quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Parceria Penguin Books e Companhia das Letras


Enquanto se divulga a notícia de que editoras brasileiras correm atrás da digitalização – por força da grande aceitação do Kindle nos Estados Unidos –, a Companhia das Letras se acautela, igualmente, em outra direção: segue apostando nos pocket books.

Reforçando sua entrada nesse mercado, em 2010 a editora de Luiz Schwarcz lança os primeiros volumes em associação com a clássica Penguin Books. Se a britânica se consagrou no mundo todo, por popularizar edições de clássicos a preços convidativos, agora a brasileira poderá desfrutar desse catálogo, brindando o leitor do português brasileiro com grandes traduções. Neste final de ano, a Companhia das Letras distribuiu um teaser do que será o projeto em algumas semanas. Trata-se de uma edição limitada com dois ensaios de Italo Calvino, retirados de Por que ler os clássicos – igualmente um clássico que a própria editora lançou em seu selo Companhia de Bolso. Em capa dura, o volume é todo preto, com exceção de uma bela foto ilustrativa, uma faixa branca, com o tradicional “logotipo do pinguim” e as palavras “Penguim” e “Companhia”, acima de “Clássicos”. O projeto gráfico, que moderniza o original, é do warrakloureiro.

A expectativa, agora, é pelo preço. Se Luiz Schwarcz conseguir argumentar, como Steve Jobs, que adquirir um produto bem acabado é muito mais recompensador do que descolar um “genérico”, através da internet, esta nova iniciativa deve prosperar. O risco, talvez, é a coleção nova, de clássicos, “canibalizar” a coleção, não tão nova, de livros de bolso. Mas os estrategistas da Companhia das Letras devem estar preparados.

O Kindle e a Amazon, por um lado, e o Google (com seu Google Books), por outro, acenam com uma digitalização sem limites, de obras clássicas na história da humanidade. A primeira disponibilizando o acervo da maior livraria do mundo e o segundo, os acervos das principais bibliotecas dos Estados Unidos. Vai chegar o dia em que teremos tudo o que já caiu em domínio público no alcance da mão, a Companhia das Letras e a Penguim, contudo, apostam que esse dia está mais longe de chegar do que parece – ou mesmo, se chegar, que o futuro permitirá a coexistência de edições de papel e eletrônicas.

Fonte:
Companhia das Letras

Nenhum comentário: