sábado, 12 de maio de 2012

Ciranda de Trovas (Mãe) Parte 1


Na varanda, um quadro lindo:
a jovem mãe e a criança:
- Era a ternura sorrindo,
amamentando a esperança!
A. A. de Assis – Maringá/PR

Depois que, mãe tu partiste,
como uma Santa em seu véu,
o céu que eu via tão longe,
ficou mais perto, e mais céu...
Adelmar Tavares – Recife/PE

Minha mãe com maestria,
vibrou forte de emoção,
quando em tarde de magia
fez pulsar meu coração!
Vânia Maria Souza Ennes – Curitiba/PR

Pelo bem que me fizeste;
sem nunca exigires nada:
pela luz que tu me deste,
minha mãe - muito obrigado!
Agmar Murgel Dutra

Minha mãe, tu que me acalmas,
e que meus males espantas,
és a mais pura das almas,
és a mais santa das santas!
Almeida Faria

Mãe, por mais que eu me concentre
na importância do que faço,
não esqueço que o teu ventre
foi o meu primeiro espaço.
Almerinda Liporage – Rio de Janeiro/RJ

Oh, minha mãe, com denodo,
numa existência sem brilho,
trocaste o futuro todo
pelo futuro do filho!
Alves Costa

Minha mãe sempre ao meu lado,
é amiga na dor, no riso;
não reclama do seu fado,
finge sempre um paraíso...
Amarillys Schloenback

Da mãe a filha querida:
- Obrigada, meu bebê...
Fui eu que lhe dei a vida,
mas minha vida é você!
A. A. de Assis – Maringá/PR

Amor de mãe é semente
que germina em qualquer chão,
é feito só de ternura,
é feito só de perdão.
Anfrísio Lima – ES

Mãe de José, de Maria,
de Antonio, Pedro, de João ...
O nome próprio varia ...
Só não muda o coração.
Aníbal Vitral Monteiro – SP

Mãe que traz uma criança
nas entranhas do seu ser,
carrega a própria esperança
no filho que vai nascer.
Anis Murad – RJ

Ó mãe que tudo perdoas,
corrige teus pequeninos!
- Às vezes, de intenções boas
nascem ladrões e assassinos...
Aparício Fernandes – Acari/RN

Vejo-te, mãe, todo dia
que a tarde cai pra morrer
e que a voz da Ave-Maria
vem minha alma enternecer...
Archimimo Lapagesse – Florianópolis/SC

Depois de uma noite calma,
numa manhã de verão,
no céu anjos esperavam
recebê-la em oração!
Vânia Maria Souza Ennes – Curitiba/PR

Para você, mãe, a prece
deste filho agradecido
que na terra não se esquece
de tanto amor recebido.
Antonio M.A. Sardenberg – São Fidélis/RJ

Que grande amor verdadeiro
o da mãe pelo seu filho.
Amar é doar-se inteiro,
e vencer todo o empecilho.
Arlene Lima – Maringá/PR

Mãe olhando o teu retrato
meus olhos fitos nos teus,
penso que estás ao meu lado
por uma graça de Deus!
Batista Nunes – Rio de Janeiro/RJ

Sem escolha, oficialmente,
chegou lá, na luz de Deus.
Foi em paz... Solenemente...
Reencontrar com os seus!
Vânia Maria Souza Ennes – Curitiba/PR

Ser MÃE é trabalho insano
que tal carinho irradia
e te faz, por todo o ano,
ser a MÃE de cada dia!...
Hermoclydes S. Franco -Rio de Janeiro/RJ

Eu vi minha mãe rezando
aos pés da virgem Maria:
- Era uma santa escutando
o que outra santa dizia.
Barreto Coutinho – Limoeiro/PE

Mãe – presente do Senhor,
que a humanidade conduz
num barco cheio de amor,
singrando mares de luz!
Benedito Camargo Madeira – Pouso Alegre/MG

Mãe do Amor! Mãe de Jesus
e dos filhos de ninguém!
Tem pena da minha cruz,
que sou teu filho também!
Benedito Lopes

Devo tudo quanto sou
e a vida me concedeu
à mãe que Deus me levou
e à mulher que Ele me deu!
Carlos Guimarães

Era uma vez... A saudade
da meiga MÃE que ensinava,
na minha infância, a verdade
nas histórias que contava!...
Hermoclydes S. Franco – Rio de Janeiro/RJ

Adeus, filho...Vive a vida!
Volta um dia sem promessa...
que a primeira despedida,
no ventre da mãe começa...
Carolina Ramos – Santos/SP

A Mãe, por ser indulgente,
tudo em seu coração cabe.
A mãe é aquilo que a gente
quer definir mas não sabe.
Clarindo B. Araújo – Natal/RN

Mãe não é só quem procria.
nos diz velho ditado.
Ser mãe é também quem cria
com amor um filho adotado.
Claudyra Dias da Rocha – Fortaleza/CE

Mãe viva, mãe que partiu...
Todas merecem louvores;
seu amor sempre floriu
na rima dos trovadores.
Conceição A. C. de Assis – Pouso Alegre/MG

Mãe! criatura querida,
santa heroina sois vós;
quando nos destes a vida,
destes o sangue por nós.
Décio Valente – São Paulo/SP

Minha mãe tão delicada,
toda feita de carinho,
continua madrugada
no ocaso do meu caminho!
Delcy Canalles – Porto Alegre/RS

Amor de mãe é tão grande,
tão profundo na expressão,
tão sincero, tão sublime,
que não tem definição!
Delmar Barrão

Ao ver o filho que nasce,
a mamãe feliz no leito...
Com afeto, beija-lhe a face,
apertando-o contra o peito.
Djalma Mota- Caicó/RN

Se "Mãe" não tem com que rime,
não desistas, trovador...
Troca a palavra sublime
pelo sinônimo "Amor"!
Dorothy Jansson Moretti – Sorocaba/SP

Ouve mãe: já não contenho
esta saudade insofrida ...
Deste-me a vida que tenho
e eu não posso dar-te a vida.
Durval Mendonça

As mães merecem bem mais
Do que ter um dia somente...
Mães são pra sempre imortais!
Mãe és o máximo expoente!
Eire - Jacaraípe, Serra/ES

Toda luz na diretriz
deste meu viver austero
é um bilhetinho que diz:
- " Mamãe, querida, eu te quero"!!
Elisabeth Souza Cruz – Nova Friburgo/RJ

A mãe tem tal primazia,
tanto poder, tanta luz,
que pede à Virgem Maria
quem precisa de Jesus ...
Elton Carvalho – São Paulo/SP

O amor seria fecundo
como tal se espalharia,
se toda mãe que há no mundo
tivesse um nome: MARIA!
Francisco José Pessoa – Fortaleza/CE

Deus, em toda a sua glória,
com tanta grandeza e brilho,
p'ra completar sua história,
quis ter mãe e quis ser filho!
Gislaine Canalles – Balneário Camboriú/SC

Minha mãe, que orava aqui,
é nos céus que reza agora;
foi no meu sonho que a vi
aos pés de Nossa Senhora!
Harley Clovis Stocchero – Almirante Tamandaré/PR

A mãe é essência divina
que todo amor nela encerra;
é luz que a estrada ilumina
para os filhos nessa terra.
Horácio Ferreira Portella – Piraquara/PR

Num rasgo de amor profundo,
Deus,- sublime Criador-
criando a Mãe, mostra ao mundo
toda grandeza do Amor!
Ivone Prado – Belo Horizonte/MG

Oh, minha mãe, em meus cantos,
num grato e eterno estribilho,
bendigo a Deus, que, entre tantos,
me escolheu para teu filho!
J. G. de Araújo Jorge – Tarauacá/Acre

Surpreendente maravilha
a que agora me acontece:
minha mãe é minha filha
à medida que envelhece!
Jesy Barbosa – Campos/RJ

Minha mãe verteu mais pranto
que a mãe de Nosso Senhor.
A Virgem chorou um Santo;
minha mãe - um pecador!
José Maria Machado de Araújo – Rio de Janeiro/RJ

A mãe das outras crianças
com minha mãe se parece ;
oferta ao filho as bonanças
e oculta o mal que padece.
José Valeriano Sobrinho

Amor de mãe quem tiver
Deve guardá-lo no peito:
não há amor de mulher
que seja amor tão perfeito.
Júlio Brandão

A Mãe, somente, perdoa
o mal que um filholhe faça,
embora o coração doa
dá-lhe um sorriso e o abraça!...
Lacy José Raymundi – Garibaldi/RS

Na tua fronte bendita
dei um beijo, mãe querida!
foi a trova mais bonita
que já fiz em minha vida.
Lilinha Fernandes – Rio de Janeiro/RJ

DIA DAS MÃES, homenagem
do amor à paz, à pureza
e ao símbolo de coragem
mais lindo da natureza!
Hermoclydes S. Franco (Rio de Janeiro/RJ)

Fontes:
Alma de Poeta

Portal Movimento das Artes

Nenhum comentário: