sexta-feira, 8 de março de 2024

Beatrix Potter (O Conto de Tom Gatinho)


Era uma vez três gatinhos, e seus nomes eram Mittens, Tom Gatinho e Moppet.

Eles tinham seus próprios casacos de pele; e eles tropeçavam na soleira da porta e brincavam na poeira.

Mas um dia a mãe deles – a Sra. Tabitha Twitchit – tinha amigos esperados para o chá; então ela trouxe os gatinhos para dentro de casa, para lavá-los e vesti-los, antes que as visitas chegassem.

Então ela escovou o pelo deles (esta é a Mittens).

Então ela penteou suas caudas e bigodes (este é Tom Gatinho).

Tom era muito travesso e arranhava.

A Sra. Tabitha vestiu Moppet e Mittens com aventais e calças limpas; e então ela tirou todos os tipos de roupas elegantes e desconfortáveis de uma cômoda, a fim de vestir seu filho Thomas.

Tom Gatinho era muito gordo e tinha crescido; vários botões estouraram. Sua mãe os costurou novamente.

Quando os três gatinhos estavam prontos, a Sra. Tabitha imprudentemente os levou para o jardim, para ficarem fora do caminho enquanto ela fazia torradas quentes com manteiga.

“Agora mantenham suas roupinhas limpas, crianças! Vocês devem andar sobre as patas traseiras. Fiquem longe do poço de cinza, e de Sally Henny Penny, e do chiqueiro e dos patos.”

Moppet e Mittens caminhavam cambaleantes pelo caminho do jardim. Logo elas pisaram em seus aventais e caíram de nariz.

Quando elas se levantaram, havia várias manchas verdes!

“Vamos escalar o rochedo e sentar no muro do jardim”, disse Moppet.

Elas viraram seus aventais de trás para frente e subiram com um um salto; a manta branca de Moppet caiu na estrada.

Tom Gatinho era incapaz de pular quando andava sobre as patas traseiras em calças. Ele subiu o rochedo gradualmente, quebrando as samambaias e derrubando botões à direita e à esquerda.

Ele estava todo em pedaços quando alcançou o topo da parede.

Moppet e Mittens tentaram puxá-lo juntas; seu chapéu caiu e o resto de seus botões estourou.

Enquanto eles estavam com dificuldades, ouvem um pit pat pit pat! e os três patos vieram pela dura estrada, marchando um atrás do outro e fazendo o passo de ganso – pit pat pit pat! pit pat pit pat!

Eles pararam e ficaram em fila, olhando para os gatinhos. Eles tinham olhos muito pequenos e pareciam surpresos.

Então as duas patas, Rebeccah e Jemima, pegaram o chapéu com abas grandes e os colocaram.

Mittens riu tanto que ela caiu da parede. Moppet e Tom desceram atrás dela; os aventais e todo o resto das roupas de Tom saíram na descida.

“Venha! Sr. Drake Pato”, disse Moppet – “Venha e nos ajude a vesti-lo! Venha e abotoe Tom!”

O Sr. Drake Pato avançou lentamente de lado e pegou as peças de roupas.

Mas ele as colocou em si mesmo! Elas se encaixavam nele ainda pior do que Tom Gatinho.

“É uma manhã muito bonita!” disse o Sr. Drake Pato.

E ele, Jemima e Rebeccah Pato começaram a subir a estrada, mantendo o passo – pit pat, pit pat! pit pat, pit pat!

Então Tabitha Twitchit desceu o jardim e encontrou seus gatinhos na parede sem roupas.

Ela os arrancou da parede, bateu neles e os levou de volta para casa.

“Meus amigos chegarão em um minuto e vocês estão terríveis; estou muito brava”, disse a Sra. Tabitha Twitchit.

Ela os mandou para cima; e lamento dizer que ela disse a seus amigos que eles estavam de cama com sarampo; o que não era verdade.

Pelo contrário; eles não estavam na cama: nem um pouco.

De alguma forma, houve ruídos muito extraordinários acima dos convidados, que perturbaram a dignidade e o repouso da festa do chá.

E acho que um dia terei que fazer outro livro, maior, para contar mais sobre Tom Gatinho!

Quanto aos Patos, eles foram para um lago.

A roupa saia toda na hora, porque não tinha botões.

E o Sr. Drake Pato, e Jemima e Rebeccah, estão procurando por elas desde então.

Fonte: Beatrix Potter (escritora e ilustradora). O conto de Tom Gatinho. Publicado originalmente em 1907 como The Tale of Tom Kitten. Disponível em Domínio Público

Hinos de Cidades Brasileiras (Vitória da Conquista/BA)


Conquista, joia do sertão baiano;
Esperança ridente do brasil
A ti, meu orgulho soberano.
O afeto do meu peito juvenil
A ti minha esperança no futuro
Os sonhos do meu casto coração,
És e sempre serás meu palinuro*
Ó pérola fulgente do sertão

Refrão:
Conquista tesouro imenso...
O mais belo da Bahia,
Que primor, que louçania
Tem mais brilho aqui o sol;
Conquista terra das rosas,
De florestas seculares,
Tem mais amor em seus lares,
Que luzes no arrebol.

(refrão)

Deixar o doce encanto destas ruas,
Deixar teu céu que tanto bem almeja,
Eu morreria de saudades tuas
Minha querida terra sertaneja,
Entretanto, se a pátria me exigir,
Deixar-te para a pátria defender
Este afeto bairrista é vã mentira,
Pelo brasil inteiro irei morrer!

(refrão)

Surge o sol, fogem pássaros dos ninhos!
Todos vão venturosos trabalhar;
Eu também imitando os passarinhos
Deixo o morno regaço do meu lar,
Para a escola caminho satisfeito,
Da pátria vou saber as glórias mil
Conquista, que emoção vibra em meu peito...
Ao fitar-te no mapa do brasil.

(refrão)
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*Palinuro = piloto, guia.

Estante de Livros (“Angústia”, de Graciliano Ramos)

Apesar de Vidas Secas (1938) ser considerada a obra emblemática do escritor alagoano Graciliano Ramos, o romance Angústia é uma de suas obras-primas, mesmo que ignorado pela crítica na época de sua publicação, em 1936. Segundo o professor Fabio Cesar Alves, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH, da USP, Angústia é o terceiro romance do autor – os dois anteriores são Caetés (1933) e São Bernardo (1934) – e foi lançado quando Graciliano Ramos ainda se encontrava preso, sem processo nem acusação formal, pela polícia política de Getúlio Vargas.

“A contragosto do próprio Graciliano, o romance sai com ele ainda na prisão. Inclusive os companheiros de cela fazem uma festa para comemorar dentro do presídio a publicação de Angústia e ele autografa vários exemplares para seus companheiros, que eram pessoas como Eneida de Moraes, Olga Benário e Aparício Torelly”, conta o professor. “De certo modo é um livro que vem à tona num momento muito crítico da vida brasileira”, acrescenta.

Segundo Alves, “a questão fundamental é que nesse romance, em particular, Graciliano Ramos, que já é autor de uma obra bastante introspectiva, consegue unir essa introspecção à crítica social, que é própria da geração de 30”. Para o professor, Angústia é um romance que promove uma espécie de amálgama entre a tomada de consciência do País nos anos 30 e a introspecção e o subjetivismo próprios dos romances anteriores.

Penso que esse livro dá conta dessas contradições que estavam em jogo nos anos 30 e, ao mesmo tempo, mostra uma espécie de falta de horizonte do Brasil e desse personagem-narrador, que é o Luís da Silva, funcionário público de 35 anos, solitário, desgostoso da vida, num momento de modernização acelerada do País. ” E nesse sentido, segundo o professor, é bastante atual, porque procura mostrar também o que permanece de patriarcal, de escravista e de atrasado na nossa estrutura e na nossa vida social. “O saldo é extremamente amargo. É uma denúncia daquilo que permanece insuperável.

O professor explica que Luís traz lembranças de uma abolição recém-proclamada, do patriarcado – representado pelo seu avô, Trajano Pereira de Aquino Cavalcante e Silva – e do velho mundo da fazenda, que, de certo modo, esse narrador procura recuperar no seu presente, o Brasil moderno dos anos 30.

“Para Luís, Julião Tavares, com quem disputa o amor de Marina, representa a burguesia arrivista que ele tanto odeia. É o poder do dinheiro e não mais da posição social herdada. Portanto, há um confronto entre o velho País colonial e o novo País que começava a ser construído a partir da era Vargas”, relata. “O Luís é uma espécie de desambientado em Maceió, porque ele vem dessa oligarquia rural e decadente, que faz ressoar a biografia do próprio Graciliano, que também é um ramo empobrecido da oligarquia nordestina”, comenta o professor.

Além disso, o tom da narrativa é totalmente delirante. “É um livro contado em estado de delírio. O Luís da Silva abre delirando e fecha sua confissão delirando, porque a não separação entre o real e o irreal é uma das tônicas dessa personalidade do protagonista, a tal ponto que de fato não há consequências para a ação que ele comete no final do romance, que é o assassinato de Julião Tavares”, analisa Alves, lançando a hipótese de que talvez esse crime nem tenha acontecido de fato.

Para falar da exuberância da narrativa, o professor cita o crítico literário Antonio Cândido (1918-2017), que disse ser bastante incomum essa característica nas obras de Graciliano Ramos, autor conhecido por seu estilo seco, conciso e direto. “ Angústia é o contrário disso. É um livro bastante derramado, bastante gorduroso, mas tudo isso está a serviço dessa lógica delirante do Luís, dessa mentalidade perturbada de um sujeito que se vê acuado na Maceió moderna dos anos 30”, informa.

Segundo o professor, a perspectiva pela qual ele lê a realidade – as associações entre passado e presente – está colocada toda sob essa chave da deformação expressionista. “É curioso, porque Graciliano, um realista no sentido forte da palavra, se vale das técnicas de vanguarda para dar conta dessa situação delirante do Luís.

Outra curiosidade, diz o professor, são os dois títulos propostos para o livro que não foram adiante. O primeiro, Um Colchão de Paina se refere ao colchão da prisão em que Luís se imagina depois de cometer o crime contra Julião Tavares, e 16384 ao número do bilhete de loteria com o qual Luís sonhava para ganhar dinheiro e conquistar, efetivamente, o amor de Marina.

Como as outras narrativas de Graciliano, o que está em jogo, em Angústia, é o ataque à sociedade burguesa. 

Angústia lançado no período em que Graciliano Ramos estava preso – de março de 1936 a janeiro de 1937 –, é uma narrativa escrita em um momento de Estado de exceção no Brasil, diz Alves. “O Estado Novo começa em 1937, mas a perseguição à esquerda e a qualquer pessoa considerada subversiva começa em abril de 1935, com a Lei de Segurança Nacional”, lembra o professor. “Portanto, é uma narrativa que vem no fluxo dessa perseguição. Há nesse romance um mundo concentracionário muito marcado, com uma atmosfera densa e opaca da história brasileira naqueles anos, que aparece como atmosfera da narrativa. ”

O professor ainda comenta que, assim como as outras narrativas de Graciliano Ramos –  Caetés São Bernardo e, depois, Vidas Secas -, o que está em jogo em Angústia também é o ataque à sociedade burguesa e ao conservadorismo. “Enfim, a todas essas manchas que parecem superadas e que nos dizem respeito nos dias de hoje.

É por isso que a literatura e as humanidades incomodam tanto. Porque elas mostram um aspecto do País que não é o desejado”, acredita Alves, ressaltando que há uma dimensão de enfrentamento do real que aparece não só em Graciliano Ramos, mas em Machado de Assis, Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade, entre outros grandes autores. “A literatura brasileira é uma forma de pensar o País.
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ENREDO
O narrador-personagem e protagonista Luís da Silva, acaba de se recuperar de uma grande crise que o acometeu há 30 dias e o derrubou na cama, delirante e com febre. É a história desta crise que ele conta nas páginas seguintes.

A virada na vida de Luís, homem sem posses mas de algumas economias, acontece quando ele começa a se envolver com a vizinha, Marina. Ela é descrita como uma mulher forte e de personalidade, e mais tarde Luís começa a pintá-la no livro também com jeito de interesseira. A relação entre os dois começa a se desenrolar com alguns encontros no quintal, mas logo assumem um compromisso.

Quanto mais se envolvem, no entanto, mais Marina passa a exigir: para se casar, precisa de enxovais, roupas de cama, móveis, tecidos. Luís acaba com todas as economias na esperança de mantê-la por perto, e chega a se endividar para seguir presenteando a noiva. Até que o terceiro elemento do triângulo amoroso de “Angústia” aparece na história.

Julião Tavares é um homem, na visão do protagonista, degenerado. Descrito como inconveniente e repulsivo, ele conquista a atenção de Marina. Afinal, apesar de não vir de uma família tradicional, é herdeiro de uma loja de tecidos e rico. Para a vizinha de Luís isso bastava. Aos poucos, o protagonista e sua noiva vão se distanciando, até que ela começa a se encontrar com Julião. O novo pretendente a corteja com jantares, a leva no teatro e a presenteia com roupas.

Com o desenrolar do romance, a raiva de Luís só cresce. Além de endividado comprando tudo o que poderia oferecer à vizinha, acabou abandonado. Ele passa a perseguir Marina, vigiando seus passos, em uma obsessão. E nota quando ela é abandonada por Julião – que logo começa a namorar outra moça.

O narrador também relata ter escutado uma conversa de Marina com sua mãe em que ela confessa ter engravidado de Julião, e dias depois a segue quando ela vai ao encontro de uma parteira conhecida por fazer abortos. Luís confronta Marina e ela pede que a deixe em paz.

Tomado pela raiva, Luís decide seguir um ímpeto que já tinha em sonhos: matar Julião. Com uma corda que ganhou de um andarilho, ele espera o rival sair da casa da nova namorada e o ataca pelas costas, sufocando com a corda. Depois, pendura o corpo em uma árvore para simular um suicídio.

Esse final, foi o grande acontecimento que perturbou o protagonista e o deixou em estado de delírio.

Fonte: por Cláudia Costa, artigo “Angústia”, de Graciliano Ramos, une introspecção e crítica social, para o Jornal da USP em 14 nov 2023.

quinta-feira, 7 de março de 2024

Therezinha D. Brisolla (Trov" Humor) 24

 

A. A. de Assis (A moça do jipe)

Seu Nando vivia ali pacato e bom, baixinho, redondo, discreta calva, solteirão, atendendo a cidadezinha na venda de secos e molhados. Se deu que porém a moça passante brecou o jipe lhe passando um susto, não muito pelo de repente do impacto, mas pela explosão da imagem. Aquela coisa louca, aquele jeitão de rir. Seu Nando tremeu total. 

Queria a moça informação sobre a estrada que levava a uma praia próxima. 

– Se quiser vou junto. Posso mostrar o caminho. Preciso mesmo ir lá, volto de ônibus. 

– Sobe aí, tiozão! 

Zuuuuuuuuuuuuummmmmmmm... Tremeu de novo Seu Nando. Agora sim de medo. Moça maluca, 140 por hora naquele jipe trotão. De agradecimento, deu-lhe ela na chegada um beijo. Na boca. Seu Nando ensandeceu de vez. Retribuiu grudando a moça, que todavia gostou. Rolaram na areia, rolaram no mar, a noite chegou. Na aldeia, no dia seguinte, o bochicho. Sumiu Seu Nando. Uns, que o viram entrar no jipe, se espantaram mais ainda. 

Comunicaram às autoridades, botaram notícia na rádio, espalharam de boca em boca o misterioso evento. Ele tão bom homem, nunca perturbara ninguém, vendeiro prestativo. Chegaram a supor que a moça do jipe fosse extraterrestre. 

Quase um mês mais tarde, já davam Seu Nando por inencontrável: afogado, engolido por tubarão, levado pra outro planeta... Até que noutro de repente reapareceu ele, a barba crescida, a roupa em trapos, a cara de quem andara metido em muito complicada encrenca. 

– Depois eu conto o que aconteceu. Agora quero é tomar um banho, comer um bife enorme, dormir umas 24 horas. Avisem por aí que estou vivo. 

Geral curiosidade, só satisfeita no outro dia, com a presença de repórteres, fotógrafos, e os ouvidos atentos do lugarzinho inteiro. Seu Nando tinha ido com a tal garota litoral acima, até a Bahia. Contudo, acabado o dinheiro dele, ela evaporou-se. Nem chegara a saber o nome dela. 

– Voltei de carona num caminhão. Desci no trevo e de lá vim caminhando. 

Sorte dele que o gerente do banco entendeu a história, refez-lhe o crédito. E o bom homem se reinstalou atrás do balcão, de onde oito meses após ouviu outra freada. 

– Olhe aqui, tiozão! Trouxe pra você a sua obra. 

Ela desceu do jipe mostrando a enorme barriga. Voltara para ter o bebê onde ele começara a ser feito. Seu Nando acolheu-a, pouco se importava se o filho era seu ou não. Pagou as despesas do parto, do berço, das roupinhas. Ofereceu casamento. 

Porém cadê a moça?... Do jeito que rechegou, de novo magicamente sumiu. 

Criou-se a criança engatinhando ali na venda, assistida pela bondade de umas senhoras vizinhas. Ele um homem de tão generoso coração, baixinho, redondo, discreta calva, pela segunda vez abandonado no pique dos seus melhores sonhos. 
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(Crônica publicada no Jornal do Povo – Maringá – 07.3.2024)

Fonte> enviado pelo autor

Vanda Paz (Livro D'Ouro da Poesia Portuguesa v.11)


DUETO ETERNO

É quando me agarras as palavras 
pela cintura
e me envolves na dança de um poema 
que me desarmas.

Em tom de tango
contornas-me o corpo
e resgatas-me a alma
num movimento sublime e intenso.

O fado dos teus lábios nos meus
é o dueto eterno em que navegamos 
neste rio onde te recebo ao sabor da lua.

Tenho sede de ti.
Seca-me a voz quando te respiro
e te sinto ancorado 
naquele miradouro à procura de nós.

Não me deixes agora,
devolve-me a esperança 

de encontrar aquilo que fomos
e juntos despertarmos o abraço,
o beijo e o prazer de sermos um só.
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NESTE TEMPO QUE É SÓ MEU

Abraçar a natureza 
é como nos encontrar 

É ter 
o sol, o ar, a água e a terra 
na ponta dos dedos

É 
usarmos os sentidos  
embalar o mar
sorrir com as estrelas 
e respeitar a terra

Neste copo 
(que já vai a meio) 
encontro 
as minhas dores 
e as minhas alegrias
Estou capaz de dizer 
ao mundo  
que este tinto 
sou eu

Vou 
driblando o fogo 
enquanto 
o pensamento se extravia 
para um lugar 
com raízes profundas
para onde os pássaros 
cantam 
e rasgam 
o céu sem medo
para onde se parou 
a verdade do sustento
ao deixar os cachos secos 
na parreira 
e a azeitona por apanhar

São outros os tempos
a correria 
do que vem depois de amanhã 
leva-nos a esquecer 
o que é importante 
hoje

É assim 
que se envelhece
é assim que se aprende 
a vida 
neste tempo que é só meu.
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PONTES

Existem ausências que incomodam 
a capacidade de entender o acaso. 
Existem caminhos
que se revelam felizes 
mas que demoram, 
o tempo tão certo, 
como qualquer destino. 
As pontes
mantêm- se agarradas  à memória, 
como se algo fizesse parar o tempo 
quando te penso. 
Talvez no dia que nos quisermos 
seja abraço apertado em silêncio 
ou mar galopante em areal esquecido. 

O horizonte
é sempre um corpo apetecido, 
quando o luar brilha nos teus olhos 
e o vinho aquece o peito.
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QUANDO SURGE O POEMA

Quando te percebo
desenhado 
no negro da madrugada
renasço do brilho do luar,
que me encanta,
qual magia atiçada de palavras.
É aí que surge o poema,
emaranhado de palavras
desnorteadas e um tanto loucas
como este amor que sinto por ti.

Quando te encontro
no enlace 
dos meus versos,
aconchego-me num abraço
forte de sentidos,
carregado de sentimentos,
como um molho de rosas vermelhas
com a cor dos teus beijos.

Consinto então,
nesse preciso momento,
que me tomes tua
nas garras da noite.
E me devolvas o brilho
com o sorver 
deste néctar encorpado
embriagando-te de mim
embriagando-me de ti
até à última gota do nosso olhar
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TUDO É POESIA

Asas brancas e mãos cheias de silêncio
Deixam a minha pele nua de ti
Tudo é poesia em lábios secos
Tudo é madrugada em folha de papel
São searas como lençóis 
Terra afortunada pelo teu olhar
Triste é a videira despida
Que geme ao sabor do vento
Onde se cansa a olhar a serra
Deixando que o futuro chegue
E recomece o ciclo da vida
Em cada dia 
Um por do sol que me embala
Em escassos momentos 
Um sorriso teu

Respiro cada bolha com aroma a baga

Lima Barreto (O "moambeiro")

Quando saio de casa e vou à esquina da Estrada Real de Santa Cruz, esperar o bonde, vejo bem a miséria que vai por este Rio de Janeiro.

Moro há mais de 10 anos naquelas paragens e não sei por que os humildes e os pobres têm-me na conta de pessoa importante, poderosa, capaz de arranjar empregos e solver dificuldades.

Pergunta-me um se deve assentar praça na Brigada, pois há oito meses não trabalha no seu ofício de carpinteiro; pergunta-me outro se deve votar no Sr. Fulano; e, às vezes mesmo, consultam-me sobre casos embaraçosos. Houve um matador de porcos que pediu a minha opinião sobre este caso curioso: se devia aceitar dez mil-réis para matar o cevado do capitão M., o que lhe dava trabalho por três dias, com a salga e o fabrico de linguiças; ou se devia comprar o canastra por cinquenta mil-réis e revendê-lo aos quilos pela redondeza. Eu, que nunca fui versado em coisas de matadouro, olhei os Órgãos ainda fumarentos nestas manhãs de cerração e pensei que o meu destino era ser vigário de uma pequena freguesia.

Ultimamente, na esquina, veio ao meu encontro um homem com quem conversei alguns minutos. Ele me contou a sua desdita com todo o vagar de popular.

Era operário não sei de que ofício; ficara sem emprego, mas, como tinha um pequeno sítio lá para as bandas do Timbó e algumas economias, não se atrapalhou em começo. As economias foram-se, mas ficou-lhe o sítio, com as suas laranjeiras, com as suas tangerineiras, as suas bananeiras, árvore de futuro com a qual o Sr. Cincinato Braga, depois de salvar o café, vai salvar o Brasil. Notem bem: depois.

Este ano foi particularmente abundante em laranjas e o nosso homem teve a feliz ideia de vendê-las. Vendo, porém, que os compradores na porta não lhe davam o preço devido, tratou de valorizar o produto, mas sem empréstimo a 30%.

Comprou um cesto, encheu-o de laranjas e saiu a gritar:

- Vai laranja boa! Uma a vintém!

Foi feliz e pelo caminho apurou uns dois mil-réis. Quando, porém, chegou a Todos os Santos, saiu-lhe ao encontro a lei, na pessoa de um guarda municipal:

- Que dê a licença?

- Que licença?

- Já sei, intimou o guarda. Você é "moambeiro". Vamos para a Agência.

Tomaram-lhe o cesto, as laranjas, o dinheiro e, a muito custo, deixaram-no com a roupa do corpo.

Eis aí como se protege a pomicultura.

(Publicado na Careta, 7-8-1915)

Fonte: Lima Barreto. Marginália. Publicado originalmente em postumamente 1953. Disponível em Domínio Público.

Hinos de Cidades Brasileiras (Canoas/RS)


Brava gente, canoense
Sob o sol tu surgirás
Pela grandeza do teu esforço
Só vitórias nos darás.

Teu escudo é a ordem
Tua força a união
O teu lema é o progresso
Pela grandeza da nação.

(Estribilho)
Canoas minha terra
Município de valor
Coração que dentro encerra
Tanta bravura tanto amor.

O teu povo, altaneiro
Vem cumprindo a sua missão
No caminho de luta e glória
Vem honrando a tradição.

São Luís, padroeiro
Deste povo varonil
Abençoai e protegei
Este pedaço do Brasil.

Dicas de Escrita (Como Escrever um Bom Final para uma História) – 2

(Coescrito por Christopher Taylor, PhD)

USANDO AÇÕES E IMAGENS

1 – Use ações para mostrar (e não contar) o que é importante. 

Todo mundo sabe que histórias repletas de ação chamam a atenção de gente de todas as idades, sejam elas escritas ou visuais. Você pode usar essa estratégia para passar a importância do enredo ao público.

Por exemplo: se a história terminar com a heroína salvando a vila do dragão, inclua uma cena em que um guerreiro dá a ela uma espada lendária. Dá para mostrar o quanto isso é importante até sem qualquer
diálogo. 

2 – Desenvolva o final com descrições e imagens sensoriais. 

Os detalhes sensoriais criam conexões emocionais entre o leitor (ou espectador) e a história — e os grandes enredos são cheios dessas imagens. No entanto, deixe-as mais para a parte final para pegar o público de surpresa. 

Por exemplo: "Toninho sabia que havia derrotado o monstro, cujo corpo sem vida caía no abismo à sua frente. Ainda assim, ele esperou e observou cada centímetro da criatura desaparecer, com uma expressão de calma e leveza no rosto. Só depois foi que o garoto voltou a si e foi embora".

3 – Crie metáforas para os personagens e seus objetivos. 

Dê dicas e deixas para o próprio leitor juntar as peças e interpretar a história. O público sempre prefere enredos que não sejam muito didáticos. Por outro lado, não escreva nada confuso a ponto de deixar as pessoas perplexas, ainda que inclua figuras de linguagem para não ser tão óbvio. Encontre um
ponto de equilíbrio. 

Por exemplo: "Enquanto Sarah se despedia e acelerava a motocicleta, João sentia a companheira se tornar uma lembrança — que se afastava com um barulho ensurdecedor rua abaixo, até se tornar um mero ponto de luz; um resquício daquilo que ele gostara tanto de conhecer".

4 – Pense em imagens vívidas. 

Assim como as ações e descrições sensoriais, as imagens ajudam muito a contar histórias mais impactantes. 

Pense nas imagens mentais que você quer "pregar" na cabeça do leitor — algo que capture a essência do enredo — e deixe-as para o finalzinho.

5 – Explore um tema específico a fundo. 

Você pode abordar vários temas, ainda mais se o texto for longo, como um livro ou uma novela. No entanto, também é legal se concentrar em um tema específico com imagens e ações de personagens para dar uma estrutura única ao enredo, sobretudo com histórias que têm final aberto.

6 – Repita certos momentos. 

Assim como dá para destacar um tema específico, você pode pensar em uma ação, um evento ou um momento emocional da história que tenha mais peso e "ecoá-lo" ao longo do enredo (repetindo o momento, relembrando-o etc.).

7 – Volte ao início. 

Assim como nos passos anteriores, você pode retomar o início da história para dar a ela um impacto maior no final. Essa é a chamada "narrativa moldura" e vem muito a calhar na construção do enredo.

Por exemplo: se a história começa com uma pessoa olhando para um último pedaço de bolo, mas se recusando a comê-lo, termine-a com essa mesma pessoa olhando para o confeito (mesmo que seja outro bolo).

Caso tenha superado um quadro de anorexia, ela pode comer o doce para simbolizar a conquista.

SEGUINDO UMA ORDEM LÓGICA

1 – Revise os eventos da história e a ligação entre eles. 

Lembre-se de que nem toda ação tem a mesma importância ou ligação com as demais. Use várias delas para explorar temas e mensagens diferentes no enredo e nos personagens — desde que sejam relevantes para o final. Entretanto, entenda ainda que até os protagonistas fracassam de vez em quando.

Por exemplo: em A Odisseia, de Homero, Odisseu tenta inúmeras vezes voltar para casa, mas quase sempre fracassa devido aos obstáculos do caminho. Cada fracasso deixa a história mais interessante, mas o que ele descobre de si mesmo no final é o mais importante de tudo (já que toda a sua penúria tem um significado maior).

2 – Reflita sobre o que acontece depois de cada cena. 

Às vezes, os autores ficam tão envoltos com a história que estão escrevendo que acabam se esquecendo de que até os mundos de fantasia precisam seguir certas regras lógicas, como as leis da física. É por isso que você tem que pensar em um final que seja condizente com determinada situação.

O final tem que ser condizente com o que aconteceu antes.

3 – Reflita por que os eventos acontecem em determinada ordem. 

Releia a sequência de eventos ou ações da história e, depois, reflita se determinadas ações são ou não realistas de acordo com o fluxo do enredo.

Por exemplo: se o personagem encontrar uma passagem secreta para um mundo de fantasia enquanto procura seu cachorro, retome a história do cãozinho no final. Deixe o protagonista explorar o mundo que encontrou, mas não se esqueça do que o levou a encontrar a tal passagem.

4 – Pense em variações e surpresas para o enredo. 

Ninguém gosta de histórias formuladas demais e que não trazem nada de novo. Pense no que aconteceria se os personagens fizessem determinada coisa ou vivessem um evento x — e inclua surpresas. Veja se você incluiu esses itens ao longo de todo o enredo.

Por exemplo: o leitor pode ficar entediado se o personagem só acordar, ir à escola, voltar para casa e se deitar para dormir. Pense em algo novo e surpreendente que possa acontecer, como ele encontrar uma caixa misteriosa na porta de casa com o seu nome.

5 – Reflita sobre aonde a história leva o leitor. 

Pense no que você já criou em termos de eventos, provas ou detalhes do enredo. Depois, pense também no que está faltando, nos problemas que ainda não resolveu e nas dúvidas que restam. O final pode incitar o público a refletir sobre algo e, na maioria das vezes, provoca mais perguntas do que ele tinha antes.

Por exemplo: quais são os novos conflitos que os heróis têm que enfrentar depois de derrotar o monstro? Por quanto tempo o mundo deles vai ficar em paz?

6 – Distancie-se do texto por um tempo. 

 Independentemente da natureza do enredo (ficcional ou não), releia-o da perspectiva do leitor e pense no que tem e no que não teria lógica. Enquanto escritor, pode ser que você ache que determinado evento faz todo sentido, mas que o leitor não tenha a mesma impressão. Por isso, é bom ter certa distância do texto para pensar nele de forma mais crítica.

DICAS

– Esquematize a história antes de começar a escrevê-la. Use esse recurso para mapear todo o processo sem se perder no caminho. Essa estratégia é a única forma de ver toda a estrutura do enredo de uma vez e, assim, pode ajudar você a pensar no final.

– Peça para uma pessoa de sua confiança ler a história e dar uma opinião sobre o seu trabalho.

– Preste atenção às regras do gênero que você está escrevendo. Por exemplo: um texto de ficção tem certas características que contos de terror não têm, assim como roteiros de stand-up comedy trazem elementos diferentes de revistas de viagens.

– Revise o texto até mandar parar! Depois de decidir qual é o fim da história, releia-a várias vezes para encontrar e corrigir os pontos em que o leitor possa ficar confuso.

REFERÊNCIAS
1. http://www.literarydevices.com/conflict/
2. https://www.wwnorton.com/college/english/write/fieldguide/writing_guides.asp#
BLUE03
3. http://writingcenter.unc.edu/handouts/conclusions/
4. http://writingcommons.org/process/organize/paper-structure/397-how-to-write-acompelling-conclusion
5. http://time.com/3584611/write-better-tips-from-harvard/
6. http://www.nwp.org/cs/public/print/resource/142
7. http://www.creative-writing-now.com/story-endings.html

Fonte: https://pt.wikihow.com/Escrever-um-Bom-Final-para-uma-História

quarta-feira, 6 de março de 2024

Ademar Macedo (Ramalhete de Trovas) 19

 

Mensagem na Garrafa = 108 =

Arthur Thomaz 
Campinas/SP

FORÇAS

Que forças do Universo são essas que, inexplicavelmente, provocaram este insólito encontro entre nossas distraídas almas? 

Que forças são essas que as fundiram em uma só, acenando com a promessa de eterna cumplicidade?

Que forças do Universo são essas que demoliram, em um único sopro, todas as fortalezas que construí para não sofrer dores de amor?

Que forças são essas que ataram minhas mãos às tuas com laços de ternura, em uma conexão que vislumbramos ser eterna?

Que forças do Universo são essas que lhe dotaram da plenitude na arte do amor?

Que forças são essas que lhe habilitaram a enfeitiçar-me, e assim, da minha alma passaram a apoderar-se?

Que forças do Universo são essas que lhe brindaram com o poder de seduzir Chronos, para que ele lhe concedesse o dom de alterar o curso do tempo, fazendo com que longe de ti, as horas se arrastem, e quando ao teu lado, os segundos voem incontroláveis?

Que forças são essas que alteraram a órbita dos astros e que cruelmente separaram nossas almas inapelavelmente?

Que forças do Universo são essas que imobilizaram meus braços, que, inertes, assistiram tu ires embora?

Que forças são essas que desapareceram no exato momento em que eu mais necessitava tê-las para suportar a vida sem ti?

Fonte: Arthur Thomaz. Leves contos ao léu: imponderáveis. Volume 3. Santos/SP: Bueno Editora, 2022. Enviado pelo autor 

Contos e Lendas da África (“A morte começa com uma só pessoa”)

PERSONAGENS
Kâ (caramujo gigante)
Ngâmbi (iguana)
Kudu (jabuti)
Lonâni (pássaros)
Kema (macacos)
Um homem

PREFÁCIO

Todos esses animais, inclusive os inocentes, foram prejudicados pelo barulho causado por poucos deles.
Alguns nativos da África Ocidental acreditavam que iguanas não tinham audição.
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O caramujo Kâ, a iguana Ngâmbi e o jabuti Kudu viviam juntos em uma aldeia. Certo dia, o jabuti foi caminhar pela floresta e lá encontrou uma grande árvore chamada Evenga.

“Vou ficar sentado debaixo dessa árvore e esperar que alguns frutos caiam”, pensou.

E lá ficou, sozinho, por dois dias.

No terceiro dia, a iguana disse ao caramujo:

— Vou sair à procura de nosso amigo Kudu.

Encontrou-o em um buraco ao lado do tronco da Evenga.

— Meu amigo, você sumiu há dois dias! — disse Kâ.

— Ficarei aqui. Não voltarei à aldeia — respondeu Kudu.

— Bem, pois então vamos ficar juntos no mesmo lugar.

O jabuti se recusou a dividir o espaço; a iguana então escalou uma parte do tronco e lá ficou, poucos centímetros acima de seu amigo.

Dois dias mais tarde, o caramujo, sentindo-se solitário, decidiu:

— Vou atrás de meus amigos.

Ao encontrar Kudu e Ngâmbi no tronco, exclamou:

— Mas que bela árvore para se sentar!

— Sim, fique aqui conosco — convidaram os outros.

— Ficarei ao seu lado, minha amiga Ngâmbi — sugeriu Kâ.

Mas Ngâmbi não queria ninguém perto dela. O caramujo então subiu em um ramo que pendia da copa da árvore até o chão, e assim os três amigos se acomodaram; o jabuti em um buraco no chão, a iguana agarrada ao tronco, um pouco acima, e o caramujo grudado a um ramo já quase na copa.

Ngâmbi, que era parcialmente surda, permaneceu no mesmo lugar, agarrada às fendas da casca da árvore.

Dali dois dias brotaram frutos em grande quantidade, que logo amadureceram. Pequenos passarinhos foram atraídos por eles e disputavam espaço nos galhos com pequenos macacos. Em seguida vieram pássaros e macacos maiores, todos ocupando a copa da árvore e devorando os frutos.

Comiam e brincavam fazendo grande algazarra.

Kudu, temendo que todo aquele barulho pudesse atrair algum predador, chamou a iguana:

— Ngâmbi! Peça para o Kâ falar para esse pessoal aí nos galhos comer em silêncio!

Kudu apenas sussurrou o pedido para sua amiga, pois se gritasse diretamente para o caramujo, faria ainda mais barulho. Reforçou a importância de sua mensagem citando um provérbio: Iwedo a yalakĕndi na moto umbaka (a morte começa com uma pessoa). Ou seja, deviam ficar atentos, pois a imprudência de alguns colocaria a todos em perigo. 

No entanto, Ngâmbi não ouviu e nada respondeu.

— Ngâmbi! — o jabuti chamou novamente. — Fale com Kâ! Peça para comerem sem fazer tanto barulho!

Mais uma vez, não houve resposta. Kudu tentou duas outras vezes, sem sucesso.

— Não vou dizer mais nada — resignou-se.

Um homem da cidade de Njambo caçava na floresta, armado com arco e flecha, um facão e uma arma de fogo. Encontrou a árvore Evenga enquanto caminhava. Atraído pelo barulho, olhou para cima e viu os macacos e pássaros nos galhos.

— Quantos animais em uma só árvore! Nunca vi isso! — exclamou para si mesmo.

Atirou uma flecha e com ela derrubou três macacos. Disparou sua arma e matou sete pássaros. Todos os outros fugiram de medo. O homem então olhou para baixo e viu o jabuti dentro do buraco. Arrancou-o dali e colocou-o em sua bolsa. Ergueu um pouco a cabeça e viu Ngâmbi ao alcance de sua mão.

— Ah! Uma iguana aqui também! — comemorou ele.

E matou-a com seu facão.

Observou os galhos e puxou um dos ramos, derrubando Kâ.

— E mais essa! Um caramujo! — exclamou.

O caçador então tomou seu caminho de volta, levando todas as suas presas. 

Dentro da bolsa, Kudu lamentava seu destino e dizia para seus amigos mortos:

— Eu avisei. Pedi para alertarem aos outros sobre o perigo de tanto barulho. Se vocês, macacos e pássaros, não tivessem feito tanto alarde na copa da árvore, o homem não teria nos encontrado. Tudo começou com vocês.

O homem chegou à sua cidade com suas presas e as dividiu entre seu povo.

Fonte: texto por Robert Hamill Nassau, in Elphinstone Dayrell, George W. Bateman e Robert Hamill Nassau. Contos Folclóricos Africanos vol. 2. (trad. Gabriel Naldi). Edição Bilingue. SESC. Distribuição gratuita.