domingo, 5 de dezembro de 2021

Lélia Miguel Moreira de Lima (Caderno de Trovas)

Admirar tanta beleza,
na densa e bela floresta,
não só pela realeza
e nem do que dela resta.
= = = = = = = = = = =

A prece muito me acalma,
faz dormir a incerteza.
A prece refaz minha alma,
com fé e muita pureza.
= = = = = = = = = = =

Aquela folha que vaga,
naquela mata, sou eu!
Aquele vento que afaga,
lembra quando eras meu.
= = = = = = = = = = =

Assim diz velho ditado;
"O respeito é bom e eu gosto!"
Mesmo sendo criticado,
nisto tudo sempre aposto.
= = = = = = = = = = =

Cada vez que me refaço,
logo fico mais conciso,
e o orgulho ganha espaço,
é tudo que mais preciso.
= = = = = = = = = = =

Calmamente aparecendo,
se vê a chuva caindo,
mansamente vem chegando,
para o verde ficar lindo.
= = = = = = = = = = =

Colorida é nossa vida,
cheia de muita esperança,
história muito vivida,
plena de amor e lembrança.
= = = = = = = = = = =

Ele está sempre a sonhar
que já é um milionário,
não crê que está a pensar
que também é visionário.
= = = = = = = = = = =

Em berço de ouro nasceu,
em boa hora chegou,
a sorte lhe apareceu
e bons caminhos trilhou.
= = = = = = = = = = =

Eu quero chorar seu choro,
quero sorrir seu sorriso.
Eu venho implorar em coro,
pois nada foi de improviso.
= = = = = = = = = = =

Eu quisera nesta vida,
ver amor nos corações,
também andar na avenida,
dos anjos ouvir canções.
= = = = = = = = = = =

Eu vivo nesta esperança
de jamais ter desencanto.
Bons momentos na lembrança,
é a vida um belo encanto.
= = = = = = = = = = =

Feliz é estar a seu lado,
seu olhar aquece o inverno,
Sem você tudo é findado,
para mim, será eterno.
= = = = = = = = = = =

Feliz quem tem esperança,
jamais chega a esmorecer.
A vida, sempre em bonança,
nunca se deixa abater.
= = = = = = = = = = =

Fuga, refúgio incerto,
se não podemos estar,
é o caminho correto
para o problema enfrentar.
= = = = = = = = = = =  

Impressionante conduta,
sempre com muita coerência.
Sabendo usar a batuta,
incomparável cadência.
= = = = = = = = = = =

Ipês cobrem a selva,
de mil cores iluminam
e na linda e humilde relva
muitas flores a sublimam.
= = = = = = = = = = =

Lindos lugares eu vi,
não há como contestar:
Ceará nunca esqueci,
quero o mais breve voltar.
= = = = = = = = = = =

Neste encontro tão gostoso,
que jamais pensei estar,
com café tão saboroso,
que nos faz aqui ficar.
= = = = = = = = = = =

Ninguém espera uma crise,
precisamos preparar.
Se pressenti-la, me avise,
não podemos assustar.
= = = = = = = = = = =

Nós mudamos de morada,
muitas coisas descartamos.
Basta esperar a alvorada
que sempre nos contentamos.
= = = = = = = = = = =

O galho que me salvou,
sem trevas no meu caminho,
a minha vida elevou
com gratidão e carinho.
= = = = = = = = = = =

Qual centelha faiscante,
sua amizade, para mim,
mesmo estando tão distante,
encanta como jasmim.
= = = = = = = = = = =

Quando menos esperamos,
deparamos com mudança,
nossos gostos contrapomos,
partimos para bonança.
= = = = = = = = = = =

Saudade palavra doce,
anima nosso viver,
bom seria se assim fosse,
bons momentos reviver.
= = = = = = = = = = =

Sem batom não temos cor,
e sem sol não temos vida,
sem luar nos falta amor
sem saúde falta lida.
= = = = = = = = = = =

Ter humildade na vida,
sempre com muita esperança.
História tão bem vivida,
cheia de amor e bonança.
= = = = = = = = = = =

Uma amizade sincera
é difícil encontrar.
Na verdade, eu pensara:
mais fácil, um cão adestrar.

Fonte:
Autores diversos da UBT-Angra dos Reis. Sementes poéticas. SP: Daya Ed., 2021.
Livro enviado por Jessé Nascimento.

Nenhum comentário: