terça-feira, 24 de maio de 2016

Irmãos Grimm (A Bola de Cristal)

Houve, uma vez, uma feiticeira que tinha três filhos, os quais se amavam extremamente. Mas a velha não confiava neles e vivia a desconfiar de que pretendiam expropria-la. Então transformou o mais velho numa águia, a qual tinha de viver nos píncaros rochosos e só, às vezes, era vista descrevendo grandes círculos no espaço, descendo e subindo com as largas asas abertas.

Ao segundo filho, transformou numa baleia que vivia nas profundezas do mar, podendo ser vista só quando subia à tona e de suas costas saía um repuxo de água que espirrava à grande altura. Foram concedidas aos dois apenas duas horas por dia, nas quais podiam retomar seu aspecto humano.

O terceiro filho, temendo que a mãe o transformasse, também, nalgum animal feroz, urso ou lobo, fugiu de casa às escondidas.

Ele ouvira contar que no castelo do Sol de Ouro havia uma princesa encantada, que aguardava a sua libertação; mas se alguém tentasse libertá-la arriscaria a vida. Vinte e três rapazes já haviam perecido deploravelmente, ainda um podia apresentar-se e, depois desse, mais ninguém.

Sendo um rapaz destemido e arrojado, resolveu ele procurar o castelo do Sol de Ouro. Depois de andar muito tempo, sem conseguir encontrá-lo, foi parar numa grande floresta; tendo-se extraviado, não sabia como sair dela. De repente, avistou ao longe dois gigantes acenando-lhe com a mão e, quando se lhes aproximou, disseram-lhe:

- Estamos brigando por causa de um chapéu. Queremos saber a quem de direito deve pertencer. Como somos os dois de igual força, nenhum pode vencer o outro. Os homens pequenos são mais inteligentes do que nós, por isso pedimos que tu decidas.

- Como é possível engalfinhar-se assim por causa de um simples chapéu? - disse ele.

- É que não conheces as propriedades que possui. Esse é um chapéu mágico. Quem o põe na cabeça, chega no mesmo instante a qualquer lugar que deseje.

- Dai-me um pouco esse chapéu! - disse o rapaz; - vou andar até àquela distância e, quando vos chamar, correi os dois juntos. Quem chegar primeiro ganhará o chapéu.

Pegou o chapéu, botou-o na cabeça e foi andando, andando. Mas, pensando sempre na princesa, exalou um suspiro do fundo da alma e murmurou:

- Ah, quem me dera estar no castelo do Sol de Ouro!

Mal lhe saíram da boca essas palavras, eis que se achou no cume de uma montanha, bem em frente à porta do castelo.

Sem hesitar, penetrou no castelo e foi atravessando todos os aposentos até chegar a uma sala onde estava a princesa. Mas como se espantou ao vê-la! tinha o rosto de uma cor cinzenta e cheio de rugas, os olhos torvos e os cabelos vermelhos. Sem se poder conter, exclamou:

- Então, sois vós a princesa cuja beleza é exaltada no mundo inteiro?

- Oh! - respondeu ela - Esta não é a minha fisionomia real! Os olhos humanos só podem me ver assim deformada, mas se queres saber como sou realmente, olha naquele espelho: ele não engana e te mostrará a minha verdadeira imagem.

Assim dizendo, apresentou-lhe um espelho e o rapaz, olhando para ele, viu refletida a imagem da mais linda moça que pudesse existir no mundo. E viu lágrimas de intenso sofrimento escorrendo-lhe pelas faces. Então perguntou:

- Que posso fazer para te libertar desse encanto? Dize, pois eu não temo coisa alguma.

A princesa disse-lhe:

- Quem conseguir apoderar-se da bola de cristal e apresentá-la ao feiticeiro, anulará o seu poder e eu readquirirei o meu verdadeiro aspecto. - mas acrescentou: - Muitos já encontraram a morte por tê-lo tentado! Lamento, imensamente, que tu, tão jovem, queiras expor-te a tão graves perigos.

- Nada poderá deter-me. - respondeu o rapaz; - Dize-me, porém, que devo fazer para me apoderar da bola de cristal.

- Já vais saber tudo. - disse a princesa. - Se quiseres descer a montanha onde está o castelo, lá embaixo, perto de um manancial, encontrarás um feroz bisão, com o qual terás de lutar. Se conseguires matá-lo, sairá dele um pássaro de fogo, voando, o qual tem no corpo um ovo incandescente. Nesse ovo, no lugar da gema, está a bola de cristal. Mas o pássaro não deixa cair o ovo, se não for violentamente obrigado a isto. Além disso, se o ovo cair no chão, quebra-se e incendeia tudo à sua volta, destruindo-se no fogo juntamente com a bola de cristal, de maneira que, nesse caso, todo o teu trabalho terá sido inútil.

O rapaz desceu até ao manancial onde se encontrava o bisão, o qual o recebeu bufando e resfolegando, ameaçador. No mesmo instante, travou-se entre os dois uma tremenda luta e o rapaz conseguiu enterrar-lhe a espada no ventre, prostrando morta a terrível fera. Imediatamente saiu voando o pássaro de fogo, procurando elevar- se no espaço, mas a águia, que era o irmão do rapaz, chegou nesse momento através das nuvens, investiu contra o pássaro e com o bico adunco empurrou-o para o mar. A ave, vendo-se em perigo, deixou cair o ovo.

Mas o ovo não caiu no mar; caiu sobre uma choupana de pescadores situada na praia. Caindo em cima dela, imediatamente se elevou uma nuvem de fumaça e ateou- se o fogo, então se elevaram no mar ondas da altura de uma casa, despejaram-se sobre a choupana e extinguiram o fogo. Fora obra do outro irmão, transformado em baleia, que, vendo o fogo, sublevara as ondas.

Depois de extinto o incêndio, o rapaz foi em busca do ovo e, por grande sorte, o achou. Não tivera tempo de derreter, mas a casca incandescente, esfriada repentinamente pela água gelada, partira-se toda. Assim lhe foi possível extrair a bola de cristal.

Quando, finalmente, foi ter com o feiticeiro e exibiu a bola de cristal ao seu olhar, o bruxo disse-lhe:

- Meu poder está anulado. De hoje em diante serás o rei neste castelo do Sol de Ouro. E tens poder, também, de restituir a teus irmãos a forma humana.

Então o rapaz correu para junto da princesa e, ao entrar na sala em que se achava, ela surgiu-lhe pela frente em todo o esplendor de sua radiosa beleza.

Cheios de alegria, trocaram as alianças que os devia unir e viveram na mais perfeita felicidade.

Fonte:
http://www.grimmstories.com/pt/grimm_contos/titles

Olivaldo Júnior (Para gostar de poesia)

O menino, para gostar de poesia, pôs seus ouvidos na fonte e se deixou virar água. Depois, como ser água era pouco, fez-se mesmo em vapor. Lá no céu, refeito em mil partículas concêntricas, achou por bem virar chuva e, num dia de sol, deixou-se cair e, no meio do rio, na beira do mar, em todo o sertão, se fez chuva grossa, se fez chuva fina e voltou a ser água. Assim, compreendeu que, para gostar de poesia, preciso era mesmo ser a alma do verso, a base do som, senhor e sem hora para a matéria urdida, exposta em verso. Servo da água, rumou para o mar de si mesmo, onde a vida era onda, a onda era forma, a forma, uma via para gostar de poesia. Ai de quem não gosta, de quem não gasta seus olhos e não se deixa ser água como aquele menino!... A vida, que é líquida e fim, nubla os olhos de quem não quer chorar e cristaliza no peito as águas que empedram. Mágico, para gostar de poesia, o menino fez mares onde o pó sufocava, deixando vir-lhe a vida que há nas águas de si, sinal de que somos versos de um poema em uníssono, mesmo sem vermos sua forma na folha em branco dos dias. Sábio, para gostar de poesia, o menino (des)fez-se do rio e se encharcou de mar, não só de mágoa. Água, rio novinho à margem velha, fez brotar silêncio e música no bico das aves, na boca dos homens, na brusca poesia que busca ser água, córrego manso, dique, ou represa, para gostar, menino, só de poesia.

Fonte:
O Autor

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Concurso de Trovas Centenário de Nascimento de Luiz Otávio (1916 - 2016) (Resultado Final)

Promovido pela UBT/Santos

CONCURSO NACIONAL/INTERNACIONAL
(idioma português)

TEMA - “Meus Irmãos, os Trovadores”

VETERANOS

Vencedores


1º lugar: 
Edweine Loureiro da Silva
(Saitama/Japão)

2º lugar:
José Ouverney
(Pindamonhangaba/SP)

3º lugar:
Roberto Resende Vilela
(Pouso Alegre/MG)

4º lugar:
Gilvan Carneiro da Silva
(São Gonçalo/RJ)

5º lugar:
Agostinho Rodrigues
(Campos dos Goitacazes/RJ)


MENÇÕES HONROSAS

Giva da Rocha
(São Paulo/SP)

Jota de Jesus
(Saquarema/RJ)

Myrthes Mazza Masiero
(São José dos Campos/SP)

Plácido Ferreira do Amaral Junior
(Caicó/RN)

Relva do Egypto Rezende Silveira
(Belo Horizonte/MG)


MENÇÕES ESPECIAIS
 

Antônio Augusto de Assis
(Maringá/PR)

Ari Santos de Campos
( Balneário de Camboriú/SC)

Messias da Rocha
(Juiz de Fora/MG)

Therezinha Diegues Brisolla (2)
(São Paulo/SP)


NOVATOS

VENCEDORES


1º lugar:
Edy Soares
(Vila Velha/ES)

2º lugar:
Maria do Carmo Zerbinato
(Niterói/RJ)

3º lugar:
Madalena FerrantePizzatto
(Curitiba/PR)


MENÇÕES HONROSAS
4º lugar:
Rosa Maria Gomes Mendes
(Rio de Janeiro/ RJ)

5º lugar:
Valter Rodrigues Mota
(Taubaté/SP)


CONCURSO UBT/SANTOS “CENTENÁRIO DE LUIZ OTÁVIO” -
LOCAL (SANTOS)

VENCEDORES


1º lugar:
Maria Nelsi Sales Dias

2º lugar:
Carolina Ramos

3º lugar:
Edna Gallo

4º lugar:
Mercedes Lisbôa Sutilo

5º lugar: 
Antonio Colavite Filho


MENÇÕES HONROSAS
Ana Maria Guerrize Gouvêia

Carolina Ramos

Elenir Ferreira

Nair Rodrigues Lopes

Sônia Regina Rodrigues


MENÇÕES ESPECIAIS

AntonioColavite Filho

Edite Rocha Capelo

Edna Gallo

Nair Rodrigues Lopes

Nilce I. Lemont


CONCURSO INTERNACIONAL CENTENÁRIO DE LUIZ OTÁVIO
(idioma espanhol)

Vencedores
.
1º lugar:
Gisela CuetoLacomba
(USA)

2º lugar:
Maria Rosa Rzepca
(Argentina)

3º lugar:
Andrik Bannack Alvarez
(USA)

4º lugar: Martha Lúcia Jimenez Trojillo
(Colômbia)

5º lugar:
Jayme Hoyos Forero
(Colômbia)


MENÇÃO HONROSA

AdyYagur
(Israel)

Azucena de los Angeles Farias Hernandez
(México)

Germán Echeverría Aros
(Chile)

José Hector Rodríguez
(Argentina)

Olinda Rosa Harache
(Argentina)


MENÇÃO ESPECIAL

Ime Biassoni
(Argentina)

Irene Mercedes Aguirre
(Argentina)

Líbia Beatriz Carciofetti
(Argentina)

Maria Elena Spínosa Mata
(México)

Marguerita Tejera
(Uruguai) 

DESTAQUES

Catalina Margarita Mangione
(Argentina)

Elizabeth Leyva Rivera
(México)

Freddy Ramos Carmona
(México)

Hildebrando Rodriguez
(Venezuela)

Júlio San Martin Órdenes
(Chile)

II Concurso Internacional de Trovas do Japão (Resultado Final)

Promovido pelo Professor Edweine - Loureiro
Delegado da União Brasileira de Trovadores UBT-Japão

Tema: ESPERANÇA

Troféu Cristina Olivera Chavez

VENCEDORES:

1º Lugar:


Tenho um jardim diferente...
e entre nós, há uma aliança:
Por mais que eu mude a semente,
só nasce a flor da esperança!
Professor Francisco Garcia
(Caicó/RN)

2º Lugar:


Quando as chuvas tão pedidas
caem fartas no sertão,
a esperança é refletida
nas poças d'água no chão.
Eliana Ruiz Jimenez
(Balneário Camboriú/SC)

3º Lugar:

 
A escola... a farda... eu criança...
o hino nacional... a fila...
-Oh meu Deus, quanta esperança
eu levava na mochila...
Manoel Cavalcante de Souza Castro
(Pau dos Ferros/RN)

4º Lugar:

 
Matar a alheia esperança
é crime cruel demais...
É um pecado sem fiança,
mais grave que os capitais!
Antonio Augusto de Assis
(Maringá/PR)

5º Lugar:

 
Com esperança eu persisto,
aguardo o tempo que for...
De te querer, não desisto:
creio na força do amor!
Alba Helena Corrêa
(São Paulo/SP)

MENÇÃO HONROSA


Para quem nutre a esperança,
qualquer desejo é possível.
Luto com perseverança
e, com Deus, sou invencível!
Alba Helena Corrêa
(São Paulo/SP)

-

Minha esperança é tão grande,
que afastá-la, não consigo,
onde quer que eu vá ou ande,
ela sempre vai comigo!
Delcy Rodrigues Canalles
(Porto Alegre/RS)


Com a fé que me conduz
e a esperança que me atrai,
caminho seguindo a Luz
que leva à casa do Pai.
Maria Luíza Walendowsky
( Brusque/SC)


Para os sonhos de criança:
eu...você...nós dois depois,
roda-gigante e esperança
têm cadeirinhas pra dois!
Austregésilo de Miranda Alves
(Salvador/BA)


Sempre existe uma esperança
a acenar à nossa frente...
Feliz de quem não se cansa
de ouvir seu apelo: - “Tente!”
Carolina Ramos
(Santos/SP)

MENÇÃO ESPECIAL


Esperança é veio d’água
que brota dentro da gente;
quando, na veia, deságua,
jorra uma densa corrente.
Geraldo Trombin
(Americana/SP)


Quando a treva a mim alcança
e me deixa sem saída,
busco uma luz de esperança
no escuro túnel da vida.
Marialice Araújo Velloso
(São Gonçao/RJ)


O fardo da insegurança
faz o pai perder seu brilho,
ao dizer: - Tenha esperança!
- Não desanime, meu filho!
Wandira Fagundes Queiroz
(Curitiba/PR)


Mantenho viva a esperança
de ver unidas as mãos
e, corações, com voz mansa,
cantando em roda de irmãos!!!
Carolina Ramos
(Santos/SP)


Aceito o adeus com pujança...
Bem maior que o teu desdém,
foi ter que ver a esperança
partir contigo também!
Gilvan Carneiro da Silva
(São Gonçalo/RJ)

TROVAS DESTAQUE


A esperança é tecelã
do amor, ventura, abastança
e fiação do amanhã
que tece a calma, a bonança...
Maria Cristina Cacossi Capodeferro
(Bragança Paulista/SP)


Se encruzilhada me lança
na indecisão que ela enceta,
tiro do alforje a Esperança,
fazendo dela uma seta.
Dodora Galinari
(Belo Horizonte/MG)


Eu perco toda a esperança
e quase toda a razão
quando vejo uma criança
pedindo um pouco de pão.
José Antônio de Freitas
(Pitangui/MG)


Se a cada dia me entrego
e me sinto um derrotado,
quanta esperança eu renego
e me rotulo um coitado!
Jessé Nascimento
(Angra dos Reis/RJ)


A esperança é como um canto
que embala nosso viver,
e é tão necessária quanto
o sol para o alvorecer!
Renata Paccola
(São Paulo/SP)

domingo, 15 de maio de 2016

Trova 273 - Vanda Alves da Silva (Curitiba/PR)


Teatro da Terra (O Cravo Espanhol) Estreia 25 de Maio

de Romeu Correia

direção de produção e luz Pedro Domingos

Estreia a 25 de maio às 21H30

Teatro Cinema de Ponte de Sor / Portugal
de 25 a 29 de maio
quarta a sábado às 21h30
domingo às 16h e 21h30

info e reservas: 967 710 598 | 242 292 073
teatrodaterra@gmail.com | teatrodaterra.pt.vu
bilhete – 6 €
“Assim, com o tempo, conseguimos fundir o que de vagas recordações trouxemos da infância com o belo-da-idadeadulta saído do gênio criador dos seus autores, que para o caso d’O Cravo Espanhol foram: algumas figuras dos saltimbancos do Picasso do período rosa; a Paulette Goddard, a do vestido-trapo, quando esta personificava o fruto juventude colhido por Chaplin; a Anna Magnani de alguns filmes neo-realistas italianos do pós-guerra; o clima patético dos vagabundos com um sonho dentro d’A Estrada, de Fellini, e todo o sortilégio que, felizmente, ainda surpreendemos para nosso regalo nas feiras, romarias, exibições de fantoches, nos dias de Circo, nos pantomineiros vendedores da banha da cobra (que arte e que poder de comunicação têm alguns destes tipos!); tudo isto, dizíamos nós, o passado e o presente muito bem digeridos no almofariz-da-vida, creio ter sido a teia mestra da nossa farsa trágica. Farsa trágica, um conflito de amor e frustração baseado nas cegadas carnavalescas dos anos vinte. História  dialogada numa linguagem direta e rude, sem papas na língua, como acontecia nos espetáculos de rua desses tempos.”

É desta forma que o autor Romeu Correia descreve resumidamente a sua obra O CRAVO ESPANHOL. O Escriturário, símbolo dos improvisadores que logo perdem a autoria para o anonimato, é o impregnador das antigas cegadas no clima das cenas. Miguel, o toureiro frustrado, procura realizar-se lidando touros de pano com pernas de homem, no Carnaval. A filha bonita faz de “cavaleiro” e o filho rebelde de “bandarilheiro”. Dois cavalheiros atraídos na ocasião colaboram, vestidos de “boi” para esta “casa da brincadeira”. As memórias de infância de poetas, compositores de improviso, cantadores de fado e toda uma fauna artística eminentemente popular, despertaram a necessidade de, já nos anos setenta, voltar a um conceito esquecido e até desprezado por alguma intelectualidade da época. Tratasse de uma literatura criação-desabafo de dores e alegrias com as raízes mergulhadas no cerne da alma do Povo. A ânsia de comunicar é de tal forma imperativa que nem o desconhecimento da escrita serviu de obstáculo a uma criação artística, que teve mais tarde uma correspondente identificação no plano estético, quer nas artes plásticas quer na cinematografia.
   
O Teatro da Terra inicia com Romeu Correia uma série de espectáculos baseados na nossa investigação da corrente neo-realista portuguesa, a “batalha pelo conteúdo” precursora de muitos dos agora considerados mestres do cinema, das artes plásticas ou do teatro.

TEATRO da TERRA – Centro de Criação Artística de Ponte de Sor , C R L
Avenida da Liberdade, 64F , 2 º - 7400-218 - Ponte de Sor • Portugal | NIF 508869935
Tel . + 351242292073 / + 351967710598 - teatrodaterra@gmail . com | 
teatrodaterra.pt.vu

Fonte:
Teatro da Terra

Professor Francisco Garcia (Teu Retrato)

TEU RETRATO
 
Na moldura contemplo o teu retrato
Que me deste sorrindo um certo dia,
E por vê-lo, confesso e te relato,
que ainda vivo este sonho e fantasia.
 
Passa o tempo e não passa esta alegria
Que conservo na mente e não maltrato,
Porque sem conservá-la, a nostalgia,
Transformava este sonho em sonho ingrato
 
Vendo o teu rosto lindo e sedutor,
Como eu lembro da força deste amor
Nestes seus lábios ternos, sensuais,
 
Ah! Que pena que o tempo nada sente,
E o que guardo comigo eternamente
É uma foto, consolo dos meus ais!

Olivaldo Júnior (Aquela lá)

A claridade do dia avançava sobre o quarto como se a convidasse para a vida. Era ela que se levantaria, tomaria banho e, quase por encanto, vestiria aquele vestido de flores, meio feliz demais para uma segunda-feira, mas, vá lá, só viveria aquela segunda-feira uma vez, então...

Pronto, abriu os olhos e, sentada ao pé da cama, passou a mão levemente nos cabelos, como se certificasse de que era ela mesma que estava ali. Sim, era ela. Bem, hoje é segunda, né?...

Levantou-se, pôs-se em frente ao espelho, escovou os dentes e, quando voltava para o quarto a fim de se vestir, lá estava ela.

- O que quer aqui? Já não me fez mal o suficiente?, disse, imperiosa, para a mulher que julgava ser a dona de sua ruína.

- Eu sempre estarei aqui, você sabe. Pode me mandar embora, eu não posso sumir..., respondeu à "preguiçosa" dona daquela casa, com jardim à beira-porta, colibris beijando flores, pardaizinhos de passagem.

- Eu preciso ir trabalhar, estou atrasada!, retrucou, áspera, à indesejável mulher sentada numa poltrona em seu quarto, onde ela, quando podia, costumava ler.

- Vou com você., calmamente falou a "penetra" à sua rival.

- Não mesmo!, decretou, impaciente, a senhora de seu quarto, a rainha de suas horas, seu Reino de Copas, recém-invadido por aquela que não queria desgrudar de seu caminho.

- Olha a bolsa, amiga!..., disse a "intrusa", só querendo ajudar.

- Um momento... Preciso me olhar no espelho!, avisou a proprietária daquele quarto, daquela cama, daquele oásis onde se refazia de sua luta diária. Lutava contra uma depressão havia meses, anos, talvez "séculos".

- É preciso mesmo isso?, indagou a "forasteira" a sua "amiga", que, ao se olhar no espelho, sem querer, deu cabo da falastrona que esvaneceu no ar qual nuvem de poeira, pó de Pirlimpimpim, restando apenas a mulher, sua segunda-feira e um espelho, interrogativamente mudo, manhãzinha, olhando-a, só.

Aquela lá, sentada na poltrona, era ela mesma. Será?! Sim, era ela.

Fontes:
O Autor

Edweine Loureiro (O Filho da Floresta e outros poemas)


 
  São 26 poemas, todos premiados em concursos literários no Brasil e em Portugal, nos quais o author escrece sobre os mais diversos temas ― entre estes: ecologia, paz e, claro, literatura.

    A obra obteve o Prêmio Literacidade – 2015.

    A capa foi feita pela artista japonesa Junko Tomita, e o prefácio pelo grande escritor Edelson Nagues. Eis o link da Editora LiteraCidade:
 http://www.literabooks.com.br/filhodafloresta

    Edweine Loureiro nasceu em Manaus em 1975. Advogado e professor de idiomas, residindo no Japão desde 2001. Premiado em concursos literários no Brasil e em Portugal, autor dos livros “Sonhador Sim Senhor!” (2000), “Clandestinos” (2011), “Em Curto Espaço” (2012), “No mínimo, o Infinito” (2013) e “Filho da Floresta” (Prêmio LiteraCidade 2015). Vencedor do Prêmio Ganymedes José (Literatura Infantil e Juvenil) da União Brasileira de Escritores - RJ, em 2015. Também obteve o primeiro lugar, em 2016, nos Jogos Florais de Nova Friburgo (RJ), o mais tradicional concurso de trovas do Brasil. É membro correspondente da UBE-RJ e da Academia Metropolitana de Letras, Artes e Ciências – SP.

Alguns poemas do livro:

FILHO DA FLORESTA

Sou forte, sou altivo.
Nascido, por encanto,
no encontro das águas.
Curumim atroari,
que não teme nada:
seja a grande sucuri,
seja a onça-pintada…

Sou desbravador de igapós
e dos mistérios de Marajó.
E, para ter o muiraquitã,
matei o gigante Piaimã.

Não tenho medo de saci,
nem do feroz mapinguari…
E, de noite, à beira do lago,
afago o boto-encantado.

Só uma coisa me apavora:
É descobrir, em má hora,
que nada mais resta
de minha amada floresta.

[Poema vencedor do VII Concurso Poesiarte – Arraial do Cabo/ RJ (Janeiro/2013) e 4º lugar no 3º Concurso Literário da Academia Metropolitana de Letras, Artes e Ciências (AMLAC) – Vinhedo/ SP (2013).]
AFLIÇÃO

Vejo-a ferida: nossa Mãe Terra…
Ela que, nascida para ser Eterna,
deu Vida a tantos…

E, no entanto,
ao longo dos tempos,
estando Ela em tormento,
a ninguém importou o Seu lamento.
Ninguém enxugou o Seu pranto.

E agora,
ainda esquecida,
Ela agoniza…

Aguardando, entristecida,
a derradeira hora…

Que, temo, não demora.

[Menção Honrosa Internacional no VIII Concurso Poesias sem Fronteiras (2012)]

Fonte:
O Autor

Irmãos Grimm (O alfaiate no céu)

    Um belo dia, o bom Deus quis dar um passeio pelo jardim celestial, levou consigo todos os apóstolos e santos, não ficando no Paraíso senão São Pedro. O Senhor recomendou-lhe que não deixasse entrar ninguém durante sua ausência e São Pedro ficou de guarda junto à porta do céu. Não demorou muito, alguém bateu. São Pedro perguntou quem era e o que desejava.

    - Sou um pobre e honesto alfaiate - respondeu uma vozinha humilde - que pede para entrar.

    - Sim, honesto! - disse São Pedro - como um ladrão candidato à forca! Tinhas os dedos compridos quando surrupiavas o pano aos fregueses! No Céu, não podes entrar, o Senhor recomendou-me que não deixasse entrar ninguém durante a sua ausência.

- Tende compaixão de mim! - choramingou o alfaiate - pequenos retalhos que caem da mesa não são roubados, não merecem sequer que se fale neles. Olhai, estou mancando por causa das bolhas que fiz nos pés, de tanto andar; não posso absolutamente voltar daqui. Deixai-me entrar, prometo fazer todo o serviço pesado, carregarei as crianças, lavarei as fraldas, limparei e esfregarei os bancos onde brincam e remendarei os rasgões de suas roupas!

São Pedro acabou por compadecer-se e abriu um pouquinho a porta do Céu, um tantinho apenas que deu para o alfaiate coxo insinuar-se. Recomendou-lhe que ficasse quietinho num canto atrás da porta para que, quando o Senhor voltasse, não o descobrisse, senão se zangaria.

O alfaiate obedeceu. Sentou-se no canto atrás da porta, mas, assim que São Pedro deu as costas, levantou-se e pôs-se a esquadrinhar curiosamente todos os recantos do Paraíso. Por fim, foi ter a um lugar onde havia muitas cadeiras esplêndidas e, no centro, uma poltrona de ouro cravejada de pedras preciosas; era muito mais alta que as cadeiras circunstantes e à sua frente havia um escabelo também de ouro.

Era a poltrona onde sentava o Senhor quando estava em casa e da qual podia ver tudo o que se passava na terra. O alfaiate quedou-se a contemplá-la por algum tempo, pois ela lhe agradava mais que todo o resto. Até que, não conseguindo refrear a temerária curiosidade, foi sentar-se nela. Então viu tudo o que acontecia na terra e, particularmente, notou uma velha feia lavando roupa num regato, que subtraiu e pôs de lado dois véus. Vendo isso, o alfaiate foi tomado de tal indignação que agarrou o escabelo* de ouro e, através do Céu, lançou-o violentamente na velha ladra, lá na terra. Como, porém não podia mais ir buscar o escabelo tratou de escapulir o mais depressa possível da poltrona e correr para o seu lugar atrás da porta tudo como se nada houvesse acontecido.

Quando o Senhor e Mestre regressou com o séquito celeste para dizer a verdade não percebeu o alfaiate atrás da porta, mas ao sentar na poltrona deu pela falta do escabelo. Chamou São Pedro e perguntou-lhe onde fora parar. São Pedro não o sabia. Então perguntou-lhe se havia deixado entrar alguém.

- Não sei de ninguém que aqui entrasse - respondeu São Pedro - a não ser um pobre alfaiate coxo que ainda está esperando atrás da porta.

O Senhor mandou chamar o alfaiate e perguntou-lhe se tinha se apoderado do escabelo e onde o escondera.

- Senhor - respondeu prontamente o alfaiate - num ímpeto de raiva atirei-o na terra, atrás de uma velha que vi, daqui, roubar dois véus dentre a roupa que estava lavando.

-Seu patife! - disse-lhe o Senhor - se eu julgasse como tu, que pensas que teria acontecido desde tanto tempo? Eu não teria, desde séculos, cadeiras, poltronas, nem tenazes, porque tudo teria jogado sobre os pecadores. Por isso não podes ficar no Céu, apenas te será permitido ficar fora do portão. Vês que belo resultado? Fica sabendo que aqui ninguém pode castigar, somente eu, o Senhor!

São Pedro teve de reconduzir o alfaiate para fora do Paraíso. O alfaiate, que tinha os pés cobertos de bolhas e os sapatos rotos, se apoiou num bastão com a mão, e foi embora bem devagarinho, dizendo "Esperem um pouco", enquanto os bons soldados se sentavam de tanto rir.
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Nota:
* escabelo = banquinho para descanso dos pés.

Fonte:
http://www.grimmstories.com/pt/grimm_contos/titles