sábado, 27 de janeiro de 2024

Baú de Trovas LXXVII


Acaso fizeste a Lua?
Acaso fizeste a rosa?
Então que ciência é a tua,
tão solene e presunçosa?…
A. A. de Assis
= = = = = = = = = 

A saudade é uma andorinha,
que ao morrer do sol a chama,
as asas tristes aninha
no coração de quem ama…
Adelmar Tavares +
= = = = = = = = = 

Quem ama tem de sofrer.
É de todos já sabido.
Pois de gozo e padecer
fez-se o reino de Cupido.
Antônio José de Vellasco Jr.
= = = = = = = = = 

O tempo é bom funcionário!
Fiel, não cede a pressões,..
Velho agente alfandegário,
confiscador de ilusões!
Antonio de Oliveira
= = = = = = = = = 

Se estás sempre me esperando,
sempre te espero também;
e, sempre, encontros marcando,
um não vai e outro não vem...
Antonio Orlando +
= = = = = = = = = 

Vou carregando meu fardo
sem praguejar nos caminhos,
pois sou feito a flor do cardo
que desabrocha entre espinhos.
Antonio Juraci Siqueira
= = = = = = = = = 

Na guitarra chora o fado
que imortalizas na voz...
No teu xale bem bordado
tem saudade presa aos nós,..
Antonio Morgado Pinto
= = = = = = = = = 

No grande circo da vida,
eu me finjo prazenteiro,
oculto a alma ferida,
e vibro no picadeiro.
Arlindo Castor de Lima +
= = = = = = = = = 

O resplendor deste olhar
ilumina o meu caminho.
Pássaro errante a voar,
volto sempre ao nosso ninho.
Arthur Thomaz
= = = = = = = = = 

Quisera que minhas rugas
que os anos em mim marcaram,
fossem só marcas, que em fugas,
lindos sorrisos deixaram!
Arturita Teixeira Pinto
= = = = = = = = = 

Tantos disseram: cuidado
com as setas de cupido.
Bolas!... só fui avisado
quando já fora atingido.
Ary de Oliveira +
= = = = = = = = = 

Velha foto esmaecida
deixou lágrima de herança!
Hoje a vejo colorida
pelo cristal da lembrança.
Atila Silveira Brasil +
= = = = = = = = = 

Colhi, entre amigos meus,
este conceito profundo:
– Mãe é um sorriso de Deus
nos sofrimentos do mundo.
Auta de Souza +
= = = = = = = = = 

O trovador que se preza,
só faz a trova contrito,
na postura de quem reza,
de olhos postos no infinito.,.
Batista Soares
= = = = = = = = = 

A lua beija a favela...
A estrela no céu reluz...
- Meu bem, apaga essa vela,
o amor não quer tanta luz!…
Carolina Ramos
= = = = = = = = = 

Quando no outono da vida
eu me perco em devaneio,
vejo uma luz colorida
e em sonhos, eu veraneio.
Cecy Barbosa Campos
= = = = = = = = = 

Ai de quem foge, no mundo,
dos caminhos da verdade
que a fuga dura um segundo
e o remorso... a eternidade.
Célio Grunewald +
= = = = = = = = = 

Certo bispo ouve uma “história”
de um padre chamado Hilário
e grava, assim, na memória
um bom “Conto do Vigário”.
Cláudio de Cápua +
= = = = = = = = = 

Senhor, neste amanhecer,
louvo a tua criação;
da aurora ao entardecer,
eu te encontro em meu irmão!
Cônego Benedito Vieira Telles +
= = = = = = = = = 

Espaço que dá saber,
que abole manipulados,
estimula o bem-querer:
Escola, abre cadeados...
Cristina Cacossi
= = = = = = = = = 

A silhueta da santa
pintada em nobre capela
também vinga que nem planta
em barracão de favela.
Cristina Leite
= = = = = = = = = 

Da vida aceito o convite:
tomo nas mãos um compasso ,
e o mundo não tem limite
quando meus sonhos eu traço..,
Djalda Winter Santos +
= = = = = = = = = 

Sentimos tanta alegria
quando estamos abraçados,
que, para nós, qualquer dia
é Dia dos Namorados!
Divenei Boseli +
= = = = = = = = = 

A favela à luz da lua
é um presépio em miniatura.
Mas, ante o sol, triste e nua
tem de um calvário a estatura.
Domitila Borges Beltrame
= = = = = = = = = 

Ao deparar com a cena
de uma boa escorregada,
confesso que tenho pena,
mas não seguro a risada.
Edy Soares
= = = = = = = = = 

Na linha da nossa vida,
nós temos a curva e a reta;
encontramos a guarida
quando a dor a inveja injeta.
Elisa Alderani
= = = = = = = = = 

Fui por vós, senhora minha,
o que não fui por ninguém;
é que a conta vós não tinha
de pagar com o mal o bem.
Emiliano Perneta + 
= = = = = = = = = 

Eu te quero às escondidas
e, se esta espera durar,
te esperarei quantas vidas
for necessário esperar!
Eugênia Maria Rodrigues +
= = = = = = = = = 

Há um renovar de energia
e um futuro de esperança,
ao sentir, na mão macia,
o carinho da criança!
Eulinda Barreto Fernandes
= = = = = = = = = 

Eu sinto nos braços teus,
um carinho, um aconchego,
e me torno um semideus
vivendo em paz, no sossego.
Filemon Francisco Martins
= = = = = = = = = 

Os meus amigos são tantos
de uma bondade sem fim,
que não preciso ter prantos,
pois eles choram por mim!
Francisco José Pessoa +
= = = = = = = = = 

Diante do altar, rezando,
minha mãe chorava e ria...
Era a ternura aflorando
no cálice da poesia!
Giselda Medeiros
= = = = = = = = = 

Sozinhas nas madrugadas,
donas do mundo e da lua,
nossas mãos entrelaçadas
seguem juntas pela rua!
Gislaine Canales +
= = = = = = = = = 

Esta chuvinha danada,
que bate aqui na "moringa"!
Clama o bêbado na estrada:
por que é que não pinga "pinga"?...
Giva da Rocha
= = = = = = = = = 

"Adeus, meu sonho perdido,
belo, imponente, palpável!",
disse a mulher ao marido
e ao seu "lixo reciclável"!
Héron Patrício +
= = = = = = = = = 

A sorte, esquiva e malvada,
não dá “chance”, só trabalho...
Eu a sigo pela estrada,
e ela foge pelo atalho!…
Izo Goldman +
= = = = = = = = = 

Candelabro, iluminaste
meus dias! Que glória viste!
Agora és um velho traste
nas noites de um velho triste!
Jacy Pacheco +
= = = = = = = = = 

Você me chamou de "pão"...
uma carinha tão meiga
que fez do meu coração
um potinho de manteiga...
Jaime Pina da Silveira
= = = = = = = = = 

A fuga não leva a nada,
meu caminho eu sigo em frente,
Em toda e qualquer estrada,
há um anjo guardando a gente.
Jaqueline Machado
= = = = = = = = = 

Mesmo após tua partida,
te busco na multidão…
Sem você, não tenho vida,
levaste o meu coração!
José Feldman
= = = = = = = = = 

Sinto inveja dos ponteiros
de hora em hora se encontrando,
pois gasto meses inteiros,
sem sucesso, te buscando…
Lacy José Raymundi +
= = = = = = = = = 

A paz é conquista interna,
pura ausência de ansiedade,
tranquilidade que externa
prazer e felicidade.
Lairton Trovão de Andrade
= = = = = = = = = 

Nas tristes tardes de outono,
entre as folhas, sem meu bem,
vago a esmo, no abandono...
sou folha seca também!
Lucélia Santos
= = = = = = = = = 

Quisera ter um amor
tão lindo como cristal;
e repleto de esplendor,
livre de bruma fatal.
Luiza Nelma Fillus
= = = = = = = = = 

A mentira, então solteira,
foi juntar-se ao desrespeito
e a traição, filha primeira,
fez nascer um lar desfeito.
Luiz Damo
= = = = = = = = = 

Quis pintar em aquarela
a história do nosso amor;
não pintei nada na tela;
como é que se pinta a dor?
Luiz Poeta
= = = = = = = = = 

Quando o verso é costurado
com sentimento e magia,
parece vir cravejado
de ternura e de poesia.
Maria Luiza Walendowsky
= = = = = = = = = 

Se de amor, em asas plenas,
um "sim" disseres, discreto,
com as três letras apenas
me darás o céu completo.
Miguel Russowsky +
= = = = = = = = = 

Mal termina a serenata,
um silêncio, sorrateiro,
derrama gotas de prata
nos olhos do seresteiro...
Milton Souza +
= = = = = = = = = 

Sem ter fé, és indefeso 
no estirão para o futuro; 
Igual não teres aceso 
nenhum fósforo no escuro.
Naiker Dálmaso
= = = = = = = = = 

Esperar muito da vida,
das pessoas, é ilusão.
É um beco sem saída
que termina em decepção.
Nilsa Alves de Melo
= = = = = = = = = 

Fogueira em festa junina...
Eu me queimei um bocado!
Na quadrilha eu vi menina
e saí de lá casado!
Paulo Roberto de Oliveira Caruso
= = = = = = = = = 

A existência é dividida
em dois extremos da idade:
- um, alvorada da vida,
outro, arrebol de saudade!
Professor Garcia
= = = = = = = = = 

Ao te encontrar, velha agenda,
lá no fundo da gaveta,
meu passado se desvenda...
És a minha “caixa-preta”!
Renato Alves
= = = = = = = = = 

Não temo quedas, barreiras,
por mais que a tristeza insista.
Águas que são cachoeiras
não tem lodo que resista!
Rita Mourão
= = = = = = = = = 

O rancho de tantos causos
alegres, sempre bravios
desperta muitos aplausos
e afasta os dias sombrios.
Sinclair Pozza Casemiro
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = 

As águas em calmaria
brotando em tua nascente,
são rios em romaria
em um queixume doente.
Solange Colombara
= = = = = = = = = 

Ao pai dela, o cafajeste
explica: "Foi num pagode"...
O velho é um "cabra da peste"
e a moça explica: "Deu bode!”
Therezinha Dieguez Brisolla
= = = = = = = = = 

Ao vento não lances praga,
pensa, repensa e medita,
pois a boca sempre paga
pela frase que foi dita!
Vanda Alves da Silva
= = = = = = = = = 

Velha viola, na orfandade,
calou-se, pois seus segredos
não suportam a saudade
nem o toque de outros dedos!
Zaé Júnior
= = = = = = = = = 

Nenhum comentário: