Singrando Horizontes

Vive muito mais feliz
quem bebe as águas das fontes,
e, também, minh´alma diz,
quem vai Singrando Horizontes !
(Ialmar Pio Schneider - Porto Alegre/RS)

Vai, Singrando Horizontes,
O infinito é a ambição
rumo aos mais distantes montes,
rumo à imaginação!
(Sinclair Pozza Casemiro - Campo Mourão/PR)

Você é a Gralha Poeta
que leva nossa poesia
ao mundo, em que o grande esteta
criou com tanta harmonia!
(Nei Garcez – Curitiba/PR)
Nas artes e na literatura, vão surgindo as classificações didáticas, as separações por faixas etárias, estilos, temáticas etc. Ha professores e alunos no Brasil, que aprendem só isso da produção artística. Decoram nomes, escolas e datas, mas não se embrenham nos livros, preferem o futebol ou o vídeo-game. A Literatura de boa qualidade nos empolga, lemos sem poder largar o livro, as páginas suscitam nossa emoção, respondem ou provocam perguntas.

Sem a Literatura acumulada nos séculos, o ser humano estaria muito mais próximo da animalidade que ainda o caracteriza nas páginas policiais. Em minhas oficinas ninguém gasta muito tempo com aquela americana lista de soft, hard etc. etc. Falamos em cenas que não saem da memória, em emoções que derramam lágrimas, falamos em idéias e como expressa-las com eficiência. Quem entra em um Museu não fica procurando renascentistas, impressionistas, dadaistas, cubistas ou abstracionistas. O espectador inteligente não procura escolas ou datas, procura obras primas. Nossa ambição deve ser a obra-prima.

(André Carneiro)


Fonte da Imagem da Pomba = http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal121/qualidade_vida_paz.aspx

E-Books

E-books para Download ou Leitura em seu Monitor, ao pé da página, após a Oração do Cão Abandonado.

Coleção Memória Viva
Paraná Poético
Almanaque Paraná de Trovas
Trova Brasil
Almanaque Literário O Voo da Gralha Azul

Marcadores

Marcadores

quinta-feira, 31 de maio de 2012

VIII Concurso de Trovas da UBT Maranguape/CE – 2012 (Resultado Final) 2a.Parte


ABERTO
INTERNACIONAL/BRASIL (Exceto do Ceará)

TEMA: CONTADOR (A, AS, ES)

VENCEDORES (1º ao 5º lugares)

1º. Lugar:

Contador e cantador,
num só tempo eu conto e canto:
conto as rendas do labor;
de outras “rendas” canto o encanto!
Antonio Augusto de Assis
Maringá-PR

2º. Lugar:

Se não me falha a memória,
“Contador” é, com certeza,
Quem escreve e conta a História
Das Finanças de uma Empresa!
Maria Madalena Ferreira
Magé/RJ

3º. Lugar:

O contador competente
Mantém as contas em dia,
É correto e coerente,
Mostra ter sabedoria.
Simão Elane Marques Rangel
Rio de Janeiro/RJ

4º. Lugar:

Parabéns ao CONTADOR!
Ele faz jus ao seu dia :
competente em seu labor,
dá-nos sossego e alegria.
Alba Helena Corrêa
Niterói/RJ

5º. Lugar:

Dupla missão me completa,
ambas de excelso teor:
não bastara ser poeta,
SOU POETA... E CONTADOR!
José Ouverney
Pindamonhagaba/SP

MENÇÕES HONROSAS (6º ao 10º lugares):

6º. Lugar:

Ah! Quem sabe o contador,
Por trás dessas contas frias,
Também não vibra de amor,
Compondo ou lendo poesias!
Ederson Cardoso de Lima
Niterói/RJ

7º. Lugar:

Romântico e sonhador,
com muitas desilusões,
hoje sou um contador
de partidos corações.
Dulcídio de Barros Moreira Sobrinho
Juiz de Fora/MG

8º. Lugar:

Bela e nobre profissão
Orgulho da economia,
O contador na nação,
Alavanca noite e dia!...
Carlos Alberto de Carvalho
São Gonçalo/RJ

9º. Lugar:

Vai, Contador... seca o pranto
por conta de teus amores.
Sou Contador e garanto:
- Também conto as minhas dores!
Edmar Japiassú Maia
Nova Friburgo/RJ

10º. Lugar:

Curar doença é proeza
De remédios e doutores,
Mas a saúde da empresa
Depende dos contadores!
Renata Paccola
São Paulo/SP

MENÇÕES ESPECIAIS (11º ao 15º lugares):

11º. Lugar:

Nobre e sábia profissão,
indispensável na empresa:
contador é exatidão;
dois é dois, não tem moleza!...
Flávio Roberto Stefani
Porto Alegre/RS

12º. Lugar:

Em minha faixa de idade,
Contador nenhum calcula
O volume de saudade
Que o pensamento acumula.
Luzarte de Medeiros Brito
Parnamirim/RN

13º. Lugar:

O contador tem desgosto
Por não saber onde vai,
A dinheirama de imposto
Que do seu salário sai.
Afonso José dos Santos
Mogi Guaçu/SP

14º. Lugar:

Veja nosso contador:
eficaz e pontual,
um grande conhecedor
da tal escrita fiscal!
Glória Tabet Marson
São José dos Campos/SP

15º. Lugar:

Numa empresa não há ócio
com um bom empreendedor,
mas o lucro do negócio
quem o mostra é o contador.
Eliana Ruiz Jimenez
Balneário Camboriú/SC

DESTAQUES (16º ao 20º lugares):

16º. Lugar:

O tempo, grande senhor,
das noites e das auroras,
é o eterno contador
de todos os dias e horas.
Dulcídio de Barros Moreira Sobrinho
Juiz de Fora/MG

17º. Lugar:

E não tem nada de louco,
De ciúmes ou de medo...
Contador conversa pouco
Pra não revelar segredo...
Dari Pereira
Maringá/PR

18º. Lugar:

As contas que compartilhas,
Contador, justas e boas,
são a expressão, em planilhas,
da justeza das pessoas.
Sérgio Ferreira da Silva
Santo André/SP

19º. Lugar:

O papel do contador,
É importante na empresa,
com seu saber e valor
ajuda a criar riqueza...
António Boavida Pinheiro
Lisboa/Portugal

20º. Lugar:

No balanço desta vida
o melhor contador, Deus,
ao banquete nos convida,
de paz, nos caminhos Seus..
Maria Cristina Fervier
Santa Fe/Argentina

Trovadores do Estado do Ceará 

VENCEDORES (1º ao 5º lugares):

1º. Lugar:

Para contar toda história
das receitas e despesas,
é figura obrigatória
o Contador, nas empresas!
Nemésio Prata Crisóstomo
Fortaleza/CE

2º. Lugar:

No meu tempo um Contador
Sabia até tabuada,
Hoje no computador
Não precisa aprender nada.
Deusdedit Rocha
Fortaleza/CE

3º. Lugar:

No balancete celeste
fez o Contador Jesus
um lançamento inconteste:
Pecados na Conta Cruz!
Nemésio Prata Crisóstomo
Fortaleza/CE

4º. Lugar:

Superávit, concordata
São termos do contador
Ativo, passivo e data
Patrimônio, borderôtt
Luiz Carlos de Abreu Brandão
UBT-Maranguape/CE

5º. Lugar:
Estimado contador
Vincule-se a UBT
Seja um novo trovador
Esperamos por você.
João Osvaldo Soares (Vaval)
UBT-Maranguape/CE

MENÇÕES HONROSAS (6º ao 10º lugares):

6º. Lugar:

E no balanço da vida
Eu sou como o contador
Não deixo vácuo na lida
Pois nisso sou professor.
Maria Ruth Bastos de Abreu Brandão
UBT-Maranguape/CE

7º. Lugar:

Preste atenção no que digo:
"Valorize o contador".
Faça dele seu amigo,
Seu caixa será credor!.
Hortêncio Pessoa
Fortaleza/CE

8º. Lugar:

Contador que conta bem
Que se esmera no contar
Conta um, dois, três, dez e cem
Sem ter medo de errar.
Raimundo Rodrigues de Araújo
UBT-Maranguape/CE

9º. Lugar:

Canta... canta... contador
Dê-me logo o resultado
Se o balanço é animador...
Qual é o lucro esperado?
Lúcia Mapurunga
UBT-Maranguape/CE

10º. Lugar:

Um contador graduado
Na escola da sedução
Deixou meu sonho arruinado,
Machucou-me o coração.
Ana Maria Nascimento
Aracoiaba/CE

MENÇÕES ESPECIAIS (11º ao 15º lugares):

11º. Lugar:

Na saúde familiar
É mister um contador
Para as finanças somar
Dividindo com o amor.
Antônio Andrade
UBT-Maranguape/CE

12º. Lugar:

Hoje a mídia mundial
Já não transmite surpresa
O contador é vital
Para o êxito da empresa.
José Aureilson Cordeiro de Abreu
UBT-Maranguape/CE

13º. Lugar:

O contador é ativo
Quando registra, controla
Também demonstra o passivo
Não deixa cair a bola.
Luiz Carlos de Abreu Brandão
UBT-Maranguape/CE

14º. Lugar:

Fui estudar pra Doutor,
Mas desviei-me depois;
Findei sendo Contador
Dessa história de nós dois.
Deusdedit Rocha
Fortaleza/CE

15º. Lugar:

Conta, conta contador
Quanto vale o teu contar,
Pois na escrita o teu valor
É difícil comparar.
Raimundo Rodrigues de Araújo
UBT-Maranguape/CE

 DESTAQUES (16º ao 20º. lugar)

16º. Lugar:

Contadora, uma mulher
Registra e com bem fervor,
Os créditos que ela quer
No balancete do amor!
Francinete Azevedo
Fortaleza/CE

17º. Lugar:

Por entre perdas e um dano,
contadores aparecem.
Mas, ao chegar o fim do ano.
seus pró-labores mais crescem.
Hortêncio Pessoa
Fortaleza/CE

18º. Lugar:

Na Receita Federal
Não devo mais um vitem
Que contadora legal!
Quitou a Sefaz também.
Olga Rosália Silva Pedrosa
UBT-Maranguape/CE

19º. Lugar:

Ah!, se meu dinheiro desse:
dizia meu contador.
Levaria em canto e prece
jóias raras ao meu amor.
Sonia Nogueira
Fortaleza/CE

20º. Lugar:

A vida do contador
É lidar com documento
Trabalhando com amor
É aquele contentamento.
João Alberto Fernandes Augusto
Pentecoste/CE
==============================
ÂMBITO – ABERTO
INTERNACIONAL/BRASIL (Exceto do Ceará)

TEMA: “Patrimônio” (Trova lírica;filosófica)

VENCEDORES (1º ao 5º lugares)

1º. Lugar:

O pai que é pai de verdade,
com pouco ou com muito brilho,
deixa sempre a honestidade
no patrimônio do filho.
Milton Souza
Porto Alegre/RS

2º. Lugar:

Patrimônio não almejo,
Não me seduz metal nobre,
O que, na vida, desejo,
É ser feliz, mesmo pobre.
Luzarte de Medeiros Brito
Paranamirim/RN

3º. Lugar:

O patrimônio ideal
é o amor, não o dinheiro:
só a riqueza moral
tem o lastro verdadeiro!
Alba Helena Corrêa
Niterói/RJ

4º. Lugar:

O patrimônio que tenho
com orgulho, manifesto.
Tive em família e me empenho
de ser bom e ser honesto.
Antônio Carlos Rodrigues
São Gonçalo/RJ

5º. Lugar:

O patrimônio maior
- saldo da luta... sofrida -,
Todos sabemos de cor:
É o bom exemplo de vida.
Roberto Resende Vilela
Pouso Alegre/MG

MENÇÕES HONROSAS (6º ao 10º lugares):

6º. Lugar:

Chico Anísio, patrimônio
do povo maranguapense,
contraiu seu matrimônio
com um Brasil mais circense.
Olympio da Cruz Simões Coutinho
Belo Horizonte/MG

7º. Lugar:

Teu patrimônio é medido
pela riqueza em cifrões.
Vale mais o meu ... erguido
pelo amor nos corações!
Edmar Japiassú Maia
Nova Friburgo/RJ

8º. Lugar:

Patrimônio bem cuidado
não é só na aplicação;
tem mais valor partilhado
fazendo o bem ao irmão.
Eliana Ruiz Jimenez
Balneário Camboriú/SC

9º. Lugar:

Feliz quem subiu na vida
e um bom patrimônio tem,
se esforçando na subida
mas sem pisar em ninguém.
Licínio Antônio de Andrade
Juiz de Fora/MG

10º. Lugar:

O patrimônio moral
tem muito mais garantia
do que bem material,
pois, seu valor não varia...
Geraldo Lyra
Recife/PE

MENÇÕES ESPECIAIS (11º ao 15º lugares):

11º. Lugar:

Meu patrimônio na vida
ninguém supera em valor,
é você, minha querida,
o meu grande e eterno amor.
Licínio Antônio de Andrade
Juiz de Fora/MG

12º. Lugar:

Este belo patrimônio
que o velho pai conquistou
só reforçou o matrimônio
da prole que ele gerou.
Maria Conceição de Paula
(Conceitita)
S. José dos Campos/SP

13º. Lugar:

Mais do que luxo e oportunas
ostentações materiais,
mais que sólidas fortunas,
patrimônio... é muito mais!!!
José Ouverney
Pindamonhangaba/SP

14º. Lugar:

Se um país tem conseguido
Patrimônio cultural,
é sempre reconhecido
em âmbito mundial!
Glória Tabet Marson
São José dos Campos/SP

15º. Lugar:

Pelo caminho plantei,
as sementes de amizade,
e um patrimônio eu herdei
colhendo a felicidade.
Vanda Alves
Curitiba/PR

DESTAQUES (16º ao 20º lugares):

16º. Lugar:

Olho a Família... e o que vejo?
Um patrimônio sagrado;
aval de tudo que almejo,
sempre ao alcance... a meu lado!
José Ouverney
Pindamonhangaba/SP

17º. Lugar:

Por graça de Santo Antônio,
A quem fizeste oferenda,
És o maior patrimônio
Do meu imposto de renda.
Luzarte de Medeiros Brito
Paranamirim/RN

18º. Lugar:

Patrimônio, quando herdado
sem o trabalho do braço,
traz a marca de um reinado
que vem fadado ao fracasso.
Neide Rocha Portugal
Bandeirantes/PR

19º. Lugar:

O patrimônio de um povo
é: saúde , educação,
preservar o velho e o novo,
e saber o que é Nação!
Dilva Maria de Moraes
Nova Friburgo/RJ

20º. Lugar:

Patrimônio tem valor
Que devemos preservar
Símbolo do nosso amor
Num futuro secular.
Maria José Fraqueza
Algarve/Portugal

TROVADORES DO ESTADO DO CEARÁ

TEMA: PATRIMÔNIO (S) [l/f]

VENCEDORES (1º ao 5º lugares):

1º. Lugar:

Embora sem matrimônio
Posso viver sonho alado
Vendo que meu patrimônio
É ter você ao meu lado.
Ana Maria Nascimento
Aracoiaba/CE

2º. Lugar:

Patrimônio, se desgasta,
e por vezes envaidece.
Do próprio Deus nos afasta,
quando a riqueza aparece.
Hortêncio Pessoa
Fortaleza/CE

3º. Lugar:

Meu patrimônio, acreditem,
Feita a Contabilidade,
Superavitou num ítem
Da Sub-Conta Saudade.
Deusdedit Rocha
Fortaleza/CE

4º. Lugar:

A vista longe alcançava
Numa visão deslumbrada,
o patrimônio que alçava
ruína e pouca jornada.
Sonia Nogueira
Fortaleza/CE

5º. Lugar:

O patrimônio se faz
Com muita perseverança
E muita alegria traz
Na vida com esperança.
João Alberto Fernandes Augusto
Pentecoste/CE

MENÇÕES HONROSAS (6º ao 10º lugares):

6º. Lugar:

Quem tem esse patrimônio
Só é pobre se quiser
Já me disse Santo Antônio
Que beleza de mulher.
João Osvaldo Soares (Vaval)
UBT-Maranguape/CE

7º. Lugar:

Contador é patrimônio
Da nossa sociedade
Faz do dever matrimônio
Na falta fica a saudade.
Raimundo Rodrigues Araújo
UBT-Maranguape/CE

8º. Lugar:

Patrimônio, bens, legado
Mas também dor de cabeça
Impostos, taxas, cuidado!
De pagá-los não se esqueça.
Maria Ruth Bastos de Abreu Brandão
UBT-Maranguape/CE

9º. Lugar:

Aquele teu patrimônio,
Tão de repente fugiu.
Foi jogar com o demônio,
Tudo que tinhas sumiu.
Olga Rosália Silva Pedrosa
UBT-Maranguape/CE

10º. Lugar:

No balancete da vida
sua conta Patrimônio,
com saldo, mostra a subida,
de seu ganho e matrimônio!
Nemésio Prata Crisóstomo
Fortaleza/CE

MENÇÕES ESPECIAIS (11º ao 15º lugares):

11º. Lugar:

O patrimônio da terra
herança que Deus nos deu,
está falindo na guerra
o homem não percebeu.
Sonia Nogueira
Fortaleza/CE

12º. Lugar:

Tal qual colcha de retalhos,
o patrimônio te cobre.
Se praticas atos falhos,
cada vez ficas mais pobre.
Hortêncio Pessoa
Fortaleza/CE

13º. Lugar:

Trago, guardado no peito,
Um patrimônio de amor,
Registrado pelo eleito
De meu imo sonhador.
Ana Maria Nascimento
Aracoiaba/CE

14º. Lugar:

O Patrimônio mais raro
Ou avultado, talvez,
De modo algum eu comparo
Ao nascido da honradez.
Deusdedit Rocha
Fortaleza/CE

15º. Lugar:

Quem tem um bom patrimônio
Sozinho não vai ficar
Logo encontra matrimônio
Mas vai sempre lamentar.
Lúcia Mapurunga
UBT-Maranguape/CE

DESTAQUES (16º ao 20º lugares):

16º. Lugar:

Quem acumula riqueza
só pensando em Patrimônio
não conhece a singeleza
do viver como campônio!
Nemésio Prata Crisóstomo
Fortaleza/CE

17º. Lugar:

Patrimônio sim senhor
Da nossa escrituração
É dever do contador
Somar inteiro e fração.
Raimundo Rodrigues Araújo
UBT-Maranguape/CE

18º. Lugar:

Patrimônio é riqueza,
Porém o pobre de espírito,
Jamais consegue a nobreza,
De celebrar o seu rito.
José Abdon Vasconcelos de Melo
Eusébio/CE

19º. Lugar:

O patrimônio decerto
Na ciência tem fator
Para o balanço dar certo
Conte com o Contador.
Luiz Carlos de Abreu Brandão
UBT-Maranguape/CE

20º. Lugar:

Patrimônio na evidência
É espelho das empresas
Contador por excelência
Demonstrações com clarezas
José Aureilson Cordeiro de Abreu
UBT-Maranguape/CE

Nenhum comentário:

Autor Anônimo (Oração do Cão Abandonado)

DEUS
Sei que sou um ser criado por ti, para ser amado
pelos homens mas nasci sem a sorte de alguns de minha espécie.

Hoje meu dono levou-me a um passeio de carro.
Chegamos em uma praça, ele tirou minha coleira,
me fez descer do carro, e virando-me as costas,
foi embora e nem se despediu.

Tentei segui-lo mas o carro corria muito e não pude alcançá-lo.
Caí exausto no asfalto. Ainda não entendi. Por que ele me abandonou?

Eu sempre o recebi abanando o rabo, fazia festa e lambia seus pés.
Sempre lati forte, para defendê-lo e afastar os estranhos da porta.

Eu brincava com as crianças... ah! elas me adoravam.
Que saudades. Será que elas ainda se lembram de mim?

Deus, eu fico imaginando como seria bom se eu pudesse
comer agora. Puxa, estou faminto.

Não tenho água para beber, e estou tão cansado.

Procuro um cantinho onde possa me abrigar da chuva,
mas muitas vezes sou chutado.
As pessoas não gostam muito de mim aqui nas ruas.

Estou fraco, não consigo andar muito,
mas encontrei enfim um lugar para passar essa noite.

Está muito frio e o chão está molhado.
Já não tenho pêlo para me aquecer, estou doente,
e creio que ainda hoje vou me encontrar contigo.
Aí no céu meu sofrimento vai terminar.

Peço-vos então, pelos outros, por todos os cãezinhos e animais
abandonados nas ruas, nos parques, nas praças.

Mande-lhes pessoas que deles tenham compaixão,
pois sozinhos, viverão poucos meses, serão atropelados,
sofrerão maltratos dos impiedosos. Proteja-os.

Amenize-lhes esse frio, com o calor das pessoas abençoadas.

Diminua-lhes a fome, tal qual a que sinto, com o alimento do amor que me foi negado.

Sacie-lhes a sede com a água pura dos Seus ensinamentos.

Elimine a dor das doenças, dos maltratados, estirpando a
ignorância do homem.

Tire o sofrimento dos que estão sendo sacrificados em atos
apregoados como religiosos, científicos, tirando das mãos
humanas a sede pelo sangue.

Abrande a tristeza dos que, como eu, foram abandonados,
pois, dentre todos os sofrimentos, esse foi o maior e mais
duro de suportar.

Receba, DEUS, nesta noite gelada, a minha alma, e
minha oração pelos que aqui ficam. É por eles que vos peço,
pois não são humanos, mas são Seus filhos, e são leais e inocentes, e foram criados por Suas mãos e merecem o Seu abrigo.

Amém.

Coleção Memória Viva: Trovas

COLEÇÃO MEMÓRIA VIVA: TROVAS

Livretos de aproximadamente 100 páginas cada, com trovas de trovadores vivos ou falecidos, separados por Estados.

Escolha e clique sobre os abaixo para fazer o download:

Paraná Trovadoresco Livreto 1

Paraná Trovadoresco Livreto 2

São Paulo Trovadoresco Livreto 1

Rio Grande do Norte Trovadoresco Livreto 1

Minas Gerais Trovadoresco Livreto 1

Rio de Janeiro Trovadoresco Livreto 1

Hermoclydes S. Franco (Livro de Trovas e Poesias)

Almanaque Literário O Voo da Gralha Azul


Almanaque Literário O Voo da Gralha Azul

Almanaque criado por José Feldman, com artigos nos moldes do blog.


Faça o download dos números publicados na íntegra, em pdf.

Escolha o número e clique sobre ele para copiar em seu computador.

NUMERO 1 (74 paginas)
NUMERO 2 (95 paginas)
NUMERO 3 (117 paginas)
NUMERO 4 (177 paginas)
NUMERO 5 (131 paginas)
NUMERO 6 (265 paginas)
NUMERO 7 (163 paginas)
NUMERO 8 (184 paginas)
NUMERO 9 (242 paginas)

Especial do número 9 - Francisco Neves de Macedo

Enviar a pagina em pdf por e-mail

Send articles as PDF to