domingo, 24 de maio de 2009

Sófocles (496 a.C. – 406 a.C.)



Sófocles foi um dramaturgo grego, um dos mais importantes escritores de tragédia ao lado de Ésquilo e Eurípedes. Suas peças retratam personagens nobres e da realeza. Filho de um rico mercador, nasceu em Colono, perto de Atenas, na época do governo de Péricles, o apogeu da cultura helênica.

Escreveu em grego 123 peças para a competição dramática anual das festas dionisíacas e obteve 24 vitórias, constando que a primeira vitória foi aos 18 anos (468 a. C.), sendo este o marco inicial de uma carreira de sucesso. Apenas sete "sobrevivem" até os dias de hoje, e também trabalhou como ator.

Dedicou parte de sua vida às atividades atléticas, à música, à política, ao militarismo e à vida religiosa (foi sacerdote do herói-curador Amino). Considerado o continuador da obra de Ésquilo, Com apenas 16 anos de idade Sófocles estava pronto para competir com os dramaturgos já experientes, e ganhou o 1º prêmio que também era concorrido por Ésquilo. Ele sempre interpretava suas próprias peças. Foi sacerdote ordenado, ligado ao serviço de dois heróis locais, Arconte e Esculápio; o deus da Medicina. Dirigiu o departamento do Tesouro, que controlava os fundos da Confederação de Delfos.

Em suas tragédias, mostra dois tipos de sofrimento: o que decorre do excesso de paixão e o que é conseqüência de um acontecimento acidental (destino). Concentrava em suas obras a ação em um só personagem destacando o seu caráter e os traços de sua personalidade. Reduziu a importância do coro no teatro grego, relegando-o ao papel de observador do drama que se desenrola à sua frente. Também aperfeiçoou a cenografia e aumentou o número de elementos do coro de 12 para 15, porém esse número pode variar de acordo com o poeta que define a tragédia. Sua concepção teatral foi inovadora e elevou o número de atores de dois para três.

Teve dois filhos: Lofon de sua esposa Nicostrata e Ariston, de sua concubina Teoris de Scione.
Suas peças "sobreviventes" são:
Ájax
Antígona
As Traquínias
Édipo Rei
Electra
Filoctetes
Édipo em Colono

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/
http://biografias.netsaber.com.br/ver_biografia_c_3169.html
http://pt.shvoong.com/books/biography/1776689-s%C3%B3focles/
Imagem = http://www.filosofix.com.br/

Nenhum comentário: