Jeanette De Cnop – PR

Cansado de tanto errar,
nessa procura infeliz,
já nem sei se ao te encontrar
eu me sentirei feliz.
João Costa – RJ

Meu pai me ensinou: "Reflita".
Nunca esqueci a lição:
"A velhice não se evita,
maturidade é opção!"
J.B. Xavier – SP

Faça pelo menos uma trova por dia. É bom até para a saúde.

Mesmo se é pobre a mobília
e às vezes falta alimento,
é na casa da família
que a esperança encontra alento.
Jorge Fregadolli – PR

Ontem…Florestas…Encanto…
Flores a desabrochar.
Hoje pinheiros em pranto,
um grito parado no ar.
José Feldman – PR

Aqui, neste mundo incréu,
chamam pobreza castigo,
e Deus faz festa no céu
pra receber um mendigo!
José Lucas de Barros – RN

No refúgio enclausuradas,
as mágoas choram quietinhas,
por tanto amor de mãos dadas
e as minhas mãos... tão sozinhas!
José Messias Braz – MG
 

Depois de uma certa idade
fui te esquecendo, meu bem;
chega um tempo em que a saudade
perde a memória também!
José Ouverney – SP
 

Chego a perder a esperança,
vendo ao relento, a dormir,
uma sofrida criança
sem lar, sem paz, sem porvir!
José Valdez – SP
O que você faz pela trova é tão importante quanto as trovas que você faz.

Quando criança, eu ficava
olhando o céu, a cismar:
– quem, tão alto, a luz ligava
para acender o luar!
Lisete Johnson – RS

Pode ir embora, querida...
que eu guardo a dor compulsória
de ter que arrancar da vida
quem tatuei na memória...
Manoel Cavalcante – RN

Fecho os meus olhos e sinto
a alma inundada de luz.
É Deus presente ao destino
nesta fé que me conduz!
Mª Luíza Walendowsky – SC

À espera do teu regresso,
deixei a vida passar...
Envelheci, mas... confesso:
– Valeu a pena esperar!!!
Mª Madalena Ferreira – RJ

Há um momento em que a bondade
forja a mentira bonita,
porque sente que há verdade
que jamais pode ser dita!...
Maria Nascimento – RJ
 

Não há no mundo distância
que faça um dia esquecer
a terra de nossa infância,
o sol que nos viu nascer!
Mª Thereza Cavalheiro – SP

Um romântico poeta
tem seu dia, sim senhor,
e por ser do amor esteta,
com certeza é um Trovador!
Maurício Friedrich – PR

A flor caiu dos cabelos
da jovem que ali passava
e levada foi sem zelos
para o mar que a cobiçava.
Mifori – SP

A trova é a poesia do século 21: moderna, enxuta,
difícil de fazer mas fácil de entender e de memorizar.


Não choro, não xingo, eu luto!
Caso a tristeza me oprima,
o meu coração, astuto,
dá logo a volta por cima.
Nélio Bessant – SP
Faça chuva ou faça sol,
barro ou poeira na estrada,
se você for meu farol,
continuo a caminhada.
Olga Agulhon – PR

Nasceu no campo, algodão...
Virou fio... foi tecido...
Ganhou cor e confecção...
Está pronto o seu vestido!
Renato Alves – RJ

Quanta angústia se reparte
no momento da partida,
se a renúncia de quem parte
parte o sonho de uma vida!...
Thereza Costa Val – MG

Tantas juras... de mãos dadas.
Mas a vida, em seus desvãos,
ao namoro armou ciladas
e separou nossas mãos!
Therezinha Brisolla – SP

Juraste-me ser fiel;
desse nosso amor, contudo,
hoje resta o velho anel
num estojo de veludo.
Vanda Alves – PR

Ao raiar de um novo dia,
quantas razões de viver!
A esperança se irradia
nas brumas do amanhecer!
Wagner Lopes – MG
 

Já não sei se nos dói mais,
na estrada de tantos trilhos,
soltar-se da mão dos pais...
ou soltar a mão dos filhos.
Wandira F. Queiroz – PR

Nenhum comentário: