sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Baú de Trovas XXXIX


Felicidade é somente
uma visita apressada,
que aparece de repente
e parte sem dizer nada...
Aparício Fernandes
= = = = = = = = = = =

Eu amo as minhas lembranças,
minhas saudades e dores,
assim, como amo as crianças,
os passarinhos e as flores.
Auta de Souza
= = = = = = = = = = =

Noite Santa! A vida ensina
grande lição de humildade:
- Numa gruta, pequenina,
nasceu a Luz da Verdade!
Carolina Ramos
= = = = = = = = = = =

Tudo se gasta e se afeia,
tudo desmaia e se apaga,
como um nome sobre a areia,
quando cresce e corre a vaga.
Casimiro de Abreu
= = = = = = = = = = =

Na hora em que a terra dorme,
enrolada em frios véus,
eu ouço uma reza enorme
enchendo o abismo dos céus.
Castro Alves
= = = = = = = = = = =

Do cais aceno ao vazio.
enquanto o remorso chora...
Castigo é alguém no navio
levando o perdão embora...
Darly O. Barros
= = = = = = = = = = =

Saudade triste, contida,
do passado ainda presente…
O tempo rindo da vida
e a vida rindo da gente!
Dercy Alonso
= = = = = = = = = = =

Se foi amor... eu não sei.
Sei que, após muitos fracassos,
quando, afinal, regressei
abrimos, juntos, os braços!
Dívenei Boseli
= = = = = = = = = = =


Vós prometestes, senhora,
voltar um dia; porém,
esperei e, até agora,
inda não veio ninguém...
Emiliano Perneta
= = = = = = = = = = =

Amizade é privilégio
dos corações bem formados,
Não se aprende no colégio
não se compra nos mercados.
Enéas de Castro
= = = = = = = = = = =

Findo o amor, espero, Alice,
que me possas perdoar
— o que pensei, mas não disse,
— o que disse sem pensar!
Ferreira Gullar
= = = = = = = = = = =

Teu nome, em dias felizes,
confiei a um lírio, no chão.
E hoje o lírio dá raízes
em forma de coração!
Humberto de Campos
= = = = = = = = = = =


Numa despedida amarga,
tenho sempre esta certeza:
o tempo alivia a carga,
mas não carrega a tristeza!
Istela Marina Gotelipe Lima
= = = = = = = = = = =

A lareira crepitante...
Em vigília... Só nós dois...
Um bom vinho inebriante,..
Quanto delírio depois!...
Ivone Taglialegna Prado
= = = = = = = = = = =

Se na alma tens a poesia
e esperança no porvir,
partilha tua alegria
e ajuda o mundo a sorrir.
Ivo S. Castro
= = = = = = = = = = =

Que importa o frio que faça?
Nem compro roupas de arminho...
Tenho agasalho de graça
no calor do teu carinho,
Larissa Loretti
= = = = = = = = = = =

Minha carta, sonho antigo,
de uma ventura esperada,
puseste, carteiro amigo,
em caixa postal errada!
Lavínio Gomes de Almeida
= = = = = = = = = = =

Enquanto as trevas se abatem
sobre a noite sem luar,
corações fortes combatem
quem a luz quer lhes roubar.
Luiz Damo
= = = = = = = = = = =

Você se foi desta vida
e já nem sei o que faço,
sua falta é tão sentida
que soluçando me abraço…
Lygia Ambroggi
= = = = = = = = = = =

Sou bem nascido. Menino,
fui, como os demais, feliz.
Depois veio o mau destino
e fez de mim o que quis.
Manuel Bandeira
= = = = = = = = = = =

Solitária… em meu desterro,
sei que de amor nada sei…
E… se te amar foi um erro,
no erro mais certo… eu te amei!
Maria Lua
= = = = = = = = = = =

0 perdão é sem valia
se não sai do coração:
Luz do sol ao meio-dia
que nem sombra faz no chão.
Marta Maria de O. Paes de Barros
= = = = = = = = = = =

Tua imagem refletida
no espelho de nosso quarto
mostra a saudade sentida,
que só contigo eu reparto,
Olga Maria Dias Ferreira
= = = = = = = = = = =

Da música inspiradora
Das “redondilhas maiores”,
faço a trova redentora,
que faz pessoas melhores.
Olivaldo Júnior
= = = = = = = = = = =

Fui de castelo em castelo,
passei do sonho à magia.
Da viagem, fiz um elo
e do elo fiz poesia.
Paulo Walbach Prestes
= = = = = = = = = = =

O amor mais puro e mais lindo,
carregado de esperança,
é o da criança sorrindo
brincando como criança!
Professor Garcia
= = = = = = = = = = =

Grata sou, profundamente,
por ter na vida encontrado
o mais caro dos presentes:
– Bons amigos a meu lado!
Sinclair Pozza Casemiro
= = = = = = = = = = =

Na vida vivo tentando,
tornar meu mundo risonho,
pois a tristeza vem quando,
existe ausência de um sonho.
Vanda Alves da Silva
= = = = = = = = = = =

Raio de sol toca um galho,
molda paleta em mil cores...
e com gotinhas de orvalho
pincela arco-íris nas flores!
Vanda Fagundes Queiroz
= = = = = = = = = = =

Os livros na prateleira
juntam pó e muito saber,
são as traças da carreira
que nos podem mal fazer.
Vasco Taborda Ribas

Nenhum comentário: